Adonelson escreveu:Olá,
Como não havia me apresentado apesar de não ser o local apropriado, aproveito o tópico.
Tem local apropriado sim: viewtopic.php?f=33&t=324
Sugiro dar uma lida geral no fórum.

Adonelson escreveu:Olá,
Como não havia me apresentado apesar de não ser o local apropriado, aproveito o tópico.

Adonelson escreveu:Marcio,
Algumas novidades e dúvidas
Iluminação:
Adquiri as lâmpadas, reatores, refletores (feitos por encomenda copiando o Carlos Moreno - alumínio importado da alemanha). Serão 8 t5 de 54w.
Adonelson escreveu:Filtragem:
Instalei um reator de pellets há 20 dias.
Adonelson escreveu:Resfriamento:
Consegui o bendito crobe revestido de pvc e estamos finalizando a instalação.
Adonelson escreveu:Parametros:
Aqui surgem alguns problemas. Após verificar o pequeno consumo de cálcio e de RA, parti para a adição de kalkwasser com duas câmaras e gotejamento. Está quase tudo ok. Cálcio 470, Magnésio 1480 e PH 8.2 RA 8. Amônia 0 e Nitrito 0 há mais de 60 dias.
Adonelson escreveu:Nitrato era 10 baixou para 5. Agora fosfatonão consigo baixar.
Adonelson escreveu:O aqua tem mais de 3 meses e desde que comecei a medir o fosfato em 25/07/2012 ele está em 1.0 e não baixa nem com reza. (Teste Red Sea comum e o PRO. são diferentes). A água de reposição e TPA é de RO/DI própria, com TDS marcando 0. Já fiz 3 TPAs de 10% (é dificil trocar mais por causa de vasilhame e espaço no AP).
Já usei o teste antigo da Red Sea de fosfato e ele era muito impreciso e marcava errado também. Recomendo que meça o fosfato com teste da salifert ou Elos, são uns testes mais caros, mas para fosfato, principalmente com GFO e bio pellets é fundamental ter uma precisão maior.Adonelson escreveu:Não havia um só peixe no aquário (fazem dois dias que adicionei dois palhaços com 3cm) o que significa dizer que não há entrada de alimentos. Os corais que tenho, cerca de 17 LPS e SPS, aparentemente estão bem, com a exceção de um trumpet Kriptonita que abre muito pouco.
Eu tenho um Kriptonita aqui que também não vai bem .... no começo tava bonitão, depois parecia que ia morrer, ai ganhei um trumpet rosa de um amigo e coloquei um do lado do outro, ai parece que o Kriptonita ficou com inveja e está melhorando, eu não consigo entender este cidadão![]()
![]()
Muito cuidado na sua redução de nutrientes, ela precisa ser gradual para que os corais não sintam isso. Os softs vão acabar sentindo mais cedo o mais tarde porque eles gostam de uma água com mais nitrato e fosfato do que os SPS. O segredo ai vai ser achar um nível tal para estes dois elementos que agrade os gregos e os troianos.
Adonelson escreveu:Suspeito que o constante excesso de fosfato decorre de que Parte(apenas um 1/3) das rochas e da Aragonita que vieram de um desmonte muito antigo (estavam guardadas há muito tempo, mas o aquarista era confiável e zeloso). É possivel que a decomposição daqueles materiais esteja gerando tanto fosfato?
Decomposição não, mas o fosfato pode estar blindado na forma de carbonato de fosfato, a medida que este carbonato vai se dissolvendo nas camadas mais profundas ele pode estar liberando fosfato. A melhor forma de saber isso é ... tirar uma das rochas que voce saiba que veio do desmonte, lava bem ela e deixa secar, uma vez seca coloque em um recipiente com água RO/Di sem fosfato, deixa a rocha por 48 horas imersa e meça o fosfato novamente, se acusar, é ela que está liberando, se não, o fosfato não está vindo das rochas / substrato.Adonelson escreveu:E porque o mesmo não ocorre com o Nitrato?
Nitrato não consegue ser aprisionado, nitrato só é gerado via material organico em decomposição que entra no ciclo do nitrogenio ( amonia, nitrito, nitrato)Adonelson escreveu:As trocas parciais não deveriam ter surtido algum efeito positivo?
Sim, deveriam, quando voce troca 10% de uma solução com 1ppm de fosfato por outra com 0ppm de fosfato a resultante na primeira troca seria de 0,9 ppm, assumindo que não há entrada de fosfato, a segunda troca teria que ter baixado o fosfato para 0,81 ppm e a terceira para 0,73 ppm.
Por isso que volto a recomendar o uso de um dos testes citados acima.Adonelson escreveu:Nâo quero começar com GFO agora para ter noção primeiro da quantidade de fosfato real do aquário.
Exato, espere um pouco, se entrar com GFO recomendo reduzir a vazão do pio pellets. Retirar muito fosfato de uma vez não é bom. Também não pode tirar tudo não !! não baixe além de 0,03 ppm de fosfato.Adonelson escreveu:O Kalkwasser não deveria estar ajudando o skimmer?
Não. Kalk ajuda a baixar fosfato, um pouco, simplesmente porque ele blinda por meio de reação criando carbonato de fosfato.Adonelson escreveu:Os pellets também não deveriam contribuir?

