🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

experimentanto biopellets...

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#141 Mensagem por Reinaldo Chen »

Raphael

Sim a sindrome de tanque velho é algo acumulativo e se acelera com falta de manutenção adequada, e pelo seu relato não acredito ser seu caso, mas como coloquei pode ser indicio de um inicio de sindrome pela idade de seu aquário e principalmente pelo fato de hoje não adicionarmos tanta diversidade de vida através de rochas vivas como anos atrás e mesmo com as melhores práticas sem esse boost biológico cedo ou tarde esses sintomas se manifestam, mas o importante é que vc tem ótimas práticas de manutenção e podemos deixar isso de lado.

O seu Kh oscilando entre 7 e 8 indica o seu excesso de biomassa, pois com suplementação de biocalcio e tpa rotineiras como vc faz, algo mais próximo a 10 seria o esperado, até ai não é problema, mas é sinalizador de maior carga de nutrientes para o sistema lidar (dai tendencia de fosfato subir etc) , seria interessante rever a suplementação para esse parametro.

Sim a mudança de sal e suplemento pode ter alterado o equilibrio do aquário e causado os problemas. A linha bioactiff , vem para ajudar no caso de sindrome de aquario velho, dando um boost na biologia do aquario, mas no seu caso pode ser prejudicial, pois quem se beneficia primeiro nesse caso são as cianos que com o acumulo doc, de fosfato e mais o Kh na margem inferior do otimo, já estão de prontidão para qualquer beneficio que elas podem ter para surgir novamente no sistema (carbono do bioactiff).
Acredito que voltar ao red sea seja interessante sim, não precisa descartar o tropic com bioactiff ,mas usar espaçadamente de tempos em tempos por exemplo.

Vc usar carbono ativo no aquário ? Em um teste simples, copo de vidro ou cristal com um pouco de agua do aquario se colocado um papel sulfite atras , vc ve branco ou tem algum tom amarelo na visualização do papel ? Novamente é procurando mais sinalizadores para o estado geral do aquario.

Acho q o seus sistema lida sozinho com nitrato , mas precisa de mais subsidios para lidar com o fosfato.

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#142 Mensagem por Raphael dos Santos »

Quanto ao KH, eu mantinha nessa faixa devido o biopellets.
Mas curiosamente, após a retirada do mesmo, o KH esta subindo, foi para 9 e parece que estabilizou, eu o mantinha entre 9 e 10 com red sea que tem o kh mais alto, e com o Tropic caiu bastante, e controlei na faixa dos 7,5.
Vou comprar um novo balde da RedSea e trocar mesmo, quanto a coloração da agua, a mesma é muito cristalina...muito mesmo...
Varios amigos relataram a transparência da agua do meu aquario, acho eu pelo uso do carvão e purigen que ajudam bastante....não abro mão dos dois nunca....
Não uso carbono ativo não.
Quanto ao nitrato, realmente o sistema controla, fiz novos testes e zero de novo.
Eu adicionei ontem a noite o Rowaphos no reator.
Produto excelente, muito limpo, quase não solta pó..bem diferente do phosban que achei horrivel neste ponto.
Vou aguardar, mas ontem as cianos estavam mais calmas, acho eu que o problema era excesso de carbono (biopellets + sal + bioactif)
Como tirei a maior fonte, os pellets, estão estabilizadas e acho eu regredindo, vou ver hoje.
Outro ponto é que melhorei ainda mais minha circulação.
Adicionei mais uma bomba de 2000l stream virada pra lamina dagua, no lado inverso ao retorno do recalque (sarlo2000), isso faz a movimentação ser muito alta, melhora a troca de gases e ajuda a circulação, fora que tenho uma vortech mp10 a 80% ligada 24hrs.
Bom, espero que resolva, não tenho que reclamar de mais nada no meu aquario, só as cianos mesmo, todos os outros parametros estão ok, animais muito coloridos, peixes gordos e aquarista feliz icon_yahoo !!!!!
Obrigado

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: experimentanto biopellets...

#143 Mensagem por michelcarvalho »

Reinaldo e amigos... Ainda tenho algumas dúvidas: Pelo conteúdo desse tópico, entendi que o IDEAL seria utilizarmos os biopellets apenas DEPOIS da fase de ciclagem, dessa maneira, a população e diversidade de colônias de bactérias denitrificantes seria mais diversificada. Isso procede ? E, além disso, o que posso fazer no meu aquário para conseguir uma diversidade maior de tipos de bactérias ? Existe algum suplemento que promova essa colonização das rochas e substrato de uma maneira mais apropriada ?

