Flávio Wyinz escreveu:Bernardo, você comentou que utiliza cheatomorfas em seu refúgio. Elas estão indo bem? Tive um pequeno problema com elas... derrepente elas começaram a morrer e despedaçar e subiram pela bomba de recalque intupindo o tubo da subida e fazendo o sump ficar vazio. Desta forma a bomba de reposição de água doce acabou jogando praticamente todo o reservatório no sump e não sei porque o display começou a transbordar

foi um "rolo" danado aqui em casa.
Na raiva acabei arrancando toda ela do meu refugio...
Sim Flavio, também já me fudi feio, da uma olhada neste meu topico:
viewtopic.php?f=2&t=9743Provavelmente aconteceu a mesma coisa que aconteceu com vc... As chaetos foram se "desmanchando" e indo para as bombas, skimmer e todos os equipamentos... grudaram nas Rvs e miracle mud do refugio, não deixei dar tempo de entupir as bombas, quando vi que estava dando zebra retirei o sump e lavei por inteiro, baita trabalho... Um inferno...
Exatamente por isso, estou tentando este metodo de confina-las num ambiente que criei protegido com tela... por mais que as algas morram, não vão passar pela tela e por sua vez não irão "sujar" o sistema por inteiro, pelo menos, não de forma rápida.
Iniciei o processo cerca de 10 dias e sem problema algum... Fica simples fazer a poda, pois é so retirar o pode e excluir as algas que estão degradando... De qualquer forma é um teste, vamos ver no que da!!! Melhor aprender com as tentativas de terceiros, no caso, o maluco aqui (EU) rsrsrs...
Alem das chaetomorfas, estão as Ulvas, codium e as roxas que esqueci o nome... Vamos ver qual delas se adaptam melhor ao sistema criado.
Ok Mathias! valeu pelo toque, vou restringir as suas recomendações e ver qual se desenvolve melhor...
Abraços