Olá amigos do BR!!! comprei os vidros para montar um aquario marinho, mas devido a falta de grana este projeto terá que ficar para mais adiante, portanto, resolvi montar um plantado.
Minhas dúvidas são as seguintes:
-Ja tenho um dulcicola de 40X30X30 que estou pensando fazer um sump dele e os vidros que comprei 90X45X45 que ja tinha até mandado fazer os furos para o overflow irei fazer o display. a pergunta é posso fazer um plantado utilizando um sump ou devo utilizar filtro externo?
-Outra pergunta, tive vendo uns layouts aqui nos tópicos e me encantei com algumas espécies de plantas as quais nunca vi em casas de aquario, umas até parecem miniaturas de arvores. onde encontro para comprar?
-Se me aconselharem fazer com sump como devo fazer? o que colocar nele?
- O sistema de CO2 qual me aconselham?
- Quais suplementos devo comprar para a manutenção das plantas?
- A circulação interna seria de quantas vezes o volume do aqua?
Desde ja agradeço a boa vontade dos amigos do fórum que estão sempre dispostos a ajudarem nós iniciantes a ingressarem no hoby.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ajuda ao montar um plantado
- Luiz Paulo Di Gesu
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Neneco
- Data de Nascimento: 18 Jul 1980
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 5 vezes
-
humberto
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Humberto
- Data de Nascimento: 04 Dez 1973
Re: Ajuda ao montar um plantado
-Outra pergunta, tive vendo uns layouts aqui nos tópicos e me encantei com algumas espécies de plantas as quais nunca vi em casas de aquario, umas até parecem miniaturas de arvores. onde encontro para comprar?
Se for o que estou pensando são musgos fixados em troncos ou galhos tornando-se parecidos com bonsai, são encontrados em lojas de aquários mesmo que vendam plantas.
Isso dependera muito dos tipos de plantas que vc ira utilizar. Um kit completo é composto por :
Um kit de CO2 completo é composto de:
Cilindro de CO2
Válvula ABL
Regulador de pressão
Válvula Solenóide (opcional)
Válvula anti-retorno
Conta bolhas
Difusor
Vc deve ter um substrato fértil tipo Mbreda ou outra marca depende de quanto vc quer gastar, uma solução mais barata é humus de minhoca tratado e uma camada inerte que poderaser até areia de contrucão "novamente dependendo de quanto quer gastar"
O bom seria de 6 a 10 vezes o volume de água do aquário, um bom cânister resolveria o problema.
Espero ter lhe ajudado em algo!
Se for o que estou pensando são musgos fixados em troncos ou galhos tornando-se parecidos com bonsai, são encontrados em lojas de aquários mesmo que vendam plantas.
Isso dependera muito dos tipos de plantas que vc ira utilizar. Um kit completo é composto por :
Um kit de CO2 completo é composto de:
Cilindro de CO2
Válvula ABL
Regulador de pressão
Válvula Solenóide (opcional)
Válvula anti-retorno
Conta bolhas
Difusor
Vc deve ter um substrato fértil tipo Mbreda ou outra marca depende de quanto vc quer gastar, uma solução mais barata é humus de minhoca tratado e uma camada inerte que poderaser até areia de contrucão "novamente dependendo de quanto quer gastar"
O bom seria de 6 a 10 vezes o volume de água do aquário, um bom cânister resolveria o problema.
Espero ter lhe ajudado em algo!
- Luiz Paulo Di Gesu

