Bom acabo de me cadastrar no forum, sou recente com aquarios, esse e meu primeiro, como sou pobre oque pude fazer eu mesmo fiz como as fotos a seguir mostram;
Setup;
Tanque; 100x45x40 180 litros brutos, 156 litros de agua
Filtro ; Canister aleas 1300lts/h 5 espaços bem grandes para midias, to usando perlon, ceramica boyu 1 kilo, 500 gramas de carvao, 500 ml de matrix e 100ml de purigen
Aquecimento; termoestato roxin 300wats
Iluminaçao; Duas luminarias leds que eu mesmo fiz, vo postar o projeto passo a passo aki no forum tambem
Plantas; anubias, violaceas, rabo de raposa e mais algumas de facil cultivo
Peixes; 6 barbos ouro
10 espadas
10 camaroes fantasma
2 carangueijos
Bom acho que e isso, se precisar de mais algum dado que eu esqueci e so falar, vamos as fotos, tem do movel e tal passo a passo, bastante foto, mas acho que da pra tirar umas ideias delas;

Base do movel, peso se divide nas 5 travessas , feito em mdf 15mm mesmo

Base, da foto anterior, ja com pilares da extrutura de madeira de pinus mesmo, caibros de 2'x2', travamento feito com mdf 15mm parafusos e cola, em cima ja o aqua cheio pra testar se nao ha vazamentos, o detalhe em cima e uma trava provisoria, pois meu aqua nao tem travas de vidro, o movel faz a funçao de trava, mais a frete e mais facil visualizar isso.

Movel semi pronto somente sem as portas, laterais em mdf 15mm e fundo em compensado de 4 mm travamento central ripa de cambara de 1'x3'.

Moldura da parte superior do movel e tampa, acabei mudando as dobradiças no final, vai dar pra ver mais para frente nas fotos.

Movel ja pronto com o encaixe perfeito pro aqua, optei pela pintura com verniz padrao canela embuia, passando camadas grossas com pincel mesmo, de forma qua o verniz escorra e fica paracendo veias da madeira bruta mesmo, e um gosto pessoal que deixa a coisa com uma cara mais to tipo; -Eu que fiz!! , mas poderia formicar ou laminar escondendo mais os defeitos e parafusos, mas gosto e gosto ne? rsrs

Moldura de cima mais a tampa do aqua, so encaixada pra ver umas medidas mesmo, ja com a luminaria de leds que eu fiz .

Movel pronto, aqua em cima

Bom as fotos a seguir assim como essa acima, sao do sistema que fiz para entrada e saida sa agua do aqua para o filtro , muitas vezes a moldura do movel atrapalha nessas horas mas eu achei uma forma de contornar a situaçao.

Humus acabou de sair da ferfura, apos tres lavagens, seco natualmente depois peneirado

Ao lado do humus a granilha secando tambem.Muito se fala sobre essa granilha deixar a agua acida,Bom oque acontece e que primeiro nenhuma loja de aquario vai recomendar a voce sendo que custa R$0,25 o kilo, logico que eles vao querer que voce compra o cascalho a R$3,00 o kilo, e segundo, se ela for posta diretamente na agua, sim , o nivel de acidez vai la em cima, mas depois de umas boas lavagems, pelos menos essa que comprei, nao alterou em nada o ph da agua

Humus seco e peneirado ja no aqua

Uma camada de 1,5cm no aqua, de humus tratado, que contem os mesmos , ou ate mais nutrientes que subtratos que voce pagaria ai mais de R$100,00, com humus gastei R$22,00 num pacote de 20 kilos, comprei direto do produtor, tive que ate tirar umas minhocas aqui em casa, depois de tratado deu mais de 8 kilos, pra mim ate sobrou um pouco.

Aqua ja com a granilha , coloquei um pouco a mais do que 5cm no fundo, mas gostei de como ficou, me segurei pra nao por mais, rsrs

Filtro aleas 1581 1300lts/h com cinco espaços para midias filtrantes, to usando perlon, 1 kilo de ceramica, 500 gramas de carvao, 500ml de matrix e 100 ml de purigem.

Entao ta la, faca na caveira, ops, quer dizer, agua no aquario!!! rsrsrsrs, detalhe pra ver a moldura de cima, ela entre bem justa no aqua, e tem esses caibros de cambara de 2'x'2 que travam muito bem, deixando espaço livre para dar comida pros peixes, limpar e tudo mais

Saida da agua que vem do filtro

Ta ai, cheio de agua, plantadinho, meio turvo ainda e sem luz

Essas sao as luminarias de led que eu fiz

Luminarias de frente, acessas ja, mas logico que com o flash da foto a luz parece pouca

Esse amortecedor e bem bacana evita a tampa voltar e bater quando fecha

Resultado final , colocado para ciclar
Apos a ciclagem , coloquei mais algumas pedras e plantas;

Visão geral

Visão geral de ladinho, rsrs

Lateral,

Lateral toda

Pedras montadas de forma que fazem uma toca para os peixes

Mais pedras e outra toca

Se alguem conheçe essa planta e puder me dar informaçoes tambem sou grato

Se alguem conheçe essa planta e puder me dar informaçoes tambem sou grato

Violaceas

Um morador, carangueijo

Outro morador, espada

Outro morador e sua galerinha

Integrante da turma da faxina

Visao lateral

Como diria o didi mocó;-Achouuu!!!

Acho que a ideia da toca de pedras deu certo, os barbus adoraram!!

E isso ai galera, resultado final, criticas e sugestões sao bem vindas, mas pega leve, e meu primeiro aqua!!
Abraços a todos!!!