Nunca tive um aquário. Passei mais de um ano lendo a respeito e aprendendo cada dia sobre o sistema marinho.
A nove meses atras tomei coragem e montei um Boyu modelo TL 450 de 58 litros.
Comprei esse aquário sabendo que teria que fazer modificações. Com o tempo fiz as modificações que achei necessário e hoje tenho um sistema aparentemente equilibrado mesmo com uma população grande para a sua litragem.
Hoje meus parâmetros se encontram assim:
-----------------------------------
Salinidade 1025
Cálcio 450
Alk 8
Fosfato 0
Nitrato 0
Magnésio 1020
Temperatura 26.0ºC variação de 0.3ºC (controlado com Coel tlz11)
-----------------------------------
As maiores modificações foram a retirada da "maldita tampa" e a retirada dos Skimmer original.
Montei um calha de Leds da AquaStyle e adicionei um Skimmer Hang On que é o CPR BAKPAK II que tem funcionado maravilhosamente bem. Para controle de temperatura, estou usando um Coel TLZ11 para ligar uma ventuinha de 12v e um aquecedor de 100W
A rotina do aquário é uma troca de 10 litros todo o sábado (sempre sifonando partes do substrato). Atualmente estou utilizando o Sal Royal Nature para as trocas. Estou adorando esse sal pelo preço e dissolubilidade.
Aplico Cálcio da Brightwell, Magnésio e buffer para alcalinidade da Seacheam sempre que necessário.
Não alimento meus corais com nada e faço dosagem de RedSea NO3:NO4-x 1ml por dia para controle de fosfato e nitrato.
No SUMP tenho apenas 1 bomba de recalque de 720lt/h um aquecedor de 100w, 4 saquinhos de Siporax mini e perlon.
NÃo uso carvão ativado ou qualquer outra mídia removedora.
--------------------------
População do Aquário:
2 Ocellaris
1 Pseudochromis Bicolor
1 Watchman
1 BBT anã
Corais do Aquário:
Trumpt Bicolor
Frog
Hammer
Galaxea
Acrópora Nasuta Purple
Seriatopora Caliendrum
Seriatopora Hystrix Orange
Kenia
Montipora Digitata Green
Montipora Digitata Orange
Montipora Capricornis SuperMan
Pavona Cactus
Palythoas 2 tipos
Leather
Yellow Polipos
Zoanthus watermelon
Zoanthus bambam
Zoanthus radiotive green
Zoanthus que não lembro no nome hehehe
------------------------------------------------
Resumidamente falando é isso aí.
Agradeço a minha esposa pela ajuda e paciência hehehehehe!
Esse aquário tem 9 meses e será desmontado em Janeiro 2013 quando irei migrar tudo para JBJ 105 litros.
Espero que gostem :D