🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrito urgente

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Nitrito urgente

#1 Mensagem por Marcio G Ramos »

Pessoal, boa tarde !

Estou precisando de ajuda, ontem coloquei no meu aquário um casal de palhaço, antes de colocar os peixes medi todos os parâmetros e o Nitrito estava zerado, meu aquário estava clicando a quase 60 dias, tenho skimmer , uso carvão ativado, tenho mídia filtrante no sump e tenho boa circulação , meu aquário tem 150 litros, gostaria de saber se e normal (nitrito a 0,05), senão for como resolvo isso ,os peixes estão bem tranquilos mais estou preocupado.

Abraço a todos

Marcio

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrito urgente

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Após adicionar os peixes, provocou um aumento na carga orgânica. Em poucos dias a quantidade de bactérias deve se estabilizar, voltando a zerar o nitrito.

Continue monitorando. Se persistir, faça uma tpa
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Pedro Luiz de Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 18 Abr 2014, 23:40
Apelido: Pedro
Data de Nascimento: 21 Mar 1965
Cidade: Brasilia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrito urgente

#3 Mensagem por Pedro Luiz de Souza »

Oi Marcio

Não se preocupe com o nivel de nitrito em um aquario MARINHO pq somente qdo está acima de 10 ppm isso pode causar problemas.
Nitrito é toxico, em baixas concentraçoes , para peixes de agua DOCE.

abs

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#4 Mensagem por Marcio G Ramos »

Pedro, boa tarde !

Obrigado pela informação, estou começando agora e fiquei preocupado, já tive aquário de disco e sei que para eles o nitrito alto e era fatal, fico mais tranquilo amigo.

Valeu, Abraço

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Nitrito urgente

#5 Mensagem por Julio Monteiro »

Se já estava zerado, essa pequena alteração foi quando você colocou os animais e possívelmente a água que estava no saquinho com os peixes. Em cerca de 2 dias deve zerar novamente. Caso negativo, faça uma troca parcial.

O nitrito nesse nível não é preocupante, mas deveria estar zerado.

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#6 Mensagem por Marcio G Ramos »

Julio, boa tarde !

Estava zerado amigo, fiquei preocupado mais agora estou mais tranquilo, se precisar faço a TPA de quantos por cento ?

Abraço

Marcio

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Nitrito urgente

#7 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Acredito que quando você colocou os peixes deve ter dado uma carga de amônia, rapidamente isso virou nitrito e se seu aquário estiver ciclado realmente esse nitrito vai virar nitrato
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Daniel blanca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 104
Registrado em: 28 Jul 2015, 23:18
Apelido: Daniel Blanca
Data de Nascimento: 22 Ago 1987
Cidade: São paulo
País: Brasil
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Nitrito urgente

#8 Mensagem por Daniel blanca »

Pedro Luiz de Souza escreveu:Oi Marcio

Não se preocupe com o nivel de nitrito em um aquario MARINHO pq somente qdo está acima de 10 ppm isso pode causar problemas.
Nitrito é toxico, em baixas concentraçoes , para peixes de agua DOCE.

abs


Amigo acho que VC confundiu com nitrato não?
Nitrito assim como amônia em poucas concentrações fazem mal sim, apesar que nessa quantidade de 0,05, não matara os peixes
Se ansiedade matasse, eu já estaria morto!

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#9 Mensagem por Marcio G Ramos »

Pedro, boa noite !

Amigo não confundi não, acabei de medir novamente e o Nitrito está em 0,05, medi a amônia e percebi que teve uma leve alteração, mais olhando na tabela ela esta ainda dentro da normalidade.

Abraço

Marcio

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrito urgente

#10 Mensagem por Humberto Jr. »

Qual a marca do teste?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#11 Mensagem por Marcio G Ramos »

Amigo, o teste e da Red sea, acabei de fazer novamente e está em 0,1, estou preocupado não tenho experiencia, olhando para o aquário os peixes estão bem tranquilo e comendo normalmente, notei um pequena mudança na amônia também, mais olhei no tabela e esta dentro da margem de segurança.

Agradeço pela ajuda.

