Celso Suguimoto escreveu:Alex e qual a diferença da concha moida da ostra moida ? Aragonita é de origem animal, mas o exoesqueleto é composto basicamente de nácar e intercalada por camadas de calcita ou aragonita que sao basicamente formas de carbonato de calcio
Olá Celso, tudo bem?
Não sei se entendi direito a sua primeira pergunta...
Seria: qual a diferença entre conchas moídas e conchas de ostras moídas?
A diferença entre quaisquer conchas moídas é realmente a composição das mesmas. Simplesmente. Essa composição varia de acordo com a presença do que está disposto no ambiente para o organismo utilizar na formação da concha, além de principalmente, do tipo de organismo. Cada molusco apresenta um padrão básico de formação de sua concha, como podemos notar facilmente. A foto no artigo está somente mostrando a diferença visual (cores e formatos) dos dois tipos comercializados aqui nos EUA.
Vou tentar explicar de maneira simples sobre aragonita e o objetivo de se utilizar aragonita em sistemas fechados...
Aragonita é um mineral de carbonato, uma das formas de carbonato de cálcio, CaCO3, que ocorre naturalmente.
É encontrada normalmente em quase todas as conchas de moluscos e também em esqueletos de corais, apresentando diferentes formas.
Nas conchas, a variação de percentagem da presença de aragonita é grande, sendo que na maioria delas existe a presença de aragonita, calcita (que é uma outra forma de carbonato de cálcio) e possíveis "impurezas". Existem também as formas de aragonita inorgânicas encontradas nos oceanos e em cavernas, que são basicamente produto de precipitação.
Qual o propósito no aquário?
O propósito da aragonita ser utilizada em aquários é o de ajudar a manter as características naturais dos ambientes recifais, na habilidade ajudar a manter o sistema tamponador relativamente estável. Isso depende do sistema.
Esse tipo de aragonita apresenta as propriedades de sua formação através de precipitação e sedimentação, sendo encontrada em certas áreas em grandes quantidades na natureza, chamada de
Oolitic Aragonite Sand (areia de aragonita oolítica), formada em águas tropicais. Essa areia de aragonita é de cor bem branca e não apresenta significantes taxas de "impurezas". É a aragonita apresentada na foto do artigo contendo a comparação dos substratos (esquerda acima, na foto).
...

...
Desde o começo da década e 90 já se notava a vantagem de dissolução de cálcio e estrôncio que acontece com esse tipo de aragonita, a ponto de haver a necessidade de reposição periódica do substrato em sistemas contendo a mesma. Isso provavelmente ocorre pelas "secreções" de ácidos presentes em substratos relativamente profundos em sistemas fechados.
Qual a diferença?
A dissolução de
Oolitic Aragonite Sand ocorre de fato e auxilia o aquarista.
Não tenho conhecimento se existe dissolução significante de conchas (chamados cascalho de conchas) em aquários, nem auxílio na manutenção do sistema tamponador em sistemas fechados. Alguns dos cascalhos de conchas apresentam altos níveis de fosfatos que, quando liberados no sistema, ativam a produção desenfreiada de algas indesejáveis, como sabemos. Muitos desses cascalhos de conchas liberam fosfatos constantemente em significantes quantidades.
Por favor me corrija se essa "aragonita brasileira", que me parece realmente serem conchas (ver foto do Matias), apresenta as propriedades de reposição de cálcio e estrôncio, ou sistema tamponador, auxiliando de alguma forma os organismos em sistemas fechados. Me perdoem se eu estiver errado, pois não tenho acesso í "aragonita brasileira".
Existe a alternativa, que por sinal me parece tremendamente sábia, de se utilizar Halimeda seca, como muitos já utilizaram com sucesso. Mas a última notícia que tive é que a comercialização da mesma está proibida no Brasil, infelizmente.
Gostaria muito de poder tentar esse tipo de substrato por aqui, pois ouvi falar muito bem dele. O nosso amigo Miozzo pode esclarecer melhor sobre isso... Aliás, ele provavelmente poderá nos explicar se realmente a "aragonita brasileira" apresenta alguma propriedade útil em nossos sistemas fechados.
Em resumo: o termo aragonita pode ser usado em qualquer produto que contenha algum tipo de aragonita, correto? Mas o objetivo e foco de utilização da aragonita em sistemas fechados não pode ser mudado. O produto precisa apresentar tais qualidades para funcionar, não somente um nome, ou rótulo. A escolha de alternativas de produtos do mercado é de cada um e logicamente o que irá acontecer com qualquer produto alternativo irá acarretar ís conseqüencias daquele produto. Isso também não pode ser mudado, será fato.
Existem casos em que cascalho de conchas moídas não apresentam maiores problemas de liberação de fosfatos, mas também existem outros casos que são desastrosos.
Ufa, quase saiu artigo outra vez...
Grande abraço!
Aloha,
Alex Correa.
