Página 1 de 20

Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 13:52
por Mônica Oliveira
Nano Cube Led 105L

Antes de começar, quero agradecer muito a todos aqui do fórum, já me responderam várias perguntas e todos os tópicos que já li aqui me ajudaram muito e ainda ajudam.
Quero colocar aqui desde o começo a montagem do meu nano, a fim de receber dicas e sugestões para o melhor desenvolvimento do nano.

Após pesquisar muito sobre aquários resolvi que pra começar iria comprar um plug in play, já que achei bastante complexo montar um e como não tenho experiência, um pequeno já está ótimo.

Já ouvi alguns falando que eu precisaria de um skimmer, porém, eu moro em Curitiba, uma cidade onde quase não vemos calor, sem contar que minha casa é bem fresquinha. Então, por enquanto ficarei assim, sem ele. Até que realmente precise.

Como escrito no site onde comprei o nano: “O Nano Cube LED montado com refúgio usando Miracle Mud (Com macro Algas e iluminação Nano Glo LED) o uso do skimmer ficará superficial já que esse tipo de refúgio diminui a necessidade de trocas parciais do aquário.”
Ainda tenho que aprender como montar esse refúgio.

Comprei na loja Nautilus, indicação daqui, um kit que vem o Nano Cube Led de 105L, Nano Glo e Miracle Mud.
Pela indicação do vendedor da loja, comprei o substrato Samoa Pink Nº 2 de 7kg e o sal marinho Red Sea 10kg.

Tudo chegou em perfeito estado, tudo bem protegido e lacrado. Fiquei na dúvida como montar, mas hoje ao tirar as fotos, percebi onde cada plug se encaixava. icon_headstars

Especificações:
Nome do produto: Nano Cube LED 105 litros
Volume do aquário: 105 litros
Espessura do vidro: 6mm
Bombas de circulação: 2 x 1000 L/H / 16 Watts
Ventiladores de Refrigeração: 4 X 3000 rpm
Dimensões do aquário: 45cm X 55cm X 55cm
Tipo de iluminação: LED
Proteção térmica: Sim
Voltagem: 110V

Luz de manhã - 25 x 3 Watts - 14K
Luz da tarde/ Anoitecer - 4 x 3 Watt - Actinic/466nm
Luz noturna - Lua - 2 x 1 Watt - Nite-Vu/456nm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


WaveMaker Acoplado (preciso aprender a usar)
Imagem

Imagem


Nano Glo (para o refúgio)
Imagem

Imagem


Sal – Red Sea (1kg de sal é diluído em 5L de água, está certo?)
Imagem

Samoa Pink Nº 2 (Preferi lavar ela, lavei hoje, até montar o aquário ela estará seca)
Imagem

Miracle Mud
Imagem


Quase comprei um termostato de um site da China, onde já compramos outras coisas e veio tudo certo, mas achei melhor perguntar aqui se seria suficiente e adequado para o nano:

Termostato de 200w:
http://www.dealextreme.com/p/200w-subme ... 110v-53153

Sensor de temperatura:
http://www.dealextreme.com/p/aquariums- ... nsor-15704


Minhas perguntas:
- Esse termostato é suficiente ou é muito para o nano?
- Dentro do aquário tem aqueles três itens de filtragem (acredito eu) eles estão dentro de um saquinho, devo tirar o saquinho ou deixa assim? Tem que trocar eles? Com qual freqüência?
- Onde e como montar o refúgio? Vi que tem algumas partes vazias atrás, mas não sei se é ali. O que devo colocar no refúgio?
- Em que momento usar o Miracle Mud?
- A água deionizada, estou pensando em pedir para meu marido fazer um deionizador que vi um projeto aqui no site, será que é fácil e vale a pena?
- A rocha viva importada é indicada? Quantos kg + ou – devo colocar?

Por enquanto acho que são essas as minhas dúvidas. Montarei o aquário assim que ficar pronto o móvel para ele, acredito que semana que vem, espero eu.

Muito obrigada, aceito sugestões, dicas, etc.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 14:44
por Edemir Filho
Monica!!! Parabéns pela sua aquisição, realmente muito show o seu Aquário, que vc possa ter sucesso com ele, e que ele possa ser um pedaçinho do fundo do mar dentro de sua casa, não posso resposnder as suas perguntas porque também sóu iniciante no hobby, mais tenho certeza, que serás bem instruida pelo pessoal daqui!!!! Abraços e sucesso!!!!

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 15:13
por Mônica Oliveira
Obrigada Edemir!!!! icon_joia

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 15:37
por William Neres
Posta a evolução do seu nano pra gente !!!! icon_clap

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 15:57
por Mônica Oliveira
Ainda não montei ele, mas pode deixar que postarei sim, li vários tópico de evolução que adorei!!

