🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montagem injetor de água doce

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Andre Mantovani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 05 Jul 2009, 14:50
Apelido: andre
Localização: RS

Montagem injetor de água doce

#1 Mensagem por Andre Mantovani »

Meu áqua é um nano de 130L tenho um sump traseiro como um 6 vidro mas externo funciona por pelo sistema de sifão as vezes tenham peuenas variações de nivel devido ao sistema de sifão é normal.
O problema é que isto impede o bom funcionamento de uma bóia para repor a água doce.
Então bolei um sistema eletrônico bem simples que repõe a água doce diariamente na proporção programada pelo usuário.
ex: no meu nano vai 450ml diariamente de água doce.
este sistema tambem se torna + seguro pois não á o risco de haver uma inundação por alguma falha no sistema.
Vale ressaltar que o circuito pode ser usado também para outros fins vai da sua criatividade em explorá-lo.
Vou colocar aqui a montagem bem simplificada sem linguagem técnica para que todos possam ter um bom entendimento do circuito.
Seu funcionamento é bem simples cada vês que a fonte de alimentação 12 v for ligada ou energizada o circuito ira bater um rele por um determinado tempo. Através deste rele podemos ligar por ex: uma bomba d’água para repor água doce etc...
No meu áqua tenho o circuito ligado juntamente com o timer que liga as lâmpadas assim todos os dias na mesma hora ele repõe a quantidade de água doce que foi programado.
Pois bem vamos a montagem então vai ai a lista de componentes:
1 Fonte de alimentação 12 v dc comum.
3 transistores bc557
1 rele 5 pinos
Resistores 1 de 22k, 1 de 47k, 1 de 100k, 1 de 10k.
1 diodo 4007
1 capacitor de 16 v por 1000mf
Para montagem da placa vou dar uma idéia legal que costumo usar em projetos experimentais.
Pegue uma régua ou plástico rígido fino similar e faça vários furos com uma agulha quente encaixe os componentes e faça as soldas por baixo com pequenos pedaços de fio não fica lindo + funciona bem.
Imagem
O esquema de montagem esta apresentado como se fosse uma imagem aérea do Google visto de cima
Para alterarmos o tempo para mais é só aumentarmos o valor do capacitor para + ex: 16 v por2200mf.
Lembrando que após acionado uma vês para acionarmos novamente deve se retirar a alimentação 12 v do circuito por aproximadamente 1 minuto para descarregar o capacitor.
Caso vc não encontre o capacitor no tamanho desejado também é possível somá-los ligando um ou outro sempre respeitando a polaridade.

Vale lembrar que este circuito é de minha própria autoria portanto qualquer duvida terei prazer em ajudar.
Caso alguém precise de ajuda para projetar algum outro circuito é só entrar em contato pó MP ou email valeu.
Espero te ajudado qualquer duvida é só entrar em contato abraço a todos.
Ex: de ligação da bomba.
Imagem

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montagem injetor de água doce

#2 Mensagem por Frederico Ramos »

Pô, bem legal.

Dá pra usar uma solenóide de máquina de lavar no caso de reposição por gravidade. É só estrangular bem a saída que a reposição é feita por gotejamento.

Só não pode deixar a solenóide ligada por mais de 15 minutos, senão ela derrete.

abração

Andre Mantovani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 05 Jul 2009, 14:50
Apelido: andre
Localização: RS

Re: Montagem injetor de água doce

#3 Mensagem por Andre Mantovani »

É possível sim no meu caso estou usando um solenóide automotivo que é usado para entrada de ar em alguns carros carburados, mas também serve para água funciona com 12 v então liguei direto no circuito vem funcionando bem e a saída de água é bem lenta somente um fio d’água bem fino valeu a dica abraços.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Montagem injetor de água doce

#4 Mensagem por Frederico Ramos »

Essa solenóide de máquina de lavar que eu uso no Nilsen é 127V ... mais fácil ainda !

abração

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”