Renato Vidal escreveu:Primeiro, seja muito bem vindo a BrasilReef, nosso fórum é como uma família, cresce a cada dia com as experiências e vivências de todos os seus usuários, fique a vontade para postar informações, tirar dúvidas e também contribuir com sua experiência.
Parabéns, o sistema esta muito bem montado.
Gostei particularmente da montagem do layout, as rochas dessa forma, não vão gerar barreiras para o fluxo de água do Boyu, dessa forma, você vai conseguir tocar sem precisar colocar bombas internas de circulação.
Em casa, no Boyu do Rafael (meu filho) também fiz algo parecido, apenas tomei o cuidado de direcionar os tubos de saída de água, de forma que o primeiro (mais perto da parede do fundo) ficasse apontado para baixo rente ao acrilico, e o segundo, apontando para a linha d'água, forçando a troca gasosa.
Em aquários com esse padrão de litragem, é muito importante acompanhar a evaporação da água (repondo com água doce - deionizada ou de filtro de osmose reversa) para manter a densidade equilibrada e, muita atenção as variações de temperatura. Pois são rápidas.
Em casa, coloquei uma controladora (Fullgauge mt518) que controla aquecedor e ventilador para manter a temperatura estável.
E, para reposição, coloquei um pote com água doce embaixo do móvel, com uma bomba ligada a uma eclusa que fica no sump, e a mangueira dessa bomba entrando também ali (no espaço onde fica o retorno).
Com isso, mantenho bem estável.
Quanto a iluminação no período de ciclagem, existe diversas formas de fazer, sem luz, menos luz, normal.
Eu prefiro deixar da forma que pretendo que vá ficar depois, pois entendo que a ciclagem não é só do aquário, é nossa também rss.
Então, aprendemos a observar o aquário e suas variações durante esse período, e com isso, aprendemos a deixa-lo estabilizado antes de começar a habitar o sistema.
Abraços e muitas alegrias nesse mundo marinho.
Renato Vidal
Renato Vidal, Obrigado pelas dicas!!!
Bom, estou pensando em instalar um Coel para controlar a temperatura. Agora sobre a reposição, ainda não consegui achar um lugar para ficar o pote de água, pois meu armário é aberto. Vai ficar feio debaixo do móvel no meio da sala...

Por enquanto estou pensando em fazer a reposição manual, afim de contas estou super empolgado com meu aqua.
Sobre a iluminação, conversei com o vendedor e ele me deu a dica de ir ligando a iluminação aos poucos. 1 hora no primeiro dia, 2 horas no segundo e assim por diante. Ate chegar em 10 horas, oq estou pensando em deixar, pois como estou pesando em focar mais em corais, vi outros projetos que tiveram sucesso com esta quantidade de horas por dia.
Obrigado!