🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL 550 está chegando, e agora?

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Paulo Freund
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Paulo
Data de Nascimento: 21 Ago 1975
País: Brasil
Curtiu: 62 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Boyu TL 550 está chegando, e agora?

#1 Mensagem por Paulo Freund »

Daeee pessoal!

Meu Boyu 550 TL está chegando, e agora? clapping_02
Hehehe!

Não queria gastar muito no início, mas sei que agora preciso fazer algumas aquisições essenciais:
Gostaria da opinião de vocês.

1- Quantos quilos de substrato? Gosto daquelas conchas moídas branquinhas, não tenho certeza se o nome é aragonita. Alguma sugestão?

2- Queria colocar rochas vivas em quantidade suficiente para dar aquele toque natural em que vejo em muitos reef postados aqui no fórum. Quantos kilos de rocha devo adquirir para o BOYU TL 550 (128L)? Alguma dica no posicionamento dessas rochas?

3- No Boyu vem 2 Lâmpadas: PL 24W branca/azul; será que posso usar estas lampadas ou devo trocar por 2 lampadas PL 36W? Bemmmmmmmm futuramente talvez faça uma calha de LED, mas vai demorar um pouco.

4- Quais equipamentos e kits testes essenciais para adquirir agora? Basta o teste de PH, NITRITO, NITRATO, AMONIA, TERMOMETRO? Ah! Compro um Refratômetro ou um densímetro comum?

5- Sobre os removedores de algas do vidro, aqueles magnéticos são bons ou arranham o vidro? Será que é melhor comprar aqueles cabos com uma esponja na ponta?

6 – Será que preciso adquirir uma bomba de circulação extra? Qual bomba? Alguma bomba baratinha e de qualidade para me indicar?

Desde já agradeço a colaboração de vocês! icon_joia
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Boyu TL 550 está chegando, e agora?

#2 Mensagem por Marco Vieira »

Paulo, parabéns pela aquisição!

1- Substrato é legal ter no mínimo 4cm para fixar a biologia. Normalmente recomendam crushed coral (conchas moídas branquinhas) + samoa pink, sendo crushed por baixo. Mas cada substrato tem sua vantagem.

2- O toque natural só vem com o tempo. Sansibar é sempre uma boa, e uma RV, mesmo pequena, ajuda no start da biologia. A quantidade vai do seu gosto, bem como a montagem. Há inclusive como montar suas próprias rochas, dano o seu toque. Como dica, não encoste as pedras no vidro, para evitar áreas de pouca circulação, acumulo de sujeira e difíceis de limpar.

3- Essas lâmpadas tocam um aqua com softs e alguns LPS. Agora, se trocar as lâmpadas, tem que trocar o reator. E digo de experiência, achar reator específico de PL é um porre. Funcionam os de T5 (estou usando), mas não é o recomendado. E sempre avalie o espaço que existe para colocar outro reator o comprimento das lâmpadas, nos Plug&Play é tudo muito apertado e alterou algo, tem que adaptar.

4- PH, KH, Amônia para peixes apenas. Cálcio e Mg para a maioria dos corais (cálcio mais importante). Nitrito, Nitrato e Fosfato, principalmente para controle de algas. Termômetro de vidro, aquecedor (1W/litro) e ventuinha/chiller com um controlador de temperatura. Nanos são complicados nesse quesito, esquentam e esfriam rapidamente, automatizar o controle é muito importante. O termômetro de vidro é uma segurança de que o controlador não endoidou.

5- Eu uso o magnético, acho mais simples. Há sim o perigo de riscar o vidro, para evitar não deixe que ele tenha contato com o subtrato e limpe a cada utilização. Nunca risquei meu vidro. Tenho o manual também, mas acho menos eficiente, principalmente num aqua com tampa como o Boyu.

6- Normalmente quem tem esse boyu põe uma bomba a mais, mas isso pode variar para cada caso. Depende de quais corais e peixes você tem, layout das pedras, etc.

Abraço e continue postando as suas dúvidas!

Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Raniel

#3 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Paulo, Já tive um boyu desses.

Bem, alem do que foi exposto acima pelo Marco, eu já prepararia para comprar um chiller. Infelizmente, este aqua esquenta demais....

Paulo Freund

#4 Mensagem por Paulo Freund »

Eu moro num lugar friooooo, bem frio! Vou sentir um pouco o aquecimento na fase de ciclagem, dependendo de como for vou colocar umas ventoinhas, se mesmo assim o aquecimento for grande vou partir para o chiller.

