Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Cube Reef 216L [Novas fotos -PG 11]
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

- Data de Nascimento: 19 Abr 1984
- País: Brasil
- Curtiu: 73 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
Re: Cube Reef 216L (Passo a Passo)
E alternar os horários? Por exemplo, ligar de 12:00 as 16:00, depois das 19:00 à 00:00? Considerando que de manhã já tem aquela claridade toda batendo no aquário de qualquer forma. Digo, faz mal pros corais o fotoperiodo não ser continuo?
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]
Fish Only - 630L [Em construção]
Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]
-
marcos_barker
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: marcos_barker
- Data de Nascimento: 23 Set 1989
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Pode pode mas na minha opinião você nunca vera os corais em plena beleza. Por exemplo, depois que a luz acende o coral inicio o processo de "abertura" uns demoram mas que outros, mas mesmo depois de aberto ate ele estabilizar e ficar no "maximo" da beleza demora alguma horas. Eu chego em casa as 21:00h a luz ja esta ligada a 6 horas, então sempre vejo eles bonitos.
Um fotoperiodo com interrupção aconteceria que quando os corais estivessem bonitos e abertos a luz iria apagar e depois quando acendesse os corais demorariam ainda mas para abrir. Sem contar o stress que poderia dar nos peixes.
Ps: Mas não entendi por que disso
Um fotoperiodo com interrupção aconteceria que quando os corais estivessem bonitos e abertos a luz iria apagar e depois quando acendesse os corais demorariam ainda mas para abrir. Sem contar o stress que poderia dar nos peixes.
Ps: Mas não entendi por que disso
. Você poderia ligar 12:00h e desligar 00:00h. Daria 12h que é o ideal.Bernardo Vieira escreveu:ligar de 12:00 as 16:00, depois das 19:00 à 00:00?
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

marcos_barker escreveu: Você poderia ligar 12:00h e desligar 00:00h. Daria 12h que é o ideal.
É que são os horários onde normalmente tem alguém em casa. Final de semana por exemplo, vou ficar com o aquário apagado a manhã inteira, se eu for seguir esse horário. A menos que eu faça o fotoperiodo de 14 horas sábado e domingo.
E outro porém é que trabalho à noite, chego em casa de madrugada. Gostaria de chegar e ver ele com todo o azul ligado. Mas essa parte é o de menos, se tiver que desligar meia-noite, não tem problema.
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

E por que você deixa um periodo do branco desligado, deixando só o azul durante o dia?
-
marcos_barker

Sim inicia e termina apenas com azul afim de simular o amanhecer e anoitecer, e também para os corais e peixes não receberem toda a luz de uma so vez. No meu caso o azul liga as 15:00h e fica ligado direto ate 01:00h, totalizando 10 horas. Então fica assim o azul liga e depois de 2 horas o branco liga, no final do dia o branco desliga e depois de 2 horas o azul desliga.
O dia para os peixes e corais inicia as 15:00h e acaba 01:00h eu chego em casa sempre por volta das 21:00h. Você ai tem que colocar um fotoperiodo de forma que quando você estiver em casa o reef esteja +ou- no meio do dia ou da tarde.
O dia para os peixes e corais inicia as 15:00h e acaba 01:00h eu chego em casa sempre por volta das 21:00h. Você ai tem que colocar um fotoperiodo de forma que quando você estiver em casa o reef esteja +ou- no meio do dia ou da tarde.
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

