Uhmm
Obrigado pelas respostas.
E aqui vai outra pergunta... Esse possível excesso de ferro pode ter causado o definhamento de meus corais? E principalmente a morte de TODOS meus turbo snaills?
De um dia para o outro TODOS os turbos apareceram caídos e mortos no substrato (eles ainda estão nas conchas, não foram comidos) e os corais pararam de abrir e definharam... Por fim notei que minha polycheta também está nos últimos suspiros..
Acabo de voltar da loja e lá fiz vários testes na água (todos da caixinha azul da marine lab) e tudo deu normal, nitrato e amônia 0, pH ok, densidade 1023, temperatura 25,7° controlada por chiller, água de reposição RO, sal red sea... Não tem nenhum teste para ferro...
Outra coisa que estranhei um pouco foi o excesso de bolhas de ar no substrato.
Além disso o zoanthus nacional que tenho ficou "marrom" e não está abrindo.
Os demais corais eu levei p/ loja e deixei lá em quarentena...
O skimmer (buble max 5) está funcionando normal, tenho no sump filtro UV, perlon, purigem (75g), katalist (8-10g), a cada 15 dias adiciono biodiigest e uma ampolinha de Iodo. Fora isso alimento os corais com phytoplancton e zooplancton em dias alternados. Bomba de retorno funcionando beleza, dando boa circulação ao aquário.
Os corais q morreram foram mudas de: Xênia azul, leather (estava lindo

), um colt coral, zoanthus melância, um carpet. São todas mudinhas pequenas...
Além deles tenho 4 ocellaris, 1 camarão stenopus macho solteiro e um caranguejo palhaço solitário (que veio em alguma rocha...) ... Todos estão aparentemente bem, meu caranguejo até trocou de casca ontem...
Meu aquário estava normal até então, surgindo algas verdes/marrons no vidro e substrato mas nada fora do comum...
Minhas suposições são as seguintes:
1- Excesso de UV. No começo estava deixando a UV ligada de 8 a 10 horas/dia.
2- Excesso de ferro por ferrugem.
3- Alguma doença.
4- Falta de luz. Aquário de 50x35x30 e no momento duas PL de 24W (meio actínica meio branca). Já pedi mais uma de 54W Red Sea Actínica mas só chega na quarta feira...
5- Água RO de má qualidade. Apesar dos testes pra marinho darem OK nunca efetuei teste TDS na RO que compro.
6- OLHO GORDO!

A natureza, antes de ser comandada, precisa ser compreendida.