🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Deionizador, e cloro

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Deionizador, e cloro

#21 Mensagem por Sued Junior »

Renato, pelo que entendi os dois retiram, porem e melhor ter o carvão antes para não sobrecarregar a resina pelo menos aqui pra mim resina só pedindo na net... eu tenho aqui água de duas opções poço artesiano meio raso 40m profundidade, e água da rua, nos testes a da rua ta mais pura livre de quase tudo vou aprofundar mais os testes e posto os resultados, tem que ver o que sobrecarrega mais, remove o cloro ou amônia rs.

Faz o teste assim agente vai ter certeza abraços amigo.
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Deionizador, e cloro

#22 Mensagem por Celso Suguimoto »

Legal esse teste prático do Mauro.... fuçando pela net encontrei esse artigo bem legal sobre carvao versus cloro

CARVíO ATIVADO

Uma forma confiável e efetiva de eliminar os microorganismos que podem estar presentes na água, é adicionar suficiente cloro, para assegurar que um nível adequado de cloro livre permaneça na água depois de 2hs de contato.

Para as fábricas engarrafadoras, isto significa que na água tratada após a desinfecção (quer dizer, da adição de cloro), se conservará o cloro em excesso que deverá ser removido mediante uma circulação de cima para baixo, através de um leito de carvão ativado granulado (CAG). Geralmente, a quantidade de cloro livre para a indústria é de 2 a 6 ppm.

Durante este processo, o excesso de cloro livre é removido mediante uma redução e uma ação catalítica do carvão, que ocorre sobre sua superfície e no interior dos macro-poros. Simultaneamente durante a passagem da água pelo leito de carvão, produzirá também a remoção de sabores e odores desagradáveis, e dos THM.

Na filtração recém mencionada, são produzidas traças de ácido clorídricos, que são rapidamente neutralizadas pelos bicarbonatos presentes na água.

Os carvões granulares DARCO, os carvões granulares NORIT PK e os carvões politizados, NORIT ROW 0,8 são especialmente aptos para a decloração, devido a combinação de uma extensa superfície externa e uma quantidade de macro-poros, que atuam preferentemente retendo o cloro, enquanto uma grande superfície interna dos poros pequenos, absorvem o sabor e o cheiro causado pelos compostos orgânicos.

CAPACIDADE DE RETENÇíO DE CLORO

Dois parâmetros indicam as características de eficiência de um carvão ativado:

a) Halving valve ou valor metade (V.M.)

A capacidade de um carvão ativado para declorar água, normalmente é expresso mediante o V.M. representa a altura de uma coluna de carvão necessária para reduzir o conteúdo original de cloro em 50%, por exemplo: Sendo o V.M. de um carvão de 5 cm para tratar uma água de 4 ppm de cloro, uma coluna de 5 cm de carvão reduziria o conteúdo de cloro a 2 ppm, e uma coluna adicional de 5 cm reduziria o conteúdo de cloro a 1 ppm. O V.M. é uma medida da relação declorante de um carvão ativado. Um número baixo, indica uma maior performance, ou maior retenção para a unidade de altura de carvão.

Segundo a natureza do carvão temos:

* Lignita 2,60 (cm).
* Turva 2,63 (cm).
* Carvão betuminoso 2,73 (cm).
* Casca de Côco 2,96 (cm).

Os valores foram obtidos com carvões 12 x 40 mesh.

b) Número declorante

Este número indica a capacidade declorante de um carvão.

Segundo sua natureza temos ( gr Cl/kg. CAG /hr.)(gr. de cloro ativo por kg. de CAG por hora).

* Lignita 13,00.
* Turba 8,70.
* Carvão betuminoso 6,90.
* Casca de Côco 6,00 .

As variáveis que afetam o V.M. de um carvão são:

1. Vazão ou velocidade lineal (quanto maior é a vazão, maior é o V.M.)
2. pH da água a declorar (quanto maior é o pH, maior é o V.M.)
3. Naturaleza química do oxidante, por exemplo:

* gás cloro.
* hipocloritos.
* cloramina e dicloramina.
* Dióxido de cloro.
4. Temperatura (quanto maior é a temperatura da água, menor é o V.M.).
5. Naturaleza da água a ser tratada.

Se algum dos fatores acima mencionados incrementa o halving valve do carvão, então será necessário um leito de maior espessura.

