🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#41 Mensagem por Brendow »

voce ta alimentando o seu cascudo com o que?
se voce ver ele tentando grudar em outro peixe e porque esta faminto observe isso
Seu aqua esta show

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#42 Mensagem por Leonardo Luzes »

Isso é o que mais procuro na net pra saber como alimenta-los bem. Minha ultima tentativa foi batata.

Se tiver dica pra isso, de como fazer, estou precisando!!!

Obrigado!

Abrs,
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#43 Mensagem por Brendow »

o meu adora abobrinha eu a espeto em uma faca e coloco no fundo assim que apago a luz ele a ataca ah coloque em um mesmo lugar sempre e no fundo do aqua
durante a noite
faço isso 2 vezes por semana e sempre que ele ta com fome eu sei pois ele fica zanzando no lugar onde eu o alimento

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#44 Mensagem por Leonardo Luzes »

Que fera!!!! Mas é tudo cru mesmo né?

Valeu pela dica...

Agora, alguém sabe explicar isso: Coloquei um cascudo novo... rapaz... não sei nem como dizer isso aqui, mas ele evacua muito, muito mesmo. Isso é normal? Não vejo porque não ser, mas sei lá né, vai que ele está comendo demais.
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#45 Mensagem por Leonardo Luzes »

Novas fotos...

Dicas, sugestões, sempre sã bem vindos!!!

O aquário está muito estável. Todos os peixes com comportamentos normais, tudo muito legal.

Abraços a todos!


Imagem
Imagem
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#46 Mensagem por Brendow »

kkkkkkk e normal sim pensa eu tenho um aqua com 7 kinguios e 1 cascudo meu filtrinho atman 400 me fazia ter por obrigação fazer tpa de 5 em 5 dias agora com um atman 400 e um 600 ficou bem melhor abraços

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#47 Mensagem por Leonardo Luzes »

Ufa, agora vc me deu uma ótima ideia, acho que vou ter que colocar um 600. O meu filtro está sujando muito muito rápido, está realmente complicado.

Vou colocar uma foto nova deste cascudo, vcs vão se assustar com o tamanho. Não sei o que que ele tem mas está gigante!!!

Vlw Brendow!

Abraços a todos!
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#48 Mensagem por Brendow »

beleza estamos esperando as fotos abçs

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#49 Mensagem por Leonardo Luzes »

Segue fotos.

Eu acho ele realmente muito bonito!

Imagem
Imagem
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#50 Mensagem por Brendow »

e por isso que ele defeca muito...ve so o tamanho dele hehehehe....muito showw...

arthurmiller
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 01 Nov 2010, 19:12
Apelido: Russo
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#51 Mensagem por arthurmiller »

Leonardo,

O seu cascudo que você diz que defeca muito é o cascudo abacaxi, ao menos assim aqui no RJ ele é popularmente chamado! É o melhor cascudo em termos de comer qualquer coisa, porém, conforme a lei da natureza... como come mais que os outros, evacua mais.

Alimentos que os meus cascudos adoravam era batata e pepino.

Abs

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#52 Mensagem por Leonardo Luzes »

Galera, dúvida. O que eu preciso de fazer para que um tronco pare de boiar?

Troco achado na roça, é um tronco de café. Acho que vai ficar legal, mas enquanto estou tratando ele com cloro ele só boia :-(

Bom, desde já, obrigado pelas dicas.
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#53 Mensagem por Brendow »

olha tem pessoas que gruda ele em uma chapa de vidro e poem pedras por cima.....
mas quanto a troncos voce tem que avaliar muitas coisas
ele tem que estar completamente seco...e de preferencia aos achados em rios ja submersos
e que seu tronco fique no minimo 35 dias em tratamento
eu pessoalmente quando pego um tronco que boia nem coloco em meu aqua
porque os de aroeira afundam e são esses que eu dou preferencia....
abraços

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#54 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Léo e Brendow eu só fiz TPA..... com meu tronco e ele foi soltando e soltando ate que paro soltar tinta eu acho que vcs só deve fazer TPA...... Digo toda vez que a sua agua ficar verde de doe as vistas de tão icon_cry_smile que fica agua do Aquario.... :P

Um Abç galera :P

Avatar do usuário
Brendow
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 166
Registrado em: 04 Dez 2010, 21:35
Apelido: Brendow
Cidade: Uberlandia
País: brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#55 Mensagem por Brendow »

mas Marcus lage seu tronco afundou de ficar submerso???

