🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Uso de canister em aquário marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Fabio Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Binho
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Uso de canister em aquário marinho

#1 Mensagem por Fabio Pereira »

Sou um "iniciante veterano".... explico: já tive aquário de água doce, e em 1993 fui para o marinho, fiquei um bom tempo até que meu display estourou.... Naquela época fazíamos filtragem dry-wet (perlon, bio balls e carvão ativado)... Pois bem, voltei agora com um aquário plug and play de 30L (há um ano montado), mas como esse vírus do marinho cresce muito... já estou planejando meu novo aqua, 160X40X55. Para não fazer bobagem estou lendo muito os tópicos aqui do forum, mas um assunto que ainda não achei foi sobre o uso de canister ao invés de sump em marinho. Imagino que a preferência pelo sump seja para facilitar o controle do sistema, repositor de cálcio, água, skimmer, ter um refúgio, uso do chiller, etc. É isso? É possível ter um sistema estável com canister?
Agradeço a ajuda antecipadamente.

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Uso de canister em aquário marinho

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fábio, canister em marinho não é aconselhável, pois diferente do skimmer, ele mantem a sujeira filtrada em contato com a água do reef. Poderia eventualmente usar um canister com uma mídia removedora ou carvão ativado. O filtro usado em marinhos é o skimmer, esse sim é indispensável.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#3 Mensagem por Matias Gomes »

se vc tiver um reef com um Skimmer Hang-on vc pode manter ele com um canister, vc usa ele para colocar carvão ativado filtro de particulas e até biopelets.

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#4 Mensagem por Elder Luis »

o ideal mesmo é ter um belo de um sump, o maior possível, é natural que vc vá agregando mais equipamentos com o tempo e se tiver um canister, vai se arrepender, pq se tirar, parte de biologia vai embora junto e vc vai desestabilizar o sistema, correndo o risco de perder td.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#5 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Concordo com o pessoal aí em cima. Canister é para uso de aquários de água doce/plantado. Se não tiver outro jeito , você teria que abri-lo a cada 3/4 dias e trocar o perlon toda vez e mesmo assim você pode ter problemas com excesso de matéria orgânica. Só para você ter idéia de custo. Um bom canister Fluval / eiheim vai gastar aí uns 700~800 ( para mais) e não vai aguentar a litragem do seu aqua. Com o aqua em mãos, se vc achar um boa loja eles fazem o sistema de bota no seu aqua + sump + bomba de recalque por uns 450 reais ( bomba via aqua/atman).E depois a facilidade de trocar a mídia filtrante e lugar para colocar todas as tranqueiras , isso não tem preço.

Abraços

Fabio Pereira
Apelido: Binho
Data de Nascimento: 12 Dez 1979
Curtiu: 1 vez

#6 Mensagem por Fabio Pereira »

Matias, obrigado pela resposta, aliás, obrigado a todos. Aproveitando esse skimmer hang on faz muito barulho? Aqui em casa é assim com a patroa, quer ter aquário, ok, mas sem fio aparecendo, barulho e se molhar "muito".... Dona onça manda na pensão!!!! Brincadeiras a parte, eu vi alguns colegas do forum reclamando do barulho.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#7 Mensagem por Elder Luis »

ixi, barulho faz mesmo, não tem muito pra onde correr giveup

Viva Metal!

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fabio Pereira escreveu:Matias, obrigado pela resposta, aliás, obrigado a todos. Aproveitando esse skimmer hang on faz muito barulho? Aqui em casa é assim com a patroa, quer ter aquário, ok, mas sem fio aparecendo, barulho e se molhar "muito".... Dona onça manda na pensão!!!! Brincadeiras a parte, eu vi alguns colegas do forum reclamando do barulho.

Skimmer faz barulho, mas tem uns mais silenciosos ou se não for tão silenciosos pode-se fazer silenciadores DIY. De qualquer maneira o barulho provocado pelo aquário, agente acostuma de um jeito que depois de uns meses agente esquece que existe.

