🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL 550 está chegando, e agora?

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Ricardo Cavalcanti
Cirrhilabrus filamentosus
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Boyu TL 550 está chegando, e agora?

#161 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

seu filtro é igual ao meu rsrs
pode usar o controlador da JBJ tranquilamente, eu uso no meu boyu
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
Recebeu Curtir: 6 vezes

#162 Mensagem por Bié Cesa »

Olá Paulo, muito legal esse filtro. Como pretende misturar o sal com a água? vai fazer isso dentro ou fora do aquário?

Sobre o regulador de nível, estou usando o do André Mantovani que é um sensor a laser com timer de segurança pra bomba não ficar trabalhando infiitamente. Tem uma semana que o sistema está instalado e funcionando perfeitamente. Prepare uma bomba um pouco potente pra tocar a água de baixo do móvel pra dentro do aquário. A bomba original da Boyu que veio no meu aquário (430l/hora) não foi capaz de mandar a água a 1 metro de altura. Pensa no reservatório também, se for passar uma semana fora sem ninguém em casa pra repor, vai precisar uns 8 litros no mínimo.

Imagem

Bem a direita é o controlador do sensor de nível, onde pode-se regular o tempo que a bomba vai funcionar a cada acionamento, caso o sensor falhe no momento da leitura e ainda tem uma sirene (muito alta) caso o sistema falhe totalmente.

O medo de todo aquarista que tem sump e sistemas de reposição é justamente o do alagamento, mas assim como o JBJ, existem muitos sistemas confiáveis. Não economize neste aparelho. Tentei fazer um por minha conta com uma bóia eletrônica que falhou no segundo dia.

Grande abraço!
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Paulo Freund
Apelido: Paulo
Data de Nascimento: 21 Ago 1975
Curtiu: 62 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

#163 Mensagem por Paulo Freund »

Bié Cesa escreveu:Olá Paulo, muito legal esse filtro. Como pretende misturar o sal com a água? vai fazer isso dentro ou fora do aquário?

Estou com um balde na área de serviço enquanto vou filtrando a água num "pinga pinga" (90% de um copo americano p/minuto) assim quando dá uma altura mínima para para ligar a bomba de circulação jogo 4 xícaras pequenas* com o sal marinho (tropical marine) em 10 litros está com uma densidade aproximada 1023! Prefiro encher completamente o aquário para corrigir a densidade adicionando sal. (É mais fácil corrigir a densidade para mais do que para menos!)

* xícaras pequenas -> são aquelas xícaras pequenas de café que usamos para servir as visitas impedindo que elas bebam muito do nosso precioso café! Aquarista que é aquarista economiza no café para gastar em aquário! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Bié Cesa escreveu:Sobre o regulador de nível, estou usando o do André Mantovani que é um sensor a laser com timer de segurança pra bomba não ficar trabalhando infiitamente. Tem uma semana que o sistema está instalado e funcionando perfeitamente. Prepare uma bomba um pouco potente pra tocar a água de baixo do móvel pra dentro do aquário. A bomba original da Boyu que veio no meu aquário (430l/hora) não foi capaz de mandar a água a 1 metro de altura. Pensa no reservatório também, se for passar uma semana fora sem ninguém em casa pra repor, vai precisar uns 8 litros no mínimo.

Ainda vamos adquirir um controlador de nível, estamos bem na dúvida sobre o modelo! Preciso ver o recipiente para colocar a água DI, pois vou viajar e ficar uns 25 dias fora! Como o aquário ainda estará ciclando, estou até pensando em deixar as luzes desligadas nessa fase de ciclagem para evaporar menos água durante as férias! Porém se adquirirmos o controlador de nível e sentirmos muita confiança nele vamos manter a ciclagem com 10h de iluminação/dia.
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Vinícius Lino
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Lino
Data de Nascimento: 24 Abr 1986
Recebeu Curtir: 2 vezes

#164 Mensagem por Vinícius Lino »

Paulo,

Acredito cegamente que comprei o mesmo deionizador que você pelo mercado livre! Deionizador muito bom por sinal! Água 0 ppm!!

