Renato Vidal escreveu:José.
Estava acompanhando sua montagem no início, o display, a distribuição das rochas, foi tudo de muito bom gosto.
Espero que passe essa fase de início, e que o reef lhe traga imensas alegrias.
De fato, em aquarismo não existe receita de bolo, assim como com tudo certo pode dar errado, com tudo errado pode dar certo, por isso que não existe certo ou errado, existe experiências positivas ou negativas.
Acredito que a ciclagem possa ser acelerada assim, até mais rápida que 21 dias, mas é sempre um risco, e quanto a materiais, não é o siporax que vai lhe trazer estabilidade no sistema, e sim, diversos fatores somados.
Não indico montagem sem ciclagem, mas, sou um laboratório em pessoa, e meu reef (1000 litros brutos) ciclou por 15 dias antes dos primeiros moradores.
A diferença é que minhas rochas eram vivas (de outros dois aquários montados e transferidas com corais e anemonas para o reef novo)
Substrato, usei 5 caixas, com uns 4 pacotes em cada, de aragolive (com biologia).
Toda a água usada (foram 800 litros no início - o refúgio eu enchi depois) de água natural, coletada em Ubatuba e trazida direto para dentro do aquário.
Lamentos pelas perdas, infelizmente faz parte do hobby, mas aprender com os erros dos outros, geralmente nos traz menores prejuízos.
Não é a amonia a questão, a amonia voce consegue controlar com TPAs, excelente oxigenação e principalmente tempo, mas quando falamos de ciclagem, também falamos de um tempo de aprendizado, aprender a dosar a mão, a controlar as variações, quanto aos peixes, mesmo em meu reef, que não é pequeno, não coloca mais que 2 peixes de cada vez, porque depois de estabelecido o equilibrio organico do sistema, a cada peixe que entra, as colonias de bactérias irão se adaptar (crescer) por que tem mais nutrientes disponíveis, e isso gera curvas que podem sim ocasionar desequilibrio, stress e até morte dos peixes.
Abraços

Muito bom Renato... falou tudo o que já haviam dito, porém de maneira que ninguém ficaria
se sentindo menosprezado.
Abraços