Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Overflow para nano 30L
- Lucas Oliveira
- Pseudocheilinus hexataenia

- Data de Nascimento: 01 Set 1988
- País: Brasil
Overflow para nano 30L
Olá amigos!
Estou com dois vidros parados (cubo 30x30x30 e um 30c x 14l x 20a) em casa, resolvi montar um nano reef no cubo e utilizar o menor como um sump trazeiro, dai me veio a idéia de fazer um overflow para descida até o mini sump e utilizar uma bomba submersa SB 520 para levar a água devolta ao cubo.
Será que consigo alguma coisa bacana para tal?
Estou vendo para comprar um mini Skimmer que utiliza pedra de madeira... E ai o que acham? Bom,ruim?
Aguardo pitacos de vocês pessoal!
Abraços!
Estou com dois vidros parados (cubo 30x30x30 e um 30c x 14l x 20a) em casa, resolvi montar um nano reef no cubo e utilizar o menor como um sump trazeiro, dai me veio a idéia de fazer um overflow para descida até o mini sump e utilizar uma bomba submersa SB 520 para levar a água devolta ao cubo.
Será que consigo alguma coisa bacana para tal?
Estou vendo para comprar um mini Skimmer que utiliza pedra de madeira... E ai o que acham? Bom,ruim?
Aguardo pitacos de vocês pessoal!
Abraços!
"E quantas pessoas já foram minha inspiração sem saber..." Sabrina Monroe
- Lucas Oliveira

Re: Overflow para nano 30L
Ainda nenhuma ajuda pessoal?
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: TD
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Lucas,
Acho que funciona o que voce está querendo fazer, mas realmente não entendi a dúvida que voce tem.
Quanto a skimmer com pedra porosa, eu nunca usei um, tem um BM 3,5 que custa baratinho e resolveria seu problema, provavelmente fazendo bem menos barulho do que um skimmer de pedra porosa.
Acho que funciona o que voce está querendo fazer, mas realmente não entendi a dúvida que voce tem.
Quanto a skimmer com pedra porosa, eu nunca usei um, tem um BM 3,5 que custa baratinho e resolveria seu problema, provavelmente fazendo bem menos barulho do que um skimmer de pedra porosa.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
- Lucas Oliveira

Minha dúvida é a seguinte, além do vidro 30x30x30 tenho outro 30x14x20, neste pensei em utiliza-lo como um mini sump trazeiro, onde será inserido as midias, skimmer (com pedra de madeira e compressor de ar) e bomba (SB 520) para levar a água devolta ao aqua principal.
Minha dúvida é a seguinte, alguém tem um projeto de overflow simples para fazer a descida da água para o mini sump?
Não quero furar o vidro trazeiro do cubo, então pensei em algo como um overflow simples e funcional.
Até pensei em alguma coisa com cano de pvc somente com a curva da descida para o mini sump, assim fazendo que a água desça apenas com a gravidade, será que dá certo?
Segue exemplo chucro, mas creio que dê para ajudar a imaginar...rs

Então testei o mini skimmer com pedra porosa e fiquei surpreso realmente fez muitas bolhas e creio que será muito útil para o nano.
Desde já agradeço!
Abraços!
Lucas Oliveira
Minha dúvida é a seguinte, alguém tem um projeto de overflow simples para fazer a descida da água para o mini sump?
Não quero furar o vidro trazeiro do cubo, então pensei em algo como um overflow simples e funcional.
Até pensei em alguma coisa com cano de pvc somente com a curva da descida para o mini sump, assim fazendo que a água desça apenas com a gravidade, será que dá certo?
Segue exemplo chucro, mas creio que dê para ajudar a imaginar...rs