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#56 Mensagem por Marcus l lage »

Léo tudo bem....Tai uma pasta inteira para vc estudar sobre Aquario Plantado Valeu....

Como + ou - um livro que pode te ajudar muito..... icon_joia

Aquário Plantado



Olá, estive sem atualizar o blog esta semana por culpa da minha internet que sai fora do ar, mas agora está tudo normal e voltarei falando sobre a técnica de plantados.
O aquarismo plantado é um dos ramos aquarísticos mais belos que existem. Nos últimos anos se transformou em uma “moda” entre os aquaristas, nunca se teve tantos aquas deste tipo.
Mas pudera, você chegar em casa e se deparar com uma coletânea de belas plantas e peixes é realmente magnífico, trás uma paz ao corpo e a mente sem tamanho.
Existem alguns segredos para transformar um simples aqua de plantas naturais em um aquário plantado de verdade e não se engane, você não vai precisar gastar montanhas de dinheiro com cilindros de CO2 ou substratos importados, existem opções baratas que dão belos resultados.

SUBSTRATO

O solo deve ser o mais fértil possível para dar nutrientes para as plantas. Ele pode ser industrial, como os da TRÓPICA, RED SEA, ECO, que são excelentes, com um prazo infinito de qualidade, mas possuem um alto custo, se você tiver condição financeira compre que vale a pena. Mas, se você não estiver com muita grana pode montar um bom substrato gastando pouco. Temos a opção do húmus de minhoca tratado, misturado com laterita(encontrada em lojas de aquários) e areia de rio, que da excelente resultado, mas exige alguns cuidados.
Esta mistura pode gerar uma explosão de algas no seu aqua se não for manuseada corretamente, começando pelo húmus. O húmus você encontra em floriculturas em geral, ele deve ser puro, sem fertilizantes. Você deve também tratá-lo, na sua casa mesmo, já vou avisando, dá um pouco de trabalho, mas vale a pena, faça o seguinte: depois de comprar o húmus 100% puro, coloque-o em um balde e encha de água, vá mexendo com sua mão mesmo e desfazendo os torrões, depois espere 1 minuto, logo após vire a água e torne a enche-lo repetindo o processo, a água do balde nunca vai ficar totalmente clara, então vá repetindo o processo até enxergar sua mão numa profundidade de 10, 15 cm e quando não houver materiais boiando.
Feito isso, coloque o húmus em uma panela e complete com água, ferva por mais ou menos 30 minutos, retire a água com cuidado para não se queimar e coloque em uma bandeja, em seguida leve ao sol, deixando-o ali até secar.
Recomendo usar 2kg de húmus para cada 50 litros brutos do aqua. Você pode usar o húmus misturado com a laterita e uma camada de areião ou ainda escolher um dos 2 e usar com a areia. Um fator importante é a camada chamada de isolante, no caso a areia, ela deve ser de no mínimo 5cm, pois assim a explosão de algas já é controlada e com o passar do tempo, o solo vai ser mexido em excesso, podendo colocar o húmus em contato com a água, o que deve ser evitado.


Pode-se usar um filtro UV para o controle de algas!!!!!

ILUMINAÇíO

As plantas necessitam da luz para a fotossíntese, portanto ela é essencial. Você pode ter altos índices de fertilizantes e nutrientes, isso de nada adianta se correndo junto, você não tiver uma boa iluminação. Outra coisa, muitos dizem que o excesso de luz é o responsável pela explosão de algas, é uma afirmativa equivocada, pois este processo ocorre pelo excesso de nutrientes, que pode ser controlado pelas TPA´S, além de ter bastante plantas no aqua, pois estas consomem os nutrientes evitando a evolução das algas.
Existem diversos tipos de iluminação para aquários no mercado, fluorescentes, incandescentes, vapor de sódio e halogênio e vapor de mercúrio, HQI´s. Eu costumo usar as fluorescentes, pelo custo benefício e facilidade de instalação.
As HQI´s possuem uma maior vida útil, uma maior luminosidade, porém possuem um custo alto, pois requerem instalação de reatores e refletores e emitem muito calor, mas a opção vai de cada aquarista, eu só recomendo usar 1W para cada 4 litros de água.
As lâmpadas para aquas plantados simulam as condições necessárias para a fotossíntese( 450nm e 670nm), o que varia nelas é na temperatura de cor, o que é um problema, pois cores quentes são perfeitas para plantas e algas!!!! Por isso, não se usa somente iluminação quente, deve-se usar a fria junto, esta também tem seus problemas, pois não promove as algas, mas estressa os peixes, então é necessário combinar esses tipos de iluminação até achar um ponto comum.
Nunca use aquas altos para seus plantados, pois a luz deve chegar em todas as suas partes , sem exceção.


