Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Obras de ampliação durante o Carnaval
- Luiz_Daniel_Fossa
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Daniel
- Data de Nascimento: 19 Dez 1980
- País: Brasil
Re: Obras de ampliação durante o Carnaval
Elder,
Só um detalhe, tampe os buracos de passagem com uma espuma espansivel, assim vc não terá problemas com insetos entrando pelos furos.
Abço
Só um detalhe, tampe os buracos de passagem com uma espuma espansivel, assim vc não terá problemas com insetos entrando pelos furos.
Abço
Abço
(_)/(_)
Meu aqua - 750lts
viewtopic.php?f=25&t=14799
(_)/(_)
Meu aqua - 750lts
viewtopic.php?f=25&t=14799
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
vou colocar espuma ou algo removível, periodicamente vou trocar as mangueiras, com a espuma expansiva elas vão ficar coladas.
Obrigado pela dica
Obrigado pela dica
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Opa!
Nun é qui o tio fez bunito
meu chiloso radical também fica fora, é uma mravilha.
Nun é qui o tio fez bunito
meu chiloso radical também fica fora, é uma mravilha.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Elder Luis
- Parioglossus

Valeu Beckham! Vc que é o mestre das instalações perfeitas! 
- André Fonseca
- Moderador Global

- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Elder,
Pq trocar as mangueiras com frequência???
Raphael,
E fui certinho no buraco (chiller) da Eldinha, bem no centro.
Meu problema é com as tomadas mesmo...

Pq trocar as mangueiras com frequência???
Raphael,
E fui certinho no buraco (chiller) da Eldinha, bem no centro.
Meu problema é com as tomadas mesmo...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Elder Luis
- Parioglossus

1 mês atrás qdo fiz uma manutenção geral no chiller, fui olhar as mangueiras e tinha tanta sujeira dentro que a bitola já tinha reduzido quase pela metade, por isso de tempos em tempos vou trocar, custa 2 reais o metro... bem barato
- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
A bomba que manda água pro chiller fica antes ou depois do perlon?!
Aliás, vc usa perlon?!
Aliás, vc usa perlon?!
- Elder Luis
- Parioglossus

uso sharkbag e fica depois do shark e do skimmer, juntou muita craca e alga pink, foi entupindo a mangueira
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
crescem esponjas e um monte de poliquetas.
No meu caso são canos de agua sob o piso, de tempos em tempos já prevejo ter de passar um desentupidor e depois muita agua...
No meu caso são canos de agua sob o piso, de tempos em tempos já prevejo ter de passar um desentupidor e depois muita agua...
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Elder Luis
- Parioglossus

