Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
[Projecto] NanoReef 130L
-
Ricardo Carpinteiro
- Diplectrum formosum

- Data de Nascimento: 23 Abr 1978
- País: Portugal
[Projecto] NanoReef 130L
Olá a todos,
Meu nome é Ricardo Carpinteiro, sou Português, tenho 35 anos e vivo em Lisboa. Depois de alguns anos fora do mundo dos Reef's, tou com vontade grande de regressar e quero começar com algo pequeno.
Este post está sendo colocado aqui no "Clube Boyu" mas o aquário será um Sera Marin Biotop 130, é muito muito semelhante ao Boyu TL550 só que muda umas pequenas coisinhas, o skimmer e a bomba de retorno.
No início do ano, terei o aquário comigo e estou pensando fazer desde logo uma modificação que será a alteração do skimmer. Aqui em Portugal e pelo que já pude ler, poderei colocar o Bubble Magus NAC QQ ou um TMC V2Skim 200 Compact, algum de vocês colocou algum destes skimmers? Tenho de fazer alterações na divisórias da sump? A outra alteração será a bomba de retorno, pelo que sei traz a Bomba de reposição Sera STP 1000 (assumo que seja de 1000, pois não tenho nenhuma informação concreta) por uma bomba de 2000l/h, talvez uma Eheim Compact+ 2000. Na iluminação não irei mexer e terei de fazer os testes de temperatura, pois vivo numa zona de Portugal que não é muito quente e o local onde ficará o aquário é até bem fresco.
Relativamente a equipamentos, tenho com ideia colocar o seguinte:
- Escumador: Um dos que falei em cima
- Bomba de circulação: Tunze Nanostream 6015 para iniciar
- Bomba de reposição: Eheim Compact+ 2000
- Rocha Viva: 8 kg
- Rocha Morta: 12 kg, totalizando assim entre 20kg de rocha que corresponde a 15% do volume de água
- Areia: 3cm de Areia Natur's Ocean Samoa Pink que pelas minhas contas é aproximadamente 9kg
- Testes de água essenciais
- Densimentro
- Aquecedor de 100w e filtro de UV já vem com o kit
- Sal Marinho para produzir água em casa
Por agora julgo que no que diz respeito a equipamentos para iniciar o ciclo do água é isto, sendo que algumas coisas poderei comprar um pouco mais tarde.
Para Fauna pensei nestes peixes:
- 1 Gobiodon Okinawe
- 2 Amphiprion Oscellaris
- 1 Escenius Strigmatura
- 1 Zebrassoma Flavensces ( dúvida neste pois o aqua ficará pequeno para ele )
- Alguns camarões
Para corais, ainda não pensei no assunto.
Por agora, preciso da vossa ajuda que são muito experientes neste kit, principalmente para me ajudar nos assuntos que mencionei no inicio e que também me digam algumas outras coisas que modifique para melhor o aquário.
Um abraço a todos e obrigado.
Meu nome é Ricardo Carpinteiro, sou Português, tenho 35 anos e vivo em Lisboa. Depois de alguns anos fora do mundo dos Reef's, tou com vontade grande de regressar e quero começar com algo pequeno.
