Página 1 de 1

Reator de Nielsen

Enviado: 02 Jul 2011, 10:52
por Celso Suguimoto
O reator de Nielsen (também conhecido como Reator de Hidróxido de Cálcio ou Ca(OH)2 reator ou Kalkreator), serve para automatizar a reposição de água com uma solução super saturada de hidróxido de cálcio. Foi inventado por Nielsen para facilitar mais prática a adição de “kalk” no aquário

O reator de Nielsen se propõe a ser uma solução mais barata do que o reator de cálcio. Entretanto existe o risco do pH subir demasiadamente e por isso é conveniente monitorar caso ultrapasse 8.4

Outra coisa é que deve ser aberto e limpo periodicamente, pois o hidróxido de cálcio precipitado carrega consigo metais pesados que devem ser descartados


O reator de nielsen funciona repondo a água doce evaporada saturada em hidróxido de cálcio.

Ele é um tubo cilíndrico onde deve ter o volume aproximado de sua evaporação. Deve ser lacrado para evitar o contato da água saturada com os gases da atmosfera, na tampa deve ter dois furos sendo um para entrada de água doce e outro para saída de água saturada em Ca. Com o auxilio de um sensor de nível você conecta uma bomba que ira ligar apenas quando o nível baixar, ao ligar ela introduz água doce no nilsen, que por transbordamento joga a solução saturada no reef. Tem outros detalhes como uma bomba para circulação interna, válvula de retenção, ... mas o principal é a reposição automática de solução saturada de cálcio com qualidade e sem aquele trabalho diário de preparação

Imagem

1. Água do aquário
2. Sensor de nível
3. Sensor de nível
4. Válvula
5. Bomba de recirculação
6. Tubo hermeticamente fechado.
7. Válvula antiretorno.
8. Água de reverse osmose ou deionizada
9. Bomba de alimentação.
10. Cabo de energia.
11. Timer.

Preferencialmente a saída do reator deve ser feita no sump ou em alguma região de boa circulação

O reator é hermeticamente isolado do ar, a solução não reage com o CO2 atmosférico que desencadeia a seguinte reação :

Dissolução do hidróxido de cálcio na água:

Ca(OH)2 [ Hidróxido de cálcio ] + H2O - > (Ca ++) [ íon cálcio ] + 2OH - [ íons hidróxido ] + H2O

Na presença de CO2, acontece a seguinte:

(Ca ++) + (2OH -) + CO2 - > (Ca ++) + (CO3) [ íon carbonata ] + H2O [ água ]

Seguidamente uma outra reação:

(Ca ++) + (CO3) - > CaCO3 [ carbonato de cálcio ]

Se a na reação falta de CO2, perdeu cálcio num composto insolúvel na água. Em contrapartida, se o CO2 continua disponível:

CaCO3 + H2O + CO2 - > (Ca ++) + 2HCO3- [ íon bicarbonato ]

O que libera cálcio e mantém normalmente a alcalinidade (reações de acordo com Nilsen e Fossa).

Nem sempre a reposição de 100% da água evaporada com kalk resultado é suficiente para manutenção de níveis de cálcio e alcalinidade. Acontece em aquários com grande demanda de cálcio e / ou com pouca evaporação. Pode-se tentar aumentar a evaporação aumentando a circulação na superfície e usando ventiladores, mas se mesmo assim os resultados não forem satisfatórios será necessário recorrer a outros métodos complementares de reposição


Reator de Kalkwasser

Vantagens :

Econômico
Repõe o Cálcio
Repõe os carbonatos
Ajuda a exportar os fosfatos
Ajuda a manter o PH

Desvantagens

Não repõe outros elementos de traço
Baixa solubilidade do hidroxido cálcio
Esta comprovado que para termos uma boa calcificação dos corais temos que ter ions de cálcio + CO2 e normalmente nos nossos tanques o CO2 encontra-se muito baixo.

Reatores de cálcio

Vantagens

Repõe o Cálcio, carbonatos e elementos traços
Adiciona CO2
Mantém ótimos níveis de alcalinidade

Desvantagens

Alto custo
Difícil regulagem
Aumento de fosfato
Pode baixar o pH devido a adição de CO2


Artigo de Celso Suguimoto

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 18 Jul 2011, 20:26
por Luiz Paulo Di Gesu
Olá Celso!!! Estou fazendo um projeto de um reef de 1,20 X 0,50 X0,60 ( C X A X L) 360 litros brutos, mas primeiro estou estudando bem a respeito do hobby. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo artigo, e tirar uma duvida pretendo colocar corais no reef e pelo que tenho visto em minhas pesquisas é que alguns tipos de corais necessitam da manutenção do cálcio numa proporção maior, achas qu para este projeto que estou fazendo seria adequado qual tipo de reator?

