Bom dia fagner.
A iluminação pode ser feita de forma mista sim, sem problemas, mas o ideal seria unificar tudo no led para ter 100% do seu benefício, mas pode fazer isso depois sim,
duas luminárias lhe atenderia, quanto ao preços depende da luminária que quer colocar. As de fotoperíodo são as últimas em tecnologiaa, inclusive tenho dois modelos diferente, uma com o controlador na própria luminária, é necessário configurar uma por uma e usar no-break pois em caso de falta de luz perde a configuração, mas em termo de iluminação é excelente. a outra que tenho é ultimo lançamento, case em acrílico black piano, faz inclusive efeito de tempestade e tem 1 controlador que vc pode controlar até 30 luminárias, não perde a configuração com queda de energia.
a luminária mais simples está custando R$ 1.290,00, posso fazer duas peças a 1.200,00 cd
a mais completa está 1490,00 já com o controlador, posso fazer duas peças com 1 controlador a 1.300,00 cd
abraços
Fagner Delfim escreveu:Márcio... vou te perguntar outra coisa. Como te disse meu aquário tem 120 comp. x 50 alt. x 40 larg.... uso atualmente 5 T5 de 39W cada.
To juntando a grana aqui pra colocar LEDs... vc me disse que duas luminárias atenderiam bem... mas você acha que eu retiraria todas as T5? O que você acha de uma iluminação mista entre T5 e LED? Daria certo?? O que sugere?
Não entendo muito desse lance de iluminação... queria opiniões sobre isso. Será que se eu comprasse as duas luminárias ficaria quanto o preço??
Essa de fotoperíodo que você me sugeriu é aquela que vc programa para amanhecer e anoitecer com até 30 minutos para atingir a potência total??
Abraços e desculpa aí a metralhadora de perguntas...
A VIDA DURA, TEM MUITA GENTE RUIM, NESSAS HORAS MEU HOBBY ME AJUDA A ESQUECER DE TUDO ISSO.