Este post está sendo colocado aqui no "Clube Boyu" mas o aquário será um Sera Marin Biotop 130, é muito muito semelhante ao Boyu TL550 só que muda umas pequenas coisinhas, o skimmer e a bomba de retorno.
No início do ano, terei o aquário comigo e estou pensando fazer desde logo uma modificação que será a alteração do skimmer. Aqui em Portugal e pelo que já pude ler, poderei colocar o Bubble Magus NAC QQ ou um TMC V2Skim 200 Compact, algum de vocês colocou algum destes skimmers? Tenho de fazer alterações na divisórias da sump? A outra alteração será a bomba de retorno, pelo que sei traz a Bomba de reposição Sera STP 1000 (assumo que seja de 1000, pois não tenho nenhuma informação concreta) por uma bomba de 2000l/h, talvez uma Eheim Compact+ 2000. Na iluminação não irei mexer e terei de fazer os testes de temperatura, pois vivo numa zona de Portugal que não é muito quente e o local onde ficará o aquário é até bem fresco.
Relativamente a equipamentos, tenho com ideia colocar o seguinte:
- Escumador: Um dos que falei em cima
- Bomba de circulação: Tunze Nanostream 6015 para iniciar
- Bomba de reposição: Eheim Compact+ 2000
- Rocha Viva: 8 kg
- Rocha Morta: 12 kg, totalizando assim entre 20kg de rocha que corresponde a 15% do volume de água
- Areia: 3cm de Areia Natur's Ocean Samoa Pink que pelas minhas contas é aproximadamente 9kg
- Testes de água essenciais
- Densimentro
- Aquecedor de 100w e filtro de UV já vem com o kit
- Sal Marinho para produzir água em casa
Por agora julgo que no que diz respeito a equipamentos para iniciar o ciclo do água é isto, sendo que algumas coisas poderei comprar um pouco mais tarde.
Para Fauna pensei nestes peixes:
- 1 Gobiodon Okinawe
- 2 Amphiprion Oscellaris
- 1 Escenius Strigmatura
- 1 Zebrassoma Flavensces ( dúvida neste pois o aqua ficará pequeno para ele )
- Alguns camarões
Para corais, ainda não pensei no assunto.
Por agora, preciso da vossa ajuda que são muito experientes neste kit, principalmente para me ajudar nos assuntos que mencionei no inicio e que também me digam algumas outras coisas que modifique para melhor o aquário.
Um abraço a todos e obrigado.
-
eduardo lopes
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: cabeca
- Data de Nascimento: 12 Fev 1991
- País: Brazil
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 3 vezes
- Contato:
Re: [Projecto] NanoReef 130L
Fala ricardo blz?
Vai ser uma boa colocar o bbm nac qq... e a bomba de recalque tbm.. acho que até vai dar uma força na circulação.
E a iluminação? Vai ser a origi al do aqua mesmo?
Vai ser uma boa colocar o bbm nac qq... e a bomba de recalque tbm.. acho que até vai dar uma força na circulação.
NANO LED: viewtopic.php?f=25&t=27215
-
Ricardo Carpinteiro
- Diplectrum formosum

