🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pico Reef 21l - Márcia Shiguemi - REFORMULAÇÃO TOTAL pág. 2

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Márcia Shiguemi
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Shiguemi
Data de Nascimento: 30 Out 1982
País: Brasil

Pico Reef 21l - Márcia Shiguemi - REFORMULAÇÃO TOTAL pág. 2

#1 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Pessoal, eis aqui o início do meu sonho e espero que não vire pesadelo! icon_comemorando
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda nesta empreitada... bye1
Como Enfermeira Pesquisadora, o novo sempre me instigou, a busca de novos saberes e de quebra de paradigmas.
Sentir-se uma iniciante em aquarios novamente, ter de novo o frio na barriga, são sensações indescritíveis e estou a cada dia mais motivada a fazer do meu PICO REEF, um sonho realizado! icon_cry_smile
Estou e SEMPRE ESTAREI aberta a sugestões e críticas. Estou aprendendo e creio que outros aprenderão junto comigo neste tópico. icon_iCo01

SETUP:

- Aqua acrílico 21l (Presente de aniversário! - Agradecimentos ao meu namorado lindo, Lu: Obrigada por sempre me apoiar e me incentivar em tudo!) - Os aquários marinhos necessitam de uma espessura de vidro maior do que em doces, devido a circulação de água, rochas, densidade da água. Iria colar o meu com 4mm ao invés de 3mm do doce se o tivesse fabricado
- Sistema de FIltragem: Filtro Externo Atman 0400 (já foi usado em NANO DOCE) contendo PERLON, PURIGEM e SIPORAX MINI.
- Termômetro Digital Adesivo: marcando de mín de 22º e máximo de 24ºC. Não colei ainda, está preso com durex provisóriamente!!!
- 2kg de rocha viva
- 3 kg de substrato de Aragonita fina IMPORTADA (não sei o nome, depois atualizo)
- 500g de substrato de corais mortos (não tenho certeza, fiz uma camada fina acima por estética, depois atualizo o nome)
- Água salgada natural (em processo de ciclagem)
- Água de reposição doce: Deionizada e tratada com SEACHEM REEF BUFFER
- Aquecedor: off
- Cooler: off

Imagem

Aqui está meu deionizador sem as mídias filtrantes - CUSTO R$ 0,00 (tudo reciclado - NUNCA JOGUEM FORA O QUE você ACHA QUE UM DIA PODE SER USADO NO FVM!!!) icon_cadeado icon_cadeado icon_cadeado
- 1 pote de rosquinhas carolina do FRANGO ASSADO (rosqueável, agora é só dividir para os mídias!!!)
- 2 torneiras usadas de filtro de água (as flanges são caras!!!! Olha que substituto de flange legal?!)

Cortei uma das torneiras para engatar a mangueira de entrada de água no filtro.

Imagem

Suplementos encomendados para tratamento daqui uns 30 / 40 dias:
- SEACHEM REEF COMPLETE
- SEACHEM REEF TRACE
- alguém me recomenda mais algum?

Luminária: AJUDA PELO AMOR DE DEUS!!! Não sei se compro os leds e fabrico ou compensa comprar uma pronta!!!
Gostaria de iluminação (azul e branca) para corais moles e LPS. icon_headstars icon_headstars icon_headstars

Coller: quero verificar a necessidade dele com os leds, se não aumentar muito a temperatura, ficarei sem cooler no momento. icon_harhar
Editado pela última vez por Márcia Shiguemi em 18 Fev 2012, 20:33, em um total de 4 vezes.
Menina tbm constrói AQUA 235l + FILTRO INTERNO
viewtopic.php?f=36&t=9789

Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Japa do FVM do Doces - Iniciante em Marinhos!!! SOCORROO

#2 Mensagem por Júnio Melo »

Marcia
O ideal é utilizar leds cree ou edson de 3w. Você pode fazera calha que sai mais em conta. Se for comprar pronta, utilize marcas de qualidade, como AI ou vertex.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Márcia Shiguemi

Re: Japa do FVM do Doces - Iniciante em Marinhos!!! SOCORROO

#3 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Obrigada Junio! Verifiquei as cree e a Edson. Mto boas! Preciso estudar mais.
Será que um bulbo potente com leds azul e branco funcionaria?