Meu aquário está com 70 dias de ciclagem... estou com os pellets há aproximadamente 30 dias, não notei nenhum branqueamento ou turvidez da água. Sendo assim,posso aumentar a quantidade de pellets no reator ? Atualmente estou com 30g de pellets em um aquário com 400L de display + 200L de sump.

obrigado ! um abraço a todos !!!

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#144 Mensagem por Raphael dos Santos »

Michel, se vc não aumentar a carga orgânica e seus parametros estiverem bons (nitrato e fosfato) baixo, não há necessidade de introdução de mais midia...fora que seu aquario é bem novo.
Conforme for povoando, vá aumentando de pouco em pouco.
Eu mesmo, com toda essa carga organica e 200l de agua, só utilizava 30gr....quando aumentei...a coisa desandou...muito cuidado
Abraços

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: experimentanto biopellets...

#145 Mensagem por michelcarvalho »

ok. vou seguir seu conselho, Raphael. É que eu quero aproveitar que o aquário está vazio para deixar tudo calibrado, antes de introduzir osanimais do antigo aquário. Penso que se for para errar, que seja antes da adição dos habitantes. (Mesmo tentando estudar e ler o máximo de informações aqui do fórum).

valeu !

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#146 Mensagem por Raphael dos Santos »

Michel, agora quanto a transição dos animais...
Vá aos poucos tb, pode dar um pico de amonia se for de uma vez....vá aos poucos, sempre monitorando com os testes...e corrigindo parametros.
Abraços

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#147 Mensagem por Reinaldo Chen »

Aquario novo com excesso de biopellets vai ter disponível muito carbono e aí algas e cianos vão vir com tudo. Não coloque mais do que vc já tem.
Melhorar a biologia do sistema vc pode colocar pedaços de rochas de aquários equilibrados, pedaços de rochas selvagens (hj mais difícil isso) e algumas pessoas usam ampolas de biodigest ou similares

Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: experimentanto biopellets...

#148 Mensagem por Phelipe Reis »

Reinaldo, primeiramente parabéns pelo tópico, ao ler o mesmo, tirei algumas dúvidas sobre este novo método. Agora me restam algumas dúvidas, vamos a elas:

Meu aquário está com 1 ano e 2 meses (150L) , após a introdução de alguns corais recentemente, estou enfrentando um surto de Valônias, gostaria de saber se a utilização do mesmo me ajudaria no combate destas algas ?

Tenho aqui parado este reator :
http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl ... 3,s:0,i:81

Esse tem o funcionamento de água igual aos citados, água sendo injetada de baixo para cima.

O skimmer que toca este aqua é um BBMNAC5A com uma Psk-600, toca o aqua sem problemas, com a introdução deste método, acha que o mesmo pode não dar conta ?

Devo começar mais ou menos com 15 ml de pellets ?

Grande abraço !!!
Imagem

Avatar do usuário
Phelipe Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 149
Registrado em: 04 Out 2010, 22:58
Apelido: Phe
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: experimentanto biopellets...

#149 Mensagem por Phelipe Reis »

Reinaldo desculpe a quantidade de dúvidas, vamos lá:

Agora relacionado a água doce, fora o marinho tenho aqua de peixes jumbos em casa, um deles com algumas arraias, essas são muito sensíveis a qualquer nivel de NO2 e NO3 na água.
Com uso dos pellets, seria possivel zerar estes parâmetros ( não deixando de fazer as TPA's semanais) ?

A quantidade de pellets em água doce seria a mesma ? o aqua em questão tem aproximadamente 1200 L .

Grande abraço e desde já agradeço.
Imagem

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#150 Mensagem por Reinaldo Chen »

Phelipe.

O modelo de reator funciona somente dimensione a bomba corretamente pelo tamanho do filtro.
Valonias podem ter causas diversas incluindo ph baixo, reserva baixa etc , para indicar biopellets primeiro seria interessante ter leituras de nitrato e fosfato.


