Bem, depois de dar uma vasculhada rasoalvel nos foruns, venho vos apresentar meu brinquedinho.
Tenho ele a 2 anos e meio.
Ai esta meu "Alentejo", quase tudo foi confeccionado no "estiilo" FVM. Escolhi esse nome por adorar essa região maravilhosa, a principio tinha pensado em batisa-lo de somente Tejo, pelo tamanho, mas, depois optei por chama-lo assim, pois agregaria muito mais sentidos/valores ao mesmo.
250x60x70(CxAxP)
Falar um pouco da estrutura do aqua:
MOvel quase que todo feito em IP (Estrutura, laterais, "chão" e a parte de cima)... Portas, fundo(parte traseira) e "tampa" é de compensado naval 25mm. Todo revestido em formica texturizada na cor Ébano.
O aqua confeccionado em vidro laminado 12mm... Usei 5 travas em baixo (2 lingitudinais, 2 nas laterais e 1 no meio), bem largas... Em cima optei por 6, mas, nenhma no meio. Foram 4 nas laterais e 2 no comprimento. Todas de mesma espessura.
Iluminação: 6 Giesemann T5 Aquaflora brancas 39W, 3 Giesemann T5 Actinic azuis 39W, 3 Giesemann T5 Aquapink "rosas" 39W, uma Osram 40w vermelha. Fitas LED à prova d'agua, todas da 3M: Vermelha de 1mt, uma branca e outra azul (3 metros cada). Basicamente servem para quando vou fazer a manutenção (2 1ªs) e a azul quando vou dormir deixo ligada (os peixes ficam mais tranquilos com ela).
Somente as lapadas rosas ligadas...
Somente as azuis...
E o LED vermelho...
Filtro duplo: "DIY"... Utilizei 90cm de cano 250mm...

Em cada filtro vai uma bomda Atman de 5800L/H.
Detalhe das caixas das midias... São 4... 1 de 10 cm lotado com perlon Eheim (já vem no formato/tamanho certinho. Trago de fora, imensamente mais barato que aqui. #Impostos sabem como é né)... 1 de 10cm lotado de purigem Seachem... 1 de 45 cm lotao de ceramica Sera Siporax/Ista meio a meio... E mais 1 de 10cm com esponja de carvão ativado Eheim e perlon tmb Eheim.
Detalhe: Elaborei um sitema de travas nas caixas para que o cano fique bem alinhado (sem problemas na hora de retirar/por). Sistema de trava tbm para fechar todas as caixas com alça de inox na tampa de cima para facilitar a retirada. É bem simples: As caixas são dentadas para ficar alinhadas; Passa um "eixo" roscado de inox nesse furo no meio do ralo, na parte de baixo uma porca borboleta e na de cima a alça com rosca tbm.
Esse cano dentro do compartimento de midias saiu... Cabe beeem mais midias sem ele... O filtro foi quase todo reformulado...
O aqua confeccionado em vidro laminado 12mm... Usei 5 travas em baixo (2 lingitudinais, 2 nas laterais e 1 no meio), bem largas... Em cima optei por 6, mas, nenhma no meio. Foram 4 nas laterais e 2 no comprimento. Todas de mesma espessura...
Cilindo de CO2 30Kg +- (até hoje nunca recarreguei, e ainda esta bemmm looonge de acabar).

Timers: Esquerda: Luzes azuis; Meio: Luzes brancas, LED branco e CO2 (As tomadas em baixo e cada timer funciona de acordo com programação do respectivo timer); Direita: Luzes Rosas.

Caixa de interruptores: Verde liga 3 coolers grandes; Azul liga led azul; Vermelho liga leds vermelho e branco.

Filtro UV Boyu 36W.... O que em tese (na pratica tbm) excede o necessario para este aqua... Maaaasss... Como os hobbystas sabem bem... Nunca é demais para nós... Sempre é bom um "extrazinho"... .banana. .banana. .banana. .banana.
Pois bem... Este que utilizo vai passar pro caster... E farei (DIY) outro de 55W para o Alentejo...
Tem um filtro que retira a sujeira da lamina d'agua (surface). Eu sempre me esqueço de tirar foto dele. Funciona perfeitamente. Tambem elimina qualquer odor da aqua.
Movel. Medidas: 256cmx120x76(CxAxP)...
MOvel quase que todo feito em IP (Estrutura, laterais, "chão" e a parte de cima)... Portas, fundo(parte traseira) e "tampa" é de compensado naval 25mm. Todo revestido em formica texturizada na cor Ébano.

Tampa: Gosto de encher o aqua quase até a "boca" (fica a 1 cm +- das travas). Não gosto da lamina d'agua aparecendo. Então fiz a tampa bem alta para que as lampadas fiquem numa altura legal.

Flora: São...
Rotala sp. green: Muitas muitas, nas fotos não aparecem direito pois estão podadas, crescem horrores;
Rotala macrandra: Enfestaram meu aqua. Arranquei quase tudo. Na foro ainda dá pra ver uma (são 2, 3 ramos);
Ranunculus papulentus: No começo me deram um trabalhozinho, ficaram bem feias, mas hoje crescem aos pulos;
Vallisneria americana: Enormes, gigantes. Crescem absurdamente. Toda vez que faço a manutenção do aqua (1/semana: Todo sabado ou domingo) podo bastante (deixo uns 30, 35cm no maximo), e quando vou fazer novamente já estão com quase 1 metro. Loucura, loucura, loucura. .zoiudo. .babando. .olho-girando.
Amazonenses... E mais 4 que não lembro o "tipo"...

Finalizando a parte estrutural do "Alentjo":
Vou ficar devendo fotos do SUMP... Sempre esqueço de tirar as fotos dele e do Filtro Surface Eheim...
Para retirada e retorno (inflow e overflow) de agua para o agua utilizei uns da Ada bem legais...
São transparentes quase não dá pra vê... Investi MÓ grana, mas ficou muito bom o efeito final, excelente...
Reparem nas fotos... E olhe que tá bem sujinho... Foto feita antes da manutenção...

Pra finalizar de hj... Peço uma opnião de voces...
Como já tinha dito, retirei o vaso do aqua... Peguei um tronco bem legal... De pinheiro... grande, mais de metro (uns 1,20x0,90x0,50 +-)... Pesadissimo, facin, facin de tratar... Já o encontrei bem seco... Foi só poor de molho... 1° dia agua fervente... 2° dia agua e sal grosso... 3 dia quase limpo, deixei de molho para garantir... E só.
Queria a opinião de voces se ponho ou não... E como ponho (Posição)... Sempre fiz meu projetos "alone"... Mas como resolvi entrar nesse forum, vamos nos favorecer com opiniões e ajudas, né? Heheheheheheee...
Foto do dito cujo...
Inteiro...

Cortado (ficou 0,50x0,90x0,50)...
E ainda sobrou esse pedação... Estou estudando o que fazer com ele... Aceito opiniões tbm... Pensando em cortar no meio... No comprimento... O que que acham?
Estudo tbm como por esses...
https://lh6.googleusercontent.com/-m_za ... M_3692.JPG
Rapidinho...
Só pra mostrar um de meus xodós... Meu lindão... Em poco mais de um mes jah cresceu tanto (tinha uns 10cm +- na foto)...
Tem uns pontos de alga... Foto feita antes da manutenção...
Meu aqua ficou um tempo do lado de uma janela bem esposto sol... Mudei ele de lugar (imagina o sufoco) e tudo ok...
Por enquanto é isso... Em breve venho com maiss detalhes... E com os habitantes... MEUS BABIES!!!
Até lá...