Manochio e eu, tirando o “brinquedo” da caixa...
E a já “clássica” foto que não pode falar em nenhum tópico sobre Skimmer,seja no Brasil, nos EUA, quiça no Universo!!!

O Morato com a “escala”...

Falando sério agora...
O Morato já está rodando em paralelo com o BM, um em cada compartimento do Sump e, como já era de se esperar, ainda não retirou nada pq precisa "amaciar", tirando os produtos utilizados em sua fabricação. Não costumo colocar meus Skimmer para rodar direto no aqua, sempre faço uma limpeza neles deixando rodar no vinagre por uns 2 dias, depois lavo direitinho e aí sim, entra no Sump. O Sérgio disse não precisar dessa limpeza, pois bastavam 3 dias rodando que já começaria a "funfar", então vamos aguardar. Ao ligarmos o Morato, facilmente observamos o prejuízo dos resíduos utilizados na fabricação de todos os Skimmer, pois as bolhas estavam grandes e com tamanhos variáveis.
Hj isso já mudou de figura (escrevo sentado ao lado do aqua, observando os Skimmers) e as bolhas já estão pequenas e regulares.
O que dá pra perceber também é que, pelo fato de ficar com duas SB modificadas fora do Skimmer, a câmara de reação é maior do que meu BM, que tem a Eheim dentro.

Câmara de reação Morato...

Câmara de reação BM...
Outro ponto que pudemos observar é que o Morato sofre um "estrangulamento" na passagem do pescoço para o copo coletor, já que tem uma peça plástica e o fundo do copo "chapados" logo acima da câmara, sendo essa transição no BM realmente bem mais "suave" devido a um "prolongamento" de acrílico entre a câmara de reação e o copo coletor.

Pescoço Morato e peça plástica...

Pescoço BM...
Com isso a sujeira pode ficar retida nessa parte do Morato, não indo parar tudo no copo. Assim que o Morato começar a tirar sujeira, vamos poder observar se realmente fica sujeira nessa parte, comparando com o BM.
Outro ponto que pude observar é que o copo coletor do Morato não tem um tudo para descarte da "nhaca"...

Copo coletor e “caninho” do BM...
E o Sérgio, dando risada, pediu uma foto da minha “patinha” por cima do copo coletor do Morato, dizendo que Skimmer bom é aquele que tem copo grande...

Eita maldade!!!