Para o PK - 1,3 Darco recomenda um leito mínimo de 75 cm, e uma velocidade da água entre 5 a 20 m3/m2 h.

CONCENTRAÇíO DE CLORO

O cloro é um oxidante muito poderoso, e o método mediante o qual o carvão ativado remove o cloro da água, não é o mesmo fenômeno de adsorção pelo qual se retém as substâncias orgânicas da água. O cloro reaciona com a superfície externa (ação catalítica) e libera oxigênio que oxida a superfície do carvão ativado.

É possível dizer que o cloro "ataca" lentamente partículas de carvão; mas nas quantidades típicas para a água potável com uma concentração de 1 a 2 ppm. Este efeito é tão insignificante que a capacidade absorvente do carvão ativado, será usada por um bom tempo antes que seja notada uma perda importante no leito.

Mas, se for usada altas concentrações maiores que 10 ppm de cloro, este efeito de arranque se magnífica e a quantidade de carvão liberado do leito, dará uma cor cinza na água de saída. Por outro lado, as partículas são tão pequenas que o filtro não pode reter-las gerando-se um problema de finos na água a tratar.

SANITIZAÇíO DOS LEITOS DE CARVíO

O mero ato de eliminar o cloro, converte a água em susceptível a invasão de microorganismos. Assim como as capas superiores do leito eliminam o cloro da água, as capas mais baixas - maiormente ricas em nutrientes e não expostas ao cloro - são portadoras de proliferação orgânica. Estão surgindo casos de leitos de carvão que vem servindo como fontes de contaminação orgânica e pirogenicidade contaminante.

O uso dos leitos de carvão, requer portanto, os meios para sanitizar-los. Isto não é um problema onde o recipiente que contém o carvão seja de aço inoxidável ou de aço ao carvão coberto com epóxi. Mesmo assim, as instalações menos custosas, podem não suportar a ação corrosiva do vapor sanitizante ou da água quente. Nisto, focaliza o problema sanitizante.

O controle efetivo da ploriferação de microorganismos nos leitos de carvão, é por outra parte, difícil e custoso.

Atualmente não existe uma via completamente satisfatória para controlar o desenvolvimento microbiano.

A sanitização periódica com água quente (90º - 90´) é uma prática aceitável.

A vaporização do leito de carvão, é considerada geralmente como o melhor método de sanitizar-lo. Obviamente, a carcaça que contém o carvão, deve ser capaz de suportar o vapor. São aconselháveis tubulações de aço inoxidável, bronze ou cobre, porém, não de PVC, apesar de ser o que particularmente prevalece em instalações mais antigas.

Os tratamentos com enxágüe cáusticos servem para sanitizar os leitos de carvão por seu alto pH. Mesmo assim, o material cáustico pode necessitar de 24h e mais ainda para ser eliminado por enxágüe com água, particularmente se a água for fria. Os resíduos cáusticos podem ter efeitos nocivos nos filtros da osmose reversa.

A princípio os leitos de carvão estão secos. Os microorganismos heterotróficos tais como pseudomonas que são comuns nos ambientes aquáticos, não sobrevivem a dessecação. Portanto, o carvão seco estará relativamente livre de micróbios vegetativos. Se a água que será introduzida em um novo leito (seco) for tratada primeiro com UV antes de encontrar-se com o carvão, isto servirá para prolongar seu estado livre de tais organismos.

A importante superfície dos leitos de carvão, desprover um amplo espaço para a formação de bi-capas e por fim, geração pirôgena. Foi constatado que os efluentes de leito de carvão, contém de 10 a 1.000 vezes mais microorganismos que os de água de entrada tratadas municipalmente (Fernandez e col. 1986). Geldreich e col. (1985) e Ridgway e col. (1981) estabeleceram uma proporção de 10 a 100 vezes mais altas que as águas de entrada.


Fonte : http://www.unitekdobrasil.com.br/produt ... _tecnica=7
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#23 Mensagem por Rodrigo Soares »

Peço desculpas ao dono do tópico mas vou colocar aqui para avaliação dos amigos o sistema que irei montar!

---- filtro mecanico (1 ou 5 micras) ----
---- filtro carvao ----
---- RO 100 gpd ----
---- DI com resina mista ----
---- tap water ----

O que acham?

