Faz um tempinho que não compareço ativamente no forum, embora sempre passe por aqui,não tenho atualizado o meu tópico e o andamento dos meus projetos.
Como constados relatos em tópicos anteriores, estive em obra na minha residencia e, nashoras vagas, entre a função de Presidente do TCE/PR (agora terminei meumandato) e as dores de cabeça da construção, fui devagar no redesenho do Complexo Yemanjá, agora em fase de implantação.
Como relatei antes o Odoyá Reef sobreviveu a quase dois anos e meio de reforma,inclusive das instalações externas onde está instalado.
Tive um sobressalto recente que chamo de “setembro negro”, que teve algumas alteraçõesna pilotagem e no estado geral do Odoyá Reef. Sobre esse evento, falo logo mais na frente, pois narealidade foi uma sucessão de eventos causados por erros deste imbecil que vosescreve.
Mas antes vamos para a parte boa…. Rsrsrs
Está aí o resultado final da reforma das instalações do Odoyá Reef, Troquei a cobertura(agora fechando todo o ambiente), coloquei revestimento na alvenaria do tanquee nas paredes, além do suporte da iluminação. Ficou um ambiente legal,inclusive com uma churrasqueira e fogão a lenha:

Estou postando alguns videos feitos essa semana do Odoyá Reef. Estou com algumasdificuldades na incorporação dos videos, tanto no Youtube, como no Vimeo, pelos códigos aceitos aqui no site. Mas continuo tentando, então me desculpem algumas falhas, por isso estou postando também os links diretos dos videos.
Os videosforam editados em alta resolução (1080 Full HD), vcs. podem escolher a resoluçãoque desejarem, segundo as configurações dos Youtube e Vimeo.
Odoyá Reef - Visão Geral Março 2013
TrilhaSonora: Life Gods – Gilberto Gil & Marisa Monte
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=QFgo03NDjHc[/BBvideo]
Odoyá Reef– Peixes – Março 2013
TrilhaSonora: Man Of Peace – Bob Dylan
Odoyá Reef Iluminação
Trilha Sonora: Eye Of The Sun – Monjo Monkeys
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=dcyv8UhEm_g[/BBvideo]
Diferenças de iluminação do sistema: natural (solar), mista (HQI e solar) e noturna (HQI)
Odoyá Reef– Bamboo Shark
TrilhaSonora: Hold On – Alabama Shakes
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=A2I_mehXZ-E[/BBvideo]
Novo habitante do Odoyá Reef. O video foi realizado no dia em que foi introduzido,onde ele estava bem ativo. Hoje em dia tem saído pouco para nadar, sendo muitoativo no periodo sem iluminação (noite). Sai para se alimentar no final do dia,bastando sentir o cheiro do alimento (camarão, lula ou polvo). Mas é diversão epaixão garantida.
Quem se deu bem é a Moréia (snow flakes), que agora se alimenta todo o dia (na cola dohábito do Bamboo Shark), quando fornecia alimento 2 vezes por semana.

SETEMBRO NEGRO
Como vcs.podem ver nos tópicos anteriores, o aquario sempre teve equilibrado, os peixesmais do que saudáveis e as algas sob controle, seja pela herbivoria, seja pelocontrole mecânico (filtragem) e biológico (rochas e substrato).
Nunca foi e nem pretendia que fosse, um sistema estéril, mas, ao contrario, que fosse com aspecto mais natural, inclusive com algas, mas sob controle. Sei que muitos nãogostam de qualquer foco de algas, mas, no meu caso, pela filosofia do projeto,faz parte da minha proposta ou gusto (afinal, gosto não se discute, apenas selamenta.. rsrs). Apenas lembrando como estava antes do ˜setembro negro˜:

Bem,voltando ao assunto, tive a partir de setembro um descontrole na pilotagem do sistema, para não dizer uma sequencia de cagadas minhas mesmo (não posso nemculpar nada, ninguém ou qualquer falha de equipamento).
Falha de pilotagem pura. Pois bem, o idiota aqui resolveu colocar mais substrato nosistema e, com excesso de confiança no equilíbrio do sistema, não lavou osubstrato que era do complexo Yemanjá (antes do desmonte para reforma).Acreditei que não iria alterar o equilíbrio.
Pelo contrario, começaram a aparecer alguns focus de diatomáceas e cianobactérias,principalmente no substrato.
Solução:Aumentar a exposição de ozônio. Feito isso, o beócio que vos escreve esqueceuuma manhã de colocar no automático (timer) a geração de ozônio. Pelo menos osDeuses tiveram pena de mim, não é que nesse dia, resolvi passar em casa após oalmoço sem saber porque e quando vi no Odoyá um borboleta caído e ofegante narocha e logo após notei o Naso quase sufocado pelo excesso de ozônio (caído nosubstrato).
Tive sorte e fiz a intervenção que precisava, conseguindo recuperar os dois peixes ebaixar os níveis de ozônio residual (troca parcial e direcionando todos osbicos para a superfície para melhora a troca de oxigênio e liberar o residualde ozônio).
Moral dahistória: Também consegui MATAR toda a biota do sistema, em nível de controlebiológico (bactérias).
O pior da cagada também não para aqui, não me cuidei da qualidade da água de reposição,agravando o quadro evolutivo dos filmes de diatomáceas e cianobactérias.
Ficou mais ou menos assim:

Após meses só agora o sistema começa a dar sinais de melhoras em relação ao surto decianos e diatomáceas.
Troquei o sistema de DI, aumentei levemente o tempo de exposição de ozônio, aumentei o tempo de intervalo das TPA’s.
Os peixes não sentiram nada o desequilíbrio. Mas, os leathers (umbrella), literalmente derreteram com o tempo, outra espécie de colt também definhou. Algumas anêmonassumiram e outras sentiram o desequilibrio.
Enfim, tive danos, mas poderiam ser piores.
Vejam o estado da recuperação em fotos atuais:

YEMANJÁ REEF (SPS-LPS)
Em compensação agora comecei a montar o Lago dos Erês e o Yemanjá Reef, comocitado no início desta resposta (que tive que editar a mensagem de setembro/12– ultima postagem)
Vou postar as fotos da montagem inicial, depois comento alguns detalhes (tenho que voltar agora para tentar resolver a incorporação dos videos… kct!!!)

Teste de Iluminação

LAGO DOS ERÊS
Início da montagem. O hardscape ainda não está pronto, faltando não só o substrato, mas como o aquascaping definitivo. Só está rodando para testar a casa de máquinas eas instalações, além de eventuais infiltrações.

OXUM NATURE AQUARIUM
O Aquário Plantado sera o ultimo sistema a ser instalado, sera na minha garagem/bar, tá…tudo bem, tenho que concordar com minha mulher, ficou mais um bar vintage doque uma garagem (afinal só cabe a moto e os carros ficaram ao ar livre… rsrsrs)
Calma pessoal, aprimeira foto é só uma montagem, não tem sistema nenhum ainda. Rsrsrs

Por hoje era isso pessoal, depois comento alguns detalhes da montagem e outrasobservações sobre a minha literal cagada e excesso de confiança. L Vou voltar a minha luta pelaincorporação dos videos nesta mensagem…. Rsrs
Abraços
Fernando