🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Obras de ampliação durante o Carnaval

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Obras de ampliação durante o Carnaval

#101 Mensagem por Elder Luis »

pode deixar, não se preocupem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Euler_Kernighan
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978
País: Brasil

#102 Mensagem por Euler_Kernighan »

Caramba Elder! É impressionante como um simples tópico consegue levantar um monte de informações importentes, né?! icon-aplauder

Sobre sua obra, ficou perfeita! Aproveitando seu comentário sobre a espuma de expansão colar nas mangueiras, uma forma de fazer para que isso não aconteça é usar alguns pedaços de cano de PVC de bitola superior a bitola da mangueira, aí ficaria assim: dentro do furo da parede - vamos dizer que é de 10cm de diâmetro, você colocaria o cano de PVC e colocaria a espuma de expansão entre eles, preenchendo o espaço entre a parede e a parede externa do cano de PVC... pois bem, ficaria o diâmetro interno do cano para você passar a mangueira, capisce?

Complicado de explicar, simples de fazer..... rs*** icon_headstars

Vamos em frente! Poste mais algumas fotos de como ficou o encanamento.

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#103 Mensagem por Elder Luis »

Capisquei sim hehehe

Eu basicamente fiz isso, os canos foram presos com a espuma expansiva e as mangueiras passam por dentro junto com a sonda e fiação de energia elétrica.

Eu gosto bastante dessa parte de projetar, recortar parede, etc... tão legal qto montar o aqua! icon_joia

Viva Metal!

Ciro_Riskallah

#104 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Elder....ta contratado pra MESTRE........

Eu odeio mexer nisso......

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#105 Mensagem por Elder Luis »

Eu adoro fazer essas pequenas obras, só não me pede para mexer com elétrica que vai incendiar e torrar td... doubledown_02

Viva Metal!

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#106 Mensagem por André Fonseca »

Eu também gostava dessa parte de projetar e executar as coisas...

Até que tive que quebrar a laje do aqua pq os furos do Overflow ficaram errados e passei o dia todo marretando e furando com a furadeira.

:-?
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#107 Mensagem por Mauro Becker »

e por falar em elétrica

Agora com chiller fora, menos o reator de enxofre, que tal bolar uma centralzinha nova?

pode ser tipo um painel de controle, simples, mas bem dividido por circuitos

heim heim heim heim???

espaço agora tem kkkk
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#108 Mensagem por Elder Luis »

Preciso mesmo, vou procurar os anúncios desses painéis, se depender de eu fazer vai ficar uma icon_barfy

Viva Metal!

Euler_Kernighan
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978

#109 Mensagem por Euler_Kernighan »

André Fonseca escreveu:Eu também gostava dessa parte de projetar e executar as coisas...

Até que tive que quebrar a laje do aqua pq os furos do Overflow ficaram errados e passei o dia todo marretando e furando com a furadeira.

:-?

André,

Isso sim é castigo! doubledown_02

Um dos meus conta com 10 furos no vidro do fundo + 3 furos pra caixa de overflow + 2 furos pro retorno... imagina se eu conseguir errar... icon_headstars

Abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#110 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Eai Elder
o topico ja ta bombando ein, acho q o povo nao esta acostumado qdo vc faz alguma organizacao no reef e ficam impressionados (brincadeira) icon_iCo01

e a temperatura agora ficou legal no reef?

o Mauro falando de organizar a parte eletrica, me veio uma pergunta, vc tem controlador da iluminacao?

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#111 Mensagem por Elder Luis »

eu tenho chiller há 3 anos, agora apenas eu joguei ele para o lado de fora da garagem pq este ano o calor/verão está acima do normal, bem mais quente que antes e o chiller estava trabalhando mais, como ficava na sala, além do ruído, aquecia a sala e o aquário tb entrando em um ciclo vicioso. Faz um pouco mais de 3 anos que meu aquário varia no máximo 0,6 grau

O que seria esse controlador de iluminação?? Não conheço icon_bag

Viva Metal!

Walmyr Buzatto
Recebeu Curtir: 1 vez

#112 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Elder Luis escreveu:...como ficava na sala, além do ruído, aquecia a sala e o aquário tb entrando em um ciclo vicioso...

Este era exatamente o problema que eu tinha quando usava chiller no meu aquário na sala; o chiller fica 'ciclando' o calor (tira do aquário, joga na sala, aquece o aquário, e assim por diante). Se a sala não tiver ventilação forte o suficiente para levar embora o calor, não adiante muito. Porisso eu eliminei a principal fonte de calor (HQIs) e tirei fora o chiller. Hoje este mesmo chiller toca o meu RSM250 (este aquário não roda sem chiller de forma alguma, é uma chocadeira), mas ele fica na edícula do apartamento, área bem ventilada.

