Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Nano JBJ 105Lts - Chinelatto
-
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: William M
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Re: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto
Eu gosto muito desse tipo de aquario , plug and play , mas ele tem uma deficiência que acaba complicando um pouco a vida do iniciante.
O problema maior é a dificuldade de remover e a facilidade de acumular carga orgânica nesse tipo de aquario , pelo que vejo está sofrendo com isso amigo !
Todo ou qualquer tentativa de skimmer para esse tipo de aqua, é ineficiente e os problemas com algas é quase certo . TPAs semanais com uma agua feita com um bom sal , ajuda muito no combate a essas algas que está bem evidente no seu aqua , mas tem uma dica que é infalivel para o desaparecimento dessa situação indesejada para todos nós aquaristas .
Coloca enrrolado em perlon dois pregos grandes de aço , dentro do sump , eles vão librerar gradativamente hidróxido de ferro e acabar com essa fartura de algas que vc está tendo . A cada mês vc retira os pregos , dá uma lavada neles para tirar o excesso de ferrugem e volta novamente da mesma forma dentro do sump. Nos meus Boyus eu uso isso e nem o vidro suja !
Com relação a KH e CA , indico a vc o uso do Bio Calcio da Tropic Marin , ele eleva o CA equilibrando a KH sem variar um ou outro .
Amigo , dá uma analizada no que eu passei a vc , algas é sinal de carga orgânica e sinal de problemas futuros !!
O problema maior é a dificuldade de remover e a facilidade de acumular carga orgânica nesse tipo de aquario , pelo que vejo está sofrendo com isso amigo !
Todo ou qualquer tentativa de skimmer para esse tipo de aqua, é ineficiente e os problemas com algas é quase certo . TPAs semanais com uma agua feita com um bom sal , ajuda muito no combate a essas algas que está bem evidente no seu aqua , mas tem uma dica que é infalivel para o desaparecimento dessa situação indesejada para todos nós aquaristas .
Coloca enrrolado em perlon dois pregos grandes de aço , dentro do sump , eles vão librerar gradativamente hidróxido de ferro e acabar com essa fartura de algas que vc está tendo . A cada mês vc retira os pregos , dá uma lavada neles para tirar o excesso de ferrugem e volta novamente da mesma forma dentro do sump. Nos meus Boyus eu uso isso e nem o vidro suja !
Com relação a KH e CA , indico a vc o uso do Bio Calcio da Tropic Marin , ele eleva o CA equilibrando a KH sem variar um ou outro .
Amigo , dá uma analizada no que eu passei a vc , algas é sinal de carga orgânica e sinal de problemas futuros !!
-
- Holacanthus clarionensis
- Data de Nascimento: 16 Out 1980
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Fala Willian!
Quanto às algas, já se foram. Tem alguns pequenos (pequenos mesmo) focos de cianos, mas quando fizer TPA irei sifoná-la. Nos vidros estão aparecendo bem pouco também. Acho que se esperar mais um pouco, estabiliza. Mas vou ficar esperto, principalmente agora que comecei a adicionar peixes.
Quanto ao Bio Calcio, eu até tenho aqui mas não utilizei ainda porque o Calcio está batendo 520mg. Então estou testando ainda adição semanal de Bicarbonato de sódio. Adicionei 1 colher de sobremesa e subiu de 5 pra 8. Até acabar o sal que estou utilizando (Coralife), irei fazer isso. Depois trocarei de sal e irei verificar como irá ficar o Calcio e o KH.