eduardo lopes escreveu:Fala ricardo blz?
Fala aí Eduardo Lopes, blz! :)
Estou ponderanto esse BBM NAC QQ ou mesmo o TUNZE 9004, mas acho que este Tunze é um pouco mais caro e este meu projecto tem como objectivo ser o menos dispendioso possível.
A iluminação por agora irei manter a original, mas tem alguma ideia para melhorar? Não tenho muito jeito para trabalhos manuais, se for algo fácil poderei tentar fazer, algo mais complexo vai ser complicado.
Obrigado. Se tiver mais ajudas para mim vou agradecer muito.
Abraço
-
eduardo lopes
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: cabeca
- Data de Nascimento: 12 Fev 1991
- País: Brazil
- Curtiu: 2 vezes
- Contato:
A iluminação a galera costuma colocar leds...
Da uma olhada nesse aqua que eu tenho certeza que vai te ajudar...
viewtopic.php?f=99&t=19974
Da uma olhada nesse aqua que eu tenho certeza que vai te ajudar...
viewtopic.php?f=99&t=19974
NANO LED: viewtopic.php?f=25&t=27215
-
Ricardo Carpinteiro
- Diplectrum formosum

Eduardo,
Obrigado, vou ver esses leds! Ficou muito bom, tenho de entender como se faz a modificação das PLL para os Leds!! Parece-me muito trabalho manual e eu não sou muito bom nisso!! :(
Tenho também de perceber as adaptações a fazer nas divisórias da sump para instalar o BBM NACQQ....
Mas agradeço essa tua ajuda preciosa.
Obrigado, vou ver esses leds! Ficou muito bom, tenho de entender como se faz a modificação das PLL para os Leds!! Parece-me muito trabalho manual e eu não sou muito bom nisso!! :(
Tenho também de perceber as adaptações a fazer nas divisórias da sump para instalar o BBM NACQQ....
Mas agradeço essa tua ajuda preciosa.
- Gilson Freitas
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Gilson Freitas
- Data de Nascimento: 14 Jan 1980
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
Olá Ricardo,
Estive pensando sobre a sua opção por alterar a bomba de recalque, pois imagino que a passagem da água pelo filtro UV será mais rápida e talvez a eficácia da luz UV na água não seja das melhores. Vamos ver se alguém com mais conhecimento sobre UV concorda com este pensamento.
Agora falando sobre a alteração do compartimento do skimmer, acredito que seja necessário para melhorar a performance do equipamento, no meu boyu eu fiz uma alteração abrindo uma fenda no meio da divisória fazendo com que o nível d'agua fique mais raso.
Se ajudar em algo veja o tópico do meu aquário.
Abraço e boa sorte!
Estive pensando sobre a sua opção por alterar a bomba de recalque, pois imagino que a passagem da água pelo filtro UV será mais rápida e talvez a eficácia da luz UV na água não seja das melhores. Vamos ver se alguém com mais conhecimento sobre UV concorda com este pensamento.
Agora falando sobre a alteração do compartimento do skimmer, acredito que seja necessário para melhorar a performance do equipamento, no meu boyu eu fiz uma alteração abrindo uma fenda no meio da divisória fazendo com que o nível d'agua fique mais raso.
Abraço e boa sorte!
-
Ricardo Carpinteiro
- Diplectrum formosum

Gilson_Freitas escreveu:Olá Ricardo,
Abraço e boa sorte!
Gilson,
Tudo ajuda. Todas as opiniões são válidas. Infelizmente em Portugal não há muito adesão a este tipo de aquários, pelas dificuldades de controlo de temperatura, por serem fechados, pela iluminação mais escassa. Tudo isto, leva a que as pessoas optem por mandar fazer os aquários e sumps. No meu caso, dou muita importância ao lado estético e sem dúvida que o Sera Marin Biotop ou o Boyu TL 550 são muito bonitos.
Relativamente a sump, não tenho dúvidas que a adaptação deverá ser feita para puder colocar um melhor skimmer. Será que há necessidade de termos 4 compartimentos? Se tirarmos a divisória central ficando só com 3 compartimentos seria melhor? no primeiro compartimento é por onde a água entra, no segundo compartimento (o tal que ficaria maior) colocava o skimmer e no terceiro compartimento ficaria a bomba de recalque. É um ideia, não sei até que ponte será viável e que faça uma melhor perfomance.
Veja esta imagem
[img=center]http://www.fishkeeping.co.uk/images/numbered_chambers.png[/img]
O que estou tentando explicar, é em vez de termos os compartimentos 1, 2, 3 e 4, retirar a divisória entre o 2 e o 3 e ficariamos com um compartimento centrar maior. Não consigo achar na net uma imagem da traseira da sump para puder ver como são as divisórias dos compartimentos, se elas vão até ao fundo do áqua. Se alguém puder colocar aqui algumas fotos da traseira era ótimo.
Obrigado e desde já envio um FELIZ ANO NOVO!
- Gilson Freitas

Ricardo, Feliz Ano Novo!
Eu tenho uma pequena revista de produtos da sera que ganhei de um lojista de minha região, então fiz um escaneamento de uma das páginas que talvez ajude a sanar suas dúvidas:

Abraço!
Eu tenho uma pequena revista de produtos da sera que ganhei de um lojista de minha região, então fiz um escaneamento de uma das páginas que talvez ajude a sanar suas dúvidas:

Abraço!
-
Ricardo Carpinteiro
- Diplectrum formosum

Gilson,
Obrigado.
Pela foto já percebi que nao posso retirar por completo a divisória entre o compartimento 2 e 3. Para montar o BBM NAC QQ terei mesmo que fazer aquele corte de 9cm que toda o pessoal faz.
Obrigado
Obrigado.
Pela foto já percebi que nao posso retirar por completo a divisória entre o compartimento 2 e 3. Para montar o BBM NAC QQ terei mesmo que fazer aquele corte de 9cm que toda o pessoal faz.
Obrigado
- Gilson Freitas