Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPlay
-
Luiz Otavio Junior
- Diplectrum formosum

- Apelido: Luiz Otavio
- Data de Nascimento: 31 Mar 1977
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
Re: Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPl
Marcio,
Aquelas mangueiras, são da caixa de reposição (RO + DI) de 30 lts que fica em baixo do aqua. A agua é reposta por 2 eclusas, controladas por 2 timers, sendo que í noite a agua passa por um reator de Kalkwasser da TLF. Isso melhorou demais a qualidade da agua do meu aqua, pq o kalk ajuda a subir o ph e exporta os fostatos, nunca mais tive problemas com algas depois disso, e nem tento que ficar tendo trabalho de ficar dosando kalk todo dia, o sistema dura meses antes que eu tenha que recarregar o reator de kalk.
Quanto a calha eu comprei de um site nos eua, mas tem muita gente vendendo dela no forum. Além da calha comprei o controlador, que é excelente (aceita várias programações, simula luz lunar í noite, simula tempestade para estimular a reprodução de corais), pretendo agora focar o aqua para sps.
Quanto a cortar a tampa do boyu eu tb era assim, tinha receio de mudar a iluminação, mas quando vi o resultado final gostei bastante, achei muito melhor do que ter que tirar a tampa, eis que gosto muito de peixes do tipo firefish.
Bom é isso aí,
Abraço a todos,
Luiz Otávio
Aquelas mangueiras, são da caixa de reposição (RO + DI) de 30 lts que fica em baixo do aqua. A agua é reposta por 2 eclusas, controladas por 2 timers, sendo que í noite a agua passa por um reator de Kalkwasser da TLF. Isso melhorou demais a qualidade da agua do meu aqua, pq o kalk ajuda a subir o ph e exporta os fostatos, nunca mais tive problemas com algas depois disso, e nem tento que ficar tendo trabalho de ficar dosando kalk todo dia, o sistema dura meses antes que eu tenha que recarregar o reator de kalk.
Quanto a calha eu comprei de um site nos eua, mas tem muita gente vendendo dela no forum. Além da calha comprei o controlador, que é excelente (aceita várias programações, simula luz lunar í noite, simula tempestade para estimular a reprodução de corais), pretendo agora focar o aqua para sps.
Quanto a cortar a tampa do boyu eu tb era assim, tinha receio de mudar a iluminação, mas quando vi o resultado final gostei bastante, achei muito melhor do que ter que tirar a tampa, eis que gosto muito de peixes do tipo firefish.
Bom é isso aí,
Abraço a todos,
Luiz Otávio
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
vc poderia postar fotos? estou começando a ter problemas com algas filamentosas, o estranho a q elas "recuaram" mas nao muito depois q mudei o sentido da corrente dentro do aquário.. e o controlador onde acho? ainda nao tenho muitos corais.. mas queria começar a "brincar" com esse tipo de sistema.. no aqua tenho 4 espécies, Xenia, quenia, brow-carpet e green mushroom minha intenção é começar uma colônia de zooantus mas tenho duvidas em muita cois uma delas é esse sistema de reposição com eclusa..
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
-
Luiz Otavio Junior
- Diplectrum formosum

- Apelido: Luiz Otavio
- Data de Nascimento: 31 Mar 1977
- Curtiu: 1 vez
Marcio, o controlador que vc se refere é uma eclusa, como esta aqui:

Na verdade eu uso 2 destas: 1 para reposição da água normal durante o dia e a outra para reposição da agua com kalkwasser (durante a noite), uso 2 timers para ligarem e desligarem as eclusas. O projeto que eu fiz foi baseado no do Celso Seguimoto, que já tem disponibilizado neste forum, vou utilizar o projeto dele para que vc possa ter uma idéia.

1. Água do aquário
2. Sensor de nível
3. Sensor de nível
4. Válvula
5. Bomba de recirculação
6. Tubo hermeticamente fechado.
7. Válvula antiretorno.
8. Água de reverse osmose ou deionizada
9. Bomba de alimentação.
10. Cabo de energia.
11. Timer.
Segue o link com a matéria completa sobre o reator de Nielsen:
viewtopic.php?f=38&t=9377
O que eu fiz basicamente foi ampliar o sistema utilizando a reposição durante o dia sem que a água passe pelo reator --> utilizei 2 mangueiras distintas. E na caixa de reposição tem 2 SB 1000 que fazem esta resposição.
É isso.
Luiz Otávio

Na verdade eu uso 2 destas: 1 para reposição da água normal durante o dia e a outra para reposição da agua com kalkwasser (durante a noite), uso 2 timers para ligarem e desligarem as eclusas. O projeto que eu fiz foi baseado no do Celso Seguimoto, que já tem disponibilizado neste forum, vou utilizar o projeto dele para que vc possa ter uma idéia.