Sobre os pregos, ele baixa o fosfato né? Vou comprar uns pregos da Gerdau e testar pra ver como fica.
O Skimmer até que está tirando uma boa carga orgânica (o copo fica bem escuro). O que eu acho é que as bombas não dão uma circulação legal no aqua. Não dá zona morta, mas quase. Estou pensando em substituir as bombas de 1.000lts/h para uns 1.200lts/h ou colocar uma de circulação interna. Vamos ver.
Quanto às algas, já se foram. Tem alguns pequenos (pequenos mesmo) focos de cianos, mas quando fizer TPA irei sifoná-la. Nos vidros estão aparecendo bem pouco também. Acho que se esperar mais um pouco, estabiliza. Mas vou ficar esperto, principalmente agora que comecei a adicionar peixes.
Quanto ao Bio Calcio, eu até tenho aqui mas não utilizei ainda porque o Calcio está batendo 520mg. Então estou testando ainda adição semanal de Bicarbonato de sódio. Adicionei 1 colher de sobremesa e subiu de 5 pra 8. Até acabar o sal que estou utilizando (Coralife), irei fazer isso. Depois trocarei de sal e irei verificar como irá ficar o Calcio e o KH.
Sobre os pregos, ele baixa o fosfato né? Vou comprar uns pregos da Gerdau e testar pra ver como fica.
O Skimmer até que está tirando uma boa carga orgânica (o copo fica bem escuro). O que eu acho é que as bombas não dão uma circulação legal no aqua. Não dá zona morta, mas quase. Estou pensando em substituir as bombas de 1.000lts/h para uns 1.200lts/h ou colocar uma de circulação interna. Vamos ver.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto
-
- Apelido: William M
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Chinelatto escreveu:Fala Willian!
Ciano adora baixa circulação !!
Os pregos , ou melhor , o hidroxido de ferro também combate o ciano mas fica de olho se não ocorre excesso !
Sifonar o ciano é algo que resolve por cima , logo aparece novamente isso é uma doença e deve ser combatida na causa .
Uma alternativa legal se hidroxido de ferro não resolver o ciano também , é o uso de eritromicina , ai sim o ciano vai para o saco , rsrs!
Mas sifona eles , coloca os pregos e fica de olho , caso não resolva entra com a eritromicina que ai é certeza.
Outra coisa é dar uma aumentada na área de fixação de bactérias , coloca um pouco de siporax para colonizar mais bacterias , combate biologico é a grande arma e sou adepto a isso .
Se precisar estamos por aqui !
-
Pessoal,
Seguem abaixo mais algumas fotos. Atualmente continua alguns pequenos focos de cianos e as algas estão pegando legal nos vidros. Estou tendo que raspar todos os dias senão dificulta a visualização. Vou aguardar mais uns dias para ver se se ajeita sozinho. Interessante que há umas macroalgas que cresceram bonito também. Os parâmetros estão OK, inclusive fosfato. Isso é, se o teste estiver indicando corretamente.
A Xica (ocellaris) finalmente passou a comer como peixe...hehehe. É só jogar comida que ela vai buscar na flor d´água. Agora o paguro dominante, após roubar a concha de todo mundo, tá se achando machão e está no aqua sem concha agora.
Faz uns 3 dias que está peladão pelo aqua.
Os corais estão crescendo legal. Só a Galaxea que não vingou mesmo...
Trumpet.