Elder Luis escreveu:Adonelson escreveu:Olá,
Como não havia me apresentado apesar de não ser o local apropriado, aproveito o tópico.
Tem local apropriado sim: viewtopic.php?f=33&t=324
Sugiro dar uma lida geral no fórum.

Ramon Brescovici escreveu:to meio que pegando o bonde andando novamente...
salvo engano, segundo uma tabela do Randy, montou-se uma fórmula pra ver se há equilíbrio entre CA e KH (medida em meq/l). seria
calcio = kh*20 +360
dá pra notar que seu equilíbrio está com mais cálcio que kh.
outro problema de ter kh e calcio altos (no caso, só seu calcio tá alto) é a "precipitação" que vai ocorrer principalmente nos aquecedores e bombas, mas que a longo prazo também ocorre nos canos diminuindo a potencia dos equipamentos por 'grudar uma camada calcárea'.
quanto ao fosfato, eu nao me preocuparia.
abraço

Adonelson escreveu:Testes, Testes, Testes, Testes...
Eu tinha o red sea comum, dai me convenceram a adquirir o Novo Programa da Red Sea, caaaaaaaaaaaaaro que só. Pelo valor dava para comprar os testes da Hanna, mas aqui não tem e teste red sea é luxo. Vou ter que pedir pela internet. Aproveito para dar um conselho a quem passar por aqui e ler. O Novo programa de teste da red sea é complicado, o teste de KH é péssimo de se obter o resultado, e os de cálcio e magnésio "aparentam" serem imprecisos. O de fosfato é complicado e impreciso ao mesmo tempo, a escala colorimétrica não se parece nada com o resultado obtido.
Adonelson escreveu:Fosfato blindado![]()
Eu acompanhei algumas discussões sobre esse assunto e não cheguei a conclusão alguma. Compreendi os fatores, mas ainda fique sem respostas. O fosfato blindado tem solução? A troca constante de água não deveria resolver já que a liberação deste fosfato é lenta? A liberação não deveria ocorrer só com a queda do PH e do KH? Se apenas 1/3 foi do desmonte o restante do material ainda não estava saturado e deveria blindar mais fosfato antes de liberar?! Será que o plenum do Joubert pode estar causando isso?
Se esta for realmente a causa, tenho que retirar tudo? É que não dá para identificar o que foi do desmonte, principalmente o substrato(misturou) Ainda estou fazendo o teste que recomendou.


Adonelson escreveu:Márcio,
Como não estava aguentando ver o fosfato subir, já estava em 3,06 sem que houvesse entrada de fosfato, já que não havia peixes e nem alimentação. Comprei GFO da Phosban e botei para rodar bem vagarosamente para não reduzir demasiadamente. O resultado é que em algum tempo baixou de 3,06 para 0,64 e de lá não saiu há quase 10 dias. Fiquei encucado, saturou?! Muito provavelmente não.
Adonelson escreveu:Dai fui para o segundo passo. Peguei o meu teste da Red Sea PRO e fiz na água de RO/DI com sal Red Sea Coral Pro (desde que montei o aqua só utilizei esse) para TPA. O resultado é que foi identificado fosfato na quantidade de 0,64. Como isso é possível?! Fiz o teste só em água pura(não sei se funciona com água sem sal) o fato é que identificou fosfato em 0,16. Conclusão, a minha água de RO/DI está liberando fosfato 0,16, com o sal o fosfato sobe para 0,64.
Adonelson escreveu:A questão é que tenho cinco estágios para material filtrante e todas as mídias são novas, menos de 2 meses e o TDS marca 0,00, assim, em tese, não deveria haver fosfato, o que leva a conclusão de imprecisão do teste, isto é fato. Acha que dá para confiar nas mídias?
Adonelson escreveu:O outro ponto é que mesmo com teste impreciso, não tenho dúvida que minha água de TPA está adicionando fosfato ao sistema e vindo principalmente do sal RED SEA CORAL PRO, já que o valor muda de 0,16 para 0,64, ou seja isso não é só imprecisão do teste. Estou sem saber o que fazer.
Adonelson escreveu:Não confio na água de RO/DI, no TESTE e pior no SAL. Mesmo que o teste não seja lá essas coisas e aponte um fosfato inexistente na água do RO/DI(mídias novas), ele aumenta quando adiciono sal, ou seja, há fosfato no sal e não é puco 0,48. Até porque, mesmo considerando o erro do teste, meu áquario está com muitas algas (verdes e marrons) e nitrato na casa dos 2,5, apontando como possível causa o fosfato.
Adonelson escreveu:Agora estou sem parâmetros para comparação porque não tenho nenhuma premissa confiável. Água, sal e teste.