Só vou colocar os peixes depois de estar certo que eles não vão correr nenhum risco! icon_joia
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]

Fabio Vicente
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

#5 Mensagem por Fabio Vicente »

Só complementando, prefira um refratômetro... densímetros são imprecisos. Refratômetros são mais caros, mais vale o investimento. Eu possuo um densímetro. Um amigo e eu usamos água natural, e certa vez resolvemos fazer TPA usando o resto do sal que tinha em casa. O densímetro acusou 1018. Desconfiamos, e ele foi até a casa do Elder que gentilmente fez o teste no refratômetro... 1023. Agora imagina se continuássemos a colocar sal basendo apenas no densímetro. Era desastre na certa.

Escolha um limpador magnético para vidro curvo, ou tenha muita paciência para limpar os cantos com um comum icon_wacko . Em relação ao limpador riscar o vidro, ele não risca. Mas se, durante a limpeza um grão de areia ficar preso nele, hmmm... aí é estrago na certa. Só tome cuidado em relação a isso.

Devido ao layout das minhas rochas eu optei por uma bomba stream pequena. Mas cada caso é um caso. A princípio não se preocupe com isso.

Uns 18kg de substrato, seja samoa pink, crushed coral ou ambos já dá para atingir 4cm de altura.

Paulo Freund

#6 Mensagem por Paulo Freund »

Daeee pessoal!

Hoje estava escolhendo os peixes para o meu aquário! Gostaria de opinões!

- 2 ocellaris;
- 1 Purple Firefish Goby, ou Firefish Goby;
- 1 Chromis Green, ou Yellowtail Blue Damsel, ou Royal Gramma;
- 1 Yellow Watchman.

O que vcs acham?

Ah! Com estes peixes vou poder colocar mini paguros, camarões bailarinos, e aquela aranha do mar no aquario?

Fabio Vicente
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Recebeu Curtir: 16 vezes

#7 Mensagem por Fabio Vicente »

Eu fugiria das donzelas (Chromis Green, Yellowtail Blue Damsel). Não costumam se dar bem com palhaços... são peixes temperamentais. Você talvez possa considerar o Bangai no lugar. É pequeno e calmo.

5 peixes eu acho muito para o TL-550, mas como você disse que tem planos para adquirir um maior no futuro, creio que não haverá problemas se adquirir todos pequenos. Mas atente-se para a possibilidade de ter que trocar o skimmer para um mais potente.

A equipe de limpeza (paguros, nish, neritinas e turbo snails) vai muito bem com esses peixes. Camarão bailarino, corrijam-me se estiver errado, necessita de aiptásia para se alimentar. Talvez camarão Lysmata.

Aranha do mar nunca procurei informações.

E aproveitando, uma pergunta para os mais experientes... possuo também um Bouy TL-550, e gostaria de opiniões sobre introduzir um ofiúro
no meu sistema.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#8 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

paulofreund escreveu:Daeee pessoal!

Meu Boyu 550 TL está chegando, e agora? clapping_02
Hehehe!

Não queria gastar muito no início, mas sei que agora preciso fazer algumas aquisições essenciais:
Gostaria da opinião de vocês.

1- Quantos quilos de substrato? Gosto daquelas conchas moídas branquinhas, não tenho certeza se o nome é aragonita. Alguma sugestão?

2- Queria colocar rochas vivas em quantidade suficiente para dar aquele toque natural em que vejo em muitos reef postados aqui no fórum. Quantos kilos de rocha devo adquirir para o BOYU TL 550 (128L)? Alguma dica no posicionamento dessas rochas?

3- No Boyu vem 2 Lâmpadas: PL 24W branca/azul; será que posso usar estas lampadas ou devo trocar por 2 lampadas PL 36W? Bemmmmmmmm futuramente talvez faça uma calha de LED, mas vai demorar um pouco.

4- Quais equipamentos e kits testes essenciais para adquirir agora? Basta o teste de PH, NITRITO, NITRATO, AMONIA, TERMOMETRO? Ah! Compro um Refratômetro ou um densímetro comum?

5- Sobre os removedores de algas do vidro, aqueles magnéticos são bons ou arranham o vidro? Será que é melhor comprar aqueles cabos com uma esponja na ponta?

6 – Será que preciso adquirir uma bomba de circulação extra? Qual bomba? Alguma bomba baratinha e de qualidade para me indicar?