Entendi, mas não curto só o azul de dia. Acho que não combina, sei lá. Então fiz assim:
Seg a Sex:
Branco - 12:00 ON / 22:00 OFF
Azul - 14:00 ON / 00:00 OFF
12 horas de fotoperiodo.
Sáb e Dom:
Branco - 10:00 ON / 22:00 OFF
Azul - 12:00 ON / 00:00 OFF
14 horas de fotoperiodo.
--------------------------
Fiz o inverso. O aquario vai iniciar o fotoperiodo somente com as luzes brancas, simulando a luz amarela e forte do sol da manhã, o azul ascende duas horas depois e deixa mais equilibrada a luz, tirando muito do amarelo e simulando a tarde. E finalmente as 22:00 as luzes brancas se apagam por completo, deixando somente o azul simulando a luz da lua por 2 horas até apagar totalmente a meia-noite.
Desse jeito tenho 3 tipos de iluminação em uma mesma programação todos os dias. O que achou?
Seg a Sex:
Branco - 12:00 ON / 22:00 OFF
Azul - 14:00 ON / 00:00 OFF
12 horas de fotoperiodo.
Sáb e Dom:
Branco - 10:00 ON / 22:00 OFF
Azul - 12:00 ON / 00:00 OFF
14 horas de fotoperiodo.
--------------------------
Fiz o inverso. O aquario vai iniciar o fotoperiodo somente com as luzes brancas, simulando a luz amarela e forte do sol da manhã, o azul ascende duas horas depois e deixa mais equilibrada a luz, tirando muito do amarelo e simulando a tarde. E finalmente as 22:00 as luzes brancas se apagam por completo, deixando somente o azul simulando a luz da lua por 2 horas até apagar totalmente a meia-noite.
Desse jeito tenho 3 tipos de iluminação em uma mesma programação todos os dias. O que achou?
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

Hoje resolvi fazer a instalação dos coolers e acabei conseguindo mesmo!

A temperatura que ficava praticamente o tempo todo em 27,8 a 28.0 graus, agora oscila entre 26,2 a 26,8. Acho que tive sucesso!
Só que estou sem controlador nenhum aqui, está ligado direto. Não sei se coloco um Coel...

A temperatura que ficava praticamente o tempo todo em 27,8 a 28.0 graus, agora oscila entre 26,2 a 26,8. Acho que tive sucesso!
Só que estou sem controlador nenhum aqui, está ligado direto. Não sei se coloco um Coel...
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator

- Data de Nascimento: 16 Nov 1980
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
-
marcos_barker

Bernardo Vieira escreveu:Desse jeito tenho 3 tipos de iluminação em uma mesma programação todos os dias. O que achou?
Ficou bom sim, depois com o tempos você vai vendo as necessidades e fazendo as modificações.
Marcio Vargas escreveu:Vai de COEL,
É barato e vale a pena.
Bernardo Vieira escreveu:Hoje resolvi fazer a instalação dos coolers e acabei conseguindo mesmo!
Pela foto me parece que o cooler esta jogando o ar para cima, correto? O ideal é ele jogar o ar para baixo afim de movimentar a aguá.
Bernardo Vieira escreveu:A temperatura que ficava praticamente o tempo todo em 27,8 a 28.0 graus, agora oscila entre 26,2 a 26,8. Acho que tive sucesso!
PS:
Bernardo Vieira escreveu:Entendi, mas não curto só o azul de dia. Acho que não combina, sei lá.
Entendo que o aquário para você é estético e usado como enfeite na sala, mas mesmo assim devemos priorizar o bem estar dos animais.
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

marcos_barker escreveu:
Entendo que o aquário para você é estético e usado como enfeite na sala, mas mesmo assim devemos priorizar o bem estar dos animais.
Ah irmão, me desculpa. Não tinha enxergado a assosiação do simular o amanhecer com os peixes, pensei que era só estético. Então o azul é para não iniciar a luz forte de uma vez só, é isso? Mas há necessidade de 2 horas mesmo ou pode ser menos? E no meu caso que já existe a claridade da luz do sol antes da luminária acender e iniciar o fotoperiodo? Digo, a claridade no meu é natural, vai aumentando junto ao sol que vai nascendo. Será que rola?
Marcio Vargas escreveu:Vai de COEL,
É barato e vale a pena.
Abs
Vou comprar o Coel sim! Valeu. Aqui tá rolando uma guerra entre o cooler e o termostato hahahahah
-
marcos_barker

Bernardo Vieira escreveu: E no meu caso que já existe a claridade da luz do sol antes da luminária acender e iniciar o fotoperiodo?
Depois eu pensei nisso, o amanhecer sera por iluminação natural e depois a luz branca ira acender dando o meio dia. PERFEITO.
E o cooler ta jogando a o ar para baixo?
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator

Comprei hoje
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-coel-_JM
Ele manda configurado e com sonda.
O meu vai vir assim:
Aquecedor: Liga 26º e desliga 26,5º
Cooler: Liga 27,5º e desliga 27º
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-coel-_JM
Ele manda configurado e com sonda.
O meu vai vir assim:
-
marcos_barker

Marcio Vargas escreveu:O meu vai vir assim:
Não intendi, afinal em qual temperatura você quer setar a água? 27,5º é meio tarde para ligar cooler para esses 27,5º irem para o 25,5º, 29º é um pulo.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator

Entre 26,5 e 27º vai ser a agua, pq o aquecedor desliga em 26,5, mas quando desliga ele ainda permanece aquecendo uns minutinhos, se não tiver esta folga de 0,5 o aquecedor desliga e já liga a ventoinha, a ventoinha desliga e já liga o aquecedor... E fica nisso.
Esses 0,5 não prejudicam os corais, e da essa folga nos equipamentos. Porem se a temperatura atingir os 27,5 os cooler ligam e desligam nos 27.
Mesma coisa o aquecedor, se a agua chegar nos 26 liga o aquecedor que desliga nos 26,5, e apos desligar ele ainda leva a agua ate uns 26,8 "no embalo".
Esses dados foram obtidos em um Reff de 200 litros de um amigo.
Esses 0,5 não prejudicam os corais, e da essa folga nos equipamentos. Porem se a temperatura atingir os 27,5 os cooler ligam e desligam nos 27.
Mesma coisa o aquecedor, se a agua chegar nos 26 liga o aquecedor que desliga nos 26,5, e apos desligar ele ainda leva a agua ate uns 26,8 "no embalo".
Esses dados foram obtidos em um Reff de 200 litros de um amigo.
-
marcos_barker

Marcio, agora que eu vi, você mora no Sul ai é mas frio correto? Aqui como é mas pro quente temos que priorizar o resfriamento. Se eu colocar aqui para o ventilador ligar em 27,5º antes dele girar 10 vezes ja vai estar em 28º ai ja complica. Você pode trabalhar essa questão do aquecedor nos parâmetros DAL e LAL do Coel. DAL temperatura minima de ligação do aquecedor e LAL temperatura maxima do aquecedor, podendo ate passar da temperatura setada.
Aqui no meu a temperatura desejada é 26º ligando o ventilador em 26,5º, o aquecedor liga em 25,5º e desliga em 26,2º.
Bernardo desculpe usar o teu tópico para essa discussão, mas acredito ser um assunto que interessa a todos nos.
Aqui no meu a temperatura desejada é 26º ligando o ventilador em 26,5º, o aquecedor liga em 25,5º e desliga em 26,2º.
Bernardo desculpe usar o teu tópico para essa discussão, mas acredito ser um assunto que interessa a todos nos.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator

Grande Marcos,
Eu não entendo nada de eletrônica, então o vendedor do ML já vai mandar configurado.
Aqui na serra gaucha realmente é frio. No verão a temperatura dificilmente passa dos 30°, na verdade tivemos a ultima semana com 31, 32 e o pessoal já estava falando que era o fim do mundo chegando. Aqui de Abril a Outubro é bem tranquilo, o aquecedor vai ter trabalho. Junho, Julho e Agosto temos semanas abaixo de Zero... Esse ano tivemos 10 dias seguidos abaixo de zero...
Enfim, é isso!!! Abs
Eu não entendo nada de eletrônica, então o vendedor do ML já vai mandar configurado.
Aqui na serra gaucha realmente é frio. No verão a temperatura dificilmente passa dos 30°, na verdade tivemos a ultima semana com 31, 32 e o pessoal já estava falando que era o fim do mundo chegando. Aqui de Abril a Outubro é bem tranquilo, o aquecedor vai ter trabalho. Junho, Julho e Agosto temos semanas abaixo de Zero... Esse ano tivemos 10 dias seguidos abaixo de zero...
Enfim, é isso!!! Abs
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

