Esse mês nosso entrevistado é o nosso colega Carlos Arouche, conheça o reef dele Link do Reef

1- Quando vc começou na aquariofilia e oque levou a ela?
a. Comecei quando tinha 13 anos e vi um aquário marinho que meu tio Geraldo e meu primo Carlos montaram em Mogi das Cruzes (terra da minha família) ele era com filtro biológico de fundo, bolhas de ar faziam a circulação de água... e tinha um sargentinho vivo... Como mergulhava com eles no Monte do Trigo (acho que é assim que se escreve) descobri que era possível ter algumas coisas do que via nos mergulhos... naquela caixa de vidro. Mas no fundo aí o que começou foi o meu sonho de ter um aquário... que levou apenas 15 anos mais para se concretizar
2- Iniciou com qual tipo de montagem (doce/plantados/ciclideos/marinhos FO/reefs) e por qual motivo?
a. ... logo depois que me casei e fui morar em um apartamento, decidi montar meu aquário marinho. Fui a uma loja na Tutoia, que eu sempre passava quando andava por lá e via peixes... e falei... quero montar um aquário marinho, tenho R$500,00 guardados. Nem preciso dizer o que eu montei... né ? Era um aquário de 45 x 30 x 30 com uma lâmpada rosa e outra branca, sem skimmer (que logo resolvi adquirindo um skilter), uma anêmona nacional, palhaço e um ciliaris. Ficava do lado da TV, embutido em um móvel.
3- Qual era ou eram as maiores dificuldades nos primeiros momentos de sua montagem?
Conhecimento versus sonho versus poder aquisitivo... no fundo o que mais me faltou foi conhecimento, pois não existia fórum na época, e o Miozzo (um grande amigo) nem pensava ainda na Poseydom. Por sorte um amigo do trabalho, aquarista experiente, me ajudou muito no começo, deu dicas, mostrou as lojas mais conscientes e quando foi morar nos EUA... me vendeu (quase doando) um aquário completo, com HQI, actinica, SUMP, Chiller e tudo o que eu iria precisar para ter um belo aquário... sem falar nos corais (softs) e peixes. Aí nesta época eu conheci os fóruns (via linha discada), o Sergio Gomes e seu livro (que ele teve que vender o carro para publicar) e de lá para cá... aprendi muito...
4- O que vc acha que falta na aquariofilia nacional?
a. Vou ser duro na resposta… falta muita coisa. Por ordem de importância:
I. Clubes regionais, aonde o grupo quotiza para adquirir corais raros e mais caros, e quando dá, fragmenta o mesmo para todos do grupo, aonde quando um viaja, os outros ajudam a tomar conta e pode-se comprar em conjunto alguns equipamentos que não precisamos o tempo todo nos nossos reefs.
II. Conhecimento: Infelizmente, nós (me incluo muito nisto) fazemos primeiro para depois aprender... conversei com muitas pessoas dos EUA (que tenho mais facilidade pela língua) e quando postava perguntas, eles me respondiam assim: Leia o livro XYZ que vai te ajudar muito, e se precisar, depois, podemos discutir como executar (vi isso em dois episódios que foram quando decidi montar meu aquário atual, e quando perguntei de cores nos corais) Mas o resumo é... aprenda antes de fazer... assim não sacrifica nem dinheiro, nem vidas. A frase que me vem a cabeça nisto é... se você acha que educação é cara e toma tempo, experimente a ignorância.
5- Quais dúvidas surgiram na hora da montagem (escolha dos equipamentos ou como fez para criar o próprio equipamento)? Como fez para definir ajuda de amigos fóruns ou tentativa e acerto/erro?
Infelizmente eu sempre começo errado, e quando montei meu aquário de 600 litros, contei apenas comigo e com um excelente lojista... o que foi menos mal, mas depois, falando com as pessoas do fórum, eu percebi que deveria ter feito muita coisa diferente, inclusive na escolha da iluminação... a grande verdade é que um fórum tem a capacidade de evoluir e trazer inovações muito mais rápido que qualquer outra forma de pesquisa. Por outro lado, muitas vezes, pessoas que não entende do assunto, na ânsia de parecerem inteligentes, ou de tentar ajudar, acabam atrapalhando. O que aprendi e me ajuda muito, é a diferenciar a “ajuda pitaco” da “ajuda experiênte”. Quando montei meu aquário atual, decidi fazê-lo 100% com tecnologia e inovações vistas no fórum, pesquisando em fóruns internacionais e debatendo no fórum local... se verificar a seção aonde mostro meu aquário, verá que até o SUMP sofreu mais de 15 modificações após debates entre nossos colegas. Com o CONHECIMENTO adquirido, fiz um aquário que eu queria, e não que o Lojista acreditava ser o melhor... e o lojista, no caso, uma excelente indicação, sobe tirar proveito e me ajudar muito.