A respeito da reposição de água, eu também investi no controlador do André Mantovani. Acredito que não exista um controlador 100% seguro, mas eu esse do André chega muito perto disso! Super atencioso, ele fez, embalou e já está me enviando em menos de 1 dia...

Postarei fotos em meu tópico quando chegar..

Parabéns ai..

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#165 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

paulofreund escreveu:
Bié Cesa escreveu:Olá Paulo, muito legal esse filtro. Como pretende misturar o sal com a água? vai fazer isso dentro ou fora do aquário?

Estou com um balde na área de serviço enquanto vou filtrando a água num "pinga pinga" (90% de um copo americano p/minuto) assim quando dá uma altura mínima para para ligar a bomba de circulação jogo 4 xícaras pequenas* com o sal marinho (tropical marine) em 10 litros está com uma densidade aproximada 1023! Prefiro encher completamente o aquário para corrigir a densidade adicionando sal. (É mais fácil corrigir a densidade para mais do que para menos!)

* xícaras pequenas -> são aquelas xícaras pequenas de café que usamos para servir as visitas impedindo que elas bebam muito do nosso precioso café! Aquarista que é aquarista economiza no café para gastar em aquário! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Bié Cesa escreveu:Sobre o regulador de nível, estou usando o do André Mantovani que é um sensor a laser com timer de segurança pra bomba não ficar trabalhando infiitamente. Tem uma semana que o sistema está instalado e funcionando perfeitamente. Prepare uma bomba um pouco potente pra tocar a água de baixo do móvel pra dentro do aquário. A bomba original da Boyu que veio no meu aquário (430l/hora) não foi capaz de mandar a água a 1 metro de altura. Pensa no reservatório também, se for passar uma semana fora sem ninguém em casa pra repor, vai precisar uns 8 litros no mínimo.

Ainda vamos adquirir um controlador de nível, estamos bem na dúvida sobre o modelo! Preciso ver o recipiente para colocar a água DI, pois vou viajar e ficar uns 25 dias fora! Como o aquário ainda estará ciclando, estou até pensando em deixar as luzes desligadas nessa fase de ciclagem para evaporar menos água durante as férias! Porém se adquirirmos o controlador de nível e sentirmos muita confiança nele vamos manter a ciclagem com 10h de iluminação/dia.

Paulo, antes de vc colocar qualquer ser vivo dentro do seu aqua, vc tera que confirmar se seu dendimentro esta marcando certo, acho pouco provavel que 4 xicaras dessas pequenas em 10 litros dgua vc consiga 1023, falo isso pq uso o mesmo sal que vc e preciso de uma quantidade maior de sal, faça o seguinte se vc nao pode comprar um refrantometro no momento, leve seu densimetro em uma loja da sua cidade e pergunte qual a densidade de sal que eles utilizam na loja e peça pra eles colorem um pouco de agua no seu densimetro, provavelmente vai dar uma diferença grande "salvo raras exceções", então supondo que a agua da loja marque 1023 e essa mesma agua no seu densimetro marque 1018 (muito provável) deixe a sua salinidade em 1018, caso cotrario vc vera 1023 no visor do seu densimetro, quando na verdade pode ser que esteje A 1029 (aconteceu comigo), é muito importante vc comfirmar o seu densimetro com um refratometro para a margem de erro ser menor, de preferencia um digital, mas nem todas as lojas possuem. E novamente não coloque nenhum animal no seu aqua sem confirmar a sua salinidade, os animais e corais agradecem..rsrsr
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Paulo Freund

#166 Mensagem por Paulo Freund »

Não se preocupe Adriano a densidade esta baixa mesmo, fiz de propósito para corrigir depois com o aquário mais cheio.... a densidade está entre 1017 e 1018....

