🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda na construção de chiller

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Gutemberg Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971
País: Brasil

Ajuda na construção de chiller

#1 Mensagem por Gutemberg Reis »

Olá a todos. Conseguir dois pedaços de titânio de aproximadamente 20 centímetros cada, com um amigo.
Antes este meu amigo usou um pedaço de tubo PVC para juntar as peças e fazer um U (entendeu). Ele pegou esses titânios juntou com o pedaço de tubo PVC e uniu com as conexões (joelhos PVC) só que, segundo ele, quando envolveu a serpentina de cobre nos tubos, a serpentina de cobre não transferiu a temperatura para o titânio, vi vários FVM funcionando desse jeito. O que será que aconteceu ou o que pode ser feito?
Lembrando que esse meu amigo é técnico em refrigeração e já fez mais de 100 chillers de serpentina envolvida em PVC. Obrigado.

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda na construção de chiller

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

Titânio não é um bom condutor térmico, soma-se a isto que voce está enrolando um tubo em outro, ou seja, existe apenas um ponto de contato tangencial, o que limita muito a transferência térmica.

A solução está em aumentar a área de transferência entre os 2 metais, já que o ar é um péssimo condutor, isso pode ser conseguido aumentando o tamanho da serpentina, o que vai requerer mais tudo de titânio, ou voce pode imergir os 2 tubos em um meio liquido.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Gutemberg Reis
Apelido: Gutemberg
Data de Nascimento: 03 Ago 1971

#3 Mensagem por Gutemberg Reis »

Marcio Gielfi escreveu:Titânio não é um bom condutor térmico, soma-se a isto que voce está enrolando um tubo em outro, ou seja, existe apenas um ponto de contato tangencial, o que limita muito a transferência térmica.

A solução está em aumentar a área de transferência entre os 2 metais, já que o ar é um péssimo condutor, isso pode ser conseguido aumentando o tamanho da serpentina, o que vai requerer mais tudo de titânio, ou voce pode imergir os 2 tubos em um meio liquido.

Obrigado pela orientação

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#4 Mensagem por antonio carvalho »

OLÁ!
QUAL MATERIAL VC TEM ALEM DOS TUBOS DE TITANIO?
SÓ POSSO TE RESPONDER NO SABADO AGORA!
UM ABRAÇO!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Nilo Neto
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: NETO

#5 Mensagem por Nilo Neto »

O meu eu fiz com tubo de titânio, porem um pedaço de 50cm dobrado em "U"
peguei um pedaço grande de serpentina e fui enrolando dando a volta em todo o tubo "U"
Depois coloquei uma espuma de refrigeração e enrolei fita de alta fusão para compactar a espuma e não deixar partes exposta.
PVC apenas na extremidade onde conecto a mangueira.
Funciona que é uma beleza...

rbiagi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Ramiro
Data de Nascimento: 05 Jun 1979
Recebeu Curtir: 2 vezes

#6 Mensagem por rbiagi »

Estou fazendo umas cotacoes de serpentina de titanio para fazer o meu chiller.

Minha ideia é a serpentina ficar dentro de um tubo de pvc em contato direto com a agua.

O problema é encontrar a serpentina sob medida a um bom preco.... Se alguem puder indicar fornecedor...

Valew....

Sent from my GT-I9000B using Tapatalk
Aqua dulcicola 120x60x40 - 265l reais - filtro canister Atman 3338 1200l/h - luminaria Boyu 2x PL 63w 6400K - Refrigeração forçada com coolers.

Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Recebeu Curtir: 3 vezes

#7 Mensagem por Fernando Garcia »

rbiagi escreveu:Estou fazendo umas cotacoes de serpentina de titanio para fazer o meu chiller.

Minha ideia é a serpentina ficar dentro de um tubo de pvc em contato direto com a agua.

O problema é encontrar a serpentina sob medida a um bom preco.... Se alguem puder indicar fornecedor...

Valew....

Olá!
Se estiver falando de algo semelhante a isto:

Imagem

Envolver um tubo de titânio em pvc diminuirá a eficiência da troca de calor.
Coloque a serpentina de titânio direto na água.

Abraço.
Fernando Garcia

rbiagi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por rbiagi »

Fernando Garcia escreveu:
rbiagi escreveu:Estou fazendo umas cotacoes de serpentina de titanio para fazer o meu chiller.

Valew....

Olá!
Se estiver falando de algo semelhante a isto:

Imagem

Envolver um tubo de titânio em pvc diminuirá a eficiência da troca de calor.
Coloque a serpentina de titânio direto na água.

Abraço.
Fernando Garcia

Fernando, +ou-

Minha idéia é a seguinte,
Vou colocar uma serpentina de titanio com diametro de 100mm dentro de um tubo de PVC de 150mm de diametro um dos lados desse tubo vai ficar fechado com um CAP e na outra ponta vai ter os furos pra entrada e saida de agua e os dois furos para a entrada e saida da serpentina.
Então a água vai circular dentro desse tubo em contato direto com a serpentina.

O problema é descolar alguem para fazer essa serpentina a um preço bom... pedi cotação em dois lugares semana passada e até agora não responderam...

se você tiver alguem para indicar...

valew,
Aqua dulcicola 120x60x40 - 265l reais - filtro canister Atman 3338 1200l/h - luminaria Boyu 2x PL 63w 6400K - Refrigeração forçada com coolers.