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 16:29
por Marcus l lage
Opa Mônica foi este tipo de aqua, que falei que seria bom para vc........

Ele é bem legal tem tudo aver com....... :P

Boa Sorte mesmo mais tarde vou fazer uma vizita nova para ver as slr slr valeu.

Um Abçs :P

Vc falo que este Aquario tem que nome???? Eu sempre sobe que é um boyu...... mais se pode chama-lo assim tambem valeu aprendi mais uma no Fórum. icon_yahoo

Bem eu acho que vc deve tirar este adesivo da bomba de recalque, eu acho!!!!! e vc tem que tirar tambem este plastico......se isto que esta dentro dele é rolinho de ceramicas?

Então tem que tirar....... eu acho? porque falo isto!!!! porque nuncas usei este produto . valeu mais aqui pra mim...... tem que tirar. :P tudo que tem que ficar ao contato com agua tem que tirar de dentro do plastico..... :P Uma Pergunta..... Ele não tem Manual..... icon_assobiando

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 16:41
por Mônica Oliveira
Marcus lage escreveu:Opa Mônica foi este tipo de aqua, que falei que seria bom para vc........

Ele é bem legal tem tudo aver com....... :P

Boa Sorte mesmo mais tarde vou fazer uma vizita nova para ver as slr slr valeu.

Um Abçs :P

Vc falo que este Aquario tem que nome???? Eu sempre sobe que é um boyu...... mais se pode chama-lo assim tambem valeu aprendi mais uma no Fórum. icon_yahoo



Olá Marcus, eu lembro que vc disse, foi por isso que resolvi comprar um assim, esse meu aquário é o nano cube led da JBJ, os da boyo, apesar de ser bemmmm parecido vi que era muito baratos, porém vi muita gente reclamando dele. Então optei por um da JBJ, que é uma empresa americana e vi muitas pessoas falando bem dele.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 17:02
por artrcf
Ae! Esse aqua vai bombar! Vai querer ter oque nele? Vai testar SPS com os LED's? Ficaria muito dá hora os SPS e uns LPS ai não acha?
E quanto aos peixes? Se me permite uma sugestão, eu colocaria um Bangaii, ele é lindissimo!
Abraço!

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 17:09
por Mônica Oliveira
Arthur França escreveu:Ae! Esse aqua vai bombar! Vai querer ter oque nele? Vai testar SPS com os LED's? Ficaria muito dá hora os SPS e uns LPS ai não acha?
E quanto aos peixes? Se me permite uma sugestão, eu colocaria um Bangaii, ele é lindissimo!
Abraço!



Oi Arthur, eu tinha pensado em 4 palhacinhos, acho lindo eles, esse Bangaii tb é lindo, procurei a foto dele pra ver, eu não conhecia icon_bangin
Eu ainda não entendo nada, não sei nem o que são SPS e LPS icon_frusty
Só sei que vou comprar tudo em mudinhas, sai mais barato. Acabei de comprar uma casa e estou fazendo o ático, então tenho que econimizar.
O que são SPS e LPS? icon_bangin

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 17:20
por artrcf
É bem simples, dá uma olhada nisso aqui, uma rápida classificação de LPS, SPS e Soft no meu blog:
http://aquariumbrasil.blogspot.com/2011 ... orais.html

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 17:29
por Mônica Oliveira
Arthur França escreveu:É bem simples, dá uma olhada nisso aqui, uma rápida classificação de LPS, SPS e Soft no meu blog:
http://aquariumbrasil.blogspot.com/2011 ... orais.html


Ah que legal, agora eu entendi... acho que vou comprar primeiro os softs e os LPS, depois qd estiver bem certinho compro os SPS que vi que são mais exigentes.
Legal seu blog, vou ver as outras postagens tb, obrigada.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 17:33
por artrcf
De nada! Que bom que gostou do Blog!
Abraço

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 18:25
por Johnatan Sousa
Boa noite pra todos

Monica voce poderia me explicar como funciona esse Miracle Mud, estou no projeto do meu e isso me interessou muito.

Valeu

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 19:13
por Mônica Oliveira
Maverick_82 escreveu:Boa noite pra todos

Monica voce poderia me explicar como funciona esse Miracle Mud, estou no projeto do meu e isso me interessou muito.

Valeu


Olá Joe, só sei que o Miracle Mud é algo para o refúgio e parece ser muito bom, vc pode ler sobre ele aqui: http://loja.nautilusaquarios.com.br/loj ... _ecosystem

Não sei como usar ainda.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 19:18
por artrcf
Miracle Mud, é um tipo de substrato, nunca vi ninguém usar fiquei interessado quero ver a evolução.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 21:19
por Robson Sandrini
Já ouvi alguns falando que eu precisaria de um skimmer, porém, eu moro em Curitiba, uma cidade onde quase não vemos calor, sem contar que minha casa é bem fresquinha. Então, por enquanto ficarei assim, sem ele. Até que realmente precise.

