🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvida no substrato

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Rafael Ribeiro
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: rbribeiro
Data de Nascimento: 18 Jun 1983
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Contato:

Duvida no substrato

#1 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Galera estou com uma duvida no substrato..

Minha intenção e que o do meu aquário não passe de 8cm, com três camadas, grossa(inferior), media(meio) e fina(superficial), estaria correta..

Estou pensando na grossa usar conchas trituradas. (Essas comuns de praia mesmo as que ficam próximas das rochas trazidas pelas mares!!)

No meio "aragonita" numero 2

E na superficial a samoa pink!!

Não sei se seria uma boa a de praia, mas a minha intenção e trazer biologia junta com ela, não sei se deviria clora-la, ou apenas lava-la para tirar as impurezas tipos vegetais..

Desde de já obrigado a todos que puderem opinar!!!

André Santos
Apelido: And
Data de Nascimento: 05 Dez 1980
País: br
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Duvida no substrato

#2 Mensagem por André Santos »

Independente da forma que você colocar os substratos eles vão se misturar em pouco tempo e o de granulometria mais fina ficará por baixo.
Se você quer aproveitar a biologia da praia não pode lavar, mas em conchas vocẽ não vai trazer muita vida O ideal é pegar areia mas mesmo assim não é tão simples, tem todo um processo para que a biologia não morra entre a coleta e transporte.

Rafael Ribeiro
Contato:

#3 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Ok muito obrigado pela sua resposta, minha ideia é de fazer um bate e volta, ir buscar e voltar novamente coisa de no máximo 2 horas no total, minha ideia é a seguinte coloco o aquário para clicar isso com o sal já preparado e na densidade correta, como vai ser apenas para teste, acho que não faz mal!!

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#4 Mensagem por alex braga »

a unica vantagem em usar substrato de granulometria maior é que este nao levanta com a circulação, se vc vai usar substrato fino entao use apenas o fino que é muito melhor em todos os outros sentidos, melhor area de colonização por bacterias, se desmancha com mais facilidade contribuindo para o equilibrio entre reserva e calcio.
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

#5 Mensagem por Daniel San »

alex braga escreveu:a unica vantagem em usar substrato de granulometria maior é que este nao levanta com a circulação, se vc vai usar substrato fino entao use apenas o fino que é muito melhor em todos os outros sentidos, melhor area de colonização por bacterias, se desmancha com mais facilidade contribuindo para o equilibrio entre reserva e calcio.

A granulometria do substrato não tem interfere diretamente na sua dissolução, e sim a sua composição. A Halimeda tem a granulometria maior que a Aragonita e se "desmancha" mais rápido.
E para colonização de biologia pouca diferença vai fazer a granulometria, já em relação à micro fauna os substratos com maior granulometria proporcionam mais abrigo e mais circulação de água em seu meio. Nesse quesito escolha o que mais lhe agrada visualmente, todos teem seus prós e contras.
Dependendo da praia que for coletar a areia você pode tentar conseguir água também.

Rafael Ribeiro
Contato:

#6 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Estava pensando onde ir, sei que no litoral sul tem bastante pescadores, mas para água é meio complicado, o aqua que estou montando vai ter aproximadamente 600L, acho que é meio complicado trazer isso, ou devo fazer pro proporção!!

A vantagem é que se pode negociar com os percadores para buscar água em alto mar, mais limpa!!!!

Mas se quero biologia para começar não faria muita diferença afinal o skimer + o conjunto sump terião que trabalhar bastante rsrsrs!!!

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#7 Mensagem por alex braga »

daniel nao entendi o seu raciocinio p que tem a ver a halimeda com a granuletria? quer dizer entao que Halimeda moida nao dissolve mais rapido que a halimeda inteira? logico que me referi a aragonita sobre granulometria mais fina dissolver mais facil. a colonizacao e maior no substrato dino pq a area de colonizacao e maior tambem, quanto menor a granulometria maior a area de colonizacao. nem toda areia de praia e boa para o aqua. algumas sao inertes o.ideal. se estiver aqui em sp e pegar da praia de pernambuco no guaruja

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#8 Mensagem por alex braga »

e vc atentou para uma vantagem do substrato mais grosso que e permitir a proliferacao de microvida . aqui utilizo crushed coral n 4 e rapinho . tem uns 20 dias que montei. ja da pra ver os bichos passeando pelo substrato