TEMPERATURA E FILTRO




Normalmente as plantas exigem uma temperatura mais alta, como 27, 28 graus, com esse nível de calor suas plantas estarão bem servidas. Você pode usar a filtragem normal no seu aqua plantado, mas escolha algo mais calmo, para não arrancar as plantas.

CO2

O principal nutriente das plantas é o gás carbônico, ou dióxido de carbono (CO2), sua concentração na água é um fator importantíssimo no desenvolvimento de todas as plantas. Todos esses aquários com plantas super desenvolvidas que vemos em sites, ou aqueles do grande Amano, que ficamos impressionados e pensamos como eles fazem isso, pois é, o segredo deles esta na injeção do CO2, esse é o fator principal para a verdadeira evolução, mas claro, o aquário tem que estar com todos os elementos em harmonia certoo!!!!
A taxa mais indicada de CO2 é a de 3 í 15 miligramas por litro de água (mg/l), pois grandes concentrações podem ser fatais para os peixes e este é o grande problema deste sistema para quem está começando no aquarismo plantado, fora que o CO2 acidifica o ph de uma maneira brusca, causando morte certa.
Existem no mercado especializado, cilindros de CO2 que fazem a injeção no aqua, são perfeitos, pois podem ser controlados e tem uma durabilidade melhor, porém são muito caros, um método mais tradicional e muito eficiente é o de injeção através de garrafas de refrigerantes, essas de PET 2 Litros, que se dá da seguinte forma:

Material necessário:
- garrafa plástica de refrigerante PET de 2L, vazia, lavada e com a tampa plástica de rosca.
- mangueirinha plástica do tipo usada nas bombas de ar para aquário.
- cola de silicone para aquário
- pedra porosa
- açúcar
- fermento BIOLÓGICO
- bicarbonato de sódio
Modo de Preparo
Faça um furo no centro da tampa da garrafa, que seja suficiente para passar a mangueirinha de plástico sem folga, este furo pode ser feito com algum material de metal aquecido. Introduza a mangueira no buraco deixando passar um pouco da tampa, vede com cola de silicone, deixando secar bem. Coloque a pedra porosa na ponta da mangueira que vai dentro do aquário.
Dissolva 2 copos (de 200ml) e meio de açúcar em 1 litro de água sem cloro morna, dissolva 1 colher de sopa bem cheia de fermento biológico, ATENÇíO, o fermento tem que ser BIOLÓGICO, em um copo de água também sem cloro, misture as duas soluções e adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Encha a garrafa com a mistura de modo que fique em uma distância de 10cm do topo( pode-se acrescentar água sem cloro para alcançar esta medida), o liquido da garrafa NUNCA pode cair no aquário, misture bem a solução sacudindo a garrafa, depois deixe-a descansando, destampada, por 1 hora, até você ver a fermentação começar, quando isto acontecer tampe a garrafa e coloque a extremidade da mangueira com a pedra porosa dentro do aqua, dentro de alguns minutos surgirão bolhas vindo da pedra, ATENÇíO, quanto mais funda você deixar a pedra porosa, mais CO2 estará presente na água e consequentemente, esta estará mais ácida, o ideal é deixar no meio do nível da água. A noite, com a luz desligada, não existe fotossíntese, então a concentração de CO2 aumenta, baixando ainda mais o ph e são essas variações que são prejudiciais aos peixes, nunca tire a mangueira pela noite, só coloque-a mais ao topo do aqua, daí o ph não varia tanto.Para diminuir a concentração de CO2, você deve agitar a água, podendo usar um compressor de ar pela noite. Ok!!!
Com o passar do tempo realize podas e retire folhas mortas, além das TPA’s normais, existem fertilizantes líquidos no mercado, mas creio que com a injeção de CO2 não serão necessários.
Você vai ver, o resultado será espetacular e com o tempo você vai começar a entender o sistema e irá controlar sua injeção de maneira tranqüila, até lá peça ajuda a seu lojista e no http://www.forumaquario.com.br/ , na parte de plantados, com certeza suas dúvidas serão sanadas ou ainda me mande um email, alemaumsm@bol.com.br.
Agora é só você escolher as plantas de sua preferência, montando um setup com o seu estilo, espero ter ajudado na sua iniciação aos plantados...UM ABRAÇOO... icon_iCo01

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#57 Mensagem por Marcus l lage »

Léo algumas coisas sobre ....