Acho que vc confundiu chiller com skimmer. O skimmer é o que tira uma porcentagem de meleca da água, o chiller é o que resfria. Um pecado esse JBJ não vir com skimmer mas dá pra adaptar um Tunze 9002, entre outros. Cito esse pq o pessoal da Nautilus te envia o passo a passo com fotos da adaptação. Não sei como é o verão por ai mas um ponto fraco dos plug´n´play é exatamente a temperatura. Mesmo sendo LED a temperatura aqui ficava na casa dos 28 C.

Ainda tenho que aprender como montar esse refúgio.

Quando vc monta o refúgio vc perde as "midias filtrantes", já que o refúgio citado por eles é o miracle mud + macroalga [iluminados pela Nano Glo]. A afirmação de que dá pra substituir o skimmer pelo refúgio é contestável. Eu me sentiria melhor com um skimmer num nano do que com um refúgio.

(1kg de sal é diluído em 5L de água, está certo?)

Não, 1 kg de sal diluido em 30 litros te dá uma GE de 1021 [se não me engano]. O ideal é em torno de 1025, ai vc vai adicionando sal ou água pra chegar na GE desejada.
Esse termostato é suficiente ou é muito para o nano?

Quanto maior a capacidade do termostato em relação ao volume do aquário, mais rápido a temperatura é atingida [sinônimo de estabilidade]. Não entrei no link mas precisa de controlador [tipo o Coel] pra não cozinhar os peixes em caso de falha e vc precisa ver a altura dele pra não ficar fora do aquário.

Dentro do aquário tem aqueles três itens de filtragem (acredito eu) eles estão dentro de um saquinho, devo tirar o saquinho ou deixa assim? Tem que trocar eles? Com qual freqüência?

Se vc for montar o refugio vai perder as midias. Aquela espuma preta só junta meleca. O carvão tem gente que troca a cada 30 dias, tem gente que deixa só por uns dias, mais um ponto controverso do aquarismo. A cerâmica que vem nele é fraquinha, ideal seria siporax.

Onde e como montar o refúgio? Vi que tem algumas partes vazias atrás, mas não sei se é ali. O que devo colocar no refúgio? Em que momento usar o Miracle Mud?

Refugio [nesse caso]: miraclemud +macroalga + iluminação. É montado no lugar das midias.

A água deionizada, estou pensando em pedir para meu marido fazer um deionizador que vi um projeto aqui no site, será que é fácil e vale a pena?

Só pedir ajuda pro Renato, ele explica de um jeito que até eu conseguiria fazer.

A rocha viva importada é indicada? Quantos kg + ou – devo colocar?

Vc pode fazer suas próprias rochas tbem, sai bem mais em conta e vc pode dar formatos diferentes. O problema é que elas precisam curar antes de entrar no aqua. Mas é divertido fazer, to apanhando e me divertindo.

[]´s

R.

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 26 Fev 2011, 21:37
por Vini_Reis
Eu votaria em usar rochas importadas... ja tive aquario com rocha sintetica e natural e a natural foi bem mais
vantagem, apesar do preço...

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 27 Fev 2011, 00:49
por Mônica Oliveira
Robson, uauu que aula, tirou todas as minhas dúvidas, muito obrigada icon_iCo01

Com o relato do Vini, pelo jeito é questão de gosto usar rochas vivas ou sintéticas? Pelo jeito terei que pensar no que fazer.
Como faria as rochas?

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 27 Fev 2011, 16:26
por artrcf
Mônica, faz o seguinte, as RV's são melhores que as sintéticas, mas se vc quiser usar nao tem problema, vou te dizer porque é melhor...
Pelo simples fato que elas vão trazer biologia para o seu aqua, e acelerar a ciclagem os microorganismos que vao vir sao benéficos, vermes, copépodes e outros.
Abraço

Re: Nano Cube Led 105L

Enviado: 27 Fev 2011, 17:11
por Mônica Oliveira
Arthur França escreveu:Mônica, faz o seguinte, as RV's são melhores que as sintéticas, mas se vc quiser usar nao tem problema, vou te dizer porque é melhor...
Pelo simples fato que elas vão trazer biologia para o seu aqua, e acelerar a ciclagem os microorganismos que vao vir sao benéficos, vermes, copépodes e outros.
Abraço



Ahh entendi, então vou comprar.

Voltei da praia agora, trouxe conchinhas e junto veio uma bolacha do mar já morta, seca, será que pode colocar? Precisa fazer alguma preparação antes?

Ahh esqueci de perguntar sobre os testes na água, estou querendo comprar testes eletrônicos, será que é preciso?
Fico imaginando tendo que comprar teste descartável direto doubledown_02