Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Camarão bailarino
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: alex_1984
- País: Brasil
Camarão bailarino
Pessoal,
Estou ciclando meu nano reef há mais de um mês, e ainda não tem corais e muito menos peixes. Na última semana coloquei um camarão bailarino, já que estavam brotando aiptasias sem parar das rochas vivas. Até então só havia uns 3 mini-paguros e uns 3 turbo-snails.
Em relação as aiptasias, foi um sucesso. Em menos de 24 horas não restou mais nenhuma. Mas agora tenho duas dúvidas:
1) Eliminadas as aiptasias, o que ele vai comer? Lembrem-se que trata-se de um nano (13 litros), ainda sem peixe e corais, onde portanto a carga de alimentos disponíveis é bem baixa. Em resumo: ele se vira, da mesma forma que os paguros e os snails, ou preciso alimentá-lo de alguma forma?
2) Percebi que depois coloquei o camarão os snails começaram a aparecer caídos, virados para cima (eles não conseguem voltar í posição normal sozinhos). E hoje peguei o bailarino no "flagra": ele ficou puxando um snail que estava numa rocha viva, até que ele caísse... Vocês já observaram esse comportamento? É assim mesmo?
Agradeço demais a ajuda!
Abraços!
Estou ciclando meu nano reef há mais de um mês, e ainda não tem corais e muito menos peixes. Na última semana coloquei um camarão bailarino, já que estavam brotando aiptasias sem parar das rochas vivas. Até então só havia uns 3 mini-paguros e uns 3 turbo-snails.
Em relação as aiptasias, foi um sucesso. Em menos de 24 horas não restou mais nenhuma. Mas agora tenho duas dúvidas:
1) Eliminadas as aiptasias, o que ele vai comer? Lembrem-se que trata-se de um nano (13 litros), ainda sem peixe e corais, onde portanto a carga de alimentos disponíveis é bem baixa. Em resumo: ele se vira, da mesma forma que os paguros e os snails, ou preciso alimentá-lo de alguma forma?
2) Percebi que depois coloquei o camarão os snails começaram a aparecer caídos, virados para cima (eles não conseguem voltar í posição normal sozinhos). E hoje peguei o bailarino no "flagra": ele ficou puxando um snail que estava numa rocha viva, até que ele caísse... Vocês já observaram esse comportamento? É assim mesmo?
Agradeço demais a ajuda!
Abraços!
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 401 vezes
Re: Camarão bailarino
Bailarinos se viram com as sobras dos alimentos. Vc pode oferecer pequenos pedaços de camarão tbem.
O problema deles é q nem sempre sao totalmente reef-safe e eventualmente podem predar algum coral.... é meio loteria.
O problema deles é q nem sempre sao totalmente reef-safe e eventualmente podem predar algum coral.... é meio loteria.
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Gustavo Viude
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Viude
- Contato:
Acho que eu alimentaria com lascas de sardinha congeladas, são muito ricas em ômega 3!
Mas não coloque muito, apenas um pedaço pequeno que possa ser consumido em uma noite, se sobrar, recomendo retirar para lhe trazer problemas.
Outra coisa, camarão é um animal carnivoro, que pode predar qualquer outro companheiro de ambiente caso não seja alimentado adequadamente.
Boa sorte!
Mas não coloque muito, apenas um pedaço pequeno que possa ser consumido em uma noite, se sobrar, recomendo retirar para lhe trazer problemas.
Outra coisa, camarão é um animal carnivoro, que pode predar qualquer outro companheiro de ambiente caso não seja alimentado adequadamente.
Boa sorte!
-
- Apelido: Ricardo
- País: Brasil5
Eu alimentava o meu assim,pequei uma varinha essas tipo de pipa,fiz um corte na ponta, colocava ração nesse corte da varinha e levava na toca dele,,ele saia que nem louco e comia tudo!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br
-
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: Daniel
Eu dou regularmente camarão pro meu... (camarão pro meu camarão... kkkk)
Ração serve... Ele bem alimentado não deve incomodar mais ninguem não...
