Todos sabemos algo sobre travamento de aquarios, todos, todos os tipos de travamento ocupam espaço e atrapalham de alguma forma, ter um aquario sem trava alguma e seguro , só mesmo com um vidro absurdamente grosso, bem colado e mesmo assim não e possivel em aquarios muito grandes.
A função das travas e aliviar a pressão sobre o vidro evitando que o mesmo venha a estourar , e tambem evitar que o silicone descole causando acidentes.
Para isso existem travas francesas, transversais, cantoneiras, molduras externas e até mesmo aquarios montados dentro de uma estrutura metalica de cantoneiras.
Cada um usa a mais conveniente mas que todas atrapalham no fisico ou no visual do aquario e fato.
Testar cada travamento tambem e uma coisa dificil, exigiria especie de um laboratorio, com equipamentos de medição de pressão e tudo mais, oque podemos fazer e elaborar o travamento, testar em nossos proprios aquarios, ver se fica firme, se nao cria barriga no vidro, e assim por diante, e foi isso que fiz, um travamento diferente, ate onde pude testar eficiente, barato, e que não ocupa tanto espaço como o tradicional travamento com francesas mais transversais.
Seguem fotos;

Bom, usei 8 triangulos retos, ou seja, um angulo de 90º e dois de 45º, no meu caso de 10 cm cada cateto

Quando se fala em travamento, quanto mais grosso o vidro para faze-lo melhor, pois a area de aderencia sera maior, então a colagem sera mais eficiente, neste caso dos triangulos, e dificil fazer o corte e lasca do vidro em vidro 8mm por causa das pontas , o vidro lasca errado e nao sai um triangulo certinho, então oque fiz foi fazer dois triangulos em vidro 6mm e colar um no outro com silicone, tendo assim um triangulo de 12mm de expessura, para fazer isso e bom fazer os triangulos deixar secar o silicone por umas 24 horas e depois usar no travamento do aquario.
Detalhe da colagem de um triangulo no outro, 2 de 6mm pra fazer um de 12 mm

Bem como podem ver, cada um desses triangulos, vai nos cantos do aqua, ele cola no fundo do aquario, e tambem nos dois lados, calculando assim por baixo, aumenta em mais ou menos 2/3 a area de aderencia do silicone em cada lado

Detalhe de como fica, eu ainda nem tinha tirado o excesso de silicone, esta recem colado

Ao longo da extensão do vidro no fundo, tambem e bom reforçar a area de colagem do silicone, isso pode ser feito com tiras de vidro que vão de ponta a ponta coladas no fundo do aquario, e tambem na frente ou traseira, isso dobraria a area de colagem, dando mais segurança, no meu caso, usei apenas duas tiras de 15 cm para cada lado, pois era oque tinha disponivel aqui, mas recomendo tira de fora a fora dos vidros, minha tiras são tiras de 12mm tambem, então, calculando por baixo, com os triangulos de 10 cm, mais duas tiras de 15 cm sendo que o vidro do travamento e o dobro do vidro usado no aquario, tenho então praticamente a area de colagem normal do aquario, duplicada pelo travamento.

Detalhe da tira de vidro, e ideal e tirar todas as bolhas de aa no silicone entre os vidros, nem sempre e possivel, quando mais denso o silicone mais dificil fica, mas se tirar boa parte, ficar apenas algumas pequenas como essas da foto aquenta bem, na foto tambem não tinha limpado o excesso do silicone ainda.

Feito a parte de baixo do aquario, e bom deixar secar por umas 24 horas para começar em cima, assim como em baixo, um triagulo vai travando o lado na frente e vice e versa, em cima com a desvantagem de que ela não vai colada no fundo , mas mesmo assim e eficiente, pois aumenta e muito a area de colagem , alivia a pressão imposta pela agua, eu usei o triangulo um cm abaixo da borda do vidro, isso serve como um apoio para a tampa do aquario, mas se preferir por ser rente a borda do aquario.

Outro triangulo no outro lado.

Essa e a travessa que vai auxiliar e aumentar a area de colagem da trava transversal, mais pra frente ficara mais claro, como o aquario terá apenas uma trava transversal, esta travessa esta bem no meio do aquario.

Pra facilitar toda esta colagem e bom que o fundo do aquario ja esteja com o silicone seco, pois assim voce pode virar o aquario deixar na posição da foto , oque facilita o trabalho e dispensa o uso de presilhas ou sargentos para segurar as travas, faça um lado, espere secar o silicone, vire o aquario e repita a mesma coisa no outro lado.

resultado final de um dos lados e este.

Depois que o silicone secar vire o aquario e repita o processo no outro lado, ficando desta forma.

A mestre de obra tava dando uma olhada e aprovou o serviço!!

Bom feito o processo anterior, espera secar o silicone para iniciar a colagem da trava transversal central, ela ira sobre as travessas que colamos anteriormente.

Essa colagem e muito importante, e bom utilizar esses sargentos pra manter a pressão no silicone ate ele secar, use pedaços de borracha entre o sargento e o vidro, e moedas tambem para dissipar a pressão e evitar acidentes.

Reparem que a travessa duplicou a area de colagem da trava transversal, as duas juntas somam 24mm de expessura por 20 cm da trava e 30 cm da travessa, a travessa e 10 cm maior que a trava, isso deixa uma borda para apoio da tampa do aquario.

Deixe os sargentos presos por no minimo 24 horas, pois a area de colagem e grande vai muito silicone e ele nao seca totalmente em 24 horas apenas.

Bom acima o resultado final, aquario todo travado, e bom esperar ate um 5 dias para poder encher de agua, pois as areas de colagem são grandes e o silicone entre os vidros vai demorar alguns dias pra secar totalmente.
Bom apos seco, levantei esse aquario segurando pelos lados, balancei, chaqualhei, forcei, oque pude fazer eu fiz pra testar, enchi de agua ate onde foi possivel, não formou nenhuma barriga e não deu vazamento, então ate agora posso dizer que o travamento esta funcionando!!!
Não quero dizer que meu travamento melhor ou pior que algum, apenas to mostrando e compartilhando ideias, oque vejo de vantagem nesse travamento e que ocupa menos espaço , pra quem usa hang-on da pra escolher onde coloca-lo, rsrsr...
Um grande abraço a todos, precisar tamos ai!!





