Eu estou tentando justamente reduzir a um mínimo as fontes de calor. No momento tenho a bomba de recalque (Magdrive 12) com 110W, a bomba do skimmer Tunze 9420 de 15W, e só. A lâmpada plasma irradia um mínimo de calor para a superfície, totalmente desprezível se comparada a uma HQI (plasma não emite infra-vermelho), mas mesmo assim contribui um pouco para o aquecimento, não nego isto. De resto, existe a transferência de calor do ambiente para o aquário, por condução, certo? Que mais? Eliminei reator de cálcio (entram 3 bombinhas dosadoras controladas pelo Apex), eliminei reator de biopellets (não entra nada no lugar) e a única fonte de calor esperando a hora de ligar é o aquecedor mesmo...
O próximo ventilador é este aqui:

Só preciso montar uma grade de proteção ao redor da hélice... é isto que me tranquiliza nos ventiladores domésticos, a proteção já vem com ele. Assim que conseguir improvisar algo aceitável, ele entra lá no lugar do chinezinho... minha mulher já está reclamando novamente do ruído do eixo dele, hora de trocar.
Oops... ia me esquecendo: 4 bombinhas Tunze 6055 de circulação, máximo de 18W cada na potência plena (mas eu opero as 4 alternadamente, entre 30% e 100% durante o dia, portanto o total de watts das Tunze seria algo como uns 40W, por aí).