Removedor de Fosfato e Nitrato Mega Power -DIY
Enviado: 27 Dez 2010, 21:40
Bom pessoal, buscando coisas curiosamente na internet eu encontrei o seguinte post sobre um sistema de filtragem para remoção de nitrato e fosfato do aquário e que me parece muito bom. Então resolvi traduzir pra que discutíssemos esse sistema. Eu pretendo testar em um aquário í parte em breve, se alguém conseguir fazê-lo antes de mim ou comigo, será ótimo para discutirmos o funcionamento desse filtro. Segue o link original:Mega powerfull nitrate and fosfate remover.
Só um comentário que devo deixar aqui é que as unidades de medida como polegadas e gallons, eu tentei traduzir para o que usamos no Brasil, se alguém tiver alguma correção í fazer, por favor me ajudem a melhorar a tradução, principalmente quanto ís medidas.
Usei para 1 gallon: 3.78 Litros e para 1": 2.54 cm.
Mega Powerful Nitrate and Phosphate Remover - DIY!
Tópico traduzido e adaptado de : http://www.aquaticplantcentral.com/foru ... r-diy.html
Você está cansado das algas verdes nas suas rochas? Você tem que limpar o vidro do seu aqua mais de uma vez por semana? Bom, então tenho certeza que já te disseram (ou você mesmo descobriu) que o seu Nitrato e/ou Fosfato estão em níveis elevados. Certamente se eles estão elevados as algas verder começam í crescer. Fosfato é o mais importante: Se você detectar fosfato com qualquer um desses testes que vendem em lojas de aquário, então o nível de fosfato é alto o suficiente para causar o crescimento de algas. Então o que eu devo fazer?
Construir um filtro de algas! Um filtro de algas (repositório de algas), basicamente livra a sua água do nitrato e fosfato que deixando suas rochas e vidros livres das algas. Isso é feito “movendo” o crescimento dessas algas do seu tanque para uma “tela” fora dele. A idéia é você criar um melhor ambiente de crescimento de algas em uma tela fora do aquário de modo que elas cresçam na tela e não no seu tanque. Funciona muito bem, tanto em aquas de água doce quanto nos marinhos. Segue a foto do aquário do autor do artigo em dezembro de 2008:

Em resolução maior: http://www.radio-media.com/fish/Whol...12-29-2008.jpg
Detalhes do aqua: http://www.radio-media.com/fish/Tank.htm
O que se deve esperar desse filtro: Se você construir um filtro de algas corretamente, seu nitratro e fosfato abaixarão incrivelmente, algumas vezes para níveis imensuráveis por um teste comum, em 8 semanas. Eu (o autor) uso os tests da Salifert e a leitura é de que eu limpei a zero os níveis de fosfato e nitrato. Se você tiver pensando em tentar isso sozinho, então aí vai um filtro de algas.
Esse é o filtro de algas DIY original em um balde de 18 litros onde eu comecei, era o único filtro que eu tinha (exceto as rochas vivas) no meu aquário de 378 litros:

Aqui é o filtro funcionando com as luzes acesas:

Tive uma versão feita em acrílico, usando lâmpadas T5, é a caixa preta longa que aparece no sump:

Esses são os materiais que você vai precisar pra fazer a versão desse filtro em um balde:

Meu nitrato e fosfato estão zero (limpos, nos testes da Salifert), e as únicas coisas no meu sump são água e a bomba do meu filtro de algas. Eu tirei o skimmer, carvão ativado, resina phosban, Perlon e sharkbag. Eu não uso ozonizador, vodka, zeolita ou qualquer coisa do tipo. Também tenho dado bastante comida, o suficiente para com a antiga filtragem eu ter que limpar o vidro duas vezes por semana e tudo no tanque estar coberto por algas verdes e marrons. Sensacional. E não é só no meu tanque, nos últimos 6 meses, centenas de outras pessoas criaram versões desse filtro de algas. Todos tiveram seus níveis de nitratos e fosfatos reduzidos e a maioria deles eliminaram completamente as algas das ronchas, troncos, areia e vidros.
A única coisa que você precisa é se decidir sobre o quão grande o seu filtro precisa ser e se você o montará próximo do seu tanque, em um balde ou no seu sump. A regra básica é um centímetro quadrado de tela para cada 3 litros de água no tanque (se você colocar luzes dos dois lados da tela), o tamanho da tela deve ser o dobro se você colocar luzes de um lado da tela somente. Uma tela de 30cmX30cm, iluminada pelos dois lados, equivalente a 900 centímetros quadrados que trata 300 litros. Uma de 15X15 tem 225 centímetros quadrados e trata 75 litros. Um filtro de algas é realmente pequeno como você pode notar. Um nano reef de 45 Litros precisa de uma tela de 12X12 cm! Essa pequena pecinha pode substituir um skimmer, refúgio, removedor de fosfato, carvão ativado, sharkbag e trocas de água se a finalidade desses dispositivos for somente reduzir nitrato, fosfato e diminuir algas. Se esses dispositivos de filtragem são usados com outras finalidades, então você não poderá substituí-los. Se seu aquário é maior do que 284 Litros, então comece com um balde de 18 Litros e veja o que acontece. Você pode adicionar um segundo filtro a qualquer momento ou fazer um maior depois.
A minha versão em balde do exemplo levou 4 horas pra ser feita. A água passa pelo cano de pvc até o topo, escorre pela tela e então escorre até o fundo. É isso!
Eu posso colocar bastate comida no tanque e o que não for comido por corais ou peixes eventualmente acabará no filtro de algas (ao invés de alimentar algas no vidro, rochas ou troncos)
Aqui vai um exemplo de uma tela DIY para o filtro já feita, para um nano:



Para os maiores:






Aqui vão algumas vantagens de se usar um fitro de algas:
- Permite-lhe alimentar o tanque com grandes quantidades sem causar o crescimento de algas.
- Substitui TPA’s caso essas sejam feitas somente para diminuir nitrato, fosfato ou o crescimento das algas. Caso contrário ele NíO substitui as TPA’s.
- Aumenta a quantidade de copepods.
- Aumenta o PH
- Aumenta a oxigenação.
- A não propagação de algas no tanque. Esse filtro remove as algas do tanque.
- Não tem cheiro de algas (apesar de um ligeiro cheiro de mar durante a limpeza)
- É bem silencioso, semelhante a uma cascata decorative de mesa. Suas bombas fazem mais barulho.
- Não cria microbolhas quando é bem feito.
- Remove ammonia também.
- Funciona em aquários de água salgada, água doce e em lagos também.
Como fazer o seu:
Primeiro, pegue a sua tela. Qualquer material rígido contendo furos, como apoio para tricô, lona plástica, tapete de lona, protetor de calha, ou divisor de aquários. Tente ir a lojas de ferragens, loja de artesanatos, loja de jardinagem, loja de costuras, ou apenas pegar um desses online (em ordem de preferência):
http://www.craftsetc.com/store/item.aspx?ItemId=43844
http://www.aquaticeco.com/subcategor...nk%20divider/0
Nota do tradutor: Eu acredito que uma tela acrílica das que usamos em mudários sirva para fazer esse filtro, mas a primeira opção que ele colocou no link me parece muito boa, só não sei onde encontrar isso aqui no Brasil, conheço esse tipo de tela em tecido e não em plástico.
Não use tela de janela (mosquiteiro). O principal problema de usar esse tipo de tala macia é que ela precisa se manter esticada e esse tipo de tela irá dobrar ou enrugar. Telas rígidas são mais fáceis para montar o filtro e mais fáceis de limpar.
Se você tiver um nano com um compartimento de filtro na tampa, então a tarefa fica bem fácil: Somente corte um pedaço de uma tela para substituir a esponja do filtro e coloque-a onde a esponja estava. Deixe o compartimento aberto e ponha uma luz forte em cima, diretamente na tela. Essa é uma boa lâmpada para fazer o filtro, ela sera brilhante o suficiente para “alimentar” a tela e para iluminar o seu nano também:
http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm
Se o seu nano não tem compratimento de filtro em cima, ou se você tem um tanque comum (com sump), então aqui vão algumas opções para versões maiores:



A primeira coisa a considerar é o fluxo na tela. Você precisa de 130 L/H para cada dois centímetros de largura da tela. Assim uma tela de 4cm precisa de 260 L/H e assim por diante. Aqui temos uma tabela:
Largura da Tela----- Litros por hora
2.54cm 132.3L/H
5.08cm 264.6L/H
7.62cm 396.9L/H
10.16cm 529.2L/H
12.7cm 661.5L/H
15.24cm 793.8L/H
17.78cm 926.1L/H
20.32cm 1058.4L/H
22.86cm 1190.7L/H
25.4cm 1323L/H
27.94cm 1455.3L/H
30.48cm 1587.6L/H
33.08cm 1719.9L/H
33.02cm 1852.2L/H
35.56cm 1984.5L/H
38.1cm 2116.8L/H
40.64cm 2249.1L/H
43.18cm 2381.4L/H
45.72cm 2513.7L/H
48.26cm 2646L/H
50.8cm 2778.3L/H
Tabela que o autor usou com medidas de polegadas e gallon por hora:
Largura da tela ----- Galões por hora (GPH)
1 "35
2 "70
3 "105
4 "140
5 "175
6 "210
7 "245
8 "280
9 "315
10 "350
11 "385
12 "420
13 "455
14 "490
15 "525
16 "560
17 "595
18 "630
19 "665
20 "700
Note que para o fluxo, não importa o quão alta é a tela, somente a largura da mesma. Vamos começar com um overflow de alimentação: Neste caso a quantidade de fluxo é pré-determinada pelo quanto já está transbordando, o fluxo máximo que você obterá pela tela será o quanto você tem no seu overflow agora. Isso será fácil de descobrir, contando quantos segundos leva para o transbordamento encher um recipiente de um gallon (3.78 Litros):
60 segundos = 226.8 L/H
30 segundos = 453.6 L/H
15 segundos = 907.2 L/H
10 segundos = 1360.8L/H
8 segundos = 1701 L/H
5 segundos = 2721.6 L/H
Pegue essa medida de L/H, divida por 132.3 e multiplique por 2.54 para obter o número em centímetros de largura que sua tela deverá ter. Por exemplo, se a sua queda de água for de 907.2 L/H, então divida por 132.3 e multiplique por 2.54 e você obterá 17.41 (ou somente 17 ou 18) centímetros. Então sua tela deverá ter 17 cm de largura. Quão alta deve ser a tela? Alta o suficiente para que ela entre na água (isso manterá a queda silenciosa). Mas para o fluxo, a altura não é tão importante quanto a largura.
Bomba de alimentação (circulação): Já que você tem que usar uma bomba para controlar a queda, comece com o tamanho da tela que pode caber no seu espaço. Se a tela ficar dentro do seu sump, então meça quão comprida será a sua tela. Pegue a medida de comprimento que você tirou, e multiplique por 132.3 e divida por 2.54 para saber quantos Litros por hora você precisará. Por exemplo se você pode usar uma tela de 25.40 cm no seu sump ou balde, então multiplique 25.4 por 132.3, obtendo 3360.42 e divida por 2.54, obtendo 1323 L/H. Então a sua bomba deve ter 1200 L/H ou pouco mais para esse tamanho de tela.
Você pode fazer o seu setup usando o qualquer método que você gostar. A única dificuldade é a parte do cano para a cascata, que tem que ter uma parte de corte com largura correta para que a tela caiba. Não faça o corte muito comprido, comece com somente 3mm e você poderá aumentar depois se precisar, com base no fluxo de água que você obtiver. Eu usei uma Dremel pra com uma cerra circular:

Agora instale o cano sobre a tela no balde ou sump inclinando o cano e começando o encaixe por um dos lados, em seguida encaixando o cano no resto da tela. Você pode ter que mexer na tela em alguns lugares para fazê-lo caber:

Iluminação: Esse é o aspecto mais importante de todo o sistema. Você deve, DEVE, ter iluminação forte. Eu vou colocar novamente o link para a lâmpada que eu citei anteriormente:
http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm
Essa é a watagem mínima que você tem que ter nos dois lados da sua tela. Você pode obter lâmpadas mais fortes, ou usar múltiplas lâmpadas pelos lados, para telas maiores do que 30X30, ou para tanques com maiores cargas de resíduos. Quanto mais forte for a potência das luzes usadas na tela, mais nitrato e fosfato serão retirados do tanque e mais rapidamente isso acontecerá. Você não pode exagerar nas luzes. Quando alguém disser que não há algas crescendo na tela ou não está funcionando corretamente, o problema sempre é do uso de luzes fracas, ou que estavam í mais de 10cm de distância da tela. À todo instante.
Operação:
Independentemente de qual versão você construir, o processo de inicialização sera o mesmo. Primeiro, limpe a tela com água corrente (sem sabão), enquanto isso esfreque com algo abrasive. Em seguida seque-a e lixe de ambos os lados. Então pegue algumas algas (qualquer tipo) do seu aquário e esfregue de ambos os lados. Então jogue água em cima da sua tela para remover o excesso de algas perdidas, você não verá os sporos remanescentes que ficam na tela... Eles são muito pequenos, mas estarão lá.
Ponha um times nas lâmpadas, para 18 horas ligado e 6 horas desligado. Você não verá absolutamente nada crescendo na tela nos 2 primeiros dias. Mas no 3º dia você começará a ver algum crescimento castanho claro (marrom claro), e 5º dia a sua tela deverá ter um revestimento marrom claro. Se essa quantidade de algas não aparecer na sua tela, sua iluminação não está forte o suficiente (você usou uma lâmpada mais fraca), ou as lâmpadas não estão perto o suficiente da tela (não pode ser mais do que 10 cm da metade da tela). Aumente o poder de iluminação ou coloque as lâmpadas mais perto.
Quando a tela estiver parecida com isso:

… Então você deve limpar pela primeira vez, comente de um lado. Leve a tela até a pia, ligue a torneira, deixe a água escorrer pela tela e somente passé os dedos pela tela (não as unhas):