Abs

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Deionizador, e cloro

#24 Mensagem por Sued Junior »

Desculpas pelo que Rodrigo? rs

Eu achei muito bom, to atrás de encontrar um filtro mecânico de 1 micra. mais ainda não achei, tem que ter cuidado ao comprar pra não comprar com nem um componente prejudicial.
A gloria de deus é um milagre!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#25 Mensagem por Mauro Becker »

1 micra voce encontra na Horus

Rodrigo segundo me consta o filtro de resinas da tapwatter é 10!

otima composição.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#26 Mensagem por Rodrigo Soares »

Vlw Sued!

Mauro, posso estar exagerando no filtro mas prefiro pecar por exagero que por falta. Esto add uma carcaça com refil do tap water no final do sistema para retirar silica. Um amigo disse que só com o tap water ele conseguiu retirar silica.

Abs

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#27 Mensagem por RicardoMiozzo »

Rodrigo Soares escreveu:Peço desculpas ao dono do tópico mas vou colocar aqui para avaliação dos amigos o sistema que irei montar!

---- filtro mecanico (1 ou 5 micras) ----
---- filtro carvao ----
---- RO 100 gpd ----
---- DI com resina mista ----
---- tap water ----

O que acham?

Abs


O prefiltro de 1 micron você encontra de polipropileno e ótima qualidade em boas lojas de aquários ou na empresa Springway, no Itaim Bibi, São Paulo.
Se você está usando o DI com resina mista e as resinas forem de boa qualidade, colocar o Tap Water purifier depois das resinas é redundância, porque esse filtro é justamente de resinas de troca ionica.
Aliás, se você for a uma loja boa ou na Springway, encontra todos os componentes e monta o filtro na hora, com tudo certinho.
Por fim: Acho que você pode comprar a membrana de RO de menor vazão, a não ser que seu aquário seja bem grande - tipo mais de 1000 litros.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#28 Mensagem por Rodrigo Soares »

Ricardo, tentei comprar direto da springway e eles nao me venderam alegando que já tiveram problemas com clientes de outros estados e por isso nao vendem mais pra PF fora de SP.

A resina mista irei usar a MB 400 (nova), é boa?
Sobre a membrana estou comprando de 100 pensando na durabilidade, tempo de troca da mesma. Utilizo agua natural para TPA e agua doce será só para reposição, utilizo +/- 20 a 30 litros por semana. É indiferente comprar membrana de 50 ou de 100 pensando apenas no tempo de troca da mesma?

Abs

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#29 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm...

Eu já escutei mais de uma vez que a resina Tap Watter tinha maior efeito de atração, nunca verifiquei, mas observando a resposta do Miozzo, fiquei matutando sobre o paradigma.

Se assim o fosse, era bem provavel que inumeros filtros de laboratorios empregassem esta resina e não a MB400.

Aqui em casa tenho 5 kilos de pressão na agua da rua, isto me facilita muito o rendimento do filtro na faixa de 1:1, ou seja, cada litro limpo, tenho apenas 1 litro de agua saturada, que logico é usada para encher maquina de lavar, balde para regar plantas, o proximo passo evolutivo, será instalar uma pequena caixa de agua para coletar esta agua e usar como convier.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#30 Mensagem por RicardoMiozzo »

Rodrigo Soares escreveu:Ricardo, tentei comprar direto da springway e eles nao me venderam alegando que já tiveram problemas com clientes de outros estados e por isso nao vendem mais pra PF fora de SP.

A resina mista irei usar a MB 400 (nova), é boa?
Sobre a membrana estou comprando de 100 pensando na durabilidade, tempo de troca da mesma. Utilizo agua natural para TPA e agua doce será só para reposição, utilizo +/- 20 a 30 litros por semana. É indiferente comprar membrana de 50 ou de 100 pensando apenas no tempo de troca da mesma?

Abs


Estranho isso da Springway, mas se é uma política de vendas deles, fazer o que, não é?
Não conheço a resina que você cita.
Acho que não adianta nada comprar uma membrana de 100 pensando na durabilidade. Eu compraria de 50 ou até mesmo de 30 ou 38.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#31 Mensagem por RicardoMiozzo »

RicardoMiozzo escreveu:
Rodrigo Soares escreveu:Ricardo, tentei comprar direto da springway e eles nao me venderam alegando que já tiveram problemas com clientes de outros estados e por isso nao vendem mais pra PF fora de SP.