REEFCLONE
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: RafaelGuadagnin
Data de Nascimento: 24 Ago 1983

#9 Mensagem por REEFCLONE »

Elder Luis escreveu:o ideal mesmo é ter um belo de um sump, o maior possível, é natural que vc vá agregando mais equipamentos com o tempo e se tiver um canister, vai se arrepender, pq se tirar, parte de biologia vai embora junto e vc vai desestabilizar o sistema, correndo o risco de perder td.

Discordo e concordo contigo, pois quem não tem espaço para um sump? como faz? não pode ter um aquário marinho?.....concordo que o sump é infinitamente melhor que um canister, mas da para usar sim (depende do que vc colocar no canister, aconselho um bom carvão, resina mista, e perlom,,,) faça um canister caseiro com PVC, (vários vídeos no youtube) tenho 2 canister com cano de PVC 150mm com 55 cm de altura, 1 com bomba de 1600 l/h outro com 1200 l/h , disseram que fica retido boa parte biológica no canister, discordo totalmente (no sump não é feita este mesmo tipo de filtragem???? ), e o que manda na biologia nos marinhos são as rochas(que devem ser porosas) e substrato que vc coloca. O que vc realmente vai precisar é o skimmer, primordial no aquário marinho,(primordial pois ele tira a impureza e excesso de nutrientes da agua, sendo assim reduz grana e tempo, pois diminuirá a TPA), mas tb já vi e ouvi muitas pessoas que não usam skimmer e o aquário da de 10 a 0, porém ele tem um tipo de filtragem no "sump" totalmente diferente (mas este é outro assunto e fica para próxima enquete).
Se tiver afim de fazer rodar o aquário marinho com canister, vá em frente, só não esqueça de um bom skimmer.....

esqueci de informar, meu aquário tem 263 litros de agua salgada + 16 litros (2 canister) que totalizam exatamente 279 litros de agua rodando. bom saber a quantidade exata de agua para poder tem maior ênfase em qualquer coisa que vc faça ou precise para o aquário (reduz custo)

na montagem, colocar antes a agua (veja qtos litros foi, e marque com uma fita), depois as rochas e depois o substrato (mas ai vc me pergunta, vai bagunçar tudo?, com um cano que chegue ate o fundo do aquário, despeje o substrato em cima (uma das pontas do cano para fora da agua) e ele ira ate embaixo como num passe de magica).depois de tudo colocado a agua vai subir do aquário, correto? ai tu retira a agua ate a marca com a fita que vc colocou no começo, subtraia o total de agua retirada com a colocada e tu descobre qto de agua seu aquário realmente tem. (se for usar o canister calcule qtos litros ele tem tb)
Editado pela última vez por REEFCLONE em 18 Set 2013, 14:26, em um total de 1 vez.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#10 Mensagem por Elder Luis »

REEFCLONE escreveu:Discordo e concordo contigo, pois quem não tem espaço para um sump? como faz? não pode ter um aquário marinho?.....

Usa skimmer hangon e demais equipamentos dentro do display. Um dos aquários marinhos mais bonitos que já vi não possui sump, é do Felipe Cotta.

REEFCLONE escreveu:e o que manda na biologia nos marinhos são os corais

Explica melhor isso por favor, é novidade pra mim. Até onde eu conheço, os corais não mandam em nada na biologia, mas como todos os dias aparecem informações novas, agora eu fiquei curioso!

REEFCLONE escreveu:(primordial pois ele tira a impureza e excesso de nutrientes da agua, sendo assim reduz grana e tempo, pois diminuirá a TPA)

Ledo engano, skimmer não diminui TPA, ele ajuda a retirar parte dos nutrientes, apenas cerca de 30% do que está dissolvido na água, mas boa parte deles só saem via TPA. Nitrato por exemplo, o skimmer não retira, o skimmer retira materia orgânica dissolvida que ainda não entrou no ciclo do nitrogênio, depois que entrou no ciclo, vai precisar de TPA ou de outra forma para remoção de nitrato e outros compostos.

Viva Metal!

REEFCLONE
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por REEFCLONE »

Elder Luis escreveu:
REEFCLONE escreveu:Discordo e concordo contigo, pois quem não tem espaço para um sump? como faz? não pode ter um aquário marinho?.....