GSP. Reparem a melequinha espalhando para iniciar o crescimento.

Clove.

Macroalga crescendo que é uma blz. Não está me incomodando, então deixo-a aí.

Geral frontal.

Geral lateral.

Geral lateral.

Um vídeo que postei já, que mostra como uma anêmona se move pelo aqua.
Seguem abaixo mais algumas fotos. Atualmente continua alguns pequenos focos de cianos e as algas estão pegando legal nos vidros. Estou tendo que raspar todos os dias senão dificulta a visualização. Vou aguardar mais uns dias para ver se se ajeita sozinho. Interessante que há umas macroalgas que cresceram bonito também. Os parâmetros estão OK, inclusive fosfato. Isso é, se o teste estiver indicando corretamente.
A Xica (ocellaris) finalmente passou a comer como peixe...hehehe. É só jogar comida que ela vai buscar na flor d´água. Agora o paguro dominante, após roubar a concha de todo mundo, tá se achando machão e está no aqua sem concha agora.

Os corais estão crescendo legal. Só a Galaxea que não vingou mesmo...
Trumpet.

GSP. Reparem a melequinha espalhando para iniciar o crescimento.

Clove.

Macroalga crescendo que é uma blz. Não está me incomodando, então deixo-a aí.

Geral frontal.

Geral lateral.

Geral lateral.

Um vídeo que postei já, que mostra como uma anêmona se move pelo aqua.
[]'s
-
Segue umas fotos do paguro peladão. Tá se achando um escorpião!
Que bicho feio!!!!!

Que bicho feio!!!!!

[]'s
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus
- Apelido: Ramon Brescovici
- País: brasil
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
Chinelatto escreveu:Um vídeo que postei já, que mostra como uma anêmona se move pelo aqua.
camarada, ela nao estava se movendo, estava sendo movida. quando ela se move nadando é perceptível o esforço do musculo.
se fosse na natureza, beleza. mas dentro do seu aquario foi muita sorte ela nao ter entrado na bomba ou outro lugar e morrido.
voce deveria ter desligado a circulação, pegado ela com a mao, encostado o disco do pé numa pedra, e segurado por 5 minutos, ou até ela grudar, e ligar a circulação após meia hora ou mais.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Ramon Brescovici escreveu:
se fosse na natureza, beleza. mas dentro do seu aquario foi muita sorte ela nao ter entrado na bomba ou outro lugar e morrido.
voce deveria ter desligado a circulação, pegado ela com a mao, encostado o disco do pé numa pedra, e segurado por 5 minutos, ou até ela grudar, e ligar a circulação após meia hora ou mais.
Outro dia havia sumido as 2. Depois de uns dias, fui dar uma olhada no sump e elas estavam lá...hehehe. Sorte que eu tenho perlon, senão ela tinha ido pra bomba e aí já era.

[]'s
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
está bem legal seu aquário, eu tenho um igual e transformei num FO com um lion anão e um casal de true percula, meu bebê de 8 meses enlouquece com os peixes 

-
Elder Luis escreveu:está bem legal seu aquário, eu tenho um igual e transformei num FO com um lion anão e um casal de true percula, meu bebê de 8 meses enlouquece com os peixes
Está faltando as fotos ein?

[]'s
-
Fala pessoal!
Na última quinta comprei um firefish.
Segue umas fotos do Arnoldo:

Deu uma infestação de copépodes e amphipodes. Engraçado que não ficam mais no vidro, ficam no substrato e nas RV´s. Olhem uma foto:

Fiz um video. Reparem na RV os bichinhos se mexendo.
No domingo surgiram uns pontos brancos no ocellaris. Olhei no firefish e tinha um pouco também. Acho que é ictio. Provavelmente apareceu porque deu uma balançada na temperatura devido ao frio que fez esses dias. Variou em um único dia de 25,8 para 28. Então deixei o aquecedor pra ligar em 27,5 e caprichei na alimentação. Hoje já não vi mais nenhum ponto neles. Vou ficar mais esperto com a temperatura agora.
Felizmente os pontos de cianos estão sumindo. Agora só estou tendo problema ainda com algas verdes no vidro. Vou esperar mais um pouco para ver se estabiliza sozinho.
Na última quinta comprei um firefish.

Deu uma infestação de copépodes e amphipodes. Engraçado que não ficam mais no vidro, ficam no substrato e nas RV´s. Olhem uma foto:

Fiz um video. Reparem na RV os bichinhos se mexendo.
No domingo surgiram uns pontos brancos no ocellaris. Olhei no firefish e tinha um pouco também. Acho que é ictio. Provavelmente apareceu porque deu uma balançada na temperatura devido ao frio que fez esses dias. Variou em um único dia de 25,8 para 28. Então deixei o aquecedor pra ligar em 27,5 e caprichei na alimentação. Hoje já não vi mais nenhum ponto neles. Vou ficar mais esperto com a temperatura agora.
Felizmente os pontos de cianos estão sumindo. Agora só estou tendo problema ainda com algas verdes no vidro. Vou esperar mais um pouco para ver se estabiliza sozinho.
[]'s
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Juliano
- Data de Nascimento: 23 Dez 1979
Chinelato, veja o link abaixo, acho que esse copo ficará melhor aí...
http://shop.mediabaskets.com/Small-Tunz ... JBJCUP.htm
Boa sorte ae...
Boa sorte ae...
- Rafael Carvalho
- Apelido: RafaelCampoGrandeRJ
- Data de Nascimento: 15 Out 1982
-
Juliano Tomazela escreveu:Chinelato, veja o link abaixo, acho que esse copo ficará melhor aí...
Boa sorte ae...
Só melhora a estética né? Pelo formato dele, tenho que continuar a tirar o copo para levantar a tampa.
Por enquanto tenho outras prioridades. Mais pra frente eu adquiro um desses...
rafaelbsm escreveu:Fala véio!!! Vim dar uma espiada no seu aqua! Ta show!!! Parabéns.
Opa! Valeu!!!

[]'s
-
Seguem mais algumas fotos:
A Xênia desenvolveu bem já.

Essa alga que está no topo também bombou. Vou ver se podo ela um pouco. Será que ela é útil para colocar em sump´s? Se for, irei fazer doação se alguém quiser...

A Galaxea que ressuscitou. Coloquei ela num pedaço de durepox porque os paguros não estavam deixando ela em pé.

Esse é difícil de fotografar. Sempre explode o branco.

Começou a crescer uns tubos brancos nessa RV. Não sei o que é.

Hoje adicionei outro palhaço para substituir o Zé. Ele é bem mais claro que o outro. Acho que é meio vira-lata...huahuahuahua.

A Xênia desenvolveu bem já.

Essa alga que está no topo também bombou. Vou ver se podo ela um pouco. Será que ela é útil para colocar em sump´s? Se for, irei fazer doação se alguém quiser...

A Galaxea que ressuscitou. Coloquei ela num pedaço de durepox porque os paguros não estavam deixando ela em pé.

Esse é difícil de fotografar. Sempre explode o branco.

Começou a crescer uns tubos brancos nessa RV. Não sei o que é.

Hoje adicionei outro palhaço para substituir o Zé. Ele é bem mais claro que o outro. Acho que é meio vira-lata...huahuahuahua.

[]'s
-
- Data de Nascimento: 29 Jun 1992
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Muito linda a coloração do palhaço da direita
o meu casal tem a coloração igual um do outro.....pq são irmãos
o meu casal tem a coloração igual um do outro.....pq são irmãos

Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909
- Luccas Gabriel
- Data de Nascimento: 07 Nov 1988
- Recebeu Curtir: 1 vez
eu axo que os tubos brancos são esponjas.. não sei muito bem.. mas se for é aparentemente sinal da boa saude do aquario e duram pouco :p
parabens pelo aquário.. ta lindão
parabens pelo aquário.. ta lindão
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus
- Apelido: Ramon Brescovici
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
Luccas escreveu: tubos brancos são esponjas

embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Seguem algumas fotos atualizadas..
Tirei essa foto dia 4/11 e pensei que o trumpet iria dividir pois parece que há 2 bocas:

Mas, a boca sumiu...

A Xica e o Mané. Estranho que o Mané, antes laranja claro, está ficando escuro. Ele está quase do tamanho da Xica já.

A galaxea que ressuscitou, mas ainda não iniciou um crescimento legal.

Zoanthus.

Muda que fiz da Zoanthus acima.

Xênia blue. Essa está gigante e proliferando pela RV. Vou começar a cortar as laterais e fazer mudas pra controla-la.

Cloves. Esses ficaram mais cheinhos e parece que está menos alto.

Zoanthus watermelon. Fiz uma mudinha e por incrível que pareça os pólipos estão maiores que a matriz.

Detalhe da Xica. Parece que ela tem uns tufos de ictio, mas faz uns 2 meses que ela está assim. Será que o ictio pode ficar tanto tempo assim ou é outra coisa? E parece que a parte branca dela tem uns descascados. Normal?

GSP crescendo legal. Coloquei uma base embaixo dela e já grudou. Vou esperar ela pegar mais na base inferior e passo um estilete ali pra criar uma muda.