Quanto a ILUMINAÇíO também já me indicaram:

- Dymax Robot - não sei se é fraca e não possui leds azuis, mas branco azulado...
http://www.ebay.com/itm/DYMAX-Aquarium- ... 3cb497e0be

- barras de led azul e branco para anexar na calha
http://www.ebay.com/itm/2-x-8-Aquarium- ... 336568b659

E estou a procura de uma BOMBA DE CIRCULAÇÂO:
- koralia nano (mas estou achando mto cara)
- Resun Wave Maker 2000
- Resn Wave Maker 1800 (essa eu vi a venda na Europa e EUA, nunca vi a venda aqui no Brasil)

Alguém pode me dar opiniões ou outras sugestões?

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD

Re: Pico Reef 21l - Ajuda com Iluminação e B. Circulação

#4 Mensagem por Marcio Gielfi »

Olá Marcia,

Ambas as opçoes são bem fracas e não vão te atender.

Sugiro voce dar uma espiada nestas barras com led´s SMD 5050 ..

http://www.ebay.com/itm/Rigid-LED-Bulb- ... 4aa080de1e

http://www.ebay.com/itm/Rigid-LED-Bulb- ... 33619a6074

Recomendo pelo menos 2 de branco e 3 de azul para começar.

Quanto as bombas, acho as opções fortes para o tamanho do seu aquário.

Sugiro voce dar uma espiada nas sarlo mini de 180 l/h , coloque 2 para começar.

Boa sorte na sua montagem
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Peixinho
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Recebeu Curtir: 1 vez

#5 Mensagem por Erick Slapelis »

Gostei desse deionizador!!! Ker vender? hehehhe

Muito bom o seu Pico, vou acompanhar. :)
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#6 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Queria ter as manhas de mexer com trecos do FVM... falta capacidade por aqui! rsssssssssssss icon_rotfl2
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Márcia Shiguemi

#7 Mensagem por Márcia Shiguemi »

TD: muitíssimo obrigada por me indicar as barras!!! Uma dúvida: não achei nenhuma indicação sobre os leds... Como sei que é uma boa escolha? Potência, essas coisas...

-Achei uma outra, da marca Hidom, mas nunca li nada a respeito dela... 40 leds (azuis e brancos) (1ª foto)
- Mesmo se eu turbinar essa Dymax Robot com leds azuis seria fraco? (2ª foto)

Imagem

Slapelis: Ah, obrigada! Tem suas vantagens a minha caixa cheia de quinquilharias! Sempre dá pra reutilizar alguma coisa! Risos!

Cabeceira: FVM é só começar, depois que começa, viciiiiia!!!

Me sugeriram tbm as LED PL-PAR38:

Achei da Rapidled (que já possui uma mescla de cores e potências): MAS ACHEI DEVERAS CARO NESTE MOMENTO...

http://www.rapidled.com/servlet/the-141 ... ulb/Detail

E uma paralela, onde se pode definir os Leds com o vendedor:

http://www.ebay.com/itm/5W-7W-9W-12W-LE ... 8088141888

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Menina atirada icon_joia

Hummmm, não sei lhe contar muito sobre os leds já apontados, eu vou lhe complicar a vida:

http://www.ebay.com/itm/GU10-3x1W-High- ... 19ca17c91d

Imagem

Gostei de suas opções pois já são "prontas" com acabamento e facilidade de instalação.

Sobre sua montagem, atenção aos potes, se forem muito moles podem acabar vazando por causa da pouca pressão d'agua, opte por fazer a agua fluir de baixo para cima, use pré filtro de 5 micra e use carvão ativado também, somente depois passe pelas midias deionizadoras.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Márcia Shiguemi

