Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Luminária LED facil de se fazer
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

- Apelido: marcio mig
- Data de Nascimento: 21 Jun 1973
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Re: Luminária LED facil de se fazer
só fico na duvida sobre a fonte!!!!
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: TD
- Recebeu Curtir: 5 vezes
marcio mig escreveu:Xará... olha esse cara do ML... ve o Led e os itens que ele está vendendo... outros leds claro...
[url=Mercadolivre - Cree Led]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242005003-led-cree-5w-branco-10-pcs-cdissipador-pronta-entrega-_JM[/url]
Para branco este led está Ok, só achei o preço salgado para um led cree que não é nem um dos últimos modelos lançados.
outra coisa, não se iluda, ele não aguenta 5W !!! ele é para operar no méximo a 3,2W
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

marcio mig escreveu:serviria como azul esse cara fazendo aligação correta?
Sim, mas tem que lembrar que um led RGB de 3W na realidade é um led azul de 1W + um led verde de 1W + um led vermelho de 1W .
Eu ligaria o azul no máximo, e o verde eu não usaria e usaria o vermelho operando bem fraquinho só para dar o contraste de cores.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

marcio mig escreveu:só fico na duvida sobre a fonte!!!!
Qual a dúvida ?
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

qual fonte usar para esses leds, pode ser de PC de 200W?, quanto a potencia pensei nisso mesmo.. 3,2w tá ok..para esses leds uso o esquema que me passou? 10 brancos e 10 azuis? quanto ao preço é para não ter q esperar os 90 dias máximos que a RF segura as mercadorias, quero coloca-los o mais rapido pois estou com receio da minha acroporas começar a dar problema... é por isso, quanto ao dissipador a empresa que indicou atende no local ou preciso encomendar? pois estou próximo dela, um dissipador de 300x150x70 é suficiente com dois Coolers de 120mm isso tudo em 12v claro...
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

Xará.. olha que eu encontrei a toa na net!!!
[url=luminaria de led]http://www.lojadhled.com.br/produto-123-luminaria_led_p_aquario_power_200[/url]

Serve???? perguntei se é possível customizar!!!
[url=luminaria de led]http://www.lojadhled.com.br/produto-123-luminaria_led_p_aquario_power_200[/url]
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

marcio mig escreveu:qual fonte usar para esses leds, pode ser de PC de 200W?, quanto a potencia pensei nisso mesmo.. 3,2w tá ok..para esses leds uso o esquema que me passou? 10 brancos e 10 azuis? quanto ao preço é para não ter q esperar os 90 dias máximos que a RF segura as mercadorias, quero coloca-los o mais rapido pois estou com receio da minha acroporas começar a dar problema... é por isso, quanto ao dissipador a empresa que indicou atende no local ou preciso encomendar? pois estou próximo dela, um dissipador de 300x150x70 é suficiente com dois Coolers de 120mm isso tudo em 12v claro...
Vai montar sem driver ?
Se vai montar sem driver pode usar 12 ou 24 V , voce precisa de uma fonte de 100W para atender 20 led´s de 3W já contando com uma folga e o consumo dos resistores para limitar a corrente.
Quanto ao dissipador, sim, tem que encomendar, pode fazer isso por telefone /e-mail com a vendedora.
O dissipador do tamanho que voce citou vai atender aos 20 led´s com os coolers.
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

marcio mig escreveu:Xará.. olha que eu encontrei a toa na net!!!
Esta luminária tem só 5W e usa led SMD que não tem grande penetração na água. Também não dá para customizar já que o sistema de solda de smd precisa de equipamento para resoldar led´s azuis por exemplo.
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

puutz......Esta luminária tem só 5W e usa led SMD que não tem grande penetração na água. Também não dá para customizar já que o sistema de solda de smd precisa de equipamento para resoldar led´s azuis por exemplo.
Vai montar sem driver ? Se vai montar sem driver pode usar 12 ou 24 V , voce precisa de uma fonte de 100W para atender 20 led´s de 3W já contando com uma folga e o consumo dos resistores para limitar a corrente.
Quanto ao dissipador, sim, tem que encomendar, pode fazer isso por telefone /e-mail com a vendedora.
O dissipador do tamanho que voce citou vai atender aos 20 led´s com os coolers.
Fonte de PC nao serve de 200w tenho uma sobrando e uma fonte de impressora de 24v.....
quanto aos resistores.. precisa disso??? nem sabia.. pra min era sair soldando..rsss
tem ideia de preço do dissipador?
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Fonte de PC serve, no mínimo 100W, mas pode usar de 200W sem problema...
Agora ou voce usa drivers ou usa resistor para limitar a corrente , um dos dois tem que ter, se não voce corre o sério risco de torrar os leds rsrsrsrs
Preço de dissipador não faço idéia, pois cada modelo tem um preço, cada tamanho do mesmo modelo tem um preço,
Agora ou voce usa drivers ou usa resistor para limitar a corrente , um dos dois tem que ter, se não voce corre o sério risco de torrar os leds rsrsrsrs
Preço de dissipador não faço idéia, pois cada modelo tem um preço, cada tamanho do mesmo modelo tem um preço,
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