esses canos subterrâneos por si só já refrigeram a água, imagino que seu chiller deva trabalhar bem pouco mesmo
Tenho um projeto para casa futura em que alguns encanamentos do aqua vão passar por lugares onde propositalmente a temperatura vai ser baixada sem auxilio de nenhum meio ou equipamento que gaste energia elétrica
Tenho um projeto para casa futura em que alguns encanamentos do aqua vão passar por lugares onde propositalmente a temperatura vai ser baixada sem auxilio de nenhum meio ou equipamento que gaste energia elétrica
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
hummmm
vc me deu uma idéia, já volto
vc me deu uma idéia, já volto
Dimensionando o UV
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
pronto esta em teste
esta idéia de refrigerar usando o solo sempre me provocou e sem querer acabei implementando kkk
a temperatura da agua que sai do aquario para o chiler esta em 25,8ºC
a agua que volta do chiler está chegando mais alta em 1 decimo 25,9ºC
pode ser efeito tamponador, como meu piso não tem nada de especial, com o tempo o solo ao redor do encanamento se torna um capacitor térmico, similar ao mar.
pode ser que sim pode ser que não, vou acompanhar
Curiosidade, nas estações subterraneas de Metrô, logo no inicio nos primeiros meses são frias, depois de um tempo vão esquentando, algumas ficam verdadeiras estufas.
Acredito que um efeito de maior refrigeração se de em terrenos mais umidos sujeitos a permeabilidade das aguas de chuvas.
vou deixar o probe facil de mudar de posição e fazer um,a média de dias quentes e dias frios. Que vc acha?
esta idéia de refrigerar usando o solo sempre me provocou e sem querer acabei implementando kkk
a temperatura da agua que sai do aquario para o chiler esta em 25,8ºC
a agua que volta do chiler está chegando mais alta em 1 decimo 25,9ºC
pode ser efeito tamponador, como meu piso não tem nada de especial, com o tempo o solo ao redor do encanamento se torna um capacitor térmico, similar ao mar.
pode ser que sim pode ser que não, vou acompanhar
Curiosidade, nas estações subterraneas de Metrô, logo no inicio nos primeiros meses são frias, depois de um tempo vão esquentando, algumas ficam verdadeiras estufas.
Acredito que um efeito de maior refrigeração se de em terrenos mais umidos sujeitos a permeabilidade das aguas de chuvas.
vou deixar o probe facil de mudar de posição e fazer um,a média de dias quentes e dias frios. Que vc acha?
Dimensionando o UV
- Elder Luis
- Parioglossus

acho interessantíssimo... onde está a tubulação pro chiller? no concreto? na terra direto?
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
na terra na flor da terra...
Na época a cabeça estava voltada para terminar rapidamente os acertos da casa, nem me preocupava com esta idéia.
Mas sabe que ainda esta em tempo, não é dificl de escavar o quintal e deixar uma mangueira enterrada. o lance é que acho que tem de ser fundo, nao pode ser raso.
Na época a cabeça estava voltada para terminar rapidamente os acertos da casa, nem me preocupava com esta idéia.
Mas sabe que ainda esta em tempo, não é dificl de escavar o quintal e deixar uma mangueira enterrada. o lance é que acho que tem de ser fundo, nao pode ser raso.
Dimensionando o UV
- Elder Luis
- Parioglossus

Tb acho que tem que ser fundo, e eventualmente até com um timer na bomba de circulação desligando na madrugada, nos horários mais frios por exemplo, para que a água do aquário não transmita calor à terra dando tempo de resfriar a terra que circunda o cano.
Outro coisa que pensei, foi passar a tubulação do chiller colada na tubulação de água, nem que vc faça uma pequena ramificação dessa entrada de água de forma que a água que entra na casa tende a ser gelada, essa baixa temperatura iria atingir a tubulação do chiller ajudando a resfriar, mas para isso a tubulação não poderia ser exatamente reta, talvez algumas curvas para ganhar tempo de exposição à tubulação com água fria. Paralelamente, poderia tb enrolar os dois tubos juntos com aquela manta térmica, similar a tubulação externa de ar condicionado split, igual essa tubulação da imagem, só que com os dois canos juntos:

Outro coisa que pensei, foi passar a tubulação do chiller colada na tubulação de água, nem que vc faça uma pequena ramificação dessa entrada de água de forma que a água que entra na casa tende a ser gelada, essa baixa temperatura iria atingir a tubulação do chiller ajudando a resfriar, mas para isso a tubulação não poderia ser exatamente reta, talvez algumas curvas para ganhar tempo de exposição à tubulação com água fria. Paralelamente, poderia tb enrolar os dois tubos juntos com aquela manta térmica, similar a tubulação externa de ar condicionado split, igual essa tubulação da imagem, só que com os dois canos juntos:
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
hummmm
tipo um tubo dentro de outro similar aos filtros UV DIY?
tipo um tubo dentro de outro similar aos filtros UV DIY?
Dimensionando o UV
- Elder Luis
- Parioglossus