Vou chegar em casa e de noite e com calma vamos adicionando sal (tirando parte da água, misturando o sal no balde e recolocando a água até equilibrar a densidade! icon_joia

Bom acabei de encher o aquário só que eu estou com uma grande dúvida. Quando ligo o aquário a bomba puxa muita água do compartimento do sump, dai, o nível de água neste compartimento fica quase 1/3 do nível do aquário. Se vcs observarem a imagem tosca - retratando o meu sump - vão observar que o meu termostato esta nesse compartimento e ele fica quase no seco (tenho medo de estourar)! :shock:

ANTES sump Boyu 550 tl.jpg

Perguntas: Será que preciso colocar ainda mais água no aquário? Não é melhor mudar o termostato para o compartimento overflow?

DEPOIS sump Boyu 550 tl.jpg

Outra dúvida pensei que o perlon ia ficar fora da água recebendo uma queda de água constante.... porém na pratica vi que o compartimento overflow e do skimmer ficam inundados; porém os outros compartimentos: a fossa (lugar para entuxar cerâmica, siporax, carvão ativado e etc); o compartimento da bomba de recalque ficam apenas com 1/3 da água em comparação o nível de água do display!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#167 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

paulofreund escreveu:Não se preocupe Adriano a densidade esta baixa mesmo, fiz de propósito para corrigir depois com o aquário mais cheio.... a densidade está entre 1017 e 1018....

Vou chegar em casa e de noite e com calma vamos adicionando sal (tirando parte da água, misturando o sal no balde e recolocando a água até equilibrar a densidade! icon_joia

Bom acabei de encher o aquário só que eu estou com uma grande dúvida. Quando ligo o aquário a bomba puxa muita água do compartimento do sump, dai, o nível de água neste compartimento fica quase 1/3 do nível do aquário. Se vcs observarem a imagem tosca - retratando o meu sump - vão observar que o meu termostato esta nesse compartimento e ele fica quase no seco (tenho medo de estourar)! :shock:

ANTES sump Boyu 550 tl.jpg

Perguntas: Será que preciso colocar ainda mais água no aquário? Não é melhor mudar o termostato para o compartimento overflow?

DEPOIS sump Boyu 550 tl.jpg

Outra dúvida pensei que o perlon ia ficar fora da água recebendo uma queda de água constante.... porém na pratica vi que o compartimento overflow e do skimmer ficam inundados; porém os outros compartimentos: a fossa (lugar para entuxar cerâmica, siporax, carvão ativado e etc); o compartimento da bomba de recalque ficam apenas com 1/3 da água em comparação o nível de água do display!

Geralmente os boyus bem com uma seta ou marcação maxima na parte de tras preta onde vica o sump, isso da um centimetro da borda do aquario, ou seja a agua tem que chegar até a parte da borda plastica (acabamento) no display, na minha opnião vc "atoxou" de perlon, por isso o nivel baixa quando vc aciona a bomba, ele faz uma repressa, se vc deixar assim, o perlon vai sujar, bloquear mais ainde até que uma semana, vai ficar quase seco, o termostato tem que ficar 90% dentro dagua, senão já era, com certeza tem algo bloqueando sua entrada no sump, pois os sumps da boyu ficam na mesma altura do display(mal feito, mas é a lei da gravidade) se com a bomba ligada ele baixar mais de 2 centimetros com relação ao display, tem alguam coisa errada. Seria bom vc postar uma foto do sump, (seu desenho ta tosco...rsrsrs) assim da pro pessoal ver melhor.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Regiane Freund
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#168 Mensagem por Regiane Freund »

Olá Adriano!

Não achamos o marcador de nível que você disse, então vamos postar fotos com ele desligado e ligado para que vc veja como fica o nível da água!
[align=center]May The Force Be With You! [/align]

Regiane Freund
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#169 Mensagem por Regiane Freund »

Outras fotos:
[align=center]May The Force Be With You! [/align]

Paulo Freund

#170 Mensagem por Paulo Freund »

Estou reparando algumas fotos de boyu na internet, parece que colocam água até esconder a linha d'água no acabamento preto da borda superior do aquário.... Será que é isso mesmo?! :-?

