🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reef 1,30 x 0,27 x 0,50

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 14 Fev 1983
País: Brasil

Re: Reef 1,30 x 0,27 x 0,50

#21 Mensagem por Thiago Rocha »

Obrigado Wesley,
Vou sifonar a camada superficial do substrato e lava-lo, depois colocarei de volta.

Abraços!

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Leo
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

#22 Mensagem por leo carvalho »

Ola Thiago, primeiramente parabéns pelo aquário, eu já tive um estreito como o seu e era muito bonito.

O aquário está na minha ótica na sindrome do aquário novo, você tem um aquário recente, pouca paciência hehehe e um resultado normal ao meu ver. os corais murchos acredito que seja pela pouca estabilidade do aquário. As algas marron são completamente normais nessa fase.

Bom vou dar o meu parecer, que é de uma pessoa que já passou muitas vezes por isso hehehehe
Primeiro, não faça nada!
segundo, não faça nada hehehe

Seguinte, eu acredito que na fase inicial do aquário, até as trocas parciais de água vão atrapalhar a estabilidade do aquário, lavar a porção superficial do substrato não ajudaria em nada, na minha visão, atrapalharia até, pois vc iria remover parte das bactérias que formam um filme na superfície do substrato que ajuda na filtragem.

Tds marcando 0.04 pra mim não diz nada, já que esses aparelhos são de uma forma geral, totalmente descalibrados, eu aconselho você medir o fosfato da água de reposição e o silicato, caso tenha um pouco de um dos dois EU substituo minha resina, agora não adianta substituir a resina por uma mista reativada, o ideal é utilizar resinas como a mb400 da purolite que é zerada e absorve o silicato.

Um outra sugestão que eu gostaria de lhe dar é a respeito da capacidade biologica, você como eu usa pouca rocha, usa mais substrato que eu e isso ajuda, mas mesmo assim eu usaria uma quantidade maior de superfície de colonização ou substrato bacteriano como eu no caso uso siporax mas que existem diversas outras cerâmicas e vidros sinterizados no mercado.

tenha paciência a cima de tudo e apenas espere seu aquário maturar e tudo ficará 100% bem, boa sorte e sucesso amigo, no que precisar é só falar.
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#23 Mensagem por Thiago Rocha »

Leo, meu amigo.

Muito obrigado pelas dicas! Eu não tenho pouca paciência, tenho paciência ZERO!!! rsrs icon_frusty
Inclusive, antes de ler sua mensagem e na TPA que fiz ontem, sifonei um pouco da camada superior do substrato e lavei-a. Ao tentar recolocá-la, meu Deus... icon_furious muito stress... Nunca mais faço isso mesmo que alguém indique... Desliguei a circulação e mesmo assim o substrato foi para cima dos corais (os poucos que tenho) e rochas... tive de tomar o máximo de cuidado para retirar. Resumindo, fiz uma bagunça total. Medi a amônia depois e marcou zero. Espero que não atrapalhe o andar da carruagem ter feito esse procedimento... icon_4

Vou introduzir mais paguros, equipe de limpeza realmente ajuda, certo?

Em relação à iluminação. Acha que se tiver insuficiente ajuda a aumentar as algas marrons? E a circulação?

Eu tenho 4 litros de cerâmica Ista no sump. Até o momento está repousando no fundo até eu conseguir uma placa de egg create para fazer um compartimento suspenso e não acumular sujeira.

Medi o cálcio ontem e novamente deu muito baixo, próximo de 250ppm, consegui 500g de Cloreto de Cálcio em uma loja de produtos químicos, acha que nesse estágio posso me precipitar em colocar, visto que quase não tenho corais ainda (01 mushroom, 01 kenia tree, 01 carpet green e 01 trumpet rosa)? A idéia seria misturar 10g em 100ml de água deionizada e ir colocando em doses divididas durante dois dias (sábado e domingo). Depois manter com kalkwasser, para equilibrar também a reserva alcalina. Isso ajudaria ou atrapalharia o processo de maturação?

Desculpe tantas perguntas e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Abraços!

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#24 Mensagem por Thiago Rocha »

Pessoal, uma pergunta:

Me indicaram em outro tópico, por eu ter uma camada alta de substrato, deveria de tempos em tempos movimentar o substrato, ou colocar animais tipo ofiúros, Sand Sifting Star, pepinos...

Quanto o substrato deve ser "revirado"? Ele todo ou algumas partes aonde há pouca circulação, acúmulo de sujeira (sifonagem)?

De quanto em quanto tempo devo remexer o substrato?

Abraços!

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#25 Mensagem por Marcus l lage »

Thiago!!!!! Ola Tudo Bom Cara.... Só um pergunta Skimmer que vc tem aiiiii Dymax 400 lt Pois Toma muito cuidado com ele é bom mais se não der uma geral devez enquando vc pode perde-lo como eu acho que perdi o meu, que tambêm um deste. Por maus tratos eu acho que perdi ele por ter poeira de hidroxido de calcio junto com um pó do substrato que petrifico na saida de agua para fazer a coléta a até o copo e não como limpar se vc tever uma dica fala haeeee..... icon_assobiando

Um Abs icon_joia E boa sorte valeu

Rafael Carvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RafaelCampoGrandeRJ
Data de Nascimento: 15 Out 1982

#26 Mensagem por Rafael Carvalho »

Thiago,

Uso um skimmer Dymax LS20 para um aqua de 450litros.
Na verdade, odiei esse skimmer, tira pouca sujeira.