Doenças

Como todos os animais de estimação, os peixes também ficam doentes. Podemos evitar essas doenças tomando algumas precauções, com as TPA´S nos períodos corretos, evitando mudanças bruscas de ph e temperatura, além de evitar o estresse dos moradores do aqua, (um elemento fundamental para a prevenção).
Existem diversos tipos de doenças, algumas comuns, outras nem tanto, dentre as mais conhecidas podemos citar o Íctio, a Hidropsia, fungos, dentre outras que iremos abordar neste artigo. Uma observação, gostaria de deixar bem claro que sou contra o uso de qualquer produto químico dentro do aquário, acho que eles só devem ser usados em último caso, por isso vou passar métodos de tratamento mostrando o lado natural de cura e em alguns casos o químico, OKKKK!!!!

ÍCTIO

Para mim o íctio, é a doença mais conhecida e que mais atinge os aquaristas iniciantes. Ela é causada pelas oscilações de temperatura, estresse, baixa imunidade do peixe e consiste em pontos brancos no corpo do animal, além de nadadeiras fechadas. Um sintoma claro é quando o peixe começa a se esfregar no substrato ou pedras. É uma doença que pode ser controlada facilmente, acrescente uma colher de sal grosso para cada 15 Litros e aumente a temperatura para 30º, dentro de 10 dias seu peixe estará curado. Existem remédios específicos para o ícito vendido em lojas especializadas, mas como já falei anteriormente, só recomendo em casos extremos.
ATENÇíO, o sal grosso é um ótimo remédio para a maioria das doenças, mas pode prejudicar alguns peixes, como Corydoras e Cascudos “Limpa-Vidro”, por isso cuidado!!!!

HIDROPSIA

A Hidropsia ou doença do ventre volumoso, é causada por bactérias(Aeromonas Punctatos) que atacam os órgãos internos e os paralisam. O abdomem do peixe incha, ele para de se alimentar, as escamas ficam eriçadas, aparecem algumas manchas pelo corpo e o animal nada em círculos. È uma doença de difícil cura, pois não existe um medicamento específico, recomendo fazer trocas parciais e colocar o peixe em um aquário hospital,(aquário de 15 litros onde você coloca peixes para tratamento), além de aplicar sal(1 colher de sopa para cada 15 litros).

FUNGOS

Com certeza são os maiores causadores de doença em peixes ornamentais, aparecem na forma de manchas ou em tufos semelhantes a algodão. Surgem por estresse, feridas, elementos infectados colocados no aquário e por peixes já debilitados. A cura pode ser feita através de TPA´S e fungicidas encontrado no mercado, o sal ajuda também.

ÁGUA MUITO ÁCIDA

Nadadeiras fechadas, depósitos de cor cinza nas brânquias, aumento da frequência respiratória, escamas eriçadas, natação irregular, tremores, estas são as característica de um peixe que está sendo afetado pela acidez da água. Normalmente acontece quando não respeitamos as exigências de cada animal, como exemplo colocando um peixe alcalino em uma água ácida. A solução é aumentar o ph com tamponadores ou conhas moídas, pedras calcáreas, de maneira lenta claro, pois alterações bruscas matam.

ÁGUA MUITO ALCALINA

Perda de brilho nas escamas, respiração ofegante junta a superfície, perda de escamas, esses são sintomas de um peixe em exposição a excesso de alcalinidade. Verifique o pH, e baixe-o com tamponadores, troncos, xaxim, também de forma lenta.ATENÇíO, toda a alteração de ph deve ser feita de 4 em 4 horas, nunca em intervalos menores.

TUBERCULOSE

A tuberculose se encaixa na parte de doenças graves, ela devasta um aquário se não identificada no começo.É conhecida como “Barriga-Seca”, pois o peixe fica magro, com o abdômen retraído, não se alimenta direito, as nadadeiras ficam destruídas, a coluna se deforma, o peixe nada desequilibrado. Não possui cura, o melhor a fazer é sacrificar o animal o quanto antes e fazer uma TPA no aqua, junto com sal, pois é uma doença que se espalha rápido e facilmente.

COSTIA

A Costia tem como sintomas a falta de apetite, manchas esbranquiçadas, produção excessiva de muco e ramificações avermelhadas nas nadadeiras, é causada pelos protozoários Ichthyobodo sp. (Costia sp.), Chilodonella sp., Cylochaeta sp. e Brooklynella sp. Ela atinge as guelras causando a morte do peixe e surge na maioria das vezes por queda de temperatura na água. Deve-se fazer a TPA, usar sal ou parasiticida de ação rápida.