Obrigado Humberto pela sua contribuição, me ajudou sim.
onde você me indicaria comprar o sistema de CO2 e este substrato mbreda,
as plantas aqui na minha cidade nunca vi dessas principalmente as que parecem um tapetinho,sabes onde encontrar?
as plantas aqui na minha cidade nunca vi dessas principalmente as que parecem um tapetinho,sabes onde encontrar?
-
humberto
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Humberto
- Data de Nascimento: 04 Dez 1973
luizpaulom escreveu:Obrigado Humberto pela sua contribuição, me ajudou sim.
Blz então.
O Co2vc tem muitas opções como por exemplo:
Fazer o próprio Co2 "não é tão bom como o apropriado mas resolve tbm,
Comprar o sistema no mercado livre completo ou separado e ir montando aos poucos
Comprar em lojas apropriadas como na plantados.com.br , lá tem esse sistema prontinho é só chegar e instalar veja no link abaixo
http://www.plantados.com.br/#/flog/labe ... $id=268570
Já o substrato Mbreda ele tbm pode ser comprado na propria loja como tbm em lojas de aquárismo e ate no mercadolivre vc acha.
Aqui em Brasília em todas as lojas tem plantas inclusive essa carpete, mas se vc não achar nas lojas na net sempre tem, vc mora onde mesmo?
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
O substrato da MBreda é o melhor hoje no mercado entretanto , é caro...
o SUMP, (sistema de filtragem) não é recomendado para aquários plantados, devido à perda de CO2 no sistema...
se tiver condições e quiser realmente um plantado compre o filtro Canister.
os aditivos são tão importantes quanto o substrato, hoje eu uso os da Seachem.
a iluminação é outro quesito drasticamente importante, assim como no marinho.
Luiz, o plantado, no meu ponto de vista, também é bem caro, se quiser um aquário legal e que não gaste muito (e que inclusive lembra muito um marinho) monte um de ciclidios africanos, tem colorações impressionantes e você pode utilizar o equipamento que já possui, sem muitas outras aquisições.
olha uma ilustração de um:

abraço
o SUMP, (sistema de filtragem) não é recomendado para aquários plantados, devido à perda de CO2 no sistema...
se tiver condições e quiser realmente um plantado compre o filtro Canister.
os aditivos são tão importantes quanto o substrato, hoje eu uso os da Seachem.
a iluminação é outro quesito drasticamente importante, assim como no marinho.
Luiz, o plantado, no meu ponto de vista, também é bem caro, se quiser um aquário legal e que não gaste muito (e que inclusive lembra muito um marinho) monte um de ciclidios africanos, tem colorações impressionantes e você pode utilizar o equipamento que já possui, sem muitas outras aquisições.
olha uma ilustração de um:

abraço
- Luiz Paulo Di Gesu

Olá Humberto!!! mais uma vez agradeço pela contribuição, moro em Rio Grande extremo sul do Rio Grande do Sul uns 470 km ao sul da capital Porto Alegre.
Olá Raphael!!! pois é tive vendo uns anuncios deste substrato e minha duvida é quantos kg irei precisar para esse aqua, colocando este substrato não preciso colocar mais nenhuma outra coisa tipo humus? etc...
Até acredito que não ira sair muito barato mas em comparação ao sistema marinho acredito que ira sair mais barato, no marinho só o skimmer e a iluminação mata com agente, rsrsrs, fora o resto, mas o motivo principal por ter mudado o projeto de um marinho para um plantado, é que o unico lugar que a patroa liberou para montar o aqua temos uma tv lcd na parede em cima do lugar, ja pensou nos respingos da agua salgada nela, pelo menos o doce agente põe tampa de vidro e fecha com o móvel.
Olá Raphael!!! pois é tive vendo uns anuncios deste substrato e minha duvida é quantos kg irei precisar para esse aqua, colocando este substrato não preciso colocar mais nenhuma outra coisa tipo humus? etc...
Até acredito que não ira sair muito barato mas em comparação ao sistema marinho acredito que ira sair mais barato, no marinho só o skimmer e a iluminação mata com agente, rsrsrs, fora o resto, mas o motivo principal por ter mudado o projeto de um marinho para um plantado, é que o unico lugar que a patroa liberou para montar o aqua temos uma tv lcd na parede em cima do lugar, ja pensou nos respingos da agua salgada nela, pelo menos o doce agente põe tampa de vidro e fecha com o móvel.