🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#1 Mensagem por Flavio Francisco »

Tenho um tubo de PVC de 150mm, aqui em casa e quero montar um skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred (espero que ele não fique incomodado com isso :roll: )

Mas tenho milhões de dúvidas e preciso da ajuda de vcs.

A primeira intenção é de usar o próprio cano do overflow para a injeção direta da água, eliminando assim uma segunda bomba, evitando o custo e o aquecimento que ela provoca.A bomba para recirculação será a SB2000 com o kit NY. Tenho uma Sicce de 2200L/h que hoje faz o retorno e a circulação do meu atual nanico e que pode ser usada na injeção de água no skimmer.

Esse skimmer será realmente superdimencionado para meu nano, já que quero ter alguns SPS mas quero ter peixes também. Eu iria montar o "P" mas como o tubo que tenho aqui é compatível com o tamanho do "M" farei seguindo essas medidas.

O aquário pretendido terá 60cm X 60cm X 50cm(altura) o sump terá as mesmas medidas porém 10cm mais baixo. Clculo que terá cerca de 250 í 260L líquidos.
A bomba de retorno fará a circulação, é uma Aquavia de 3600L/h que tenho aqui.

Dúvidas:

1) Qual o tamanho e calibre dos canos para o ajuste do Skimmer? É de 1" , 1 1/4", 1 1/2" , etc?

2) Qual a altura para eu fazer as furações no tubo?

3) Qual altura ideal, para fazer o furo de entrada da água?

4) qual a melhor forma de fazer a conecção overflow skimmer, mangueira ou tubo?

As únicas medida que eu tenho é do calibre do tubo principal e do comprimento dele.

Primeiro farei o Skimmer, para depois leva-lo ao rapaz que faz os aquários, para montar o sump baseado no skimmer já montado.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#2 Mensagem por Frederico Ramos »

Olá Flavio, tudo bem ?

Tenho um tubo de PVC de 150mm, aqui em casa e quero montar um skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred (espero que ele não fique incomodado com isso :roll: )


De jeito nenhum ! Te ajudo no que for possível.

A primeira intenção é de usar o próprio cano do overflow para a injeção direta da água, eliminando assim uma segunda bomba, evitando o custo e o aquecimento que ela provoca.A bomba para recirculação será a SB2000 com o kit NY.


Isso nem sempre é uma boa opção. A água que desce do overflow é muito turbulenta e gralmente vem com bolhas de ar. O melhor para você começar a testar seu skimmer é usar uma bomba auxiliar com vazão aproximada de 1,5 vezes o volume de seu reef.

. Tenho uma Sicce de 2200L/h que hoje faz o retorno e a circulação do meu atual nanico e que pode ser usada na injeção de água no skimmer.


Se seu reef tiver 1000 litros dá pra usar, senão pega uma bomba menor.

A bomba de retorno fará a circulação, é uma Aquavia de 3600L/h que tenho aqui.


Na minha opinião o recalque está exeagerado. O turn over dá mais de 13X por hora o que é MUITO. Eu usaria uma bomba de no máximo 1000 l/h. Você vai economizar na energia e na bomba. Essas Via Aqua são gastadoras convictas .... Usa uma maxijet 1200 que você ficará bem servido. Fazer circulação com recalque é um erro comum que cometemos. Para o skimmer poder processar bem a água, ela tem que passar lentamente por ele.

1) Qual o tamanho e calibre dos canos para o ajuste do Skimmer? É de 1" , 1 1/4", 1 1/2" , etc?


Seria saída dágua ? Pode usar de 1".

2) Qual a altura para eu fazer as furações no tubo?


A SB2000 deve ficar o mais alto possível no skimmer. Quanto mais alto, mais ar ele puxará.

3) Qual altura ideal, para fazer o furo de entrada da água?

Abaixo da saída da bomba recirculante, mais ou menos no meio da altura do tubo principal.

4) qual a melhor forma de fazer a conecção overflow skimmer, mangueira ou tubo?


Nunca usei mas acho que seria mangueira .... lembre-se que se for usar a tal VA3600 no recalque e todo o volume cair dentro de seu skimmer, vai ser praticamente impossível regulá-lo.

As únicas medida que eu tenho é do calibre do tubo principal e do comprimento dele.


É a medida mais importante. O resto é copo e pescoço. O pescoço pode ter em torno de 8cm de diâmetro.

abraço

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#3 Mensagem por Flavio Francisco »

Fred, agradeço MUITO a sua ajuda.

Eu cheguei a falar com vc para fazer o pescoço em acrílico, com no seu novo modelo do "M" de luxe.

Eu mudei um pouco meu projeto, andei dando uma olhada nos novos skimmers recirculantes, com Bubble Plate, da Octopus e decidi incorporar no meu.

Pensei além do bubble plate e a recirculação ao contrario como nos Octopus (de cima para baixo), fazer um HSA misto usando a Sicce2500 como um HSA, o que vc acha?

O tubo teria 45,0cm de comprimento e 150mm de diametro, sendo que os 15cm de baixo seriam a entrada do HSA feito com a Sicce2500 e entrada da recirculação, que será feita por uma bomba da própria Octopus, a OCT2000NW. Com um Bubble Plate separando do restante do tubo. Como no DNWD-150 desse link: http://www.coralvue.com/RecirculatingSkimmers.html

Acho que o plate eu vou pedir para vc fazer.

O que vc acha desse projeto?

Daria certo fazer um HSA misto nesse skimmer?

O que vc acha das dimensões da câmara inferior seria muito grande?