#9 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Ai meu Deus Becker!!! Assim eu fico doida mesmo!!! KkKkKkk!!! icon_comemorando
Mto obrigada por mais essa sugestão.
A questão é: Se usar esta que me disse, e que GOSTEI MUITO!!! Quantas lâmpadas dessa na minha luminária? icon_wacko
E quantas azuis? Teria alguma compatível pra usar como essa WHITE? icon_assobiando
Sobre o pote, nossa ele é super mega power grosso, deu até o que fazer pra furar... E o deionizador está indo de vento em polpa sem nenhum vazamento e com os parâmetros lindamente lindos!!! icon_clap icon_clap icon_clap Até eu duvidei dele...
Fiz um cooler adaptando uma ventoinha de PC (eu tenho kilos de quinquilharias guardadas - Mania de FVM/DIY) e uma fonte de celular. Queria ela fraca porque a temperatura aqui está na média de 24º na ciclagem. Se ver que precisa de mais potencia, troco a fonte pra uma de 12v/110v. Vou postar fotos em breve, ainda tenho que arrumar um jeito bonito de fixar ela. Não sei se coloco na luminária e tals.

GENTE!! PRECISO DE UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA (NACIONAL OU IMPORTADO) PRO MEU COOLER DIY, BOM E BARATO, ALGUÉM SUGERE?
Editado pela última vez por Márcia Shiguemi em 30 Out 2011, 14:16, em um total de 1 vez.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#10 Mensagem por Mauro Becker »

Oi Márcia

kkk desconfiei que vc ficaria balançando com a oportunidade de um FVM. Eu importei até agora uns 60W destes soquetes, vou iniciar um teste primeiramente no refúgio, e só então terei como avaliar que resultados teria em um campo maior.

Normalmente não teria nenhum receio de usar o led em um nano ou pico, pois a profundidade/altura é pequena. um Watt para cada dois litros em aquários rasos.

Estes spots já são 110VAC, mas também se encontra em 12VAC, tem que olhar a descrição, pois existem os brancos quentes (Amarelados, melhores para macro algas) brancos frios(cool, penso que são melhores para corais) e azuis.
http://www.ebay.com/itm/2pcs-GU10-85-26 ... 19ca27abaf
Imagem

Os encaixes vc deve ter notado, são de base GU10 ou Gu16, legal é pegar já uns soquetes também, infelizmente é mais barato importar que comprar nas lojas (pelo menos nas que procurei), vai facilitar a troca da unidade no caso de queima, que supostamente deve durar muiiiito.

Eu não tenho senso de estética nenhum, nem ouso discutir muito, mas acho que se for usar os kits prontos, acho que o quario corre o risco de virar uma arvore de natal, luminária de led presa por garra, ventilador idem, filtro externo dependurado etc e tal. Por isto eu penso muito em uma tampa para agregar todos estes itens, mesmo que seja do tipo colarinho, apenas envolvendo as laterais mas deixando o topo aberto.

o controlador de temperatura FVM, ainda não vi um projeto publicado, realmente simples de ser feito.
Imagem
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Márcia Shiguemi

#11 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Valeu!!!
A branca que vc me sugeriu... Meu, a variação de preço ne eBay é estrondosa... Será que é a mesma?
Se eu colocar 4 brancas e uma azul no meio?

Total de 16W...

Tentaria colocar um dimmer, mas acho que não seria assim tão necessário... Será que consigo ligar as brancas e as azuis numa mesma fiação? Com uma única tomada 110v?
Ah sobre o controlador de temperatura, não era DIY nãooooo!!! Acho mto arriscado fazer isso, mas quem sabe num futuro próximo? Minhas mãozinhas japonesas tem problemas com DIY... Vício!

A bomba de circulação cada um fala uma coisa... Estou com medo de pegar a Resun ou Koralia e virar um tsunami... Colocar uma submersa e um gira, acho que vai lotar mto o aqua, ficar feio... Não sei...

A Atman 0400 na vazão máxima dá uma boa circulada, mas não sei se é suficiente...

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#12 Mensagem por Marcio Gielfi »

Márcia,

Estas luminárias usam leds muito pequenos, de baixa potencia, cada led pequeno deste está na faixa de 0,02 W, os led´s de barra tem potencia efetiva de 3,6 W por barra.

Voce deve pensar em alguma coisa em torno de 20 W de iluminação de led se eles não tiverem lentes, se for usar estas lampadas, o ideal é voce abri-las e trocar alguns led´s brancos de 1 W por led´s azuis de 1W e usar alguma coisa entre 12 e 15W.