6- Em algum momento desmotivou? O que o fez motivar novamente ou retornar para o hobby?
Nunca me desmotivei… nem quando tive surto de ictio e para tratar o ictio sem CONHECIMENTO, matei todos os peixes e corais.... Sinceramente... o que me desmotiva hoje é o consumo de energia e o impacto ambiental que os aquários causam, com relação ao item consumo de energia, estou testando LEDs, que resolvem o aquecimento, resfriamento e diminuem em pelo menos 50% o consumo das lâmpadas... com relação ao impacto... apoiarei qualquer iniciativa como fazenda de peixes e etc...
7- Usou ou utiliza algum equipamento DIY? Se sim especifique qual e o que o motivou a utilizá-lo?
a. Sou muito ruim com as mãos... já fiz um reator de Kalkwasser que funcionou bem, mas era horrível... depois disso, resolvi adaptar equipamentos, como um reator de carvão ativado que transformei em reator de Kalkwasser... como inovação, posso dizer que o sistema de durso e o sistema de trocas parciais simplificadas foram adaptações interessantes, mas foram coisas que eu havia visto fora e resolvi trazer para cá.
8- Na sua experiência cite 3 recomendações positivas e 3 que não recomendadas quais você julga essenciais para se ter um sistema marinho perfeito (dentro do possível é claro).
a. Positivas
I. CONHECIMENTO antes da prática
II. A vida é sempre a coisa mais valiosa que existe, comprar um peixe significa uma responsabilidade enorme, pois é uma vida frágil e cada vez mais rara que depende de você.
III. Paciência sempre... Aquário precisa de soluções homeopáticas... mudar algum parâmetro é uma tarefa de semanas e não de minutos.
b. Negativas
I. Acreditar em tudo o que lê (com conhecimento, você tem capacidade de filtrar os pitacos)
II. Testar sem fundamento (lembre da responsabilidade que é a vida que está nas suas mãos)
III. Desleixo (ter aquário significa se dedicar a ele diariamente... não pense que você consegue fazer diferente)
c. Aquário perfeito
I. Aquário perfeito para mim é aquele que consegue dar plenas condições para seus moradores. Isto significa que precisamos todos ser milionários para investir em um aquário gigante com Skimmers de marcas famosas e 20000W de lâmpadas ? não. Um aquário pequeno com um casal de peixes palhaços, uma anêmona e iluminação por PL pode ser um sistema perfeito... O que não pode ocorrer é colocar em um nano, um TANG ou um anjo, que são peixes que na natureza precisam de muito espaço. Para mim, um aquário perfeito é aquele que mais se aproxima do que a natureza proporciona para os habitantes deste.
9- Segundo sua experiência em aquarismo marinho qual o peixe e o coral que julga ser o mais difícil de se manter vivo em um sistema fechado?
a. Peixe: Julgava ser o imperator... pois no meu segundo aquário, e já com um conhecimento médio, perdi dois destes animais. Hoje tenho um que está a 18 meses comigo... perdi o medo dele...
b. Coral: Estou tentando desenvolver alguns cálices no meu aquário, eles crescem de forma muito lenta e perdem a cor muito facilmente... ainda estou sofrendo muito com esses corais.
10- O que na sua opinião não deveria mais ser coletado no Mar.
a. Tudo. É hipocrisia, pois sei que meu Yelow Tang, meu Sohal, meu imperator e tantas outras vidas foram coletadas no mar, mas sei o estrago que a coleta desordenada de rochas vivas e corais fazem. Mesmo sabendo que o nosso Hobby depende disso, acredito que precisamos mudar. Por exemplo, definir que até 2014 50% dos animais vendidos devem ser criados em cativeiro, e até 2020, 100%... Com este tipo de regra, tenho certeza que nossos filhos e Netos poderão ver e entender por que nós (pais e avós) somos tão apaixonados pelo aquarismo marinho.

ai fedeu tudo , o meu eu consegui desmontar antes da tragedia, rs
 ai fedeu tudo , o meu eu consegui desmontar antes da tragedia, rs