Voce se adaptou bem com esse seu?

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#27 Mensagem por Thiago Rocha »

Marcus,
Acredito que todo equipamento deve ser mantido com manutenção preventiva de tempos em tempos. No meu caso ainda não fiz, pois não tem 3 meses de funcionamento ainda. Vou fazê-la de 3 em 3 meses. Colocarei o Skimmer e uma das bombas de circulação rodando algumas horas em uma bacia grande com solução de vinagre (evitar o vinagre de álcool), isso retira qualquer resíduo que tiver impregnado (petrificado) nas bombas e saídas... Em outro momento, coloco a bomba de recalque e a outra bomba de circulação fazendo o mesmo trabalho. Depois é só deixar rodando um pouco em água pura e está feita a manutenção.

Rafael,
Ainda não tive o que reclamar, até porque meu aqua tem pouquíssimos habitantes e não tem tanta matéria orgânica e sujeira para ser eliminada. Durante a ciclagem até hoje funcionou normalmente, tirando até 2 dedos de sujeira no copo. Você trocou o skimmer ou continua usando o Dymax LS20?

Abraços a todos e obrigado.

denise arduino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denise
Data de Nascimento: 23 Jul 1969
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#28 Mensagem por denise arduino »

Thiago ,com certeza seus corais estão sentindo os parâmetros da água ;como está seu nitrato , reserva alcalina e magnésio ? Como seu cálcio esta muito baixo , outros parâmetros também podem estar derregulados e os corais estão sentindo .Para manter seus níveis ideais de cálcio ,vc tem que manter o magnésio em 1300, a reserva em torno de 9 eo calcio em 400,se um desses fatores estiver desrregulado, os outros também estarão ,você pode regula-los adicionando os buffer ,calcio ou mg conforme a necessidade do seu aquário ,abraços Denise .

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#29 Mensagem por Thiago Rocha »

Valeu Denise, realmente os parâmetros estavam muito baixos. Mudei a marca do sal e estou usando o NeoMarine da Brightwell, acredito que com as TPAs e adição do Cloreto de Cálcio, aos poucos as coisas vão se estabilizar... Estou cuidando para acabar logo as algas marrons... Não querem me deixar...

denise arduino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#30 Mensagem por denise arduino »

Eu nem me incomodaria com essas algas ,vc vai ver, logo elas vão sumir ,o mais importante pro equilibrio do aquário são esses parâmetros regulados ,digo isso, pois passei pelo mesmo problema com o cálcio super baixo ,coloquei quilos de bio calcio no aquário ,fazia muitas TPAs (gastando muito sal sem necessidade ) e não resolvi o problema até acertar também o mg e o kh ,se vc não tiver ,invista nesses testes pra vc poder controlar melhor esses parametros ,abração

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#31 Mensagem por Thiago Rocha »

Valeu Denise! Muito obrigado pela dica! Com certeza meu próximo investimento será nos testes de magnésio e reserva alcalina.

Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Drumond
Data de Nascimento: 19 Jun 1984

#32 Mensagem por Vitor Drumond »

Thiago vlw pela visita. Seu aquario já já vai estar top! Paciência que no inicio é assim mesmo... Daqui a pouco sai umas mudinhas made in Bgu!rs

Abraços!

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#33 Mensagem por Thiago Rocha »

Que isso Vitor! Eu que agradeço a recepção, foi um prazer visitar seu reef pessoalmente!

Me amarrei no Zeus tb! rsrs

Vou pegar suas dicas e me dedicar cada vez mais para ter corais crescendo rápido!

Abração!

Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#34 Mensagem por Vitor Drumond »

Thiago,

Atualiza ai!

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#35 Mensagem por Thiago Rocha »

Faaaaaaaaaaala Vitor,

Tirei novas fotos e vou postar em breve.

Farei novos testes também, estava dosando Cloreto de Cálcio diariamente e, depois de uma semana, vou ver em quanto está o cálcio.

Pelos últimos testes que fiz, preciso aumentar o Ca, Mg e Kh. Queria manter a Kh em 9 e o Mg em 1300... Mg tá baixo demais!!! Alguma dica? O que posso dosar para aumentar o Mg?

Em breve instalarei mais 2 T5, 54W e vai totalizar 5 T5 de 54W, mais ou menos 1,5W/l.

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#36 Mensagem por Thiago Rocha »

Atualizando e cheio de dúvidas...