Em água doce o processo não tem a mesma eficiência mas pode usar uma quantidade inicial maior com 50 gramas , mas monitore o nitrato nos primeiros meses para entender a dinâmica no seu aquario.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#151 Mensagem por Alessandro Lima »

To usando o Phosban 150 primeiro tentei usar uma sb 650 (mesma usada por um amigo com sucesso) e nada, os biopellets pouco se movimentavam, coloquei uma bomba de 1200 xing ling, mas nada mudou... Quando a cãmara ainda nao esta inundada faz uma grande movimentação nos biopellets, mas depois que inunda ficam la no fundo parados em 24 horas ficam cobertos com o filme de bacterias.

Alguma dica?
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#152 Mensagem por Reinaldo Chen »

A bomba que deve ser usada no reator deve possuir um mínimo de pressão ( isso pode ser inferido indiretamente pela altura que a bomba é capaz de jogar, acima de 2 metros de altura já começa a ter pressão).
As bombas chinesas , na maioria tem vazão forte sem pressão alguma, então colocar no reator de biopellets não funcionam bem. Sem a devida circulação, existe risco inclusive de zonas anaeróbicas dentro do reator , mas no normal é não ter eficiencia no uso do sistema, com um espesso filme formando rapidamente restringindo ainda mais o filtro.
As vezes a mangueira correta pode fazer diferença entre um reator e outro. No caso, da SB, experimente usar uma mangueira trançada ao invés de cristal vc vai ter um pequeno ganho de pressão e pode solucionar o problema.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#153 Mensagem por Alessandro Lima »

Eu to usando bem pouco biopellets, cerca de 30 g um amigo me alertou que como a quantidade é pouca acaba por nao cobrir o fundo (peça vermelha) do reator, e a agua passa por essa area nao coberta nao movimentando os biopellets, mas to com medo de colocar mais e ficar over...

to usando two litle fishs
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#154 Mensagem por Reinaldo Chen »

Qual o tamanho de seu aqua Alessandro ?

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#155 Mensagem por Alessandro Lima »

1,20x40x60

coloquei um pouco mais de biopellets, resolveu em partes, grande parte dos biopallets agora estao em movimento, apenas uns proximo ao tubo que ficam parados, andei olhando videos mas nao consegui ver se isso acontece com quem usa pouca quantodade como eu, quem usa muito nao acontece. vou tentar fazer um video e colocar aki.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#156 Mensagem por Reinaldo Chen »

A movimentação intensa só com bombas de pressão e normalmente em reatores especificos, o phosban pelo seu conector de plastico, não aguenta mesmo muita pressão. Havendo movimentação vai funcionar a contento. Só lembre de tempos em tempos dar uma mexida forte no filtro todo e se necessário limpar os pellets com água salgada para tirar excesso muco.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#157 Mensagem por Humberto Jr. »

Reinaldo Chen escreveu:A movimentação intensa só com bombas de pressão e normalmente em reatores especificos, o phosban pelo seu conector de plastico, não aguenta mesmo muita pressão. Havendo movimentação vai funcionar a contento. Só lembre de tempos em tempos dar uma mexida forte no filtro todo e se necessário limpar os pellets com água salgada para tirar excesso muco.


Reinaldo, passei sexta passada numa loja de Barcelona ( to vendo de montar um tópico mostrando a loja), e lá disseram que já usam biopellets a muito tempo, e que atualmente fizeram um que é de uso "passivo / ativo", ou seja, não é necessário um reator com movimentação constante, o mesmo pode ser adicionado em uma bolsa e deixado no sump..

Ja ouviu algo sobre este biopellets? to pensando em comprar e mandar pro brasil, pro meu irmão testar.. já que o preço achei relativamente bom 25euros 500 gramas
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#158 Mensagem por Reinaldo Chen »

Existem algums pellets novos de maior tamanho , quase igual pedaços de granito com texturas e densidades diversas que não precisam de um reator com circulação mais forte.
O principio de reação deles é correto e os testes tem mostrado que funcionam bem nessas condições. Mas usar os pellets menores sem circulação não tem se mostrado muito eficaz e acaba ocasionando alguns problemas de excesso de nutrientes em alguns testes que realizei.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#159 Mensagem por Humberto Jr. »

não recordo o tamanho, pareciam com um tubinho de uns 2 mm de diametro, uns 4 mm de comprimento.

Vou mandar pro brasil um pacote... O frete será mais caro que o produto icon_crybaby
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#160 Mensagem por Reinaldo Chen »

http://reefbuilders.com/2012/11/12/orca ... more-65182

O tipo que estava mencionando esta nesse artigo da Reef builders

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”