Xará,... entrei em contato com a planeta aquirios no paraná, sobre a KR-96, aquela luminaria que comentei a um tempo atraz aqui no post, ele passou a informação de que a luminaria atende os SPS e é feita para nanos, acho que o custo entre um DIY e ela empata.. e tem o agravante da mulé... que coisa "bunita" achei um cara em outro fourm que comprou esse cara tb.. e está feliz com o resultado... e tem SPS.. estou dobrando em encarar este cara.. embora para o meu outro reef com certeza vai ter q ser DIY... vou postar as fotos da outra pessoa mais tarde ai vc avalia comigo ok... ai já temos outro parametro de comparação.. q acha?
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

encontrei algumas referencias... dá uma olhada...

E ae.. vale?

E ae.. vale?
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Como te falei Marcio,
Sem saber que tipo de led´s usa e qual a potencia e quantidade de leds fica difícil emitir uma opinião sobre a luminária
Sem saber que tipo de led´s usa e qual a potencia e quantidade de leds fica difícil emitir uma opinião sobre a luminária
- Denis P Lima
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Denis
- País: Brasil
- Curtiu: 220 vezes
- Recebeu Curtir: 89 vezes
Caro amigo..Se eu fosse vc usaria fonte 24 volts como GIELFI disse, eu tenho o desenho dos driver prontos, se vc tiver algum conhecimento em eletrônica te explico o funcionamento, mais se resume a Usar um amplificador operacional e um transistor de potencia, driver esse calculado para corrente máxima de 700 ma que deve ser a corrente de seus leds e com controle de intensidade, me manda uma MP que te envio por e-mail a placa!!
Amigo dica compre leds de qualidade e com corrente máxima de 1.5 A na RAPIDLED.com tem..gaste um pouco mais e desfrute da qualidade e segurança..
Abraços a todos os amigos..
Denis
Amigo dica compre leds de qualidade e com corrente máxima de 1.5 A na RAPIDLED.com tem..gaste um pouco mais e desfrute da qualidade e segurança..
Abraços a todos os amigos..
Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
Dante Aliguieri
"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"
PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563
-
igor retkva
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: IGOR
- País: BRASIL
E a luminaria de spots está na ativa? Vou fabricar uma destas esse ano mas vou usar lampadas de 3x3w e trocarei 1 deles por azul. Vamos ver.
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Ainda uso a luminária para alguns testes, não está rodando direto mais.
-
igor retkva
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: IGOR
- País: BRASIL
Marcio Gielfi escreveu:Ainda uso a luminária para alguns testes, não está rodando direto mais.
Marcio, tem fotos dela montada? Porque não tem usado direto?
Quais os prós e os contras?
- marcio mig
- Pomacanthus imperator

Xará, nao sei c vc está por dentro mas dealextreme agora está com Leds Cree, segundo eles é original, o preço até que está legal, e tem a vantagem de desconto para quem pega em qtd... fiz uma simulação e chegou na faixa de U$86,00 com 10 cool white 10 blue e 20 lentes de 60º, só nao fechei pois nao sei qual drive usar, e nem o que mais preciso infelizmente eles nao tem leds UV acho q vou ter que procurar em outro local, vc poderia dar uma olhada?
outra coisa esse valor saiu por U$86,00 para entrega normal que vai a vida toda mais 6 meses e expresso é mais U$23,78..
no próprio site da del eles colocam i link da cree leds
Cree Azul - Blue CREE LED Emitter (20mm 3.2~3.4V)

Cree cool XR-E Q5 Emitter on Premium Star (228LM at 1A)

23.36mm Optics/Light Diffusers for Cree Emitters (Glass/5-Pack)

a unica coisa q fica ruim é a placa dissipadora que nao encontrei.. mas na Vila Mariana em SP tem uma cara vendendo a placa por +- R$89,00 justa para o boyu 500x200x30 aluminio (sem tratamento anonizado)
fiquei na pendenga de pegar por causa dos drives ou alguma outra coisa.. dá uma olhada
Cree led na Dealextreme
Se valeer a pena até encaro... achei interessante, fiz outras cotações até agora eles estao legais no geral.. se optar entao pela entrega normal ( free+aposentadoria-beneficios) fica mais em conta....
outra coisa esse valor saiu por U$86,00 para entrega normal que vai a vida toda mais 6 meses e expresso é mais U$23,78..
no próprio site da del eles colocam i link da cree leds
Cree Azul - Blue CREE LED Emitter (20mm 3.2~3.4V)