1. Água do aquário
2. Sensor de nível
3. Sensor de nível
4. Válvula
5. Bomba de recirculação
6. Tubo hermeticamente fechado.
7. Válvula antiretorno.
8. Água de reverse osmose ou deionizada
9. Bomba de alimentação.
10. Cabo de energia.
11. Timer.
Segue o link com a matéria completa sobre o reator de Nielsen:
viewtopic.php?f=38&t=9377
O que eu fiz basicamente foi ampliar o sistema utilizando a reposição durante o dia sem que a água passe pelo reator --> utilizei 2 mangueiras distintas. E na caixa de reposição tem 2 SB 1000 que fazem esta resposição.
É isso.
Luiz Otávio
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

vou dar uma olhada .... valeu...
-
sandro vinicius
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: sandro
- Data de Nascimento: 12 Abr 1970
Set up:
Boyu TL 550: 128 L brutos;
Móvel: original + FVM;
Substrato: Samoa Pink;
Rochas: Naturais;
Skimmer: BB magus NACQQ com MJ 1200;
Refrigeração: Chiller Gelaqua de 3/4 jogando direto no Display com SB 2000;
Circulação: Koralia nano de 1.600;
Recalque: Bomba original do tl 550;
UV: Original;
Reposição: Caixa plástica com 20L + A.T.O.;
Iluminação: Pl's originais.
1º fase: Alteração do móvel original:
Como era:

Como ficou:

2º fase: Adaptação no aquário:
2.1) Adaptação do BB NACQQ:

2.2) Adaptações realizadas para manter recalque e chiller separados.

2.3) Adaptação para manter o nível do display diferente do sump:

Substituição do Chiller e conexão:

Boyu TL 550: 128 L brutos;
Móvel: original + FVM;
Substrato: Samoa Pink;
Rochas: Naturais;
Skimmer: BB magus NACQQ com MJ 1200;
Refrigeração: Chiller Gelaqua de 3/4 jogando direto no Display com SB 2000;
Circulação: Koralia nano de 1.600;
Recalque: Bomba original do tl 550;
UV: Original;
Reposição: Caixa plástica com 20L + A.T.O.;
Iluminação: Pl's originais.
1º fase: Alteração do móvel original:
Como era:

Como ficou:

2º fase: Adaptação no aquário:
2.1) Adaptação do BB NACQQ:

2.2) Adaptações realizadas para manter recalque e chiller separados.

2.3) Adaptação para manter o nível do display diferente do sump:

Substituição do Chiller e conexão:

- marcio mig
- Pomacanthus imperator

- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Sandro ficou muito bom mesmo e bem documentado. Parabens
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

Luis , outra duvida... para a saida da agua vc usou overflow ou uma bomba?
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

tenho algumas duvidas em relação a overflow... quero fazer esse sistema no meu boyu mas tenho receio da bomba nao enviar o suficiente... fiz um calculo aproximado de vazão com um cano de 20mm ( mais que isso começa a detonar o aquário) 20mm é a medida ideal para aproveitar as saídas traseiras originais mas o receio é grande.. alguém tem alguma idéia de como devo fazer? por bomba por exemplo? posso usar por exemplo duas bombas de 1100l/h ( para envio e recalque?
- vinny.salgado
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: vinny
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Ola Sandro , comprei o mesmo skimmer que o seu e surgiu algumas duvidas , o que voce utilizou para fazer os cortes ? estou pensando um utilizar um alicate para fazer os cortes .
Vi que voce utilizou tipo um cartão para fazer subir o nivel de agua no display mais qual a finalidade disso ?
estou atraz agora de alguma bomba de circulação para encaixar no Bubble Magus BM BMQQ-NAC .
Abss
Vi que voce utilizou tipo um cartão para fazer subir o nivel de agua no display mais qual a finalidade disso ?
estou atraz agora de alguma bomba de circulação para encaixar no Bubble Magus BM BMQQ-NAC .
Abss
-
bruno ribeiro silva

- Apelido: bruno
- Data de Nascimento: 14 Ago 1987
alguem por a caso ja feiz a loucura de cortar todo sump do boyu tl550 e montar um outro sump? va pensei em tantas modificaçoes q to pirano ja kkkk. se alguem ja tiver visto isso poderia contar como ficou?
valeu!
valeu!
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

Cara to para furar o vidro do meu.. " arrebentar" esse maldito sump e fazer o tradicional.. só nao fiz ainda pq nao tenho onde armazenar , Agua, substrato, rochas, e principalmente os animais...
O preço do Sump+furação saiu bem em conta R$210,00... mas.. isso me impede pq tenho q levar o aquario até a loja..
O preço do Sump+furação saiu bem em conta R$210,00... mas.. isso me impede pq tenho q levar o aquario até a loja..
-
bruno ribeiro silva

- Apelido: bruno
- Data de Nascimento: 14 Ago 1987
mais nem precisa nao, é so vc pegar o vidraceiro e levar na sua casa, em 5 min ele faz isso, eu so nao fiz isso no meu ainda pq tenho medo de arrepende hehe, pois isso queria saber se alguem ja fez.
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

o lance de furar é simples.. mas o cara vai fazer bota de subida e descida tb.... ai tem mesmo q desmontar... alem dele garantir se trincar o vidro ele garante o aquario ou a troca desse vidro...
-
Filipe Dantas

