Adonelson escreveu:
1 - GFO pelo que entendi é algum tipo reator... O que acha do phosban reactor? Eu já tenho um filtro de areia fluidizada(sem uso) e pelo que observei possuem a mesma construção e objetivo, bastando trocar a mídia. É isso mesmo? Tenho espaço no sump para instalar.
GFO é uma mídia, que vai dentro de reator, como o phosban por exemplo. Eu acho que dá para usar o de areai fluidizada desde que coloque uma espuma para a mídia não escapar.
Adonelson escreveu:2 - Alga chaetormorfa no refúgio não segura?
No seu caso ajuda, mas não vai ser suficiente, o refúgio teria que ser bem maior para que ela sozinha desse conta. E como voce tem um bom denitrificador no aquário, muito provavelmente vai faltar nitrato e em um refúgio grande iria faltar nitrato para elas absorverem todo o fosfato.
Adonelson escreveu:3 - A questão da dosagem eu não tenho a menor idéia. Para diminuir meu trabalho, se é que isso é possível, estou utilizando o sal red sea pro coral, que pelo menos insere uma boa quantidade de cálcio, magnésio e alcalidade na troca de água.
Eu uso este sal, muito bom, mas ele sozinho não vai segurar ( até segura, mas vai trocar tanta água que vai ficar caro). Vai ser necessário complementar.
Adonelson escreveu:Acredito que somente isso não será suficiente e preciso achar uma forma de adicionar os elementos.
Exato
Adonelson escreveu:Comprei o progarama da red sea e estou monitorando para observar o consumo e por enquanto nada alterou desde a montagem. Acho que é pq tenho poucos corais.
Sim, com poucos corais voce não vai ter um consumo grande, as TPAs neste caso vão dar conta ( provavelmente a alcalinidade vai ser a primeira a não ser suprida por TPA)
Adonelson escreveu:4 - Não gosto de ficar refém de intervenção diária no aquário, prefiro um método que possibilite o acompanhamento sem precisar ter que "fazer" alguma coisa. E ainda não entendi o funcionamento correto dos métodos de dosagem. Observei que alguns são feitos por reatores com CO2(inviável, não tenho espaço) e outros com aplicação de líquidos ou concentrados em pó.
Exato, um é o reator de cálcio ( que na realidade repõe os 3 elementos), usa uma mídia calcarea e CO2 para criar um ambiente levemente ácido que vai dissolvendo a mídia e com isso repõe os elementos.
O outro sistema é a dosadora, que nada mais é do que uma ou mais bombas de baixa vazão com um timer individual para cada uma, de tempos em tempos ela liga e injeta uma solução supersaturada, seja de cálcio, bicarbonato ou magnésio. cada elemento precisa de uma solução separada, por isso que o mais comum são dosadores com 3 bombas.
Adonelson escreveu:Que pode ser manual ou automática(acho) e esse sistema não consegui compreender o funcionamente, aparelhos...
Expliquei acima e te digo, hoje estou dosando na mão para um nanico de 70 litros com um sump de 60 e não dá muito certo rsrsrsrs , como logo logo um sistema bem maior vai entrar em funcionamento, eu vou ter que automatizar isso.
O que teria que ser comprado? Os produtos e uma dosadora? [/quote]
Exato, voce pode comprar soluções prontas, como a red sea, ou voce mesmo fazer em casa comprando produtos em lojas especializadas e uma dosadora.
Adonelson escreveu:Se puder indique Marca.
A única que já usei foi a litermeter, mas como um amigo fala , custa uma bica , e eu concordo em genero, numero e grau, e hoje nem tenho dosadora, as marcas populares no Brasil quebram direto a bomba, um dos fabricantes deixa claro que a bomba dura 300 horas de funcionamento ... muito pouco mesmo para uma bomba dosadora que vai funcionar minutos por dia e o brinquedo vai custar pra lá de R$ 1000 cruzeiros ....
Adonelson escreveu:Uma coisa que me fez optar pelo Jouber foi jsutamente a reposição da reserva e do cálcico(acho) através do próprio processo de desnitrificação, mas não sei até que ponto ele consegue repor, principalmente pela alta necessidade gerada pelos SPS.
Esta reposição é marginal, e insignificante em um aquário de SPS.
Adonelson escreveu:Notei que mencionou o fato do skimmer estar justo... O foco são os corais, peixes serão acessórios. A fauna definitiva se possível será: 01 Mandarim(ao seu tempo, claro), 02 palhaços, 01 yelow tang, 01 blue tang, 05 green chromis e se der, escolher entre um tang aquiles ou tang purple. A fauna está excessiva? até onde?
Com a fauna proposta, desde que o aquário não se torne um coração de mãe e ache que sempre cabe mais um peixe, ele vai ficar justo, mas está OK.
Adonelson escreveu:O skimmer suporta? Acha melhor arrumar um mais potente, pq se for, é melhor eu providenciar logo. Qual? Quando comprei, a "ciência" do achismo me fez crer que já era um absurdo para o meu aquário(deve ter menos de 500 litros reais).
Suporta apertado, mas como voce já comprou, acho que não vai compensar vender este para comprar outro. Se voce acha que compensa, pode pensar em um skimmer para 1500 litros para o seu caso.
Adonelson escreveu:Não vejo muitas informações obre purigem em aquário marinho. Tenho uma boa quantidade aqui em casa, acha que devo usar?
Nunca usei, ai eu deixo para o time de aquaristas diferenciados do fórum te responder esta ...
Adonelson escreveu:E lá na refrigeração marechal não tem a serpentina de cobre. Mandei um e-mail para eles. Vamos ver no que vai dar.
procure por outras nojas de refrigeração no google, use como referencia a alameda Glette, é a rua aqui em São paulo onde tem a refrigeração Marechal e muitas outras.
Adonelson escreveu:
Obrigado por todas as dicas.
De nada, disponha, estou aqui para ajudar quem quer ser ajudado e escreve com clareza, porque meu internetes é uma desgraça, eu só entendo bem Portugues e Ingles, outros idiomas eu não tenho mais idade para aprender rsrsrsrsrs :)
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.