Desde já agradeço a colaboração de vocês! icon_joia

Olá paulofreund, acho que vc fez uma ótima aquisição comprando o tl-550, vou tentar ajudar e expor minhas própias experiências, conversas com amigos aquaristas e muita, muita leitura. Primeiro não sigua o que alguem lhe dizer, sem duvidar, por mais ' expeirente que possa ser e com o aquario mais lindo do mundo. Ele pode ter "dominado" o seu própio aquario, mas cada aquario é unico e tem suas dificuldades. Quanto ao substrato coloque uma camada estética de uns 3 a 4 centimetros, quanto ao kilo, fica dificil, pois vai depender se é fino ou grosso, pois o fino se compacta e ocupa menos espaço, logo vc vai precisar de mais kilos. Quer comprar o melhor? compre o SAMOA PINK, não é tao mais caro e ninguem vai dizer que tem um substrato melhor que o seu, ou que seu aquario nao esta dando certo pq o cascalho é de conchas moida, mas se vc acha conchas moida bonito, compre. mas fique ciente que nao é a melhor opção. Talvez tenha problemas, talvez não. O sal idem compre o Tropic marin, ninguem no mundo vai poder dizer que tem um sal melhor que o seu, diferença de preço é ridicula, comparando com os beneficios. As rochas usa=se como regra de 10 a 20 % então, eu diria uns 15 kilos, particularmente nao gosto daquele morro que alguns fazem nas rochas, nao fica natural. E as vezes dificulta a circulaçao d'agua. A iluminaçao nao acho necessario trocar, pois vc nao podera ter corais duros, para isso seria necessário uma revolução no seu aquario e não somente trocar as lampadas. Agora se vc quize adicionar mais uma lampada alem das que vc ja tem seria bom, mas nao é fundamental. Eu comprei um removedor algas magneticos paguei 40 reais, achei um lixo, nao uso pq o vidro nao limpa direito e nao precisa ser um genio pra perceber que um pedaço de velcro colado em um imã vai limpar melhor que uma esponja. Limpar ele limpa mas não tão bem como a velha esponja. Sem falar no risco de arranhar o vidro. Como seu aquario é alto talvez fosse interesante vc colocar uma bomba de circulaçao no meio dele, caso pretenda ter corais. Se vc quer economizar coloque uma bomba submersa com ventosas no vidro, e adicione um gira gira, os dois vao sair mais ou menos uns 70 reais. Acho que é isso. Abraço.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Paulo Freund

#9 Mensagem por Paulo Freund »

Adriano, vou levar em consideração muita coisa (tudo) do que vc falou! Hoje já vou dar uma olhada na loja de aquários! icon_comemorando

Estou naquela fase de ansiedade que queria largar tudo e ficar em casa só montando o aquário! Hehehe! icon-aplauder

Ricardo Cavalcanti
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
Recebeu Curtir: 2 vezes

#10 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

Paulo,
Otima escolha no TL-550 , eu tb tenho um boyu e nao me arrependo, esta sendo uma escola para min, estou aprendendo tudo nele, quando eu for montar um aquario maior ja estarei sabendo quase tudo

falta voce comprar....

1 refratometro: $ 150
1 kit testes iniciais $ 300+-
1 deionizador $ 150
1 controlador de temperatura $ 100
1 alguns cooler para tampa $ 50
1 controlador de nivel para reposição de agua doce $ 128
1 bomba simples para o controlador $ 40
1 Ração de qualidade $ 100
1 Carvão ativado e purigen $ 100
1 Sal sintetico 7kg $ 120
1 bomba para misturar o sal $ 50

qualquer duvida não hesite em perguntar

abraços
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Paulo Freund

#11 Mensagem por Paulo Freund »

Hoje corri para comprar filtro DI, pois não confio em nenhuma loja de caxias do sul para comprar a água! icon_nono

Filtro DI a caminho, paguei baratinho no mercado livre! icon_joia
Estou sem paciência e tempo de fazer. Como vi a recomendação de um colega adquiri este por R$ 130,00 + correio!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -mista-_JM icon_joia

Sal encomendei da tropical marine, e samoa pink também está a caminho (comprei o substrato na americanas)!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#12 Mensagem por Elder Luis »

que ansiedade hein heheheheh, vc vai ver durante o período de ciclagem icon_assobiando
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Paulo Freund

#13 Mensagem por Paulo Freund »

Cara eu estou tão ansioso que acho que minha esposa também está ficando do mesmo jeito! Ontem ela estava até vendo vídeos no youtube para fazermos a disposição das rochas! Kkkkk icon_joia

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#14 Mensagem por Elder Luis »

só não deixar a ansiedade tomar conta e acelerar demais o processo pulando fases, paciência é a alma do negócio

Viva Metal!

Paulo Freund

#15 Mensagem por Paulo Freund »

Que nada! o legal vai ser essa faze de ciclagem! Ver as algas aparecerem, mudar a disposição das rochas enquanto nao tem nenhum animal! Porque depois não dá mais!

Mas nós devemos comprar os peixes e corais só no Natal, pois vamos para curitiba nessa época! Acho que meu aquário vai ciclar uns 3 meses! Kkkkkk

Uma pergunta, na hora de ciclar eu deixo o skimmer ligado, filtro UV desligado e iluminação como se o aquário ja estivesse com os animais e tudo (10 horas)?