Marcio Gielfi escreveu:Adonelson, se retirar fosfato muito rápido os LPS e soft são os que vão sentir bastante isso, SPS precisam de baixíssimo nível de fosfato, LPS e soft vão precisar de suplementação na alimentação para não morrerem, se atente a isso. Acho que 150 gramas de removedor de fosfato de uma só vez é muita coisa.
Seu aquário se já tem corais não está mais ciclando da forma que falamos em forum.



Adonelson escreveu:Marcio,
Trouxe mais algumas informações e milhares de dúvidas.
1 - O teste que encomendei não chegou ainda e o lojista disse que vai demorar;
2 - Pedi a um colega para fazer o teste (marca acho que era Salifet) ele me disse que meu fosfato está em torno de 0,3 a 0,5 (mensurando) muito parecido com os meus resultados 0,36; Muito alto para quem não adiciona fosforo por alimento; Minha água de reposição está saindo com 0,02-0,04 de fosfato;
3 - O nitrato zerou;
4 - Os corais estão recupenrando a cor, mas muito lentamente, dá a aparência que estão se acostumando com o fator branqueador;
5 - O fator que está branqueando os corais ainda permanece porque ganhei uma muda de pavona e uma acropora e em menos de 48horas ficaram brancas. Todos os corais parecem saudáveis porque sempre abrem e fecham e estão crescendo muito rápido, tanto nas pontas quanto na base.
Pensei que fosse a iluminação(falta) mas não parece ser isso porque as mudas vieram de um aquário boyu de 120 litros com duas pl de 24w chinesas e no meu tem 8 t5 de 54w com calhas em alumínio refletivo importado da alemanha com abertura de 5cm(ctrl c do Carlinhos). 4 Lâmpadas 17.000 k narva e 4 lâmpadas blue 2 narva. Será que existe a possibilidade da luminosidade está intensa demais? ou até mesmo fraca(não parece)?
Os parâmetros estão cada vez mais estáveis.
Temperatura 27/28
Ca 420
Mag 1340
Ra 9-10
Amônia 0
Nitrito 0
Nitrato 0
Fosfato 0,36
Estou adicionando suplemento como recomendado na bula: Pro coral mineral(1 vez por semana); Pro coral orgânico e Zooplanktos-S Brightwell Aquatics(1 vez por dia em dias alternados).
O aquário está numa produção louca de algas verdes, marrons e filamentosas(antes mesmo de adicionar qualquer suplemento).
Um trumpet teve withe bugs, mas tratei com program plus fora do aquário e deu muito certo. O coral é um dos mais vistosos agora.
Apareceram algumas planárias(poucas ainda) então cuidei de sinfonar o substrato direcionando a água para o próprio sump com um shark bag de 1 micra(retirei muitas planárias e sujeira). As tpas quinzenais passarão a ser semanais até reduzir possível carga orgnânica geradora de planárias. Vou ver se dou sorte com 1 six line ou 1 melanuros também, porque não quero por remédio no aquário.
Ps: No refúgio eu utilizei halimeda(acho que errei) devo trocar por aragonita, como é no aquário? ou desmontar ele logo? O objetivo era criar microvida e por algumas chaetomorphas, mas se essa alga fosse remédio eu já estaria morto. Se tivesse acho que não adiantaria muito... macroalgas e fontes de carbono para bactérias precisam de nitrato para consumir fosfato né?
Tens algumas idéia do que pode estar causando o branqueamento? E de tão elevado fosfato(não achei a causa)? Quanto as algas nem vou perguntar porque provavelmente vem do fosfato.
Adonelson escreveu:Resfriamento:
Consegui o bendito crobe revestido de pvc e estamos finalizando a instalação.

Matias Gomes escreveu:Adonelson escreveu:Resfriamento:
Consegui o bendito crobe revestido de pvc e estamos finalizando a instalação.
já deixa o contato aqui para os colegas que precisarem.