A resina mista irei usar a MB 400 (nova), é boa?
Sobre a membrana estou comprando de 100 pensando na durabilidade, tempo de troca da mesma. Utilizo agua natural para TPA e agua doce será só para reposição, utilizo +/- 20 a 30 litros por semana. É indiferente comprar membrana de 50 ou de 100 pensando apenas no tempo de troca da mesma?

Abs


Estranho isso da Springway, mas se é uma política de vendas deles, fazer o que, não é?
Não conheço a resina que você cita.
Acho que não adianta nada comprar uma membrana de 100 pensando na durabilidade. Eu compraria de 50 ou até mesmo de 25 ou 30/38.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#32 Mensagem por Mauro Becker »

Sobre a durabilidade, não posso afirmar, pois me falta parâmetro fino (nunca controlei), a vantagem de membranas maiores é a produção .

Faz muito tempo, recebi um informativo do fabricante, que informava que o melhor performance era da membrana de 75 Gpd (FILMATEC), acima deste valor a retenção de sólidos era degradada.

Obvio que quando fiz esta pergunta estava interessado em meu equipamento, infelizmente só tenho o TDS e com este instrumento, não encontrei desvio ou seja tanto nas membranas de 30/ 75/ 100, obtinha 0ppm, quando tiver um microsimens conto melhor o resultado rs.

Apesar de ter algum tempo, ainda me baseio nesta informação que veio de encontro a informação recebida por um amigo, que não haveria diferenças neste item.

Ainda não recebi uma resposta de desempate. Claro que devemos considerar que cada fabricante tem seus critérios e métodos.

Estava me esquecendo, meu primeiro RO foi comprado em um multirão de dez aquaristas, tudo muito bem, muito otimo, só um detalhe, quando ativei o filtro, a etapa de carvão ativado em refil capsula ainda estava muito cheia de pó, só fui perceber quando vi a agua escura saindo pelo rejeito.

Assim penso que devo ter matado boa parte da vida util de meu filtro por entupimento precoce, bastaria tem deixado passar um pouco de agua antes pelo elemento filtrante de carvão, nunca mais usei este tipo de refil, não sei se é habitual esta ocorrÊncia.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#33 Mensagem por Rodrigo Soares »

Miozzo e Mauro, sobre a membrana ser de 50 ou de 100 irá influenciar na qualidade da agua que ira sair para o uso final?
Pergunto isso pq a pessoa que esta me vendendo o R.O só tem de 100 e nao de 50.

Obrigado,
Rodrigo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#34 Mensagem por Mauro Becker »

Então Rodrigo

Eu meço zero ppm na saida dos 200 Gpd com o TDS, mesmo assim tenho as resinas seriadas, não facilito.

Quem me vendeu informou em texto técnico (fabricante), que havia difernça , já um amigo logista que compra direto na Springway foi informado que haveria esta diferença.

Após matutar muito com meus botões (ops um caiu) pensei em uma conclusão conciliatória, em verdade, nenhuma membrana pode garantir 100% de retenção de elementos maiores que uma molecula de agua, alguns muito proximos acabam passando também.

Isto seria um desvio padrão aceitavel e tolerável conforme determinados critérios bem proprios, claro que quanto maior o produto, ou se preferir a agua purificada, maior seriam os escapes em numeros absolutos (afirmação do fabricante), porém se encontrariam dentro do desvio padrão esperado, não havendo alteração em valores percentuais (Técnico no Brasil).

Vou esperar o Miozzo comentar, ou Algum de nossos aplicados amigos.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#35 Mensagem por Rodrigo Soares »

Blz Mauro! Bom, tomara que nao tenha perda, pq colocarei 100 gpd. Espero que consiga ter agua otima para meu aquario.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#36 Mensagem por RicardoMiozzo »

Maurão,
Seu problema com carvão ativado provalvemente aconteceu porque vocês compraram essa parte do filtro de carvão granulado, enquanto o bom é carvão em bloco. Esse não solta pó e é de qualidade muito superior.
Rodrigo:
O filtro não "dura" mais por causa da vazão da membrana, mas por conta de sua qualidade.
Na loja eu "fazia" muita água, então tinha um filtro com membrana de 50 Gal/dia. A configuração era de prefiltro de 1 micra, carvão de bloco, membrana de 50 Gal/dia e por último um Tap Water Purifier.
Para filtros de maior produção de água, como 100 gal/dia para cima, o certo seria usar dois prefiltros, um carvão de bloco e depois a membrana. E esses filtros são bem "maiores" do que os normaiszinhos que a gente usa.
Dá uma olhada em empresas de flitros e veja as configurações que eles apresentam para os de grande produção (mesmo assim, os maiores que eles comercializam são de 100 GPD...
Veja bem qual a marca dessa membrana que você está comprando. Tem umas made in china por aí que são muito ruins.
A Spectrapure e a Ultralife capricham:
SPECTRAPURE
ULTRALIFE
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Rodrigo Soares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:38
Apelido: Roka