Paulo Freund

#16 Mensagem por Paulo Freund »

fase* --> faze com Z foi fods, desculpa ai

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#17 Mensagem por Elder Luis »

paulofreund escreveu:Uma pergunta, na hora de ciclar eu deixo o skimmer ligado, filtro UV desligado e iluminação como se o aquário ja estivesse com os animais e tudo (10 horas)?

icon_yes

não esqueça de deixar o UV desligado, senão ele atrapalha a ciclagem

Viva Metal!

Paulo Freund

#18 Mensagem por Paulo Freund »

Certeza, nessa fase de ciclagem qualquer alga vida que aparecer é lucro, não quero que a lampada mate tudo! Hehehe!

Ainda nem mandei fazer os móveis! Mas se Deus quiser, hoje vou na loja e tentar encomendar um movél bem rústico para colocar o aqua em cima!

Assim que o aquário chegar vou postar umas fotos! icon_joia

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
Recebeu Curtir: 6 vezes

#19 Mensagem por Bié Cesa »

Elder Luis escreveu:só não deixar a ansiedade tomar conta e acelerar demais o processo pulando fases, paciência é a alma do negócio

plus_icon

45 dias de ciclagem e ainda rodando sem animais. Vou deixar completar 60 ou mais.
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Richard Romanosque
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Richard Romanosque
Data de Nascimento: 15 Abr 1984
Recebeu Curtir: 1 vez

#20 Mensagem por Richard Romanosque »

Paulo bem vindo ao clube dos usuários do TL 550. Acho que vai curtir. To com o meu desde julho e to me divertindo muito. Vai se preparando pq vai ter muito gasto ainda hehe.
Vai algumas dicas pra não cair nas armadilhas que eu já caí.
- Cuidado com as rochas, coloquei muita rocha e uma delas ficou próxima ao vidro. Formou uma zona de baixa circulação icon_bangin . Apesar dos constantes avisos do povo pra não colocar rocha perto do vidro, achei que ficou legal na hora de montar as pedras e me ferrei, hehe.

- Testes eu comprei um monte e no final uso mesmo o de KH, calcio e PH. Amonia estabilizou com 30 dias e nunca mais saiu do zero. Magnesio não tenho monitorado muito pq já gastei tanta grana q se der que tá baixo vou ter que comprar mais um suplemento dae ferrou, mulher pede a separação, huahuauha.

- Comprei carvão ativado pra colocar no terceiro compartimento do super sump do Boyu, e adicionei duas ventuinhas na parte da portinha que está acionada o dia inteiro. Moro em curitiba e aqui o clima anda meio frio, mas deu um calorzinho e mesmo o meu Boyu sendo de LED, minha esposa me liga na hora do almoço me perguntando se tinha problema a temperatura estar em 29ºC e subindo. Corri comprei duas ventoinhas na hora do meu almoço fiz umas adaptações pra encaixar na portinha do Boyu ( não queria estragar o aquário) e deixei ligada elas desde então. A temperatura estabilizou na casa dos 25,5 mas sei que to jogando energia fora pois estou controlando a temperatura com o aquecedor que vem no aquário (se esfria muito liga o aquecedor e volta a estabilizar a temp. Nas minhas ferias vou arrumar isso, mas já fica a dica pra já se preparar para instalar os coolers.

- Vi que vc fez algumas compras pela internet mas muiiito cuidado na compra de equipamentos sensíveis. Comprei um refratômetro e me deu uma dor de cabeça do caramba. A loja foi a Instrutherm. O equipamento veio com a escala solta os caras não queriam trocar pq falaram que deveria ter caído. Por sorte comprei via cartão de credito daí devolvi o equipamento pelo correios e solicitei a exclusão da compra do cartão de crédito à administradora visa por desacordo comercial. Fica a dica, se for comprar compre sempre por cartão de crédito e no início do ciclo de faturamento para caso tenha um problema possa excluir a venda com a administradora do cartão.

- Na hora de comprar corais consulte os vendedores de plantão do fórum se vc vier para Curitiba (precisando de doação de xênia blue pode passar em casa que tah um infestação). Comprei corais por um preço bacana e muito bons com o Marcelo e com o João que conheci aqui no fórum, inclusive meu novo refratômetro comprei com o João. De lojas sempre vou na Zooaquarium e na Mobydick. Atendimento da Zoo é melhor que o da Moby. Peixes e corais na zoo sempre estão mais em conta mas suplementos ainda acabo comprando na Moby.

No mais ainda to quebrando muito a cabeça mas tamos aí.

Boa sorte e bem vindo ao clube.
Imagem

Responder

Voltar para “Clube Boyu”