Estava com o projeto de montar um aquário marinho desde o inicio, na verdade estava quase desistindo de montar, porém surgiu uma ótima oportunidade de comprar um aquário marinho completo e assim o fiz.
O aqua tem:
160x45x55
móvel
sump
caixa de reposição
eclusa
bomba de recalque de 3000 l/h
chiller
Mais de 60 kg de substrato (halimeda, vi muita gente falando que é uma bomba relógio)
Mais de 60 kg de Rochas Vivas
skimmer (NAC7)
2 HQI de 150w (em breve precisarei trocar)
2 fluorescentes azuis de 40w (em breve também precisarei trocar)
reatores
painel de controle
De inicio surgiu uma preocupação com o halimeda, mas conversando com muita gente, falaram que se cuidar direitinho não terei problemas não. Se fosse para eu optar sobre qual substrato comprar, provavelmente não optaria pelo halimeda, porém já veio 60kg com o aquário, não estou com dinheiro sobrando para jogar fora tudo isso para adquirir um novo. Mas lógico, quando eu for lavar o substrato vou analisar a situação que ele está, dependendo da situação vou descartá-lo.
O chiller é um DYI feito pelo Sandry Seibert com compressor de 1/4 e tubos de titanio. (O meu amigo que vendeu o aquário falou que ele toca este aqua a temperatura de 27,5).
Segue foto do aquário:

Eu já havia iniciado um tópico sobre meu reef em outros fóruns, então vou postando aqui aos poucos até chegar no estado atual (3 meses de montado).
Depois que comecei a pesquisar fui vendo que o aquário não era apropriado para um marinho e sim adaptado a marinho. Em relação a iluminação algo que dificulta ainda mais nesse meu aquário são as travas transversais que o aquário possui e por isso ele estava sendo utilizado com 2 HQI nos espaços sem travas e duas T8 de 40W azuis. Eu de inicio pensava em fugir da HQI por conta da temperatura (mesmo tendo chiller), e ainda por cima tive problema no controlador do chiller (Ero Electronics) e então comprei na net um fullgauge e estava esperando chegar e até agora estou sem chiller, então para fugir da alta temperatura do HQI comprei uma LED chinesinha de 180W e iniciei a ciclagem do aquário só com um lado iluminado, estava a procura de outra luminária LED que fosse parecida com a que eu havia comprado porém não estava achando (as que testei de uns amigos, tinham as cores bem diferentes). Ai começou a época de chuvas aqui na cidade, ai a temperatura baixou um pouco, então resolvi deixar uma HQI e a LED temporariamente.
Putz, o efeito que a HQI da é incrível, muito bonito mesmo. E eu ficava louco com o efeito que alguns corais ficavam quando estava ligado apenas o LED azul, ficava babando por horas. Ai que veio uma notícia ruim, o LED azul queimou. hehe Decidi que vou ficar com as 2 HQI mesmo por um bom tempo e depois invisto em 2 Ai Sol. Apenas terei corais pouco exigentes, e queria saber se vocês acham que dá pra levar o aquário com 2 HQI e 2 T8 de 40W ou se para um mínimo de iluminação seria necessário 2 T5 ao invés das T8?
Segue abaixo imagem do vidro, onde da pra ver a trava:

Abraços