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#171 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

paulofreund escreveu:Estou reparando algumas fotos de boyu na internet, parece que colocam água até esconder a linha d'água no acabamento preto da borda superior do aquário.... Será que é isso mesmo?! :-?

Na foto nao da pra ver mas é isso mesmo paulo, o ideal é vc nao veja a linha dagua, meu sump é diferente do seu, mas acho que esta tudo ok, agora se o termostato esta muito fora dagua coloque ele no primeiro compartimento, mas vamos esperar pra ver se alguem com um boyu igual ao seu possa esclarecer melhor a sua duvida.

Tersio Arcurio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Tersio
Data de Nascimento: 31 Out 1982
Recebeu Curtir: 1 vez

#172 Mensagem por Tersio Arcurio »

Tenho um TL 550...

Freund, primeiro, aumente o nivel do display, colocando uma capa de cd no primeiro compartimento do sump, tranvando parte da agua que esta caindo no sump.... dessa forma, voce aumentara o nivel do display. Deixei a agua no nivel maximo, antes de transbordar para o sump...

Segundo, coloquei agua no sump at'e o limite entre a divisoria do segundo x terceiro compartimento do sump... assim, o termostato no quarto compartimento fica perfeitamente submerso...

Paulo Freund

#173 Mensagem por Paulo Freund »

Térsio aho que foi exatamente isso que fiz instintivamente. Veja se eu estou correto:

Enchi de água até ficar quase transbordando do compartimento do skimmer com a bomba ligada, porque se desligar a bomba, nivela todos os compartimentos....

Pelo que percebi, quando se coloca um pouco mais de água e esta ultrapassa com facilidade este compartimento do skimmer inunda os 4 compartimentos do sump deixando tudo no mesmo nível, porém o nível do 4º compartimento o termostato acaba ficando com água até a borracha quase 1,5 cm de deixar o termostato completamente submerso! :shock: - Acho que isso não é para fazer, não é? icon_nono

Mas quando deixo o limite de água quase transbordando do compartimento do skimmer a vazão da bomba diminui o nível do 3º e 4º compartimento deixando apenas uns 2/3 do vidro do termostato submerso! - Acho que esse é o correto! icon_yes

Eu ainda nem liguei o termostato pois tenho medo de ele estourar em razão do nível da água (quando tinha aquario dulcícola o termostato ficava com quase a totalidade do vidro submerso)!...

Início do próximo ano para não correr riscos acho que vou comprar um coel e um aquecedor de titânio, pois tenho medo desse termostato estourar dentro do aquário! Fiquei com receio de uma parte relativamente grande do vidro do termostato (uns 30%) ficar fora da água! :-(

Confirmando, deixo a água entre o 2 e 3 compartimento no limite quase transbordando, no máximo um leve filete de água escorrendo por cima, correto?

Tersio Arcurio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Tersio
Data de Nascimento: 31 Out 1982

#174 Mensagem por Tersio Arcurio »

Correto... pelo menos assim, o vidro do termostato fica completamente submerso...

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#175 Mensagem por Marco Vieira »

plus_icon

O vidro do termostato tem que ficar submerso para evitar que ele estoure.

f.ab1o
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 19 Jun 1981

#176 Mensagem por f.ab1o »