Espere uma semana e limpe o outro lado da tela, gentilmente. Espere mais uma semana e limpe o primeiro lado novamente e assim por diante. Depois de um tempo você terá que pressionar com um pouco mais de força para tirar algas da tela, e depois de alguns meses você provavelmente precisará raspá-la com algo, e eventualmente se tornará tão forte que você precisará de uma lâmina para raspar. Mas por enquanto, seja gentil, você sempre quer algumas algas para permanecer na tela quando você tiver acabado. NUNCA limpe a tela completamente. As algas tem permanecer na tela para fazer a filtragem.
Não se esqueça de testar seu nitrato e fosfato antes de você começar a filtrar, e a cada dia seguinte. Eu uso Salifert:
http://www.marinedepot.com/ps_Aquari..._salifert.html
Publique suas fotos de como fez isso, o crescimento no dia a dia e seus níveis de nitrato e fosfato lidos, então poderemos todos ver como você está fazendo! Tem um monte de informações que eu não coloquei aqui (para manter o artigo curto) e eu estou disponível para responder a todas as perguntas. Se você tiver alguma situação fora do comum, ou se você acha que tem algo novo, então posta aí pra gente.
Bom pessoal, é isso, espero que a tradução ajude, não está das melhores mas acho que dá pra entender a mensagem que o autor quis passar. Se tiverem sugestões, idéias ou qualquer coisa pra enriquecer esse post, mandem brasa, vai que daí sai mais um sistema de filtragem para usarmos em nossos tanques...
Abraços í todos.
Só um comentário que devo deixar aqui é que as unidades de medida como polegadas e gallons, eu tentei traduzir para o que usamos no Brasil, se alguém tiver alguma correção í fazer, por favor me ajudem a melhorar a tradução, principalmente quanto ís medidas.
Usei para 1 gallon: 3.78 Litros e para 1": 2.54 cm.
Mega Powerful Nitrate and Phosphate Remover - DIY!
Tópico traduzido e adaptado de : http://www.aquaticplantcentral.com/foru ... r-diy.html
Você está cansado das algas verdes nas suas rochas? Você tem que limpar o vidro do seu aqua mais de uma vez por semana? Bom, então tenho certeza que já te disseram (ou você mesmo descobriu) que o seu Nitrato e/ou Fosfato estão em níveis elevados. Certamente se eles estão elevados as algas verder começam í crescer. Fosfato é o mais importante: Se você detectar fosfato com qualquer um desses testes que vendem em lojas de aquário, então o nível de fosfato é alto o suficiente para causar o crescimento de algas. Então o que eu devo fazer?
Construir um filtro de algas! Um filtro de algas (repositório de algas), basicamente livra a sua água do nitrato e fosfato que deixando suas rochas e vidros livres das algas. Isso é feito “movendo” o crescimento dessas algas do seu tanque para uma “tela” fora dele. A idéia é você criar um melhor ambiente de crescimento de algas em uma tela fora do aquário de modo que elas cresçam na tela e não no seu tanque. Funciona muito bem, tanto em aquas de água doce quanto nos marinhos. Segue a foto do aquário do autor do artigo em dezembro de 2008:

Em resolução maior: http://www.radio-media.com/fish/Whol...12-29-2008.jpg
Detalhes do aqua: http://www.radio-media.com/fish/Tank.htm
O que se deve esperar desse filtro: Se você construir um filtro de algas corretamente, seu nitratro e fosfato abaixarão incrivelmente, algumas vezes para níveis imensuráveis por um teste comum, em 8 semanas. Eu (o autor) uso os tests da Salifert e a leitura é de que eu limpei a zero os níveis de fosfato e nitrato. Se você tiver pensando em tentar isso sozinho, então aí vai um filtro de algas.
Esse é o filtro de algas DIY original em um balde de 18 litros onde eu comecei, era o único filtro que eu tinha (exceto as rochas vivas) no meu aquário de 378 litros:

Aqui é o filtro funcionando com as luzes acesas:

Tive uma versão feita em acrílico, usando lâmpadas T5, é a caixa preta longa que aparece no sump:

Esses são os materiais que você vai precisar pra fazer a versão desse filtro em um balde:

Meu nitrato e fosfato estão zero (limpos, nos testes da Salifert), e as únicas coisas no meu sump são água e a bomba do meu filtro de algas. Eu tirei o skimmer, carvão ativado, resina phosban, Perlon e sharkbag. Eu não uso ozonizador, vodka, zeolita ou qualquer coisa do tipo. Também tenho dado bastante comida, o suficiente para com a antiga filtragem eu ter que limpar o vidro duas vezes por semana e tudo no tanque estar coberto por algas verdes e marrons. Sensacional. E não é só no meu tanque, nos últimos 6 meses, centenas de outras pessoas criaram versões desse filtro de algas. Todos tiveram seus níveis de nitratos e fosfatos reduzidos e a maioria deles eliminaram completamente as algas das ronchas, troncos, areia e vidros.
A única coisa que você precisa é se decidir sobre o quão grande o seu filtro precisa ser e se você o montará próximo do seu tanque, em um balde ou no seu sump. A regra básica é um centímetro quadrado de tela para cada 3 litros de água no tanque (se você colocar luzes dos dois lados da tela), o tamanho da tela deve ser o dobro se você colocar luzes de um lado da tela somente. Uma tela de 30cmX30cm, iluminada pelos dois lados, equivalente a 900 centímetros quadrados que trata 300 litros. Uma de 15X15 tem 225 centímetros quadrados e trata 75 litros. Um filtro de algas é realmente pequeno como você pode notar. Um nano reef de 45 Litros precisa de uma tela de 12X12 cm! Essa pequena pecinha pode substituir um skimmer, refúgio, removedor de fosfato, carvão ativado, sharkbag e trocas de água se a finalidade desses dispositivos for somente reduzir nitrato, fosfato e diminuir algas. Se esses dispositivos de filtragem são usados com outras finalidades, então você não poderá substituí-los. Se seu aquário é maior do que 284 Litros, então comece com um balde de 18 Litros e veja o que acontece. Você pode adicionar um segundo filtro a qualquer momento ou fazer um maior depois.
A minha versão em balde do exemplo levou 4 horas pra ser feita. A água passa pelo cano de pvc até o topo, escorre pela tela e então escorre até o fundo. É isso!
Eu posso colocar bastate comida no tanque e o que não for comido por corais ou peixes eventualmente acabará no filtro de algas (ao invés de alimentar algas no vidro, rochas ou troncos)
Aqui vai um exemplo de uma tela DIY para o filtro já feita, para um nano:



Para os maiores:






Aqui vão algumas vantagens de se usar um fitro de algas:
- Permite-lhe alimentar o tanque com grandes quantidades sem causar o crescimento de algas.
- Substitui TPA’s caso essas sejam feitas somente para diminuir nitrato, fosfato ou o crescimento das algas. Caso contrário ele NíO substitui as TPA’s.
- Aumenta a quantidade de copepods.
- Aumenta o PH
- Aumenta a oxigenação.
- A não propagação de algas no tanque. Esse filtro remove as algas do tanque.
- Não tem cheiro de algas (apesar de um ligeiro cheiro de mar durante a limpeza)
- É bem silencioso, semelhante a uma cascata decorative de mesa. Suas bombas fazem mais barulho.
- Não cria microbolhas quando é bem feito.
- Remove ammonia também.
- Funciona em aquários de água salgada, água doce e em lagos também.
Como fazer o seu:
Primeiro, pegue a sua tela. Qualquer material rígido contendo furos, como apoio para tricô, lona plástica, tapete de lona, protetor de calha, ou divisor de aquários. Tente ir a lojas de ferragens, loja de artesanatos, loja de jardinagem, loja de costuras, ou apenas pegar um desses online (em ordem de preferência):
http://www.craftsetc.com/store/item.aspx?ItemId=43844
http://www.aquaticeco.com/subcategor...nk%20divider/0
Nota do tradutor: Eu acredito que uma tela acrílica das que usamos em mudários sirva para fazer esse filtro, mas a primeira opção que ele colocou no link me parece muito boa, só não sei onde encontrar isso aqui no Brasil, conheço esse tipo de tela em tecido e não em plástico.
Não use tela de janela (mosquiteiro). O principal problema de usar esse tipo de tala macia é que ela precisa se manter esticada e esse tipo de tela irá dobrar ou enrugar. Telas rígidas são mais fáceis para montar o filtro e mais fáceis de limpar.
Se você tiver um nano com um compartimento de filtro na tampa, então a tarefa fica bem fácil: Somente corte um pedaço de uma tela para substituir a esponja do filtro e coloque-a onde a esponja estava. Deixe o compartimento aberto e ponha uma luz forte em cima, diretamente na tela. Essa é uma boa lâmpada para fazer o filtro, ela sera brilhante o suficiente para “alimentar” a tela e para iluminar o seu nano também:
http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm
Se o seu nano não tem compratimento de filtro em cima, ou se você tem um tanque comum (com sump), então aqui vão algumas opções para versões maiores:



A primeira coisa a considerar é o fluxo na tela. Você precisa de 130 L/H para cada dois centímetros de largura da tela. Assim uma tela de 4cm precisa de 260 L/H e assim por diante. Aqui temos uma tabela:
Largura da Tela----- Litros por hora
2.54cm 132.3L/H
5.08cm 264.6L/H
7.62cm 396.9L/H
10.16cm 529.2L/H
12.7cm 661.5L/H
15.24cm 793.8L/H
17.78cm 926.1L/H
20.32cm 1058.4L/H
22.86cm 1190.7L/H
25.4cm 1323L/H
27.94cm 1455.3L/H
30.48cm 1587.6L/H
33.08cm 1719.9L/H
33.02cm 1852.2L/H
35.56cm 1984.5L/H
38.1cm 2116.8L/H
40.64cm 2249.1L/H
43.18cm 2381.4L/H
45.72cm 2513.7L/H
48.26cm 2646L/H
50.8cm 2778.3L/H
Tabela que o autor usou com medidas de polegadas e gallon por hora:
Largura da tela ----- Galões por hora (GPH)
1 "35
2 "70
3 "105
4 "140
5 "175
6 "210
7 "245
8 "280
9 "315
10 "350
11 "385
12 "420
13 "455
14 "490
15 "525
16 "560
17 "595
18 "630
19 "665
20 "700
Note que para o fluxo, não importa o quão alta é a tela, somente a largura da mesma. Vamos começar com um overflow de alimentação: Neste caso a quantidade de fluxo é pré-determinada pelo quanto já está transbordando, o fluxo máximo que você obterá pela tela será o quanto você tem no seu overflow agora. Isso será fácil de descobrir, contando quantos segundos leva para o transbordamento encher um recipiente de um gallon (3.78 Litros):
60 segundos = 226.8 L/H
30 segundos = 453.6 L/H
15 segundos = 907.2 L/H
10 segundos = 1360.8L/H
8 segundos = 1701 L/H
5 segundos = 2721.6 L/H
Pegue essa medida de L/H, divida por 132.3 e multiplique por 2.54 para obter o número em centímetros de largura que sua tela deverá ter. Por exemplo, se a sua queda de água for de 907.2 L/H, então divida por 132.3 e multiplique por 2.54 e você obterá 17.41 (ou somente 17 ou 18) centímetros. Então sua tela deverá ter 17 cm de largura. Quão alta deve ser a tela? Alta o suficiente para que ela entre na água (isso manterá a queda silenciosa). Mas para o fluxo, a altura não é tão importante quanto a largura.
Bomba de alimentação (circulação): Já que você tem que usar uma bomba para controlar a queda, comece com o tamanho da tela que pode caber no seu espaço. Se a tela ficar dentro do seu sump, então meça quão comprida será a sua tela. Pegue a medida de comprimento que você tirou, e multiplique por 132.3 e divida por 2.54 para saber quantos Litros por hora você precisará. Por exemplo se você pode usar uma tela de 25.40 cm no seu sump ou balde, então multiplique 25.4 por 132.3, obtendo 3360.42 e divida por 2.54, obtendo 1323 L/H. Então a sua bomba deve ter 1200 L/H ou pouco mais para esse tamanho de tela.
Você pode fazer o seu setup usando o qualquer método que você gostar. A única dificuldade é a parte do cano para a cascata, que tem que ter uma parte de corte com largura correta para que a tela caiba. Não faça o corte muito comprido, comece com somente 3mm e você poderá aumentar depois se precisar, com base no fluxo de água que você obtiver. Eu usei uma Dremel pra com uma cerra circular:

Agora instale o cano sobre a tela no balde ou sump inclinando o cano e começando o encaixe por um dos lados, em seguida encaixando o cano no resto da tela. Você pode ter que mexer na tela em alguns lugares para fazê-lo caber:

Iluminação: Esse é o aspecto mais importante de todo o sistema. Você deve, DEVE, ter iluminação forte. Eu vou colocar novamente o link para a lâmpada que eu citei anteriormente:
http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm
Essa é a watagem mínima que você tem que ter nos dois lados da sua tela. Você pode obter lâmpadas mais fortes, ou usar múltiplas lâmpadas pelos lados, para telas maiores do que 30X30, ou para tanques com maiores cargas de resíduos. Quanto mais forte for a potência das luzes usadas na tela, mais nitrato e fosfato serão retirados do tanque e mais rapidamente isso acontecerá. Você não pode exagerar nas luzes. Quando alguém disser que não há algas crescendo na tela ou não está funcionando corretamente, o problema sempre é do uso de luzes fracas, ou que estavam í mais de 10cm de distância da tela. À todo instante.
Operação:
Independentemente de qual versão você construir, o processo de inicialização sera o mesmo. Primeiro, limpe a tela com água corrente (sem sabão), enquanto isso esfreque com algo abrasive. Em seguida seque-a e lixe de ambos os lados. Então pegue algumas algas (qualquer tipo) do seu aquário e esfregue de ambos os lados. Então jogue água em cima da sua tela para remover o excesso de algas perdidas, você não verá os sporos remanescentes que ficam na tela... Eles são muito pequenos, mas estarão lá.
Ponha um times nas lâmpadas, para 18 horas ligado e 6 horas desligado. Você não verá absolutamente nada crescendo na tela nos 2 primeiros dias. Mas no 3º dia você começará a ver algum crescimento castanho claro (marrom claro), e 5º dia a sua tela deverá ter um revestimento marrom claro. Se essa quantidade de algas não aparecer na sua tela, sua iluminação não está forte o suficiente (você usou uma lâmpada mais fraca), ou as lâmpadas não estão perto o suficiente da tela (não pode ser mais do que 10 cm da metade da tela). Aumente o poder de iluminação ou coloque as lâmpadas mais perto.
Quando a tela estiver parecida com isso:

… Então você deve limpar pela primeira vez, comente de um lado. Leve a tela até a pia, ligue a torneira, deixe a água escorrer pela tela e somente passé os dedos pela tela (não as unhas):

Espere uma semana e limpe o outro lado da tela, gentilmente. Espere mais uma semana e limpe o primeiro lado novamente e assim por diante. Depois de um tempo você terá que pressionar com um pouco mais de força para tirar algas da tela, e depois de alguns meses você provavelmente precisará raspá-la com algo, e eventualmente se tornará tão forte que você precisará de uma lâmina para raspar. Mas por enquanto, seja gentil, você sempre quer algumas algas para permanecer na tela quando você tiver acabado. NUNCA limpe a tela completamente. As algas tem permanecer na tela para fazer a filtragem.
Não se esqueça de testar seu nitrato e fosfato antes de você começar a filtrar, e a cada dia seguinte. Eu uso Salifert:
http://www.marinedepot.com/ps_Aquari..._salifert.html
Publique suas fotos de como fez isso, o crescimento no dia a dia e seus níveis de nitrato e fosfato lidos, então poderemos todos ver como você está fazendo! Tem um monte de informações que eu não coloquei aqui (para manter o artigo curto) e eu estou disponível para responder a todas as perguntas. Se você tiver alguma situação fora do comum, ou se você acha que tem algo novo, então posta aí pra gente.
Bom pessoal, é isso, espero que a tradução ajude, não está das melhores mas acho que dá pra entender a mensagem que o autor quis passar. Se tiverem sugestões, idéias ou qualquer coisa pra enriquecer esse post, mandem brasa, vai que daí sai mais um sistema de filtragem para usarmos em nossos tanques...
Abraços í todos.