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Daniel San »

alex braga escreveu:daniel nao entendi o seu raciocinio p que tem a ver a halimeda com a granuletria? quer dizer entao que Halimeda moida nao dissolve mais rapido que a halimeda inteira? logico que me referi a aragonita sobre granulometria mais fina dissolver mais facil. a colonizacao e maior no substrato dino pq a area de colonizacao e maior tambem, quanto menor a granulometria maior a area de colonizacao. nem toda areia de praia e boa para o aqua. algumas sao inertes o.ideal. se estiver aqui em sp e pegar da praia de pernambuco no guaruja

A halimeda, independente de ser moida ou não, vai dissolver mais rápido que a Aragonita. O que eu disse é que o que vai determinar a dissolução de um determinado substrato é a sua composição e não a sua granulometria. E areia é sempre inerte, seja na praia de Pernambuco ou outro local, se for areia de silica sempre vai ser inerte.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#10 Mensagem por alex braga »

la tem uma areia que tem restos de conchas meio que uma aragonita natural. o que eu quis dizer e que aragonita mais fina vai dissover mais rapido do que a grossa. halimeda nao se usa mais pela dificuldade em achar e pelo fosfato que ela tem na composicao hj praticamente so se usa aragonita

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#11 Mensagem por Daniel San »

Ai não é areia, é areia misturada com outros substratos. E a Halimeda vai do gosto particular de cada um.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#12 Mensagem por alex braga »

com certeza mas nesse caso como o rafael ja falou que queria usar samoa pink eu aconselho usar somente ela e de granulometria sugar size ou 1 e nao misturar com substratos mais grossos

Rafael Ribeiro
Contato:

#13 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Bom Alex e Daniel, acho a samoa pink, bonita porem seu preço não é muito não rsrsrs, estou pensando seriamente na possibilidade de ir buscar as conchar na praia..

Preciso de mais uma ajuda, qual o volume de substrato vou precisar para meu aquário, 160Cx60Lx50A pretendo que o substrato tenha 8cm no máximo, pelas minhas contas são 78kg, a 11 reais o kilo, R$850, prefiro investir em um skimer!!!

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Daniel San »

É bonita e dependendo do tamanho do aquário fica caro mesmo. E as de granulomatrias mais finas, como a ss, ainda podem levantar uma névoa sem fim no display se o aquário tiver a circulação muito forte.
Se os vidros do seu aquário forem de 10mm você vai precisar de aproximadamente 73 litros de substrato, como eu não faço a mínima idéia de quanto é a densidade da Samoa Pink não sei te dizer quantos kg você precisaria.
Supondo-se que a densidade da Samoa Pink seja de 1,4 você precisaria de aproximadamente 102kg para formar uma camada de 8cm. Repetindo: não faço a mínima idéia de quanto seja a densidade da Samoa Pink.

Rafael Ribeiro
Contato:

#15 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Mas é mais ou menos isso, sei que não tem muito haver kg com litros, pois são duas grandezas diferentes, mas baseado que para duas densidades semelhantes seria mais ou menos isso, aproximadamente uns 100k.

Pergunta e seu pegar conchas e triturar???

Será que fica bom???

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#16 Mensagem por alex braga »

aragonita nada mais e que conchas cloradas, lavadas e moidas se vc tiver como coletar e moer pode fazer o seu substrato

Rafael Ribeiro
Contato:

#17 Mensagem por Rafael Ribeiro »

É tempo e espaço eu tenho, é organizar a bagunça rsrsrs, vou fazer um moedor de concha tem ideia de gramatura ideal!!

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#18 Mensagem por Daniel San »

Se você usar Aragonita vai ter um substrato que contribui com o tamponamento da água por todo o tempo em que o aquário estiver montado.
Já usando as conchas moídas esse poder de tamponamento vai existir no início, após um determinado tempo as conchas perdem essa poder, ai ou você tritura elas mais uma vez ou troca.
A granulometria ideal é a que mais agrada aos seus olhos.

Rafael Ribeiro
Contato:

#19 Mensagem por Rafael Ribeiro »

Daniel e se eu usar um misto, aragonita mais conchas do mar, acho que seria bom!!!.

Uma duvida a aragonita é um mineral, existe alguma especifica para aquário?

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”