🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro aquário marinho - Renan Pardal

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
RenanPardal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: RenanPardal
Data de Nascimento: 25 Mai 1988
País: Brasil

Primeiro aquário marinho - Renan Pardal

#1 Mensagem por RenanPardal »

Olá pessoal,

Estava com o projeto de montar um aquário marinho desde o inicio, na verdade estava quase desistindo de montar, porém surgiu uma ótima oportunidade de comprar um aquário marinho completo e assim o fiz.

O aqua tem:
160x45x55
móvel
sump
caixa de reposição
eclusa
bomba de recalque de 3000 l/h
chiller
Mais de 60 kg de substrato (halimeda, vi muita gente falando que é uma bomba relógio)
Mais de 60 kg de Rochas Vivas
skimmer (NAC7)
2 HQI de 150w (em breve precisarei trocar)
2 fluorescentes azuis de 40w (em breve também precisarei trocar)
reatores
painel de controle

De inicio surgiu uma preocupação com o halimeda, mas conversando com muita gente, falaram que se cuidar direitinho não terei problemas não. Se fosse para eu optar sobre qual substrato comprar, provavelmente não optaria pelo halimeda, porém já veio 60kg com o aquário, não estou com dinheiro sobrando para jogar fora tudo isso para adquirir um novo. Mas lógico, quando eu for lavar o substrato vou analisar a situação que ele está, dependendo da situação vou descartá-lo.

O chiller é um DYI feito pelo Sandry Seibert com compressor de 1/4 e tubos de titanio. (O meu amigo que vendeu o aquário falou que ele toca este aqua a temperatura de 27,5).

Segue foto do aquário:
Imagem

Eu já havia iniciado um tópico sobre meu reef em outros fóruns, então vou postando aqui aos poucos até chegar no estado atual (3 meses de montado).

Depois que comecei a pesquisar fui vendo que o aquário não era apropriado para um marinho e sim adaptado a marinho. Em relação a iluminação algo que dificulta ainda mais nesse meu aquário são as travas transversais que o aquário possui e por isso ele estava sendo utilizado com 2 HQI nos espaços sem travas e duas T8 de 40W azuis. Eu de inicio pensava em fugir da HQI por conta da temperatura (mesmo tendo chiller), e ainda por cima tive problema no controlador do chiller (Ero Electronics) e então comprei na net um fullgauge e estava esperando chegar e até agora estou sem chiller, então para fugir da alta temperatura do HQI comprei uma LED chinesinha de 180W e iniciei a ciclagem do aquário só com um lado iluminado, estava a procura de outra luminária LED que fosse parecida com a que eu havia comprado porém não estava achando (as que testei de uns amigos, tinham as cores bem diferentes). Ai começou a época de chuvas aqui na cidade, ai a temperatura baixou um pouco, então resolvi deixar uma HQI e a LED temporariamente.

Putz, o efeito que a HQI da é incrível, muito bonito mesmo. E eu ficava louco com o efeito que alguns corais ficavam quando estava ligado apenas o LED azul, ficava babando por horas. Ai que veio uma notícia ruim, o LED azul queimou. hehe Decidi que vou ficar com as 2 HQI mesmo por um bom tempo e depois invisto em 2 Ai Sol. Apenas terei corais pouco exigentes, e queria saber se vocês acham que dá pra levar o aquário com 2 HQI e 2 T8 de 40W ou se para um mínimo de iluminação seria necessário 2 T5 ao invés das T8?

Segue abaixo imagem do vidro, onde da pra ver a trava:
Imagem

Abraços

Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Maridu
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Primeiro aquário marinho - Renan Pardal

#2 Mensagem por Alessandro Lima »

Olá,

Se o aquario ainda nao estivesse cheio daria pra retirar as travas e colocar por exemplo francesas...

Sobre a iluminação, pra marinhos sobretudo corais não se recomendam T8, o ideal mesmo é o uso de T5.

ps.: Tenho a impressão que seu chiller não sera o suficiente pra sua litragem + HQIs.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

RenanPardal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por RenanPardal »

Olá Alessandro,

Pois é, queria trocar as travas, mas com ele cheio é complicado. E principalmente porque o vidro é de 8mm só =/ Em outro fórum o Ronaldo me indicou fazer o seguinte:

"Se pudesse mandar trocar essas travas transversais por travas francesas iria ficar excelente mas, teria que baixa o nível d'água do reef mais da metade pra fazer isso e deixar por uns 2 dias... até o silicone secar legal..."

Será que daria pra fazer sem problemas? Porque ai quando fosse fazer a TPA, faria um pouco maior a TPA e trocava a trava.

Sobre o chiller o antigo dono mantinha ele em 27 ºC com as 2 HQI e duas T8, pretendo deixar as 2 HQI e duas (T8 ou T5, na dúvida ainda) e colocar uns coolers direcionados para cima (na direção das HQI). Mas vou analisar melhor essa questão também.

Abraços

RenanPardal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por RenanPardal »

Opa galera,

Vou postando aqui algumas atualizações do período de montagem e ciclagem do aquário até chegar na situação atual do aquário:

Na montagem do aquário tive a ajuda de muita gente, inclusive um membro aqui do fórum o Fagner. Seguem as fotos:

Iniciando a montagem do layout:
Imagem

Uma prévia de como está ficando:
Imagem

Fazendo um teste com a luminária LED (Só Azul):
Imagem

Fazendo um teste com a luminária LED (Só Branco):
Imagem

Fazendo um teste com a luminária LED (Azul e Branco):
Imagem

E uma foto bônus aqui de como foi difícil o dia de montagem, afinal reuniu a galera, tava maior solzão, não podia faltar uma cervejinha e uma picanha hehehe:
Imagem

No primeiro dia apenas enchemos uma parte do aquário, no dia seguinte enchemos o resto do aquário e sump.