Adonelson escreveu:
2 - Pedi a um colega para fazer o teste (marca acho que era Salifet) ele me disse que meu fosfato está em torno de 0,3 a 0,5 (mensurando) muito parecido com os meus resultados 0,36; Muito alto para quem não adiciona fosforo por alimento; Minha água de reposição está saindo com 0,02-0,04 de fosfato;
Adonelson escreveu:3 - O nitrato zerou;
Adonelson escreveu:4 - Os corais estão recupenrando a cor, mas muito lentamente, dá a aparência que estão se acostumando com o fator branqueador;
Adonelson escreveu:5 - O fator que está branqueando os corais ainda permanece porque ganhei uma muda de pavona e uma acropora e em menos de 48horas ficaram brancas. Todos os corais parecem saudáveis porque sempre abrem e fecham e estão crescendo muito rápido, tanto nas pontas quanto na base.
Adonelson escreveu:Pensei que fosse a iluminação(falta) mas não parece ser isso porque as mudas vieram de um aquário boyu de 120 litros com duas pl de 24w chinesas e no meu tem 8 t5 de 54w com calhas em alumínio refletivo importado da alemanha com abertura de 5cm(ctrl c do Carlinhos) . 4 Lâmpadas 17.000 k narva e 4 lâmpadas blue 2 narva. Será que existe a possibilidade da luminosidade está intensa demais? ou até mesmo fraca(não parece)?
Adonelson escreveu:Os parâmetros estão cada vez mais estáveis.
Temperatura 27/28
Ca 420
Mag 1340
Ra 9-10
Amônia 0
Nitrito 0
Nitrato 0
Fosfato 0,36
Adonelson escreveu:Estou adicionando suplemento como recomendado na bula: Pro coral mineral(1 vez por semana); Pro coral orgânico e Zooplanktos-S Brightwell Aquatics(1 vez por dia em dias alternados).
Adonelson escreveu:O aquário está numa produção louca de algas, verdes, marrons e filamentosas.
Adonelson escreveu:Um trumpet teve withe bugs, mas tratei com program plus fora do aquário e deu muito certo. O coral é um dos mais vistosos agora.
Adonelson escreveu:Apareceram algumas planárias(poucas ainda) então cuidei de sinfonar o substrato direcionando a água para o próprio sump com um shark bag de 1 micra(retirei muitas planárias e sujeira). As tpas quinzenais passarão a ser semanais até reduzir possível carga orgnânica geradora de planárias. Vou ver se dou sorte com 1 six line ou 1 melanuros também, porque não quero por remédio no aquário.
Adonelson escreveu:Ps: No refúgio eu utilizei halimeda(acho que errei) devo trocar por aragonita, como é no aquário? ou desmontar ele logo? O objetivo era criar microvida e por algumas chaetomorphas, mas se essa alga fosse remédio eu já estaria morto. Se tivesse acho que não adiantaria muito... macroalgas e fontes de carbono para bactérias precisam de nitrato para consumir fosfato né?
Adonelson escreveu:Tens algumas idéia do que pode estar causando o branqueamento? E de tão elevado fosfato(não achei a causa)? Quanto as algas nem vou perguntar porque provavelmente vem do fosfato.


Adonelson escreveu:Marcio,
Fiz o teste da rocha em água de RO/DI e após 24 horas detectei 0.36 de fosfato. Fiz um teste em uma rocha "nova" e ficou entre 0,18 e 0,36. E agora?
Adonelson escreveu:Os pellets estão parados a quase 2 meses quando o teste de nitrato marcou 0(não sabia que tinha que manter). Introduzi GFO primeiro phosban e o fosfato de 3,06 caiu para 0,36 e ai parou, acho que saturou. Comprei GFO ROWA e não reduziu nadinha, ficou em 0,36.
Adonelson escreveu:A perda é apenas de cor, o tecido e os pólipos aparentam estarem muito saudáveis. Tenho notado que a recuperação da cor tem ocorrido principalmente na parte inferior do coral, ou seja, que fica voltada para baixo e provavelmente recebe menos luz. Isso denota excesso?
Adonelson escreveu:Vou tentar diminuir e manter o KH. O sal Red Sea tem o kh alto. Aqui cabe mais um relato. O sal acabou e comprei o terceiro balde da red sea coral pro, fiz o teste de fosfato e detectou 0,36 mais uma vez. Será que o meu é falsificado?! Repeti o teste com a mesma quantidade de água e sal das marcas Royal Blue e Tropic Marin e ambos não apresentaram fosfato.
Voce fez o teste de isolar um pouco de halimeda, e colocar em água doce ou salgada com fosfato zero e ver o que acontece ?Adonelson escreveu:Eu até acho a halimeda mais bonita, mas achei que era ela que estava liberando o fosfato, por isso cogitei a ideia de trocar.
Se tiver tang no aquário esporo não é um problema, o tang não deixa elas prosperarem ...Adonelson escreveu:Quanto a chaetomorfa o problema é que não consegui achar. Aqui só tem caulerpa e ai tem a questão dos esporos que ainda não sei lidar.
Adonelson escreveu:As algas diminuíram bastante, depois que sifonei o substrato por causa das planárias. Acho que ajudou a reduzir a carga orgânica. Parei de adicionar o pro coral organic da tropic e continuo com os outros elementos