Abaixo, um tópico onde montei uma luminária que pode te inspirar a montar a sua.

viewtopic.php?f=36&t=5058

Qualquer dúvida estou a disposição
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#13 Mensagem por Mauro Becker »

A diferença ocorre mesmo, nunca se esqueça de ver o feedback de cada vendedor e opte pelos já consagrados, pelo menos 99% de positivo.

Estes spots podem muito bem serem ligados no mesmo ponto, a corrente é pequena, e para 21 litros acho que a potência escolhida por vc está boa(pode faltar um ou dois spots)

se não me engano existem os spots de leds dimerizáveis, tem de procurar e claro 40 dias de espera.
eu acho que a luz azul vale a pena buscar os strips blue, fica menos pontual sob aspecto de distribuição luminosa.

Bomba de circulação a dica é a seguinte, de 10 a 20 vezes o volume de seu aquário, isto é uma orientação, um norte ok.

seu aqua tem 21 litros entao a circulação deve estar entre 210 a 420 litros por hora, isto sujeito a ponderação ok, uma resun ou sun sun de 3000, certamente vai fazer uma onda gigante que vai arrasar com Okinawa. Para vc tirar esta duvida, pegue um balde de 20 litros e ligue uma bomba de alto volume e acompanhe a movimentação(pronto vc terá a ferramenta para avaliação critica).
Imagem
Dimensionando o UV

takashi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Takashi Miyamoto
Data de Nascimento: 03 Jan 1981
País: BRASIL

#14 Mensagem por takashi »

Marcia,

Estas lampadas prontas com soquetes, nao vou saber te informar.
Mas como eu disse, o pessoal tem feito calhas DIY com leds CREE baseados nos forums americanos que ja testaram diversas vezes as medidas PAR e depois surgiram as calhas da AI e da Max-Spect com praticamente as mesmas configuraçoes.
Ja a calha da Ecolamps foi uma das pioneiras, mas tbm a mais cara de todas.

Vou te enviar um topico muito legal que poderao de ajudar melhor.

Abraços

Márcia Shiguemi

#15 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Ai gente, mto obrigada por me ajudarem... Estou meio tensa com esta luminária... To quase comprando a HIDOM só pra ver no que dá, qualquer coisa potencializo ou troco ela. Vou pegar corais pra iniciantes mesmo... Ah sei lá!!!

Marcio Gielfi: Será que tem como "trocar" os leds entre as 2 lâmpadas? Será que pode dar m... icon_assobiando

Becker e Takashi: para lâmpadas (ou mesmo lampadinhas) é complicado achar direto 110v. A maioria é 12v.
Se eu fazer uma sequência e ligar em uma fonte conversora de 12v pra 110v dá certo... O triste é ver a tal da fonte...
Ai tbm tem o tal do DRIVER que eu não entendo porcaria nenhuma.
Ai tbm tem que testar com multímero que tbm nem tenho... Sei lá se vale a pena...

Pensei em 16 leds de 1w cada, mesclando azuis e brancos (8 de cada)...

SABE GENTE, MECÂNICA EU DOU UM SHOW, MAS ELÉTRICA... EU NíO CONSIGO ENTENDERRRRR!!!! icon_crybaby icon_crybaby icon_crybaby

Alguém me indica um teste de tds e um refratometro atc no ebay? Bom e barato??? Ou posso comprar qualquer um que é tranquilo?

Agora o momento EMOÇíO ORIENTAL:
GENTE, GENTE!!!! EU TO EMOCIONADA AQUIIIIIII!!!!!
POXA VIDA, VALEU A PENA COMPRAR UM SUBSTRATO BOM, 100% ROCHAS VIVAS... EM 1 SEMANA DE CICLAGEM:
Fui lá namorar meu PICO, mesmo sem ter nada... Até que:
COPEPODESSSS!!! DEZENAS DELES!!! icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando
LINDINHOS!!!! PARECEM FORMIGUINHAS BRANCAS CORRENDO PELOS VIDROS!!! UMAS GRAÇAS!!! COLOQUEI A MíO MESMO POR FORA E SAI A GALERA CORRENDOOOOOO DE MIM PRAS ROCHAS!!!!

muito lindinhas! Pena que não dá pra tirar fotos... icon_harhar

Milton Silva
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: mirtinho
Recebeu Curtir: 4 vezes

#16 Mensagem por Milton Silva »

Uma dica com o seu nano é que coloque papel contact preto no fundo, da uma aparencia melhor e sobre bomba, pode colocar a resun de 600l/h tranquilo , meu nano tem 25lts e esta ótima a circulação. abraço

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#17 Mensagem por Marcio Gielfi »

Márcia Shiguemi escreveu:
Marcio Gielfi: Será que tem como "trocar" os leds entre as 2 lâmpadas? Será que pode dar m... icon_assobiando

Márcia, não é nada difícil trocar um led branco por azual ou comprar uma lampada azul e trocar 1 branco, eu fiz isso em várias.