A luminária LED estava ai improvisada, iria comprar outra dela:
Imagem

Imagem

Após a montagem foi que percebi a caveira e fiquei pensando em botar o nome do aquário de Phantom Reef hehehehe

Imagem

Imagem

Aqui uma foto das algas marrons:
Imagem

Com pouco mais de 1 mês de montado, inseri alguns corais no aquário, seguem as fotos dos corais:

Xenia PomPom:
Imagem

Imagem

Imagem

Para não perder o costume uma foto de um paguro:
Imagem

Zoanthus:
Imagem

Imagem

Imagem

Cloves (eu acho) e Xenia Pompom (da esquerda para a direita):
Imagem

Zoanthus, Yellow Polyps e Leather (da esquerda para a direita):

Imagem

Segue um vídeo dos corais recém chegados:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nTF0AmT1QVI[/youtube]

Outro vídeo do aquário na ciclagem:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sKoQJjTcOBg[/youtube]

E com pouco mais de 2 meses de ciclagem finalmente o aquário está com Cirilo (Black ocellaris) e Maria Joaquina (Amphiprion ocellaris). Segue abaixo mais algumas fotos recentes:

As perninhas de uma ofiuros:
Imagem

Cloves, poliqueta e perninhas de outra ofiuros:
Imagem

Imagem

Maria Joaquina:
Imagem

Imagem

Cirilo:
Imagem

Assim como acontecia em carrossel Cirilo correndo atrás de Maria Joaquina:
Imagem

E depois foi esnobado por ela...pobre Cirilo =/ hehehehe:
Imagem

Abraços

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Bela montagem!!! E belas fotos!

Parabéns!
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Arnaldo R. Baffi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Dinho
Data de Nascimento: 16 Jan 1975
Recebeu Curtir: 3 vezes

#6 Mensagem por Arnaldo R. Baffi »

icon_clap
Parabéns Renan.
Ta ficando show de bola.
Mas tomando a liberdade de perguntar,rs.
Cade a foto da sala das maquinas? Mostra seu SUMP, tem refúgio?
Percebi que sua luminária estava em cima de umas das travas do aquário, vc suspendeu ela ou colocou em um suporte?
Bem, o que conheço pouco, com essas travas no seu aquário, vai limitar um pouco a iluminação nos corais, devido o vapor e a sujeira que acumula com o tempo.
Do resto, está de parabéns, já está povoando seu reef com vários animais legais..

Abraço
Arnaldo R. Baffi[dropshadow=blue][/dropshadow]
Google Talk: mailto:?subject=&body=
Tel: (011) 9.6198-4980
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=25617&p=284962#p284962

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Márcio Oliveira »

Renato, eu também concordo que valeria a pena se você baixasse o nível da água pra retirar essas travas transversais e mudasse para travas francesas, mesmo com o reef já montado. Com cuidado dá pra fazer e a eficiência da iluminação seria muuuuito melhor porque com o tempo as travas sujam e limitam muito a luz.
Sobre o chiller, se você perceber que não está dando conta, pode instalar ventuinhas no sump pra ajudar na refrigeração.
O reef tá muito bonito. icon_joia

RenanPardal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por RenanPardal »

Obrigado Humberto!

Obrigado Arnaldo!! Sobre a sala de maquinas to esperando chegar o chiller para fazer um vídeo. Tem refúgio sim, é até grandinho. Logo mais posto fotos e vídeos de tudo.
Suspendi sim Arnaldo, eu tinha botado a luminária ali só temporariamente enquanto a tampa do aquário estava sendo reformada. Depois eu a suspendi e ficou em um dos "buracos sem travas" e no outro ficou uma HQI por enquanto que não consigo outra luminária LED. Porém um amigo recomendou utilizar 6 LEDs de 50W. O que vocês acham?

Humhum, estou convencido a tentar trocar as travas... Vou perguntar a um lojista aqui da cidade que cola aquários (é o mais experiente) se ele falar que se garante em colar mesmo com o aquário montado, farei isso. Isso, vou esperar pra ver a autonomia dele no verão, porque agora o tempo ta frio e o aquário mesmo com uma HQI ligada ta se mantendo em 27 graus. Obrigado!!

Galera, ontem fui na loja comprar 2 purple firefish no catalogo da loja, porém um purple firefish no catalogo com as taxas inclusas estava custando pouco mais de 200 reais (os 2 sairiam por mais de 400) e o blue tang estava por 360, me tremi todinho querendo o BT, porque é o peixe que eu mais desejo para o meu aquário, porém já tinha desistido por conta do íctio. Mas não resisti, ao invés dos purples firefish encomendei o BT. Ai agora quero saber quais medidas eu devo tomar com o BT? Alimentar muito né? Comprei a ração tropical d-alio, vou comprar aquelas algas de sushi, porém o lojista estava sem ração para peixes marinhos herbivoros, mas o Fagner falou que me conseguiria um pouco até chegar na loja. Tem mais alguma fonte de alimento que posso dar para o BT? Uma outra dúvida, me falaram que era bom eu deixar o BT um período no refúgio para ele começar a comer ração e depois boto no aquário. Porém outros falaram que não precisa disso. O que vocês acham?

Abraços

RenanPardal
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por RenanPardal »

Sim o BT que encomendei é muito pequeno, no catalogo falava que era entre 1" e 1"1/2. Ele sendo menor fica mais fácil de se adaptar? Mais difícil comer? To muito ansioso aqui esperando a chegada dele, está prevista para esta quarta. :-D

Abraços

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#10 Mensagem por Marcus l lage »

Esta ultima foto dar para vc explicar um pouco dela???? icon_assobiando

Um Abs icon_joia