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 20 Jul 2011, 08:35
por Celso Suguimoto
Luiz depende do q pretende manter. As vezes até um reator se torna desnecessario se suplementar manualmente.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 05 Out 2011, 08:47
por Renato Brandão
Celso bom dia, em termos de custo benefício e para aquários com uma demanda relativamente baixa de cálcio me parece ser uma solução mais econômica e fácil de regular, visto não haver necessidade de utilização de cilindro de CO2?

Att, Renato

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 05 Out 2011, 13:38
por Elder Luis
Boa matéria, e o curioso é que esse reator é muito pouco utilizado, particularmente não conheço ninguém que tenha implementado em seu sistema, somente reator de cálcio

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 06 Out 2011, 07:19
por Celso Suguimoto
Renato nao existe necessidade de cilindro de CO2, mesmo pq o objetivo é diferente de um reator de calcio q visa a dissolucao da midia baixando o pH....

Esse tipo de reator é apenas uma forma de tentar automatizar a reposicao manual de kalk por gotejamento....

Ja vi alguns modelos de reator adaptados sem a bomba recirculante interna...até usando garrafa pet... mas o q acaba acontecendo é a formacao de carbonato precipitado no fundo

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 27 Nov 2011, 08:30
por aparecido ramos
Ola, amigo aproveitando este topico quero fazer uma pergunta qual eo nivel de co2 ideal para um aquario marinho.e como posso mantelo em niveis ideal.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 27 Nov 2011, 08:33
por Elder Luis
normalmente a regulagem parte de 1 bolha por segundo de CO² que vai para o reator, aí vc mede os parâmetros e faz os ajustes necessários, seja aumentando o CO² ou diminuindo, o importante é manter o cálcio entre 400 e 450, nem mais e nem menos, e a RA entre 8 e 10.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 27 Nov 2011, 08:42
por Celso Suguimoto
aparecido ramos escreveu:Ola, amigo aproveitando este topico quero fazer uma pergunta qual eo nivel de co2 ideal para um aquario marinho.e como posso mantelo em niveis ideal.



Nao entendi a sua pergunta.... nao existe tanto essa preocupacao com CO2 em marinho como em plantado... existe apenas pra dissolucao da midia em um reator de calcio, q nao é o caso desse reator de nielsen

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 27 Nov 2011, 08:53
por aparecido ramos
amigo,o que eu quis dizer e que se a nivel ideal de co2 em marinho pois nunca medi co2. ja que nao existe tanto essa preocupacao com CO2 em marinho tudo beleza icon_clap menos uma coisa para se preucupar

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 15 Jan 2012, 18:45
por Luiz Otavio Junior
Celso, inicialmente parabéns pelo tópico, eu utilizei esse projeto em meu aqua e consegui zerar o fosfato com o kalk e um bom skimmer, eu fiz o projeto utilizando 2 timers, 2 eclusas, 2 bombas sb 1000 e um reator de kalk da TLF. Ficou muito bom!
Uma das desvantagens que vc cita em relação ao kalk é que ele não repõe outros elementos como mag e stroncio. Mas como tudo evolui, eu vi recentemente um produto novo de uma marca conhecida que repõe mg e stroncio. Segue a foto:

http://www.dreamfish.com.br/lojadeaquar ... _48_28.jpg

Pergunto: Vc já utilizou isto? A quantidade de mg anunciada pelo fabricante é mínima, será que não ocorreria a precipitação destes elementos dentro do reator de nielsen?

Bom, eu quero chegar neste ponto: Eu não sou químico, mas, será que poderíamos misturar Hidroxido de calcio PA com cloreto de magnésio PA (que são relativamente baratos) ou algum outro composto de magnésio afim de aprimorarmos esta reposição de elementos?

Agradeço desde já por qq eventual colaboração.

Luiz Otávio

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 16 Jan 2012, 20:10
por Celso Suguimoto
Eu compro kalk generico, de laboratorio PA. Magnesio idem.

Se nao me engano kalkwasser da two little fishes tem magnesio tbem, mas tenho minhas duvidas se é usado para compensar a precipitacao do q propriamente a reposicao de magnesio.

