Elder Luis escreveu:Posso sim, claro!![]()
No começo, leia-se aqui nos primeiros 45 dias, não se preocupe com valores dos testes, vai haver uma guerra química dentro do seu aquário e vai ficar td meio maluco!
Lá pelos 60 dias de ciclagem a coisa tende a estabilizar e vc vai ter que ter valores proximos a esses que são os ideais:
pH - 8,0 a 8,3
Temp - de 25 a 26 (o segredo não é o numero, é não deixar variar muito durante o dia e noite, o ideal é escolher uma temperatura e manter cravado nela)
Amônia, nitrito, nitrato, fosfato - 0
Cálcio - 380 a 450
Reserva Alcalina - 7 a 10 dKH (veja a escala, alguns testes são em "meq", aí o valor muda)
Magnésio - 1280
Tem outros detalhes, mas se nos 60 dias vc manter proximo a isso, já ótimo. Se tiver paciência, o que vai ser difícil, se conseguir esperar uns 90 dias de ciclagem antes de povoar, seria o ideal.
Vc vai precisar pegar uma rocha viva do aquário de alguém e colocar no seu para inocular vida, ou vc pega rochas de desmonte ainda com vida e monta, ou pega rochas mortas e coloca uma pequena de alguém, não precisa ser gigante, do tamanho de uma laranja pra cima já vai trazer uma mega carga biológica.
Qualquer dúvida é só postar. Se possível, poste aqui no forum mesmo assim mais gente pode opinar e me corrigir!
Olá amigo, fis os testes hoje o aquario está ciclando a aproximadamente 20 dias e deu valores diferentes de alguns testes, segue:
PH: 8.5
nitrito 0,5
nitrato 1
preciso me preocupar?