Ração serve... Ele bem alimentado não deve incomodar mais ninguem não...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef
Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...
Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...
-
- Apelido: ofiuros
- Recebeu Curtir: 1 vez
Camarões comem de tudo um pouco, tente mantê-los alimentados com comidas que cheguem ao fundo, não só restos.
Um abraço;
Leandro
Um abraço;
Leandro
-
Sobre os snails, o interessante é que o bailarino não ataca depois de derrubá-lo. O prazer dele é simplesmente derrubá-lo do vidro...
Obrigado então pelas dicas de oferecer ração ao camarão. Mas como nunca fiz isso, não tenho a mínima idéia da quatntidade e da frequência. O que vocês acham?
Obrigado!
Obrigado então pelas dicas de oferecer ração ao camarão. Mas como nunca fiz isso, não tenho a mínima idéia da quatntidade e da frequência. O que vocês acham?
Obrigado!
- Gustavo Viude
- Apelido: Viude
- Contato:
Sobre a lasca de sardinha... é um ótimo alimento, mas coloque um pedaço bem pequeno e deixe-o apenas durante uma noite... se não tiverem comido tudo, retire a sobra do aquário para não te criar problemas.
Eu coloco uma vez por semana, apenas. No restante dos dias eles se alimentam dos restos...
Eu coloco uma vez por semana, apenas. No restante dos dias eles se alimentam dos restos...
-
Pessoal,
Testei ração e pedaços de camarão, e ele pegou os dois na boa. Mas estou com sérias dúvidas sobre a quantidade e a frequência. Tenho medo tanto de deixar o bichinho com fome quanto de superalimentar e com isso prejudicar os parâmetros.
Considerando que o aqua está ciclando, e ainda não tem peixe nem coral (e portanto não tem "restos"), como vocês acham que devo proceder em termos de quantidade e frequência?
Obrigado!
Testei ração e pedaços de camarão, e ele pegou os dois na boa. Mas estou com sérias dúvidas sobre a quantidade e a frequência. Tenho medo tanto de deixar o bichinho com fome quanto de superalimentar e com isso prejudicar os parâmetros.
Considerando que o aqua está ciclando, e ainda não tem peixe nem coral (e portanto não tem "restos"), como vocês acham que devo proceder em termos de quantidade e frequência?
Obrigado!
-
- Acanthurus achilles
- Apelido: Arthur
- Curtiu: 14 vezes
- Recebeu Curtir: 20 vezes
Eu dou comida pro meu Stenopus uma vez por semana...Já vi muitos relatos de bailarinos comendo corais...Cuidado...
-
-
- Apelido: Ricardo
- País: Brasil5
eu tratava o meu com ração uma vez por dia!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br
- DanielFroes
- Apelido: Daniel Froes
Alex, estou em situação parecida com a sua, tenho 2 bailarinos, equipe de limpeza e 3 corais, mas não tenho peixes ainda.
Estou alimentando eles com ração granulada, dou 1 ou 2 grãos (2-3mm) pra cada camarão, a cada 2 ou 3 dias.
Essa semana reparei que um snail estava sendo atacado por um camarão e um monte de paguro (uma briga danada pra ver quem ia comer), verifiquei que ele já estava morto, então deixei eles comerem. Não sei a causa da morte, espero que não tenha sido um camarão esfomeado.
Como seu aquário é muito pequeno, eu não arriscaria muita comida, seus parâmetros podem mudar rapidamente. Quando tiver uns peixes deve facilitar, pois sempre sobra um pouquinho de ração, aí os camarões vão ter o que comer com esses 'restos' e você poderá alimenta-los com menos frequencia, tipo uma vez por semana.
Achei interessante a idéia do Ricardo, eu já dei comida pros meus na mão, mas eles comeram pouco e logo começaram a beliscar minha mão deixando a ração de lado hehehe. Vou cortar um palito desses de comida japonesa para alimentar os meus, assim fica mais garantido que eles peguem a ração sem deixar restos. Quando eu jogo ração com a bomba de circulação ligada as vezes a ração passa pela bomba e vira farelo...