Usa skimmer hangon e demais equipamentos dentro do display. Um dos aquários marinhos mais bonitos que já vi não possui sump, é do Felipe Cotta.

REEFCLONE escreveu:e o que manda na biologia nos marinhos são os corais

Explica melhor isso por favor, é novidade pra mim. Até onde eu conheço, os corais não mandam em nada na biologia, mas como todos os dias aparecem informações novas, agora eu fiquei curioso!

rochas porosa não são responsáveis pela biologia do marinho? se não,,,,você devera ler mais livros sobre o assunto.....rochas porosa e bomba de circulação basta...

REEFCLONE escreveu:(primordial pois ele tira a impureza e excesso de nutrientes da agua, sendo assim reduz grana e tempo, pois diminuirá a TPA)

Ledo engano, skimmer não diminui TPA, ele ajuda a retirar parte dos nutrientes, apenas cerca de 30% do que está dissolvido na água, mas boa parte deles só saem via TPA. Nitrato por exemplo, o skimmer não retira, o skimmer retira materia orgânica dissolvida que ainda não entrou no ciclo do nitrogênio, depois que entrou no ciclo, vai precisar de TPA ou de outra forma para remoção de nitrato e outros compostos.

um aquário sem skimmer não precisa fazer maior numero de TPA???

[mod="Moderador"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome”
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto etc. Para fazer a modificação, acesse esse link: ucp.php?i=profile&mode=reg_details . Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. boa navegação. Obrigado.[/mod]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#12 Mensagem por Elder Luis »

As TPA devem ser constantes e bem planejadas com ou sem skimmer. Um sistema sem skimmer deve ser todo projetado para viver de forma saudável sem o equipamento, pra começar deve ter menos animais que o mesmo sistema com skimmer, tem que ter filtragem muito boa para retirar o máximo possível de sujeira e rotina constante de TPA.

O que acontece muitas vezes é confiarmos demais nos equipamentos e acabamos relaxando ou deixando de lado alguns cuidados básicos por achar que a aparelhagem vai segurar o sistema numa boa.

Viva Metal!

REEFCLONE
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por REEFCLONE »

Elder Luis escreveu:As TPA devem ser constantes e bem planejadas com ou sem skimmer. Um sistema sem skimmer deve ser todo projetado para viver de forma saudável sem o equipamento, pra começar deve ter menos animais que o mesmo sistema com skimmer, tem que ter filtragem muito boa para retirar o máximo possível de sujeira e rotina constante de TPA.

O que acontece muitas vezes é confiarmos demais nos equipamentos e acabamos relaxando ou deixando de lado alguns cuidados básicos por achar que a aparelhagem vai segurar o sistema numa boa.

Isso vai de aquário para aquário, quando eu não tinha skimmer fazia TPA a cada 2 semanas de 15%,,,,comprei um bom skimmer hang on, melhorei o sistema canister, aumentando a litragem de tal e potencia da bomba, antes era 2 bombas de 1200 l/h ,,,,agora uma de 1200 l/h e outra de 1600 l/h,,,,,faço TPA de 10 % uma vez por mês ,,,,,e os testes continuam show.....(1 ano e 4 meses rodando assim)

[mod="Moderador"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome”
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto etc. Para fazer a modificação, acesse esse link: ucp.php?i=profile&mode=reg_details . Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. boa navegação. Obrigado.[/mod]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#14 Mensagem por Elder Luis »

mas vc colocou skimmer, isso ajuda bastante, mas se vc manter a rotina de TPA de antes vai ver que seu aquário pode ter uma evolução ainda melhor. TPA serve para tirar coisas indesejáveis e repor outras importantes.

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Mauro Becker »

Eu reforço a opinião de que o ideal é ter um sump o maior possivel.

Esta afirmação é bem simples de entendimento, hoje o aquarismo avançou e popularizou no aspecto de recursos ténicos para todos, é muito comum uso de skimmers mais volumosos de resultados mais imediatos, reatores de mideas diversas, filtros mecanicos, aquecedores, coleta de agua para refrigeração.