Cree cool XR-E Q5 Emitter on Premium Star (228LM at 1A)

23.36mm Optics/Light Diffusers for Cree Emitters (Glass/5-Pack)

a unica coisa q fica ruim é a placa dissipadora que nao encontrei.. mas na Vila Mariana em SP tem uma cara vendendo a placa por +- R$89,00 justa para o boyu 500x200x30 aluminio (sem tratamento anonizado)
fiquei na pendenga de pegar por causa dos drives ou alguma outra coisa.. dá uma olhada
Cree led na Dealextreme
Se valeer a pena até encaro... achei interessante, fiz outras cotações até agora eles estao legais no geral.. se optar entao pela entrega normal ( free+aposentadoria-beneficios) fica mais em conta....
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Esses leds vão funcionar Márcio ...
Mas estava fazendo uma conta aqui ....
Lá na DX comprando mais de 10 eles custam cada 3,94 com frete gratis .
Na rapid led 4,50 + frete ( 25 dolares voce paga frete de até uns 80 leds )
A questão é, na DX é o XR-E , na rapid led é o XP-G ( que é duas gerações mais novas que o XR-E)
Voce precisa de led´s, drivers, fios, solda , soldador , pasta térmica que cole ( para não ter que sair fazendo zilhoes de furos)
Na questão eficiencia ....
O XR-E fornece 228 lm @ 1A
O XP-G fornece 348 lm @ 1A
Isso dá uma diferença de 53% a mais de luz ...
Assumindo o pior cenário que seria 1 dolar de frete para cada led da rapid led , mesmo assim a diferença de custo entre um e outro o da rapid led fica mais barato.
Fora que uma coisa é voce usar 10 XP-G e outra bem diferente é voce usar 10 XR_E ... a proporção certa seria usar 15 XR-E para cada 10 XP-G ...
Sem contar que voce gasta bem menos energia com o XP-G para ter o mesmo nível de iluminação.
Dei uma busca na Dx por drivers, este aqui vai funcionar fornecendo 670 ma para os led´s ( o XR-E é recomendado operar até 700 ma, o XP-G pode ir tranquilo até 1,2A) , não é dimerizavel, foi o que eu encontrei lá.
http://www.dealextreme.com/p/waterproof ... 06?item=28
Mas estava fazendo uma conta aqui ....
Lá na DX comprando mais de 10 eles custam cada 3,94 com frete gratis .
Na rapid led 4,50 + frete ( 25 dolares voce paga frete de até uns 80 leds )
A questão é, na DX é o XR-E , na rapid led é o XP-G ( que é duas gerações mais novas que o XR-E)
Voce precisa de led´s, drivers, fios, solda , soldador , pasta térmica que cole ( para não ter que sair fazendo zilhoes de furos)
Na questão eficiencia ....
O XR-E fornece 228 lm @ 1A
O XP-G fornece 348 lm @ 1A
Isso dá uma diferença de 53% a mais de luz ...
Assumindo o pior cenário que seria 1 dolar de frete para cada led da rapid led , mesmo assim a diferença de custo entre um e outro o da rapid led fica mais barato.
Fora que uma coisa é voce usar 10 XP-G e outra bem diferente é voce usar 10 XR_E ... a proporção certa seria usar 15 XR-E para cada 10 XP-G ...
Sem contar que voce gasta bem menos energia com o XP-G para ter o mesmo nível de iluminação.
Dei uma busca na Dx por drivers, este aqui vai funcionar fornecendo 670 ma para os led´s ( o XR-E é recomendado operar até 700 ma, o XP-G pode ir tranquilo até 1,2A) , não é dimerizavel, foi o que eu encontrei lá.
http://www.dealextreme.com/p/waterproof ... 06?item=28
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Pessoal esses lumens por watt so acontecem em potencia maxima, se vc usa esses leds brancos a 100% em poucos meses a luz fica amarelada, aqui vou usar a 50% com isso acredito que a durabilidade vai para uns 20 anos, o que faltar de luz eu compenso com mais leds, esse preço é mesmo de leds chineses aqui no brasil já, vou colocar uma foto da luminaria que eu estou fazendo
são 16 leds total maximo de 48w foto com os leds a 24w (12v 2A)

são 16 leds total maximo de 48w foto com os leds a 24w (12v 2A)

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]