Se voce for fazer isso, quando as lampadas chegarem eu abro uma minha e te mostro como fazer.

Recomendo que voce também troco as lentes de 30 graus que vem por de 60 graus. Também é muito simples de se fazer ... precisa comprar umas lentes de 60 como estas

http://www.ebay.com/itm/10x-Led-Lens-60 ... 3a6806929c

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#18 Mensagem por Mauro Becker »

Márcia Shiguemi escreveu:Fui lá namorar meu PICO, mesmo sem ter nada... Até que:
COPEPODESSSS!!! DEZENAS DELES!!! icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando
LINDINHOS!!!! PARECEM FORMIGUINHAS BRANCAS CORRENDO PELOS VIDROS!!! UMAS GRAÇAS!!! COLOQUEI A MíO MESMO POR FORA E SAI A GALERA CORRENDOOOOOO DE MIM PRAS ROCHAS!!!!

muito lindinhas! Pena que não dá pra tirar fotos... icon_harhar

icon_yahoo icon_yahoo
Imagem
Dimensionando o UV

takashi miyamoto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Takashi

#19 Mensagem por takashi miyamoto »

Marcia,

Multimetro eu acho que nem compensa comprar, veja com seus amigos que alguem deve ter um pra te emprestar...

Eu entendo menos que voce de eletricidade, mas mesmo assim com a ajuda do pessoal do topico de ESTUDOS DE LEDS DIY no forum da XXXXXXXX consegui montar minha luminaria...ta tudo explicadinho la.

Eu só partiria para os leds caso for DIY da CREE, senao melhor colocar PL ou T5 mesmo.

att

Takashi

Márcia Shiguemi

#20 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Novidades, o pico está ciclado e neste fds irei comprar um palhacinho ou um gobi ou um bailarino, não sei ao certo...
As lâmpadas leds estão encomendadas, mas pra chegar só no ano que vem (Natal, já viu como ficam os correios...)
Enquanto isto vou tocar com uma luminária led que peguei emprestado com meu namorado (ele vai trazer fds) e fluorescentes... A tampa já está sendo planejada para confecção. Não sei se uma tampa suspensa e grades (pro palhacinho não se matar) ou um tampa alta e fechada...
Vou testar os parâmetros com TPAs de 4 ou 3l semanais (água pronta da loja) e reposição de água doce deionizada. Mas já estou pensando seriamente num SKIMMER FVM. Ou fazer a mistura de sal em casa, mas o refratometro só ano que vem se eu encomendar tbm... Aff! icon_bangin
Pensei em algo externo, independente do meu hang on... Além do que, dentro do hang on acho difícil caber alguma coisa... OU SERÁ QUE CABE???? :shock:

Primeiro morador, Paguro Patas Amarelas - Jonny Bravo icon_diablo
História de vida: deixei meu namorado escolher 2 paguros. Mal foram colocados no saquinho e um já estava querendo arrancar o outro da conchinha!!! icon_censored
Pedi pro meu namorado escolher um... Adivinhem: escolheu o que tava dando porrada no outro!!! HOMENSSS!!!!! Eu ficava com o que tava apanhando... .errr2. Mas vcs HOMENS, gostam de valentia mesmo!!! KkKkKKK!!!
Imagem

Comprei ração pro Jonny (NEW LIFE SPECTRUM 80grs) e um teste de ph da Alcon mesmo. Os outros estavam em falta na loja... .urgh.
Imagem

Copépodes deu uma baixa horrenda quando a amônia explodiu, mas agora, tá uma nuvem de pontinhos brancos!!! Parece enxame de insetos!!! .palmas.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”