Fernando Garcia

#9 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Alguns meses atrás fiz um projeto de uma serpentina bem simples e o preço mais baixo que consegui foi R$ 600,00.

Imagem

Caso mude de idéia...
A última vez que pesquisei esta empresa http://www.nastitanio.com.br estava vendendo tubo de 3/4" a R$ 140,00 o metro.

Abraço.
Fernando Garcia

rbiagi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por rbiagi »

fiz uma cotação da serpentina de titanio e desisti dela... rsrs... vou pegar uma de cobre mesmo e estou pensando em revestila com termo retratil..
até o final do mês começo a montagem e vou postando as fotos...

valew pela ajuda....

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#11 Mensagem por Marcio Gielfi »

Se for fazer de cobre, tem para vender na Alameda Glete serpentina de cobre que já vem com Pvc por fora, o termo retratil vai romper com o frio.

Outra opão bem mais economica é comprar uma barra de titanio de 3/4 , fazer rosca nas duas pontas, comprar tubo de PVC de 3" e enrolar uma serpentina de cobre no titanio, pegar uma espiral de encadernação de plástico e colocar dentro do tubo de titanio, para causar uma turbulencia dentro do tubo de titanio e aumentar a eficienca na troca de calor.
Enfiar tudo em um tubo de pvc , encher de água e fechar , só fica para fora nas duas pontas, 2 pedaços do tubo de titanio e voce rosqueia uma conexão de pvc neles vedando com prensa cabo a saida do tubo de pvc e o cap de 3" e pronto, a água dentro vai melhorar a eficiencia da condução da serpentina de cobre e a água do aquário passa por dentro do tubo de titanio.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Fernando Garcia

#12 Mensagem por Fernando Garcia »

Outra sugestão:
Imagem

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Contato:

#13 Mensagem por antonio carvalho »

OLA! ESTE DESENHO EU JA CONHECO!
FOI FEITO COMO EXPERIENCIA DUAS ALTERACAO! EM VEZ DE UMA CAIXA DE MADEIRA COM FUROS FOI FEITO EM UMA CAIXA DE VIDRO!
E EM VEZ DE ISOLAR COM POLIURETANO FOI COLOCADO ETILENO GLICOL O FAMOSO ADTIVO DE RADIADOR!
E ATE HOJE ESTA INDO BEM!
O PROBLEMA DOS CHILLER HOJE E A LIMPESA DO MESMO, POIS ELE VAI DIMINUINDO A POTENCIA POR SUJEIRA!
COM O POLIURETANO COMO SERA A LIMPESA!
UM FORTE ABRACO!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Contato:

#14 Mensagem por antonio carvalho »

E JA IA ESQUECENDO DE FALAR!
COM UMA BOMBA DE 2000 LITROS ELE DEMORA MAIS TEMPO PARA GELAR A AGUA QUE COM UMA BOMBA DE 500 LITROS!
OU SEJA, A AGUA COM UMA BOMBA MAIS FRACA SAI MAIS FRIA QUE COM UMA BOMBA MUITO FORTE!
ISSO EM TESTES QUE FACO POR AQUI PARA DESTRAIR A CABECA!
PAGA ESFRIAS 60 LITROS VAI CERCA 35 MINUTOS COM UMA BOMBA DE 2000 L
JA COM UMA BOMBA DE 500 LEVA CERCA DE 17 MINUTOS!
FALO ESFRIAR PARA 18 GRAUS!
A BOMBONA DE AGUA A UM METRO DE ALTURA E SEM ILUMINACAO!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#15 Mensagem por Marco Augusto »

Todos os chillers da gelaqua sao da mesma forma,
um U com titanio e uma serpentina de cobre enrolada neles, e funcionam muito bem
eu tenho um gelaqua e ja abri , desmontei inteiro pra tentar copiar e realmente é muito simples
e funcional.

adalberto Savalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: sacrican
Data de Nascimento: 30 Jan 1985

#16 Mensagem por adalberto Savalho »

o amigo poderia postar uma foto ou algo mais detalhado desse progeto da gelaqua?

marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

#17 Mensagem por marcio mig »

Desculpa a intromissão, mas um tubo em " U " de Inox 316 Funcionaria? tbe bom condutor de calor e como o Antonio mencionou com uma sarlo 500 ou 600 daria certo .. icon_headstars ...CERTO? estou com um proj. de Chiller nestes moldes também.. tenho tudo só falta a vontade de continuar e espaço pra ele depois... icon_bag

encontrei no google imagens isso...

Imagem

Fica estranho mas se funciona nao é o tipo de aparelho q vai ficar ao lado de uma cristaleira por exemplo..rs icon_poke
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#18 Mensagem por Marcio Gielfi »

Marcio, pode-se utilizar o tubo de aço inox, até pouco tempo atrás todos os chillers comerciais no Brasil a utilizavam.

Só lembre-se que depois de uns 4 anos voce vai precisar trocar este tubo, ele vai ter muitos pontos de corroção internamente.

Luiz Gomes Filho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 14 Nov 1975

#19 Mensagem por Luiz Gomes Filho »

Se fizer o tubo de 316L nunca terá corrosão , pode ter desgaste por conta da abrasão ou até marcas de cavitação mas corrosão nunca .

marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

#20 Mensagem por marcio mig »

tem um lucal especializado aqui perto de casa em inox, vou dar um pulo lá para ver esse tubo em U derrepente até tem na dimensao que quero...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”