🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para iniciante!

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
PaulaBya
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: PaulaBya
Data de Nascimento: 04 Abr 1982
País: Brasil

Ajuda para iniciante!

#1 Mensagem por PaulaBya »

Olá pessoal!
Sempre quis ter um aquário e agora consegui ele do jeito que eu queria, só falta começá-lo...rsrs
Bom, meu aqua tem 50x50x50cm parece estranho mas é o espaço que eu tenho...rs
Além do aqua tenho um filtro Litwin 700, um aquecedor com termostato, uma Bomba Submersa Litwin 300/165l/h para circulação se necessário e o termômetro digital.
Deixei todos esses itens comprados pra poder iniciar com tudo em mãos.
DÚVIDAS:
Pretendo criar Acará Discus nele. Acho todos maravilhosos e pacíficos. Certo?
Pra esse aquário, quantos posso colocar?
Que tipo de água preciso? Pelo que lí ele precisa da água ácida e para isso é necessário um tronco de mangue né?
Qual a temperatura ideal da água?
Vou encher o aquário na semana que vem, gostaria que me dessem um "tutorial" de como começar.
Agradeço desde já!
Paula Beatriz.

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Ajuda para iniciante!

#2 Mensagem por Roberto Vieira »

Paula, para discos 125 litros ainda é pouco, portanto, seria indicado no máximo 2

Adquira tbm um aquecedor será necessário, o ideal é manter em 30ºC para discos

a água deve ser ácida, até um pouco amarelada, troncos naturais tbm serão bem vindos

PaulaBya
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: PaulaBya
Data de Nascimento: 04 Abr 1982

#3 Mensagem por PaulaBya »

Olá Roberto Vieira!
Obrigada pelo contato e as dicas.
Realmente, me esqueci de citar, já tenho o aquecedor. Um termostato de 200w da Roxin.
Além dos dois discus, posso colocar neon e outros pequenos?
Ainda não enchi o aqua, pretendo fazer isso hoje. Encho e deixo a água cliclando e já planto as mudas que comprei?
Tenho um tronco no meio dele.

hehe não sei postar a foto! icon_wacko
Agradeço as dicas...

Raphael Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Rapha Roots
Data de Nascimento: 06 Ago 1988
País: brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

#4 Mensagem por Raphael Oliveira »

Paulo,

Pode por outros peixes como os da familia Tetra e os Neons, porem neons de preferencia o preto pois os verdes e azuis quando os discos crescerem podem come-los.

Pode encher o aquario e coloque uma colonia de bácterias deixe com filtro e aquecedor ligados.

Pergunta sobre plantar as mudas que você citou, acredito que são plantas se puder as descreva e qual o substrato e iluminação vai utilizar para manter as plantas???

att
""Não sou 100% inútil, ainda sirvo de mal exemplo""

Meu pequeno oceano

Boyu TL-550, Rapha e Dani Roots

Minha selva

Minha Selva; Plantado Roots em Poá

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nesse tamanho você pode manter 1 a 4 discos juvenis e quando formarem casal retirar os demais, pois cabe 1 casal um tanto apertado no seu aquario.
Nesse caso é cuidado com excesso de alimentação e fazer muitas tpa´s para manter a qualidade de água.

Temperatura de discos , 27 a 29 graus, ideal constante 28 graus.
Voce pode usar tronco de aroeira para decoração e manter o pH ácido.
Substrato cascalho de rio
Plantas, se não tiver muita luz, coloque um pouco de musgo de Java (Vesicularia dubyana) e algumas folhas de Feto de Java (Microsorium pteropus)

Monte o aquario com o cascalho, coloque o tronco (lave em água corrente, talvez ele não afunde (se estiver seco, vai demorar algumas semanas para afundar.
e coloque um tufo de musgo de java. Ligue os filtros e o aquecedor e deixe funcioando por pelo menos 15 dias. Se o tronco afundar, você faz uma troca de 50% de água e deixa mais 7 dias.
Nesses 21 dias o aquario vai ciclar e formar sua biologia, pode colocar um pouco de racao em alguns desses dias para alimentar as bacterias beneficas do aquario.

Se o tronco afundar , vc pode por os fetos de java e procurar alguns peixes para seu aquario. Recomendo 3 a 5 coridoras albinas. Elas são pequenas e podem viver bem em condições dos discos. As albinas são criadas em cativeiro e não trazem risco de doenças como as espécies selvagens.

Adapte elas e solte. Alimente com pouco alimento (tetra bits por exemplo, que vc vai usar com os discos no futuro).
Observe elas por 1 semana, se td ok, e se alimentando, vá procurar seus discos. Evite peixes adultos, tente comprar peixes jovens com 3 a 5 cm de altura (os menores são mais frageis e mesmo baratos podem dar dor de cabeça), prefira peixes criados que aceitam melhor alimento (os selvagens podem demorar para se alimentar e correm risco de trazer doenças). Os pigeon blood são bem rusticos e tem uma bela cor.

Coloque os 3 a 4 discos de uma vez só. Nos primeiros dias dê menos alimento, pois é comum comerem menos quando estão se adaptando, depois vá aumentando sem deixar sobrar.
Se possivel troque 20 a 30% de água semanalmente para manter a qualidade da água de seu aquário.

Além das coridoras vc poderia colocar outros peixes, mas espere pelo menos 4 meses para isso, pois os discos vão precisar do espaço todo para eles.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”