Marcio

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrito urgente

#12 Mensagem por Humberto Jr. »

Faça uma TPA de uns 15-30 litros. Normalmente esta alteração é por conta da carga orgânica que estão gerando.
Apesar de bactérias terem um ciclo rápido, demora um pouco para estabilizar novamente.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#13 Mensagem por Marcio G Ramos »

Humberto, vou fazer TPA em relação ao parâmetros do nitrito que esta em 0,1 causa algum risco para os peixes ou da para segurar ate o aquário estabilizar, eles estão bem tranquilos e comendo bem.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nitrito urgente

#14 Mensagem por Wellington Salles »

Marcio G Ramos,

Fique tranquilo!!!! Como já dito anteriormente, esse desequilíbrio possivelmente se deu com a chegada dos novos habitantes! Seu reef já já se ajustará a atual realidade e consumirá, através do ciclo do "N" essa carga excessiva!!!

Você mesmo já disse que os animais estão tranquilos... essa preocupação demasiada pode fazer com que você se precipite e cometa algum erro que lhe custe caro...

Procure estudar o assunto um pouco!!!! E tente entender como funciona o sistema marinho, assim você ficará mais confiante, além de preparado para os imprevistos!!!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Nitrito urgente

#15 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Daniel blanca escreveu:
Pedro Luiz de Souza escreveu:Oi Marcio

Não se preocupe com o nivel de nitrito em um aquario MARINHO pq somente qdo está acima de 10 ppm isso pode causar problemas.
Nitrito é toxico, em baixas concentraçoes , para peixes de agua DOCE.

abs


Amigo acho que VC confundiu com nitrato não?
Nitrito assim como amônia em poucas concentrações fazem mal sim, apesar que nessa quantidade de 0,05, não matara os peixes



Sempre achei isso também.
Embora seja pouco e teoricamente momentâneo uma vez que colocou novos peixes, nitrito e amônia são extremamente prejudiciais aos peixes e corais. Se aumentar muito, fazer TPA.

Pedro Luiz de Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 18 Abr 2014, 23:40
Apelido: Pedro
Data de Nascimento: 21 Mar 1965
Cidade: Brasilia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Nitrito urgente

#16 Mensagem por Pedro Luiz de Souza »

Daniel, Não me confundi, não. Ratifico o que digitei sobre NITRITO.

Marcio, volto a dizer. NÃO se preocupe com o nivel de nitrito no aquario marinho, mesmo q seu teste esteja certo e o nivel esteja em 0,5 ppm
Preocupe-se apenas com o nivel de amonia.
Comprar teste de nitrito é desnecessario, exceto se o aquarista gosta de fazer testes.
Quer fazer tpa, ok. TPAS são otimas para tudo.
Se for apenas para baixar nitrito é jogar dinheiro fora, da mesma forma q colocar produtos para essa finalidade...enfim...

O aquario estava vazio e ciclando ha 60 dias. Qdo vc colocou os peixes houve aumento da carga biologica ( fezes, comida ), logo ocorreu um aumento da amonia ,depois nitrito e tb haverá de nitrato. Normal q ocorra isso pq a quantidade de bacterias nitrificantes aumenta em razão da oferta de nutrientes. Os niveis de amaonia e nitrito vão zerar em alguns dias qdo as bacterias se multiplicarem. Sempre q colocarmos animais haverá esse pico, mesmo q minimo.

Voltando á toxidade do nitrito para peixes MARINHOS, que provavelmente é um dos maiores mitos do aquarismo marinho...
Provavelmente esse equivoco teve origem e foi difundido a partir do momento que associaram a toxidade real em peixes de agua doce com peixes marinhos...

Niveis de nitrito =>10 ppm podem ocorrer em aquarios recem-montados ou se peixes morrerem e não forem retirados ou se jogarmos muita comida, dependendo do tamanho do aquario.
Tirando esses casos, é muito improvavel que tenhamos niveis de nitrito acima de 1 ppm em um aquario marinho.

Pode-se argumentar que alguns organismos marinhos podem sentir com niveis baixos de nitrito, porem para os corais e peixes marinhos mais comuns, não.
Fizeram uma "experiencia " com ocellaris, q foram submetidos a niveis de nitrito 3,3 ppm 33 ppm e 330 ppm
330 ppm 2 dos 5 morreram
33 ficaram letargicos e com dificuldade para respirar
3,3 nada foi observado

Para quem quiser mais informaçoes sobre isso, segue o link de um artigo de 2005, escrito pelo Randy Holmes ( sabe um pouquinho de quimica )

http://reefkeeping.com/issues/2005-06/rhf/index.php

Se alguem tiver o link de algum estudo q comprove q niveis de 0,5-1 ppm de nitrito causam problemas ou matam peixes marinhos por favor poste aqui.


abs
Editado pela última vez por Pedro Luiz de Souza em 06 Jan 2016, 12:33, em um total de 1 vez.

