Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Temperatura BBT Verde Ponta Laranja
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
- Apelido: Maridu
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Temperatura BBT Verde Ponta Laranja
Pessoal tenho uma anemona ja a uns 5 meses, sempre esteve muito bem inclusive ja se dividiu uma vez agora tenho 2, o problema e q fiz umas alterações aki e o aquario que ficaram as anemonas agora esta sem sump usando 2 ventiladores elgin pra resfriar, no entanto, aqui no RJ ta fazendo um calor miseravel, e mesmo com 2 ventiladores nao parece estar dando vazao, gostaria de saber qual a temperatura maxima que a anemona aguenta antes de começar a definhar e morrer?
Obrigado.
Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Elder Luis
- Parioglossus
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Re: Temperatura BBT Verde Ponta Laranja
Minha temperatura esta alta, quero ver os valores que a galera vai dizer... pq se eu postar primeiro tenho a impressão de que vou ler coisas do tipo "MEOOO DEUXXXX QUE ABSURDO, VC É UM MANIACO MAL TRATADOR DE BIXINHOS INDEFESOS" coisas desses naipe, to fazendo o q posso pra baixar, mas queria saber independente da temperatura que esta atualmente qual o maximo o pior possivel antes dela comecas a se desfazer e morrer?
vlw
vlw
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
O máximo é de 27 graus. Pode chegar até picos de 28 graus em dias muito quentes sem sequelas, mas passando disso já vai ter problemas.
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi
- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Estou com o Márcio, 28 é o limite do limite. Procure deixar a 27 graus.
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
- Elder Luis
- Parioglossus
Alessandro Lima escreveu:Minha temperatura esta alta, quero ver os valores que a galera vai dizer... pq se eu postar primeiro tenho a impressão de que vou ler coisas do tipo "MEOOO DEUXXXX QUE ABSURDO, VC É UM MANIACO MAL TRATADOR DE BIXINHOS INDEFESOS" coisas desses naipe, to fazendo o q posso pra baixar, mas queria saber independente da temperatura que esta atualmente qual o maximo o pior possivel antes dela comecas a se desfazer e morrer?
vlw
Qtas vezes vc já foi destratado aqui ou sofreu esse tipo de reação? Não confunda o fórum BrasilReef com outros fórum que costumam ter posições ignorantes. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Eu não deixo meus reefs chegarem a 27, o máximo é 26,6 e nunca menos de 26,0 ... fiz o travamento dessa temperatura usando 2 controladores, um do chiller e outro controlando os aquecedores.
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Elder Luis escreveu:Alessandro Lima escreveu:Minha temperatura esta alta, quero ver os valores que a galera vai dizer... pq se eu postar primeiro tenho a impressão de que vou ler coisas do tipo "MEOOO DEUXXXX QUE ABSURDO, VC É UM MANIACO MAL TRATADOR DE BIXINHOS INDEFESOS" coisas desses naipe, to fazendo o q posso pra baixar, mas queria saber independente da temperatura que esta atualmente qual o maximo o pior possivel antes dela comecas a se desfazer e morrer?
vlw
Qtas vezes vc já foi destratado aqui ou sofreu esse tipo de reação? Não confunda o fórum BrasilReef com outros fórum que costumam ter posições ignorantes. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Eu não deixo meus reefs chegarem a 27, o máximo é 26,6 e nunca menos de 26,0 ... fiz o travamento dessa temperatura usando 2 controladores, um do chiller e outro controlando os aquecedores.
Elder, não quero me aprofundar nesse assunto mas ja tive retaliações desse tipo por aqui sim, mas enfim...
Voltando ao assunto do topico, as anemonas estao em meu nano que eu mantenho a 1 ano com chiller que sempre mantive com 27º, no entanto fiz outro aquario maior e passei o chiler pra ele mudei o nano pra um local menos quente e pretendo manter a temperatura com 2 ventiladores elgim iguais ao da foto