Elder, controlador de iluminação faz o liga/desliga e dimerização da luminária. Dá pra fazer com um controlador comum como o Apex, e alguns fornecedores de luminárias hoje já tem o seu controlador próprio, com nascer e por do sol, simulação de tempestade, etc.
[]'s

Walmyr

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#113 Mensagem por Elder Luis »

mas dá pra controlar a intensidade usando hqi? só vi com led até agora

Viva Metal!

Walmyr Buzatto

#114 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Que eu saiba, não. Eu já vi reator dimerizável para T5; para HQI acho que não tem solução... mais um argumento para você mudar tudo para T5 ... ou plasma... ;-)
[]'s

Walmyr

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#115 Mensagem por Elder Luis »

entre HQI e T5, fico com as HQI mesmo, já estou habituado. Tenho dois aquários aqui em casa, o de 200x60x50 e um plug&play led pequeno, tem 100 litros, já pensei em passar o grande para o led tb, mas qdo vejo o custo dos leds para 2m de aquário, se torna impeditivo para meu bolso...

qual o valor de uma lampada de plasma? nunca vi pessoalmente e não faço a menor ideia de onde vende... qto eu gastaria para iluminar 2m de aquário?

Viva Metal!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#116 Mensagem por Elder Luis »

Estava fuçando na internet sobre o plasma e achei algumas informações confusas e não muito confiáveis, por exemplo, veja essa tabela comparando Plasma x LED x HQI

Imagem

Por essa tabela, QUE EU NÃO SEI SE ESTÁ CORRETA, as HQI por exemplo, só perdem pro LED em questão de vida útil e na questão de dimerizável, mas até aí, que vai deixar 12 horas de oscilação de luz? Se levarmos em consideração os valores, não sei se o led é tão vantagem assim -> BASEADO NESTA TABELA QUE NÃO SEI SE ESTÁ CORRETA, claro que tem mais um monte de variáveis, custo operacional, menor manutenção bla bla bla bla bla... mas enfim, ainda não tinha visto um comparativo destes

Outras informações que achei na mesma página:

Imagem

Imagem

Espectro da lampada de plasma:

Imagem

Refletor com sistema de refrigeração
Imagem

Viva Metal!

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#117 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Tb nao conheço esse plasma pessoalmente. Ja havia visto um topico qdo lançou, se nao me engano o Matias que postou. Parecia que seria bem promissor, mas logo ja apareceram os leds aos montes e nao tinha mais ouvido falar a respeito até nosso amigo Walmyr mostra-lo.

mas tendo em vista a evolucao do led e dos efeitos positivos que trazem até o momento, me parece que vale o investimento sim.

Ja pensou em ir migrando aos poucos Elder? tipo, qdo tiver que fazer troca de lampadas, ao invez de comprar uma alema de 600, vc da um $$ a mais e ja pega 1 calha.... até fechar. ( palpitar é mais facil doque fazer.. eu sei)

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#118 Mensagem por Elder Luis »

eu costumo comprar lâmpadas mais baratas e mais simples, BLV de 600 cruzero fica pesado, tenho 3 luminárias :-?

estou pensando como fazer essa migração, o complicado é que tem que colocar para rodar td junto para não dar diferença nenhuma, só que o grana que vai :-?

Viva Metal!

Walmyr Buzatto

#119 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Elder, a comparação de lumem/watt está desatualizada; hoje em dia existem LEDs com output muito maior, comparável ou até superior ao que foi colocado para plasma.

Acho que a questão principal é o espectro: LED tem espectro muito estreito, uma faixa fininha ao redor da cor (vermelho, azul ou verde). É preciso juntar um de cada cor, e dimerizar individualmente, para se conseguir a cor desejada. Como contrapartida, você consegue simular qualquer cor... Já o plasma tem um espectro amplo, comparável à luz do sol (que é o que queremos no aquário, não é?), e é dimerizável de 100% até 20% da potência máxima. Outra vantagem do plasma: não emite infra-vermelho, ou seja, não aquece a água, ao contrário das HQIs. A vida útil do plasma também está na casa das 50.000 horas hoje em dia (se bem que ninguém ainda testou o plasma por 5 anos).

Por enquanto quem está nadando de braçada é o LED, e pode continuar assim por um bom tempo, continuar evoluindo e passar todas as tecnologias. Eu investi ano passado em uma luminária plasma, portanto não tenho por que mudar agora. Estou muito satisfeito, meu aquário está bem iluminado, com PAR mais que suficiente em todos os níveis, assim vou agora aguardar os resultados com corais SPS.
[]'s

Walmyr

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#120 Mensagem por Elder Luis »

por isso que eu disse que EU NÃO SEI ESTÃO CORRETAS, eu tb estranhei qdo vi os números....

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”