Marcio G Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 51
Registrado em: 30 Ago 2015, 13:27
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 20 Abr 1971
Cidade: SAO PAULO
País: Brasil

Re: Nitrito urgente

#17 Mensagem por Marcio G Ramos »

Pedro, boa tarde !

Amigo agradeço por sua ajuda, desculpe a teimosia e que com a falta de experiencia acaba gerando insegurança, estou mais tranquilo com a sua orientação vou ler o artigo e estudar um pouco mais.

Grande abraço.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Nitrito urgente

#18 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá Marcio,
respondendo a sua pergunta sobre TPA (troca parcial de água): o ideal é fazer uma troca parcial de 10% do volume útil do aquário semanalmente (ou 20% a cada 15 dias). Isso não tem nada a ver com o assunto da alteração de nitrito, mas sim com TPA´s normais que devem ser feitas.

Exemplo:
Aquário de 100 cm x 40 cm x 60 cm
Volume bruto = 100 X 40 x 60 / 1000 = 240 litros
Volume útil = 80% Volume bruto = 192 litros (desconta-se equipamentos, rochas, etc)

Troca parcial semanal = 10% do Volume útil = 19 litros


Para o seu caso com elevação do nitrito, dar tempo ao tempo, já que pela observação dos animais está tudo bem e apenas fazer as TPA´s normais.

Douglas Oliveira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 25 Set 2015, 21:20
Apelido: EveD
Data de Nascimento: 28 Mar 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrito urgente

#19 Mensagem por Douglas Oliveira »

no começo como seu aquario esta com 60 dias eu usei o microbe- it nite out ll me ajudou muito nos 3 primeiros meses.
não sei se te ajuda.
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/17ada32648e578917ebe6423bdcb62fau1086a950.png[/imagem]

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Nitrito urgente

#20 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Pedro Luiz de Souza escreveu:Daniel, Não me confundi, não. Ratifico o que digitei sobre NITRITO.

Marcio, volto a dizer. NÃO se preocupe com o nivel de nitrito no aquario marinho, mesmo q seu teste esteja certo e o nivel esteja em 0,5 ppm
Preocupe-se apenas com o nivel de amonia.
Comprar teste de nitrito é desnecessario, exceto se o aquarista gosta de fazer testes.
Quer fazer tpa, ok. TPAS são otimas para tudo.
Se for apenas para baixar nitrito é jogar dinheiro fora, da mesma forma q colocar produtos para essa finalidade...enfim...

O aquario estava vazio e ciclando ha 60 dias. Qdo vc colocou os peixes houve aumento da carga biologica ( fezes, comida ), logo ocorreu um aumento da amonia ,depois nitrito e tb haverá de nitrato. Normal q ocorra isso pq a quantidade de bacterias nitrificantes aumenta em razão da oferta de nutrientes. Os niveis de amaonia e nitrito vão zerar em alguns dias qdo as bacterias se multiplicarem. Sempre q colocarmos animais haverá esse pico, mesmo q minimo.

Voltando á toxidade do nitrito para peixes MARINHOS, que provavelmente é um dos maiores mitos do aquarismo marinho...
Provavelmente esse equivoco teve origem e foi difundido a partir do momento que associaram a toxidade real em peixes de agua doce com peixes marinhos...

Niveis de nitrito =>10 ppm podem ocorrer em aquarios recem-montados ou se peixes morrerem e não forem retirados ou se jogarmos muita comida, dependendo do tamanho do aquario.
Tirando esses casos, é muito improvavel que tenhamos niveis de nitrito acima de 1 ppm em um aquario marinho.

Pode-se argumentar que alguns organismos marinhos podem sentir com niveis baixos de nitrito, porem para os corais e peixes marinhos mais comuns, não.
Fizeram uma "experiencia " com ocellaris, q foram submetidos a niveis de nitrito 3,3 ppm 33 ppm e 330 ppm
330 ppm 2 dos 5 morreram
33 ficaram letargicos e com dificuldade para respirar
3,3 nada foi observado

Para quem quiser mais informaçoes sobre isso, segue o link de um artigo de 2005, escrito pelo Randy Holmes ( sabe um pouquinho de quimica )

http://reefkeeping.com/issues/2005-06/rhf/index.php

Se alguem tiver o link de algum estudo q comprove q niveis de 0,5-1 ppm de nitrito causam problemas ou matam peixes marinhos por favor poste aqui.


abs


Excelente explicação, Pedro!!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”