- Apelido: FiL
- Data de Nascimento: 06 Nov 1980
stevenson escreveu:Henrique_Franze escreveu:Fala Stevenson, muito legal!!
Essa lampada é da JBJ? Que reator usou, foi dificil a montagem? Passa os detalhes...
Estava comprando umas pl de 36 pra fazer up da iluminação, mas agora vou esperar para ver seus detalhes!
Abraço!
Henrique beleza, então eu comprei a lampâda na Nautilus e o reator na Mais contrução ambos pelo site, também o reator você encontra em lojas de eletricidade basta pedir um reator de alto fator de potência para lâmpada fluorescente tubular para T10 ou T12, já a Pl de 9 watts comprei em uma loja de aquário daqui de minha cidade Sol Nascente, e o reator pra ela em uma casa de eletricidade na Cidade.
A instalação é de boa, unica coisa que tens que fazer é um corte na calha pra encaixar a nova lâmpada e os furos das presilhas que segura.
Aqui fiz a marca na calha e furei depois entortei com alicate de bico.
Aqui já com o furo pronto.
Aqui o reator da esquerda preto é da pl de 9 watts, coloquei ela no lugar dos leds, a instalação é simples é só olhar o esquema que vem escrito no reator e ligar no lugar que desligou os leds, mas se casso queira ficar com os leds basta não mexer em nada e depois de colocar a lâmpada nova veja um novo local para os leds e fure a calha pra colocar eles, pois a lâmpada nova fica bem em cima deles no lugar que estavam. O reator da direita é o da PL de 105 Watts só desligar o outro e ligar mesma coisa que estava antes, é bem simples são apenas dois fios pra ligar um preto e um branco (127v) e dois azuis nos dois azuis do chicote da lâmpada, e os dois vermelhos nos dois vermelhos do chicote da lâmpada.
Veja na foto:
E aqui os furos que tens que fazer, se for usar os Leds descarte o esquema da PL de 9 Watts, confesso que a PL de 9 Watts fica melhor que os leds, ficaria melhor ainda se colocasse duas uma de cada lado, vo acabar colocando mais uma do outro lado rsrs.
O custo total da nova iluminação fico em:
R$: 36,00 Reator da PL 105W (Já com frete)
R$: 12,00 Reator da PL 9W
R$: 56,25 Lâmpada JBJ PL 105W (Já com frete)
R$: 34,64 Lâmpada PL Azul actinica 9W
Mão de Obra, não tem preço.
TOTAL: R$: 138,89
Minhas observações: Fácil de se fazer, custo acessível, resultados excelentes, pra você ver tinha aqui uma montipora que não ia nem com resa brava pra frente com a iluminação original, depois que troquei bem dizer ela quase dobro de tamanho nesse curto prazo de troca, os mush nem se fala.
Espero ter esclarecido, casso ainda tenha dúvidas basta perguntar, abraços.
Ressucitando o tópico...
Alguem tem idéia onde posso encontrar essa PL quad de 105w??
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Essa lampada é do modelo Nano Cube Quad 105W - JBJ.
Não é fácil de encontrar, no Boyu do Rafael, o Mauricio e Sérgio Caserta haviam colocado dela, queimou e não consegui encontrar para reposição, nas lojas que normalmente compro, disseram que não recebem já tem muito tempo.
Acabei trocando por Pls de 18Watts (branca/azul).
Não é fácil de encontrar, no Boyu do Rafael, o Mauricio e Sérgio Caserta haviam colocado dela, queimou e não consegui encontrar para reposição, nas lojas que normalmente compro, disseram que não recebem já tem muito tempo.
Acabei trocando por Pls de 18Watts (branca/azul).
Filipe Dantas

- Apelido: FiL
- Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Complicado heim Renato, dificil de achar e quando queima perde todas de uma vez....
Voce consegiu colocar quantas de 18W?? É da boyu mesmo??
Aproveitou e ja colocou os reatores pra fora da tampa??
Estava pensando em deixar os reatores dentro do móvel e aumentar o tamanho do refletor pra parte onde ficam os reatores.
Ai caberiam 4 dessa PL de 24w(96w) ou mudando a o posicionamento das lampdas acho qwe caberiam até 6 de 18W(108w). A dymax tem uma de 18w com 22cm.
O plug da PL é padrão?? Só tem um tamanho??
Voce consegiu colocar quantas de 18W?? É da boyu mesmo??
Aproveitou e ja colocou os reatores pra fora da tampa??
Estava pensando em deixar os reatores dentro do móvel e aumentar o tamanho do refletor pra parte onde ficam os reatores.
Ai caberiam 4 dessa PL de 24w(96w) ou mudando a o posicionamento das lampdas acho qwe caberiam até 6 de 18W(108w). A dymax tem uma de 18w com 22cm.
O plug da PL é padrão?? Só tem um tamanho??
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

tenta o ebay