Estou alimentando eles com ração granulada, dou 1 ou 2 grãos (2-3mm) pra cada camarão, a cada 2 ou 3 dias.
Essa semana reparei que um snail estava sendo atacado por um camarão e um monte de paguro (uma briga danada pra ver quem ia comer), verifiquei que ele já estava morto, então deixei eles comerem. Não sei a causa da morte, espero que não tenha sido um camarão esfomeado.
Como seu aquário é muito pequeno, eu não arriscaria muita comida, seus parâmetros podem mudar rapidamente. Quando tiver uns peixes deve facilitar, pois sempre sobra um pouquinho de ração, aí os camarões vão ter o que comer com esses 'restos' e você poderá alimenta-los com menos frequencia, tipo uma vez por semana.
Achei interessante a idéia do Ricardo, eu já dei comida pros meus na mão, mas eles comeram pouco e logo começaram a beliscar minha mão deixando a ração de lado hehehe. Vou cortar um palito desses de comida japonesa para alimentar os meus, assim fica mais garantido que eles peguem a ração sem deixar restos. Quando eu jogo ração com a bomba de circulação ligada as vezes a ração passa pela bomba e vira farelo...
-
Daniel, valeu pelas dicas. Reparei que o camarão tenta derrubar o snail do vidro ou das rochas, mas quando consegue ele não ataca em seguida. Parece que a intenção dele é apenas derrubar, deixar o snail morrer sozinho (por não conseguir se desvirar) e aí sim comer o bicho morto. Minha dúvida é se esse é um comportamento normal ou se era um "último recurso" por não estar se alimentando corretamente.
Aproveitando, uma pergunta sobre o seu aquário: naquele filtro Atman, você deixou todas as mídias, inclusive o perlon? Estou em dúvida se tiro ou não o perlon no meu, algumas pessoas usam, já outras dizem que ele acaba segurando muito coisa que seria útil para a biologia do aqua.
Aproveitando, uma pergunta sobre o seu aquário: naquele filtro Atman, você deixou todas as mídias, inclusive o perlon? Estou em dúvida se tiro ou não o perlon no meu, algumas pessoas usam, já outras dizem que ele acaba segurando muito coisa que seria útil para a biologia do aqua.
- DanielFroes
- Apelido: Daniel Froes
Também tive essa dúvida sobre o perlon, mas eu estou mantendo o refil (com perlon e carvão) do próprio filtro e trocando ele uma vez por mês (na verdade meu aquário nem fez 2 meses ainda, só troquei uma vez). Neste filtro eu tenho 1 litro de siporax mini e 100ml de purigem além do refil. Para caber isso tudo eu tirei uma placa preta de plastico que servia para criar biologia (com siporax não vou precisar dela).
Como sou novo no aquário marinho também, não sei te dizer se é uma boa idéia, mas no começo eu acho que foi bom, em 1 mês o perlon saiu um bocado sujo, principalmente das primeiras algas que apareceram nas rochas e eu tirei com uma escovinha, com o aquário mais estabilizado posso até pensar em tirar ele, mas vou deixar por mais uns meses antes de decidir. Outro motivo para eu deixar ele é que este filtro tem um coletor de superfície, então qualquer sujeira que cai e fica na superfície acaba parando lá no perlon.
Como sou novo no aquário marinho também, não sei te dizer se é uma boa idéia, mas no começo eu acho que foi bom, em 1 mês o perlon saiu um bocado sujo, principalmente das primeiras algas que apareceram nas rochas e eu tirei com uma escovinha, com o aquário mais estabilizado posso até pensar em tirar ele, mas vou deixar por mais uns meses antes de decidir. Outro motivo para eu deixar ele é que este filtro tem um coletor de superfície, então qualquer sujeira que cai e fica na superfície acaba parando lá no perlon.