🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problema com planária!

Responder
Mensagem
Autor
guilherme_almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:51
Apelido: Guilherme
Data de Nascimento: 18 Nov 1988
Cidade: Calverton
País: EUA
Localização: Ponta Grossa - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Problema com planária!

#1 Mensagem por guilherme_almeida »

Bom dia amigos!

Estou com problemas com planárias! Quando montei o aquário, depois de algum tempo apareceu 1 pequena. Aspirei ela e tudo bem. Porém apareceram uma centena no momento.

Atualmente eu aspiro elas com manguerinha, porém gostaria de uma solução mais definitiva!

Allguem tem alguma idéia? É somente por causa do inóculo que veio em algum coral ou rocha? ou pode ser por algum parametro errado de água?

Obrigado desde já.

Guilherme bye1
Eng. Agrônomo pelo simples amor pelas plantas...

Meu Boyu TL-550 128L : viewtopic.php?f=99&t=27017

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Problema com planária!

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Fala Guilherme, tudo bem?

dei uma olhada no seu aquário agora, esta ficando muito legal, parabéns.

quanto as planarias, elas estão nas rochas, somente nos substratos e estas estão nos corais?

se forem as das rochas e substrato, tranquilo, diminua alimentação (que deve estar em excesso) e elas irão diminuir com o tempo, vá sinfonando e tirando elas gradativamente nas suas TPAS.

se forem as que ficam por cima dos corais, ferrou, pois elas o incomodaram não deixando-o abrir. a medida que eu conheço (Alex Braga me ajudou) foi com o Ascaridil, aplicando no aquário, no meu usei 3 comprimidos (É NECESSÁRIO CONFIRMAR DE ACORDO COM A LITRAGEM DO SISTEMA!) por semana, sendo que logo nos dias seguintes eu realizava pequenas TPA´s de 30 à 40 litros retirando-as (as mortas em suspensão, decomposição) e teóricamente está melhorando.

contudo como o seu sistema é novo, espere mais comentários do pessoal pois pode haver mais alternativas (caso seja a planaria que está por cima dos corais).

até mais.

guilherme_almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:51
Apelido: Guilherme
Data de Nascimento: 18 Nov 1988
Cidade: Calverton
País: EUA
Localização: Ponta Grossa - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com planária!

#3 Mensagem por guilherme_almeida »

Raphael, obrigado pela resposta!

Você poderia me passar a dosagem do Ascaridil, onde eu encontro e etc?

As planárias que estão no meu aquário são laranjadinhas. Estão pelos vidros, pedras e corais sim. Ainda não estão fechando os corais, porém vejo que estão aumentando em população.

O problema eh a sifonagem das mesmas, estou fazendo manual, mais elas aparecem rapidamente novamente.

Esta TPA que comentou foi de qual porcentagem do seu aquário? tenho um Boyu de 128L, consigo fazer no máximo 15 a 20 %.

Obrigado pela ajuda amigo,

Guilherme bye1
Eng. Agrônomo pelo simples amor pelas plantas...

Meu Boyu TL-550 128L : viewtopic.php?f=99&t=27017

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Problema com planária!

#4 Mensagem por Stevenson Gomes »

Tive planarias no meu Boyu uma vez, sifonava elas com uma magueirinha bem fininha todo dia e diminui a alimentação, uma semana liquidei elas, depois de sifonar eu passava a mesma água em um perlon aqui e voltava com ela pro aquário.
Imagem

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2133
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Problema com planária!

#5 Mensagem por Andrés Segal »

Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Diogo Ramirez
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 32
Registrado em: 15 Out 2013, 07:52
Apelido: ddiogo
Data de Nascimento: 01 Dez 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 19 vezes

Problema com planária!

#6 Mensagem por Diogo Ramirez »

Eu coloquei um Melanurus! (Predador natural). Faz uns 15 dias e parece q está controlado! Sempre tento evitar químicas no aquário.


Sent from Tapatalk
Imagem

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”