OLHOS INCHADOS (pop-eye)

Os olhos ficam saltados, bem inchados, podem ser causado por bactérias (tuberculose e hidropsia), por fungo (Ichthyosporidium) ou por vermes, podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas. O tratamento consiste em aplicar um parasiticida de ação rápida associado com um antibiótico.

BURACO NA CABEÇA (HOLE IN HEAD)

É também conhecida como doença dos Ciclídeos, ataca principalmente os Acarás. Ela ataca os órgãos internos do animal, causando danos irreversíveis, ainda aparecem pequenos buracos na cabeça e corpo do animal, não possui um grau elevado de contaminação, é causado pelo protozoário Hexamita sp. O tratamento pode ser feito com medicamentos a base de Dimetridazole e Metronidazole, além de rações medicadas.

OODINIOSE (Oodinium pillularis)

O Oodium cria uma camada brilhante nas escamas e nadadeiras, como se fosse um veludo, variando do amarelado ao dourado, o peixe perde o apetite e fica com a respiração acelerada. Pode devastar o aquário em algumas horas, por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, deve-se elevar a temperatura do aquário por alguns dias e usar uma combinação de fungicidas e parasiticidas.

FUNGO NA BOCA (COTTON MOUTH)

É causada pela ação da bactéria Flexibacter columaris. Possuí como característica a presença de pequenos filamentos ou tufos de algodão formando uma grossa camada ao redor da boca. É comum a ocorrência simultânea de fungos. O tratamento pode ser feito com TPA´S, sal grosso e fungicidas.
Bom, essas são as doenças mais conhecidas dos peixes ornamentais, como já disse antes, você pode evitá-las mantendo o aquário da forma correta, evitar grandes alterações de temperatura e ph, fazendo as TPA´S no tempo certo, evitar estressar os animais e comprando peixes saudáveis, qualquer dúvida mande um email para alemaumsm@bol.com.br . Até mais!!!!

Um Abç icon_joia

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#58 Mensagem por Leonardo Luzes »

GALERAAAAA e ae blz??? quanto tempo hein... ta uma correria doida.

Bom Galera, nao sei se estou desesperado ou o que. Cheguei em casa hoje, dpeois de um dia arduo de trabalho, quando liguei a luz do aquario, eis que me deparo com um caramujo. Quase cai pra traz.... O Bixu apareceu la do NADA!!! Fiquei tanto tempo calado olhando pra ele, sem acreditar e derrepente comecei a ver outros minúsculos, andando nas plantas. Galerinha, help-me please!

O que que eu faço. Pesquisando super rapidamente pela net não vi nada falando que devo desmontar o aqua hoje, alguns lugares até fala que faz bem. Mas, nunca fui com a cara desses bixos... sei la.

Estou sem câmera, então achei na net uma foto quase idêntica do maior q tem aqui. Os demais são mais escuros e bem pequenos.

Imagem

Desde já vlw pela ajuda!

Abraços!
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#59 Mensagem por Marcus l lage »

Provavelmente, deve ter vindo algum(s) junto a alguma planta que você tenha adiquirido e ele se multiplicou.

Eu faria o seguinte. Coloque uma folha de alfaçe de noite, quando acordar de madrugada sem acender a luz. todos vao estar na folha ai você retira uma peneira não tendo comos os menores escapar valeu, não c preocupe que não trara doenças aos seus peixes.

Palavras de que conhece Léo.E não minha..... icon_joia

Um Abç :P
Editado pela última vez por Marcus l lage em 28 Jul 2011, 19:30, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Leonardo Luzes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 30
Registrado em: 09 Jan 2011, 10:59
Apelido: leoluzes
Data de Nascimento: 02 Mai 1988
Cidade: Vitoria
País: Brasil
Localização: Vitoria, ES, Brasil

Re: Meu Aquario de Agua Doce - Iniciante

#60 Mensagem por Leonardo Luzes »

Valeu Marcus!!! vlw mesmo. Ainda nao sao muuuuitos. Mas de ontem pra hoje ja da pra notar que tem mais.

Bom, vamos ver no que que da. Eu vou atualizando vcs por aqui.

Abraços!
Leonardo Luzes
Iniciante
Aquário montado em 03/01/2011
Água Doce - 43 litros

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”