Parâmetros testados:

Última TPA em: 14/08 (troca de 25%) - Densidade ficou em 1023 ppm
Nova troca para ajuste da densidade e mantive em 1024 ppm, todos os parâmetros se ajustaram, como informações a seguir:

Ca: 16/08 - 390 ppm
27/08 - 400 ppm

Mg: 16/08 - 1060 ppm
27/08 - 1180 ppm

KH: 16/08 - 7 dKH
27/08 - 8,3 dKH

PH: 16/08 - 8,0
27/08 - 8,1

Dens. 1024 ppm

Dúvidas e fotos:

Dúvida 1) Alguns Mushroons se soltaram de uma rocha:

Se soltando da rocha:
Imagem

Já solto, somente a actínica ligada:
Imagem

Nessa rocha tinham vários mushroons e já soltaram 4, pergunta: Porque eles estão se soltando?

Dúvida 2) Hidróides:

No início tinha poucos... Agora são muitos!
Todos os pontos brancos são hidróides desse tipo:

Imagem

Atualmente:

Imagem

Vi que não há relatos de se transformar em praga. Pergunta: Preciso me preocupar?

Dúvida 3) Esse Trumpet morreu? Pode ser deficiência de iluminação?

Imagem

Imagem

Dúvida 4) O posicionamento das bombas de circulação está ok?

Imagem

Agradeço muito a quem puder ajudar.

Em relação aos parâmetros acho que está bom.

Próximo passo é instalar mais duas T5 - 54w, totalizando 5 T5 - 54w = 1,54 w / litro.

Obrigado e abraços.

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Leo
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

#37 Mensagem por leo carvalho »

Opa amigo, tudo bom?

as algas marrons sumiram ne? hehehe

os mush se soltando das rochas e o trumpet retraido é sinal de que algo está errado. ou com a agua, circulação ou iluminação. defícil opinar isso a distancia. mas se ligue nesses 3 fatores... ahh o trumpet parece estar retraído e não morto.

Aqui nunca me preocupei com hydroides, preocupação de mais geralmente leva a atitudes precipitadas. sente um pouco, abra uma cerva e relaxe

Gosto das bombas de circulação voltadas para cima, assim como vc fez, as minhas coloco as mais próximas a superfície pois não quero muita turbulencia aqui.

Parabéns, o aquário está maturando, agora é ter calma e ir de vagar com corais ou peixes.

abraços
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Vitor Drumond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#38 Mensagem por Vitor Drumond »

Thiago acho q as bombas estao ok. Isso vc vai acertando no olho. Parametros ok. A unica duvida eh a iluminacao e a temperatura. De resto tudo tudo tranks. O trumpt se vc quiser deixar no meu aqua pra v se recupera e so levar la. Ficando legal vc pega d volta. Vlw

denise arduino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#39 Mensagem por denise arduino »

Oi Thiago ,também acho q seus corais ainda estão sentindos por que sua água ainda não esta legal .Vc já mediu seu nitrato?Tá quanto ? O Mg esta melhor ,mais ainda esta baixo ,tente MG da brightwell eu usei pra suplementar no meu e deu certo !Olhe o Mg do seu sal eles variam muito o da red sea (normal )é 1250,o da Royal nature 1350 e assim vai ,vc pode usar um sal com uma concentração maior de Mg!Mas além disso acho q seu nitrato deve estar alto ,por isso os corais fechados e seu ph devia esta um poquinho mais alto também !

Thiago Rocha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#40 Mensagem por Thiago Rocha »

leo carvalho escreveu:as algas marrons sumiram ne?

Sumiram!!! E sabe o que eu fiz para acabar com elas? Simplesmente NADA! Como foi indicado.
Agora tem diversos pontos com algas verdes e alguns com algas pink (graças a uma rocha que o Vitor Drumond me deu).

leo carvalho escreveu:os mush se soltando das rochas e o trumpet retraido é sinal de que algo está errado. ou com a agua, circulação ou iluminação.

Realmente tenho pouca circulação (2 x Resun2000) e iluminação (3 x T5 - 54w)... Iluminação vou reparar hoje e instalar o controlador de temperatura. A água eu acho que está ok. Estou tentando ter muita paciência para ver o reef evoluindo e maturando bem devagar.

leo carvalho escreveu:abra uma cerva e relaxe

Só dizer quando! Rsrsrs

icon_cheers

Obrigado pelas dicas!!!

Vitor Drumond escreveu:O trumpt se vc quiser deixar no meu aqua pra v se recupera e so levar la. Ficando legal vc pega d volta.

Vitor, meu amigo, vou fazer isso então na quinta, ok? Levo ele lá para que ele "reviva".

Valeu!!!

denise arduino escreveu:Olhe o Mg do seu sal

Oi Denise!

Obrigado por responder! Meu sal é o NeoMarine da Brightwell, acho que não é um dos piores...
Ainda não fiz teste de Nitrato, vou providenciar, mas cuido para ter uma melhor água possível...
Estou pensando em dosar balling, manualmente por enquanto. Cloreto de Cálcio, Bicarbonato de Sódio e Sulfato de Magnésio + Cloreto de Magnésio. Não queria colocar muitos produtos agora... Maaaaas..

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”