Ontem eu tirei uma RV que está no local mais alto do aqua para raspar umas bryops que estavam se espalhando. Também tirei todo o vestígio dessas algas roxas. São até bonitas, mas depois que grudam na RV é muito difícil de retirar.
Tirei essa foto dia 4/11 e pensei que o trumpet iria dividir pois parece que há 2 bocas:

Mas, a boca sumiu...

A Xica e o Mané. Estranho que o Mané, antes laranja claro, está ficando escuro. Ele está quase do tamanho da Xica já.

A galaxea que ressuscitou, mas ainda não iniciou um crescimento legal.

Zoanthus.

Muda que fiz da Zoanthus acima.

Xênia blue. Essa está gigante e proliferando pela RV. Vou começar a cortar as laterais e fazer mudas pra controla-la.

Cloves. Esses ficaram mais cheinhos e parece que está menos alto.

Zoanthus watermelon. Fiz uma mudinha e por incrível que pareça os pólipos estão maiores que a matriz.

Detalhe da Xica. Parece que ela tem uns tufos de ictio, mas faz uns 2 meses que ela está assim. Será que o ictio pode ficar tanto tempo assim ou é outra coisa? E parece que a parte branca dela tem uns descascados. Normal?

GSP crescendo legal. Coloquei uma base embaixo dela e já grudou. Vou esperar ela pegar mais na base inferior e passo um estilete ali pra criar uma muda.

Ontem eu tirei uma RV que está no local mais alto do aqua para raspar umas bryops que estavam se espalhando. Também tirei todo o vestígio dessas algas roxas. São até bonitas, mas depois que grudam na RV é muito difícil de retirar.
[]'s
-
- Apelido: Du
Aquário bacana ! gostei desses zoanthus !
E aqui vai uma sugestão não deixe xênia, cloves, gsp e outros do tipo nas pedras, digo no monte de pedras maiores. Vc pode colocar em pedras menores porem no substrato exatamente como vc fez com o zoanthus e o gsp. Deixando esses tipos de corais no monte de pedas, as maiores do centro fica dificil controlar o crescimento e principalmente fazer mudas.
vou dar o exemplo do gsp se vc deixa-lo nas pedras ele vai se expalhar para as outras rochas com facilidade e, vc não vai conseguir fazer mudas, pq na hora de tirar das pedras vc vai ter q raspar e o caral provavelmente não sobrevivera.
Deixe corais como trumpet, frog, torch e hamer nas pedras fica até mais bonito.
só uma sugestão
Parabéns e continue assim
E aqui vai uma sugestão não deixe xênia, cloves, gsp e outros do tipo nas pedras, digo no monte de pedras maiores. Vc pode colocar em pedras menores porem no substrato exatamente como vc fez com o zoanthus e o gsp. Deixando esses tipos de corais no monte de pedas, as maiores do centro fica dificil controlar o crescimento e principalmente fazer mudas.
vou dar o exemplo do gsp se vc deixa-lo nas pedras ele vai se expalhar para as outras rochas com facilidade e, vc não vai conseguir fazer mudas, pq na hora de tirar das pedras vc vai ter q raspar e o caral provavelmente não sobrevivera.
Deixe corais como trumpet, frog, torch e hamer nas pedras fica até mais bonito.
só uma sugestão
Parabéns e continue assim

-
- Apelido: Ze
Olá!!
Sobre seu palhacinho acho que esse esbranquiçado é infecção bacteriana, veja que as barbatanas tb estão roídas...procure variar bastante a alimentação e entrar com alho, artemia viva e suplemento vitáminico...só isso acho que é suficiente palhacinhos são resistentes
Boa Sorte com o aquário!!!
Sobre seu palhacinho acho que esse esbranquiçado é infecção bacteriana, veja que as barbatanas tb estão roídas...procure variar bastante a alimentação e entrar com alho, artemia viva e suplemento vitáminico...só isso acho que é suficiente palhacinhos são resistentes
Boa Sorte com o aquário!!!