Texto retirado do livro "Seres Marinhos Perigosos", de Marcelo Szpilman (1998), com desenho para se verificar o "nado combativo"...
"Comportamento de Ataque
Infelizmente somente podemos estudar e conhecer o comportamento de ataque dos Tubarões através de relatos de casos reais onde a vítima sobreviveu ou havia a presença de um observador local. Mesmo assim, na maioria das vezes, as observações e relatos só podem ser empregados de forma genérica, pois dificilmente a vítima ou o observador identificam ou fornecem informações precisas para a identificação da espécie agressora.
Na maior parte dos casos, os Tubarões agressores não são vistos pela vítima antes do ataque. Em outros, porém, um comportamento agressivo anterior ao ataque tem sido descrito pela vítima ou pelo observador.
Esse comportamento agressivo pode ser composto por diversas atitudes que demonstram sua intenção de ataque. Normalmente o Tubarão costuma nadar pra frente e para trás antes de dar uma rápida passada ou fazer uma investida à vítima. Nesse momento é comum ele apresentar as nadadeiras peitorais apontadas para baixo, metade posterior do corpo curvada para cima e empreender um nado firme com todo o corpo, onde sua cabeça e cauda se agitam em um mesmo padrão. Pequenas batidas ou colisões violentas no corpo da vítima já foram reportadas.
Toda essa atividade pode ser denominada “comportamento combativo” (OBS: OU NADO COMBATIVO...). Apresentando ou não um nado combativo, o ataque de um Tubarão é algo difícil de se prever. Por isso torna-se praticamente impossível determinar o momento exato da aproximação de ataque ou ainda se o mesmo realmente acontecerá."

Esse espécime do desenho vcs reconhecem, né?!
HE HE