O skimmer, conceito básico, participa no inicio do ciclo do nitrogênio, retirando parte do material bruto a ser tratado.

Quem usa skimmer deve fazer TPAs ponderadas de acordo com seu sistema, quem não tem um skimmer em seu sistema, deve fazer TPAs ponderadas de acordo com seu sistema.

Se tivessemos dois aquários similares, em montagem e em estocagem, porém um com skimmer e outro sem, teríamos uma rotina de TPAs diferenciada para cada sistema. Óbvio que o sistema sem skimmer precisaria de maior rigor na rotina de TPA.

Em outras palavras a TPA continua existindo é um conceito constante. Aquários com skimmers não fazem menos TPA, continuam fazendo TPA, aquários sem skimmers precisam fazer TPA a mais quando comparados.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Mauro Becker »

Fabio Pereira escreveu:Sou um "iniciante veterano".... explico: já tive aquário de água doce, e em 1993 fui para o marinho, fiquei um bom tempo até que meu display estourou.... Naquela época fazíamos filtragem dry-wet (perlon, bio balls e carvão ativado)... Pois bem, voltei agora com um aquário plug and play de 30L (há um ano montado), mas como esse vírus do marinho cresce muito... já estou planejando meu novo aqua, 160X40X55. Para não fazer bobagem estou lendo muito os tópicos aqui do forum, mas um assunto que ainda não achei foi sobre o uso de canister ao invés de sump em marinho. Imagino que a preferência pelo sump seja para facilitar o controle do sistema, repositor de cálcio, água, skimmer, ter um refúgio, uso do chiller, etc. É isso? É possível ter um sistema estável com canister?
Agradeço a ajuda antecipadamente.

Fábio,

O sistema de canister que eu conheço, são aqueles filtros compactos, onde se emprega mideas filtrantes e mideas colonizadoras.

PAra um sistema marinho isto não é muito usual e funcional, não se vc pensa no canister como principal meio de tratamento de matewrial organico, isto é, você pode ter o canister para empregar como compartimento de carvão ativado, filtro mecanico , mas nunca como o principal meio biológico.

O canister precisa ser limpo de tempos em tempos, para evitar ser um deposito de material organico e deixar de ser filtro para virar um acumulador posteriormente uma fonte de nutrientes (saturação), que como você deve ter percebido na experiência do passado, é um ponto chave no marinho.

Também precisa ser renovado em suas mideas filtrantes, se seu sistema conta está dependente biologicamente (colonia de bactérias) de seu canister, a midea pode se saturar e perder acentuadamente a capacidade de tratar os nutrientes.

Outro ponto, ao se retirar as mideas para limpeza, toda colonia de bactérias é perdida.

Assim o Canister não participa muito bem de um sistema marinho.

Melhor como indicado pelo MAtias um skimmer do tipo Hang On (suspenso).
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#17 Mensagem por Marcelo E Novais »

Vou aproveitar o topico e tirar minha duvida, bem tenho um aqua de 120L limpo sem rochas e sem substrato só com aquecedor , UV e tocado por um canister jebo 839 com midias siporax e purigen, uso apenas como quarentena/hospital que independente se esta vazio ou habitado esta sempre rodando, a questão é: Se faz tão necessario o uso de um skimmer, para o uso nesse sistema?

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#18 Mensagem por Elder Luis »

Marcelo, como esse seu sistema é de uso ocasional e vc não tem animais (corais ou peixes) gerando detritos diuturnamente, não é necessário manter skimmer

Viva Metal!

willy jacques
Apelido: Willy
Data de Nascimento: 23 Dez 1987
Curtiu: 2 vezes

#19 Mensagem por willy jacques »

também tenho uma dúvida. todo mundo mete o pau no canister mas a questão é o sump funciona da mesma forma e todos falam que é maravilhoso, ainda não consegui entender isso pois o tipo de midia usada é a mesma. levando em consideração todos comentários se usar um canister +skimmer teoricamente vou ter o mesmo resultado que um sump + skimmer é isso?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”