Não, paralelos mesmo mas enrolados com aquela espuma isolante térmica. Pensei em um dentro do outro, mas fica impossivel fazer a água da rua circular nesse sistema
-
dogeiro
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: dogeiro
- Data de Nascimento: 08 Set 1978
- País: brasil
Caramba....fiz a mesma coisa, mas no meu caso era por causa do ar quente que saia do chiller que aquecia a sala a tal ponto de virar uma sauna....rs......
Obs : VIRA O SEU CHILLER, A PARTE QUE ENTRA O AR FRIO DEVE ESTAR LIVRE DA PAREDE PELO MENOS 15CM......DO JEITO QUE O SEU ESTA O CHILLER VAI TRABALHAR MAIS DO QUE DEVE.
GOSTEI DA SERRA COPO PRA CORTAR A PAREDE.......SHOW
Obs : VIRA O SEU CHILLER, A PARTE QUE ENTRA O AR FRIO DEVE ESTAR LIVRE DA PAREDE PELO MENOS 15CM......DO JEITO QUE O SEU ESTA O CHILLER VAI TRABALHAR MAIS DO QUE DEVE.
GOSTEI DA SERRA COPO PRA CORTAR A PAREDE.......SHOW
- Elder Luis
- Parioglossus

15CM da parede não vou conseguir chegar, mas acho que consigo chegar perto disso
obrigado pela dica
obrigado pela dica
- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Essa idéia de passar as mangueiras ou canos pela parede ou pelo solo para refrigerar é uma boa e não tinhamos pensado nisso antes...
Assim que terminei a montagem do aqua meu sogro teve a idéia de numa próxima oportunidade (????) passar as mangueiras do retorno pela parede, apenas para melhorar a "estética" do Sump. Pensando nessa parte de refrigeração, meu aqua faz parede com a garagem* que é muito mais fresca do que a sala (faz uma corrente de vento muito grande, já tive problemas com meus cachorros tendo pneumonia por causa disso), então jogando as mangueiras quase que saindo na garagem poderia ajudar a manter a água mais fria.
Elder,
Essa de "colar" as tubulações acho que não seria uma boa não...
Basta ver que, quando abrimos as torneiras da água da rua, muitas vezes a água chega "quente" e demora um pouco para esfriar. Além disso, alguns animais possuem a chamada "rete mirabile" (rede maravilhosa) que nada mais é do que veias e artérias próximas umas das outras para elevar a temperatura do sangue. Um exemplo clássico disso seriam os Tubarões Brancos, que chegam a ter 10° de temperatura corpórea acima da temperatura da água.
Tudo bem que comparei veias e artérias com espessuras mínimas com canos bem mais espessos, mas...
* E olha que a garagem chegou a ficar na temperatura daquela foto que postei num outro tópico...

Assim que terminei a montagem do aqua meu sogro teve a idéia de numa próxima oportunidade (????) passar as mangueiras do retorno pela parede, apenas para melhorar a "estética" do Sump. Pensando nessa parte de refrigeração, meu aqua faz parede com a garagem* que é muito mais fresca do que a sala (faz uma corrente de vento muito grande, já tive problemas com meus cachorros tendo pneumonia por causa disso), então jogando as mangueiras quase que saindo na garagem poderia ajudar a manter a água mais fria.
Elder,
Essa de "colar" as tubulações acho que não seria uma boa não...
Basta ver que, quando abrimos as torneiras da água da rua, muitas vezes a água chega "quente" e demora um pouco para esfriar. Além disso, alguns animais possuem a chamada "rete mirabile" (rede maravilhosa) que nada mais é do que veias e artérias próximas umas das outras para elevar a temperatura do sangue. Um exemplo clássico disso seriam os Tubarões Brancos, que chegam a ter 10° de temperatura corpórea acima da temperatura da água.
Tudo bem que comparei veias e artérias com espessuras mínimas com canos bem mais espessos, mas...
* E olha que a garagem chegou a ficar na temperatura daquela foto que postei num outro tópico...