Dêem sugestões í vontade.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#4 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu mudei um pouco meu projeto, andei dando uma olhada nos novos skimmers recirculantes, com Bubble Plate, da Octopus e decidi incorporar no meu.


Bubble plate com as bombas que temos disponíveis (uma só ... SB2000 + rotor NY :cry: ) não dá. Se você colocar a bomba lá em baixo no skimmer ela não puxa nada de ar.

Pensei além do bubble plate e a recirculação ao contrario como nos Octopus (de cima para baixo), fazer um HSA misto usando a Sicce2500 como um HSA, o que vc acha?


Nunca fiz misto de recirculante com HSA e sim HSA com recirculante. O segundo eu te falo que funciona, e muito bem por sinal. Essa Sicce2500 é bomba de pressão ? Se não mandar água acima de 4m pode esquecer também.

O tubo teria 45,0cm de comprimento e 150mm de diametro, sendo que os 15cm de baixo seriam a entrada do HSA feito com a Sicce2500 e entrada da recirculação, que será feita por uma bomba da própria Octopus, a OCT2000NW. Com um Bubble Plate separando do restante do tubo. Como no DNWD-150 desse link


Eu nunca fiz um skimmer recirculante alto assim e com tubo de 15cm. Fiz um com 50cm de altura mas com 25cm de diâmetro, o skimmer do Walter Costa. Pode ser que funcione sim, mas tem que testar.

Qual o tamanho do reef ? Um skimmer usando essa quantidade de bombas seria pra um reef de médio a grande. Estimo por volta de uns 500 / 800 litros. Se for menor que 500 litros acredito que o skimmer com duas bombas vai esquentar muito a água.

abraço

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#5 Mensagem por Flavio Francisco »

Fred, a bomba será uma usada nos Octopus mesmo, uma OCT2000 NW, de 2000L/h com impeler NW que já vem com ela, essa bomba fará a recirculação. Só que nesses Octopus novos, eles recirculam ao contrario, de cima para baixo e jogam a água na câmara de baixo obrigando as bolhas a repassarem pelo bubble plate. Dá uma olhada no link que eu te passe na postagem acima, é o segundo.

O Inconveniente é que essa bomba também fica dentro da água.

Pretendo fazer um refrigerador DIY também, usando o motro de uma geladeira velha que tenho parada aqui.

O tamanho do tubo é de 40cm e não 45 com tinha postado. Assim como no da Octopus.

Vou descartar o uso da Sicce2500 então e do HSA e usar uma Boyu de 1000L/h com impeler NW que uso no meu atual skimmer para injetar a água. Vou dar uma estrangulada na entrada da água.

O aquário será um nano para SPS, 60 X 60 X 50(altura) com sump de 60 X 60 X 40.

Pretendo fazer um refrigerador DIY também, usando o motro de uma geladeira velha que tenho parada aqui.

O que vc acha?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#6 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu acho que vai dar certo sim, usando essas bombas.

Lembre-se de fazer um pescoço de transbordo com diãmetro mínimo de 5cm (eu agora estou usando 8cm) para formação do foamhead.

abraço e boa sorte

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#7 Mensagem por Flavio Francisco »

Quanto ao pescoço eu não me preocupo...vc é quem vai fazer. :lol:

Aliás, vc conseguiu ver se é possível faze-lo com a base na vertical, para encaixar no tubo de PVC de 150mm, nos moldes do seu "M" de luxe ?

Eu havia te mandado uma MP do outro forum, lembra?

Tenho uma outra dúvida, qual a peça que vc usa para fixar os tubos dos canos de entrada e saída de água, são Nipels serrados?

Os anéis de borracha são da Tigre/Amanco ou tem que comprar em outro lugar?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#8 Mensagem por Frederico Ramos »

Aliás, vc conseguiu ver se é possível faze-lo com a base na vertical, para encaixar no tubo de PVC de 150mm, nos moldes do seu "M" de luxe ?


Não entendi. Me manda por email pois esse tópico é DIY e não comercial.

Tenho uma outra dúvida, qual a peça que vc usa para fixar os tubos dos canos de entrada e saída de água, são Nipels serrados?


Isso mesmo, serrado e lixado no esmeril.

Os anéis de borracha são da Tigre/Amanco ou tem que comprar em outro lugar?


Compro em lojas que vendem artigos de borrachas: retentores, mangueiras, etc. Leva as conexões e testa um que entre com um pouco de pressão. Não coloque o-rings frouxos pois ao apertar eles deformam.

abraço

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#9 Mensagem por Flavio Francisco »

Fred te mandei um e-mail.
É só o pescoço que eu quero que vc faça.

Tenho mais uma dúvida.
Qual o diâmetro ideal para as furos do bubble plate, não faço a menor idéia?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#10 Mensagem por Frederico Ramos »

Opa,

Eu fiz com furos de 3,5mm. Só que fiz aquela conicidade no furo que faz ele parecer um funil de cabeça para baixo. COmeça com 10mm e acaba com 3,5mm.

abraço

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#11 Mensagem por Flavio Francisco »

Fred, qual a espessura da placa usada, para o plate?

Eu tinha essa intenção de faze-los cônicos mesmo.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Skimmer baseado no Recirculante "M" do Fred...ajuda

#12 Mensagem por Frederico Ramos »

Flavio Francisco escreveu:Fred, qual a espessura da placa usada, para o plate?

Eu tinha essa intenção de faze-los cônicos mesmo.


5 mm ...

abraço

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”