marcos_barker escreveu:
Depois eu pensei nisso, o amanhecer sera por iluminação natural e depois a luz branca ira acender dando o meio dia. PERFEITO.
E o cooler ta jogando a o ar para baixo?
Show de bola!! Então, o cooler está jogando o ar pra cima, fiz de propósito a fim de utilizá-lo como exautor e não como ventilador, já que tenho como suspeita que o abajour do refúgio é o principal fator para o aquecimento da água. E aparentemente está dando certo, já que antes o armário ficava um bafo quente do caramba, agora está bem fresquinho e a temperatura em média de 1 grau a menos. Além disso, a potência desses coolers e a própria circulação do vento dentro do armário faz com que a água do sump e principalmente do refúgio se movimente de forma satisfatória. Acho que está muito bom.
marcos_barker escreveu:
Por favor, continuem discutindo! Está me ajudando e muito.
Valeu!
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

.
- Bernardo Vieira
- Acanthurus achilles

Vamos as atualizações. Fui a loja achando que estava com pelo menos 40 dias de ciclagem e quando cheguei em casa verifiquei aqui no fórum e para minha surpresa, hoje fez exatos 30 dias desde que coloquei a bomba de circulação. Antes disso, o aquário ficou sem circulação por uns 10 dias. Não sei se vale como ciclagem. Enfim, fui a loja a fim de comprar corais e voltei pra casa com 3 deles. Seguem as fotos:
Tirei as fotos através do celular o que prejudicou um pouco a imagem. Me desculpem!

Ainda não entendo absolutamente nada deles. Poderiam me ajudar a indentificá-los com seus nomes e se são SPS, SOFT e etc? O que acham da posição que os coloquei, fiz certo?
Eles crescem muito? Mais ou menos quanto?
Valeu!
Tirei as fotos através do celular o que prejudicou um pouco a imagem. Me desculpem!

Ainda não entendo absolutamente nada deles. Poderiam me ajudar a indentificá-los com seus nomes e se são SPS, SOFT e etc? O que acham da posição que os coloquei, fiz certo?
Eles crescem muito? Mais ou menos quanto?
Valeu!
-
marcos_barker

Tudo bom? Como foi o Natal?
O primeiro é um Green Star Polipos Metálico, o ideal é colocar ele no substrato pois tem um crescimento bem rápido e da um aspecto de tapete.
O segundo são Zoanthus, tem o crescimento demorado, colocar em local com media circulação.
O terceiro é um Mush Green Tonga, pouca circulação.
Não existe local, circulação, luz.... especifica para cada coral, isso depende muito da aguá e no reef como um todo. O ideal é você mesmo ir vendo onde eles ficam melhores "mas bonitos e abertos".
Por ex, sinais de que esses corais estão bem:
Zoanthus, ele fica bem aberto e rasteiro (bem coladinho na rocha)
Green Star Polipos, fica tão aberto e junto que praticamente não se ve o tecido roxo.
Mush, fica com a cor bem homogênea sem pontos com mas brilho e tambem costuma ficar com a porta translucida. (isso no caso do tonga apenas)
O primeiro é um Green Star Polipos Metálico, o ideal é colocar ele no substrato pois tem um crescimento bem rápido e da um aspecto de tapete.
O segundo são Zoanthus, tem o crescimento demorado, colocar em local com media circulação.
O terceiro é um Mush Green Tonga, pouca circulação.
Não existe local, circulação, luz.... especifica para cada coral, isso depende muito da aguá e no reef como um todo. O ideal é você mesmo ir vendo onde eles ficam melhores "mas bonitos e abertos".
Por ex, sinais de que esses corais estão bem:
Zoanthus, ele fica bem aberto e rasteiro (bem coladinho na rocha)
Green Star Polipos, fica tão aberto e junto que praticamente não se ve o tecido roxo.
Mush, fica com a cor bem homogênea sem pontos com mas brilho e tambem costuma ficar com a porta translucida. (isso no caso do tonga apenas)