Paulo e Regiane, parabéns pelo aqua !!!! Me registrei a pouco aqui no Forum, porem ja acompanho o mesmo a tempos, li o topico anterior de voces e agora este, também tenho um TL-550 e ele é identico ao de voces, e tive praticamente todas as duvidas que voces, muitas esclareci por aqui, apenas lendo, outras conversando com alguns lojistas, aqui em SP existem muitas lojas em que os donos não são apenas comerciantes e sim curtem o hobby também ... Cada um tem sua maneira "correta" ou não de ciclar, manter e presarvar o reef cabe a cada um avaliar se as informações passadas podem lhe ser uteis ou não, muitas informações são unânimes e outras muito divergentes, pois bem , aqui vão minhas considerações; 1 - Nivel de agua do sump - ajustei obstruindo um pouco a queda d agua do primeiro compartimento, como o pessoal recomendou com a capinha de CD ... os dois compartimentos da esquerda ficam uns 4cm abaixo que os dois da direita. O Skimmer desta forma funciona muito bem ; 2 - Termostato - Tirei da posição original que veio e passei para a do overflow, conforme desenho que vcs postaram no outro topico, fiz isto porque percebi que onde estava existe variação de nivel da agua, conforme evaporação e ele realmente ficava pra fora, outro detalhe é que no compartimento que vem originalmente, a agua que fica na superficie não circula muito e quando o termostato ligava para aquecer ele perdia a referencia pois apenas neste compartimento a agua ficava mais aquecida que no restante do aqua e desligava antes de aquecer o aqua todo. Me desculpem pelo longo texto ! Qualquer dúvida é só perguntar !!! :roll:

Paulo Freund

#177 Mensagem por Paulo Freund »

Valeu Fábio!

Realmente, se não fosse pelas dicas dos colegas eu e minha esposa estaríamos perdidos! No mínimo o termostato teria explodido! kkkkk

Já até cortamos uma capinha de dvd para levantar o nível do display. Outra alternativa que estou pensando é: fazer um pequeno recorte entre o 2º e 3º compartimento para ampliar a queda d'aqua do compartimento onde está o skimmer, pois isso nivelaria os 4 compartimentos. Acho que esta seria a solução ideal para o boyu, pois dai o termostato poderia ficar em qualquer compartimento, além disso, não haveria o problema de colocar muita água para forçar a água transbordar por cima do 2º/3º compartimento, pois, quando o compartimento do skimmer fica com muita água o skimmer não fica bem preso (não fica bem apoiado) e acaba flutuando e o copo do skimmer bate na tampa e, algumas vezes, se está com água de mais, o copo enche de água prejudicando o funcionamento do skimmer. (não sei se consegui me expressar bem, mas acho que quem já passou por esta situação na prática, vai entender exatamente o que eu estou [s]falando[/s] escrevendo)

Eu eu minha esposa ficamos muito receosos pois pensamos, como um aquário plug and play feito para aquário marinho, necessita de tantas gambiarras? Eu, pessolmente acredito (posso estar errado) que o compartimento do skimmer necessita desta gambiarra em razão dele ter sido adaptado, pois o skimmer que vinha antigamente era fraco (WG-308) e atualmente o tl 550 vem com o skimmer WG 428, não sei se ele tem o copo maior, ou o que aconteceu, mas nota-se que houve um corte entre o 2º e 3º compartimento feito meio que nas coxas para apoiar a saída de água do skimmer; porém, a vazão de água que sai do skimmer é bem inferior a vazão da bomba de recalque, criando esse desnível entre o 3º e 4º compartimento.

Estamos agora na fase de ciclagem e criamos o tópico: " CICLANDO o BOYU TL 550" (http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=45&t=18791) ... esse tópico estamos demonstrando a fase ciclagem do nosso boyu e talvez as dúvidas que tivemos em que os colegas do fórum nos ajudaram a resolver talvez ajudem outras pessoas com este aquário plug and play! :roll:

Antonio Carlos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 19 Out 1981

#178 Mensagem por Antonio Carlos »

Fala Paulo, acabo de ler seus dois tópicos.

Também tenho uma Tl 550 sou do clube. Vou passar a acompanhar suas mensagens estou achando bem legal e tive todas essas duvidas também no começo.

Caso tenha mais alguma, me coloco a disposição para ajudar. em minha assinatura tem um linque para um tópico do meu tl.
A.Carlos
Meu reef antigo TL 550.
viewtopic.php?f=99&t=19792

Meu reef atual RSM 250
viewtopic.php?f=25&t=23720&p=264315#p264315

=//A única forma de vencer uma discussão é evitá-la.//=

Responder

Voltar para “Clube Boyu”