No entanto não estou conseguindo muito exito, a temperatura chegou a 30º antes de instala-los e se mantem assim após 4 horas de instalado.
O ambiente parece mais arejado ainda do que pela manhã mas a temperatura do aquario não mudou em nada.
ps.: no aquario tenho apenas 2 occelaris, as 2 anemonas e alguma equipe de limpeza. O restante fi pro aquario maior.
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Elder Luis
- Parioglossus
talvez as anemonas sintam um pouco essa temperatura, depende de qual espécie são. Algumas tem a temperatura ideal de 24ºC, mas eu já considero muito baixa para os peixes
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Alessandro
Você melhora a eficiência das ventuinhas se coloca-las em um angulo de uns 30 graus em relação a superfície da água. Instaladas perpendicular como a da foto, a troca de calor é bem menor.
Você melhora a eficiência das ventuinhas se coloca-las em um angulo de uns 30 graus em relação a superfície da água. Instaladas perpendicular como a da foto, a troca de calor é bem menor.
- Márcio Veiga
- Diplectrum formosum
- Apelido: marve
Alessandro,
Pela foto entendo que a circulação de ar está no sentido hélice do ventilador, motor e aquário. Se for isso cuidado que vc está jogando o calor do motor para o aquário.
Se a circulação for no sentido contrário (para cima) a eficiência de ventilação é muito pequena e o problema vai persistir.
Basicamente, quando se trabalha somente com ventilação, a temperatura do aquário fica dependendo da temperatura ambiente e da humidade relativa do ar. Se a umidade relativa do ar for alta a tendência é do aquário ficar com a mesma temperatura ambiente.
Pela foto entendo que a circulação de ar está no sentido hélice do ventilador, motor e aquário. Se for isso cuidado que vc está jogando o calor do motor para o aquário.
Se a circulação for no sentido contrário (para cima) a eficiência de ventilação é muito pequena e o problema vai persistir.
Basicamente, quando se trabalha somente com ventilação, a temperatura do aquário fica dependendo da temperatura ambiente e da humidade relativa do ar. Se a umidade relativa do ar for alta a tendência é do aquário ficar com a mesma temperatura ambiente.
Aprendendo sempre.
Ensinando sempre que posso.
Márcio Veiga
Ensinando sempre que posso.
Márcio Veiga
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Márcio Oliveira escreveu:Alessandro
Uhn dessa eu não sabia, apesar desta foto nao ser do meu aquario ela esta instalada na mesma posição...
Essa posição retrata quantos graus? 45
Posso pensar em uma maneira de coloca-los a 30 graus...
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Alessandro Lima escreveu:Márcio Oliveira escreveu:Alessandro
Uhn dessa eu não sabia, apesar desta foto nao ser do meu aquario ela esta instalada na mesma posição...
Essa posição retrata quantos graus? 45
Posso pensar em uma maneira de coloca-los a 30 graus...
Alessandro, essa posição da foto que você apresentou está a 90 graus.
Vou te dar um exemplo do aquário do Renato (tudo bem Renato?)

Veja como o ângulo do fluxo de ar é baixo em relação a superfície da água. Assim aumenta a eficiência.
Eu já usei ventuínhas exatamente como a que você mostrou na foto e a temperatura ia muito bem quando instaladas em ângulos baixos em relação a superfície. Quando estavam próximas de 90 graus a eficiência era muito menor.
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Entendi, mas pra piorar a situação tenho problema com esáço fisico também, os ventiladores ficam apontados paro o sump... Bom pra melhor ilustrar acabei de tirar umas fotos ve se da pra entender.

Obrigado pela ajuda desde ja pessoal.

Obrigado pela ajuda desde ja pessoal.
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Alessandro, não tem como instalar uma dessas ventuinhas no display?
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Não da, inclusive tem tampa o display com iluminação em leds
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Elder Luis
- Parioglossus
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
chega nos 30 graus sem iluminacao nenhuma acesa jovem vc nao ta entendendo rs.
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Elder Luis
- Parioglossus

será que vc não está com o aquecedor desregulado ou alguma coisa do tipo?? 30 graus apagado é muita coisa, só chega nisso se tiver uma boa fonte de calor, por mais quente que o ambiente esteja, 30 é muito alto sem ter nenhuma fonte extra de calor
- Alessandro Lima
- Acanthurus achilles
Tem fonte de calor sim po, chama-se Rio de Janeiro rs...
ta demaissssss aquecedor ta desligado na tomada.
ta demaissssss aquecedor ta desligado na tomada.
Alessandro Lima
Alessandro Lima
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Contato:
Alessandro, do jeito que tá instalado esse ventiladores aí no sump parece que a área da superfície da água pra troca de calor é pequena por isso seria melhor uma das ventuinhas no display em um angulo baixo pra pegar o máximo da superfície.
O que você pode fazer é inverter uma dessas ventuinhas pra ficar uma como ventilador e outra como exaustor pra ver se melhora alguma coisa nessa troca de calor aí.
O que você pode fazer é inverter uma dessas ventuinhas pra ficar uma como ventilador e outra como exaustor pra ver se melhora alguma coisa nessa troca de calor aí.