Re: Deionizador, e cloro

#37 Mensagem por Rodrigo Soares »

Obrigado pelas respostas Mauro e Miozzo.
Pelo orçamento que fiz em algumas empresas comprei em outro forum um filtro de 5 estagios (1 - Membra de perlon de 5 microns, 2 - Carvao Ativado, 3 - Filtro de bloco de carvao, 4 - Membrana de Osmose Reversa 100GPD, 5 - Filtro Deionizador).

Uma outra duvida amigos. Não dizem que para filtrar agua boa no DI essa tem que passar devagar pelo DI? Mas nesse filtro e em vários que vi de aquaristas e os que orçei o DI sempre esta no final do RO e esse precisa de pressão. Com essa pressão a resina do DI não satura rapidamente?


Abs

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#38 Mensagem por RicardoMiozzo »

1 - Acho que está errado. Até onde sei, não existe algo chamado "membrana de perlon". Provavelmente você vai receber um filtro em que o primeiro estágio estará cheio de perlon, que não adianta nada. O certo seria que você comprasse um filtro de 1 a 5 microns de polipropileno.
2 e 3 - Para que filtro de carvão ativado e filtro de bloco de carvão, se apenas o segundo ítem é suficiente?
4 - Uma membrana de 100 GPD é muito até para lojas grandes, e ela não vai "durar" mais só porque tem maior capacidade de filtragem por dia. Além disso, veja bem a marca da membrana (as chinesas que tem por aí são ruins).
5 - Filtro deionisador: depende da qualidade da resina.
Desculpe pela sinceridade - e eu posso estar muito enganado - mas tenho a impressão que você acabou de efetuar uma aquisição que vai te render mais dor de cabeça do que o resultado esperado.
Quase sempre, preço baixo demais e qualidade não são coisas compatíveis.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Deionizador, e cloro

#39 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Rodrigo,

Me descuidei e perdi o topico.

realmente acho que o 1º estágio deve ser o filtro de polipropileno citado pelo Miozzo, acho que o vendedor deve ter se confundido na hora de falar, verifique este item.

2º estágio: Carvão basta um mesmo, use o bloco, pois como comentei acima, os cartuchos de carvão "socado", soltam pó aos montes rsrs

3º Membrana permeavel de reverso osmose, até hoje só usei marcas USA, nota dez.

4º saida do Housing, é necessário restritor adequado para cada membrana, pergunte sobre este item ao vendedor ou a assiste^ncia tecnica´.

5º resina DI, toda resina tem uma velocidade adequada a passagem da agua, isto obedece uma relação litro resina/ litro de agua por minuto

Se não me engano a MB400 4 minutos = 1 litro limpo

Mais rapida a agua leva embora parte dos solidos, não dá tempo de reter, mais lento a agua volta a polarizar as particulas e as arrasta novamente (Miozzo que confirme, esta na agua a mais tempo).
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: Deionizador, e cloro

#40 Mensagem por aparecido ramos »

OLA PESSOAL TUDO BEM ESTAVA LENDO O TOPICO E VI QUE TEM GUENTE PROCURANDO FILTRO DE 1 MICRA
ESTOU MONTANDO UM DEIONIZADOR E COMEÇEI A PROCURAR TAMBEM E ENCONTREI UM SITE QUE VENDE E TEM ATE CARCAÇA PROPRIA TUDO SEPARADO, VOU COMPRAR AINDA MAIS ANTES QUERIA VER COM VOCEIS SE E ESTE MESMO FILTRO DE 1 MICRA QUE VOCEIS UZA JA QUE VOCEIS TEM MAIS EXPERIENÇIA QUE EU.

OBRIGADO

O LINK E: http://www.lojabfilters.com.br/elemento ... e.html?p=1

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”