Então testei o mini skimmer com pedra porosa e fiquei surpreso realmente fez muitas bolhas e creio que será muito útil para o nano.
Desde já agradeço!
Abraços!
Lucas Oliveira
- Walmyr Buzatto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Recebeu Curtir: 1 vez
Lucas, este esquema de sifão costuma funcionar só quando a gente não quer: quando cai a energia, e a tubulação do recalque, pelo efeito sifão, vai esvaziando o aquário até entrar ar na tubulação... 
Para que funcione bem, e fique prático para dar início ao sifão, é preciso retirar todo o ar da curva, e aí é que reside o problema. Você resolve isto fazendo um furinho no topo da curva, e colocando uma mangueirinha lá, por onde você retira o ar. Existe uma bombinha muito boa pra isso, que funciona tanto com ar como com água. Também existem esquemas de um overflow feito com acrílico, que é colocado na borda do aquário, e implementa esta idéia do sifão de forma mais segura. Se encontrar o desenho por aqui, eu posto depois.
Para que funcione bem, e fique prático para dar início ao sifão, é preciso retirar todo o ar da curva, e aí é que reside o problema. Você resolve isto fazendo um furinho no topo da curva, e colocando uma mangueirinha lá, por onde você retira o ar. Existe uma bombinha muito boa pra isso, que funciona tanto com ar como com água. Também existem esquemas de um overflow feito com acrílico, que é colocado na borda do aquário, e implementa esta idéia do sifão de forma mais segura. Se encontrar o desenho por aqui, eu posto depois.
[]'s
Walmyr
Walmyr
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Lucas, agora entendi sua súvida,
Uma parte dela foi bem explicada pelo Walmyr
Olhando a imagem que voce postou, voce teria que fazer uma modificação além do sifão ... voce precisa pegar o sump, que está mais baixo que o aquário, e levanta-lo na mesma altura, calçando a base do sump subindo-a mais 10 cm. Da forma que voce quer fazer o sifão, pelas propriedades dos vasos comunicantes, a altura da coluna de água do sump será igual a altura do aquário, logo, ambos tem que estar alinhados pela parte superior.
Uma parte dela foi bem explicada pelo Walmyr
Olhando a imagem que voce postou, voce teria que fazer uma modificação além do sifão ... voce precisa pegar o sump, que está mais baixo que o aquário, e levanta-lo na mesma altura, calçando a base do sump subindo-a mais 10 cm. Da forma que voce quer fazer o sifão, pelas propriedades dos vasos comunicantes, a altura da coluna de água do sump será igual a altura do aquário, logo, ambos tem que estar alinhados pela parte superior.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
- Walmyr Buzatto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Recebeu Curtir: 1 vez
Márcio, eu 'disconcordo'... ;-)
A bomba de recalque jogando a água de volta pro display não vai deixar os níveis se igualarem, assim o sump pode estar mais baixo, sem problemas.
A bomba de recalque jogando a água de volta pro display não vai deixar os níveis se igualarem, assim o sump pode estar mais baixo, sem problemas.
[]'s
Walmyr
Walmyr
- Lucas Oliveira

Walmyr, entendi sua explicação, perfeita!
Já vi muitos overflow com o furo na curva e neste inserem uma válvula anti retorno, creio que seja para a mesma finalidade de remover o ar do cano.
Caso encontre o esquema de overflow em acrílico agradeço, enquanto isso vou procurando por aqui também!
Desde já agradeço!
Abraços!
Já vi muitos overflow com o furo na curva e neste inserem uma válvula anti retorno, creio que seja para a mesma finalidade de remover o ar do cano.
Caso encontre o esquema de overflow em acrílico agradeço, enquanto isso vou procurando por aqui também!
Desde já agradeço!
Abraços!
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

Walmyr Buzatto escreveu:Márcio, eu 'disconcordo'... ;-)
há controvérsias aqui rsrsrsrs
Minha resposta foi baseado nas premissas de que ele não quer furar o vidro e quer usar aquele overflow de cano .... mas eu deveria ter prestado mais a atenção e lembrado que existe um sistema de overflow por canos que funciona como aquelas caixas importadas de overflow em acrílico, e não precisam estar na mesma altura ....
Obrigado por chamar a atenção a esta informação errada Walmyr.
O sistema como desenhado vai funcionar mesmo.
- Lucas Oliveira

Meues queridos!
Consegui fazer um sifão com um cano de um canister que tinha parado em casa... Funcionou belezinha...
O mini sump também colei e está tudo em ordem... Funcionando perfeitamente.
Agora a dúvida que não quer calar... Quanto de substrato e RV's usarei no aqua 30x30x30?
E a bomba de circulação ideal?
Desde já agradeço!
Abraços!
Consegui fazer um sifão com um cano de um canister que tinha parado em casa... Funcionou belezinha...
O mini sump também colei e está tudo em ordem... Funcionando perfeitamente.
Agora a dúvida que não quer calar... Quanto de substrato e RV's usarei no aqua 30x30x30?
E a bomba de circulação ideal?
Desde já agradeço!
Abraços!