Magnesio nao é um elemento traço entao pra subir ele precisa de doses maiores do q vem nesses produtos. Outra coisa é q kalk precipita magnesio por isso acho q a adicao dele no produto visa mais compensar isso.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 16 Jan 2012, 20:13
por Elder Luis
Celso Suguimoto escreveu:mas tenho minhas duvidas se é usado para compensar a precipitacao do q propriamente a reposicao de magnesio.


Bingo! é pra isso mesmo... da mesma forma que se dosa Mg no balling, além de repor, a principal função é estabelecer um equilíbrio entre Ca e RA e não precipitar

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 22 Jan 2012, 22:11
por Luiz Otavio Junior
Então imagino que seja bobagem misturar kalk pa com mg pa no reator de nielsen, visto que o kalk pode vir precipitar o mg.
Talvez seja por isso que o pessoal que faz bailling, dose ca ra e mg em horários diferentes!

Bom, de qq forma agradeço pela resposta. Foi esclarecedora.

Luiz Otávio

Elder Luis escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:mas tenho minhas duvidas se é usado para compensar a precipitacao do q propriamente a reposicao de magnesio.


Bingo! é pra isso mesmo... da mesma forma que se dosa Mg no balling, além de repor, a principal função é estabelecer um equilíbrio entre Ca e RA e não precipitar

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 22 Fev 2012, 11:48
por Flávio Wyinz
Celso, adorei sua explicação.
Bem, montei um reator de Nielsen e fiz um teste fora do aquário, porém não encontrei uma válvula unidirecional como o item "7" da sua explicação e quando desligo o sistema ele retorna a água do reator pela entrada.
Qual tipo de válvula você utilizou? Pensei em utilizar uma válvula de retenção de CO² ( http://www.ecomarine.com.br/product_inf ... s_id=29342 ) será que funciona?
Você tem algum modelo para indicar?

AH! mais uma dúvida, qual o Ph ideal na saida do reator?
No meu teste a saida excedeu 9 com uma vazão de 14 gotas por minuto.

Valeu.
Abraço.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 22 Fev 2012, 18:14
por Celso Suguimoto
Reator de nielsen é kalk entao nao é como reator de calcio q teria um pH ideal na saida. O importante é o ph do aquario nao exceder 8.4

Qto a valvula pode ser, a finalidade dela é apenas evitar que a água com kalk retorne para o reservatorio qdo a bomba desligar. Na falta dela vc pode deixar a mangueira de entrada no reator bem proximo a tampa, assim ela volta até esse limite (nao sei se fui claro)

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 22 Fev 2012, 20:43
por Flávio Wyinz
Celso, entendi sim, ou seja, o importante é que o nível seja o mais próximo para não "puxar" a água de dentro do reator, certo?
Bem, eu encontrei um válvula da NY semelhante a esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... de-co2-_JM ou esta: http://www.nicompras.com.br/valvula-de- ... -co2_50xJM (paguei R$4,50) e parece que resolveu.
Ainda estou fazendo testes fora do aquário, não quero ter surpresas desagradáveis, mas acho que vai funcionar.
Minha dificuldade é "vencer" a pressão interna do reator visto que o mesmo e herméticamente fechado. A bomba trabalha um tempo sem sair nada de kalk e depois começa a gotegar. Minha preocupação é forçar a bomba (uma better 650). Tem algum segredo para aliviar esta pressão???
Abraço.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 28 Fev 2012, 11:02
por Celso Suguimoto
O que eu usei nao gotejava saia um filete de água, gotejando vai deixar muito tempo a bomba ligada. Nao que seje problema, mas a tendencia com o tempo é encrustar calcio na saida e isso pode entupir.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 28 Fev 2012, 13:40
por Flávio Wyinz
Celso se deixar sair um filete de água não corremos o risco de adicionar calcio em demasia???
Achei que gotejar por um período pré-estabecelido todos os dias pudesse ser melhor.
Valeu.

Re: Reator de Nielsen

Enviado: 01 Mar 2012, 09:10
por Celso Suguimoto
Flavio o meu estava ligado a reposicao de água, entao o filete só existe qdo se está repondo a água, nao tem como adicionar calcio em demasia pq existe um limite de dissolucao do kalk para tal. O maior risco seria adicionar muito rapidamente sem q haja CO2 suficiente e o pH subir em demasia.