🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Toxidade do Estrôncio

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Toxidade do Estrôncio

#1 Mensagem por jose Jorge »

Fala Galera............eu tenho uma Dúvida sobre a Toxidade do Estrôncio para Anêmonas.......

Na Palestra do Julian .....eu perguntei a ele sobre a toxidade do Estrôncio...........só que eu acho que eu não expliquei direito o que realmente eu queria saber...........

E acho que ele entendeu que eu tinha um Reef cheio de Corais e disse para eu não me preocupar..............

Para Corais é evidente que o Estrôncio é indispensável.....inclusive a Two Little Fishes.......Empresa do Julian tem um Suplemento com esse elemento..........

Outro ponto importante é que segundo alguns autores...........Shimek.....por exemplo......o Estrôncio é tóxico e os Corais se livram dele depositando o elemento no esqueleto........

Até aí tudo bem..........eu entendo que o Estrôncio é nescessário.......e muito importante para os Corais.............e até uma dosagem um pouco maior que a encontrada na agua do Mar é aconselhável..........

Os Sais Sintéticos também vem com um adicional de Estrôncio..........são sais próprios para Corais.........

Só que meu interesse aqui é Manutencão de Anêmonas.........em especial a difícil Familia Stichodactylidae...............que incluem a Ritteri e a White Sebae (Heteractis magnifica, H. malu, H. crispa.....).......e as Carpets......(Stichodactyla haddoni, S. mertensi, S. gigantea....)

As BBT (Entacmea quadricolor).......Long Tentacle (Macrodactyla doreensis).......Condy...(Condylactis ou Passiflora).......pertencem a outra Família de Anêmonas ..........a Actinidae..........que é considerada mais fácil a manutencão..........

Voltando as Stichodactylidae..................como são Cnidários........e muito similares aos Corais eu gostaria de saber se o Estrôncio é tóxico para esses animais que são constituidos de 80% Agua................ou seja possuem esqueleto Hidrostático............e não são Osmoreguladores..........

Estão 100% dependentes da Agua que as circunda....................

PERGUNTA: Se as Anêmonas não possuem esqueleto para se livrarem do Estrôncio.........como elas se livram desse Elemento...........e se esse Elemento pode ser tóxico para essas Anêmonas........... :?:

E nesse caso a montagem do Aquário teria de ser especial para essa Família de Anêmona.........

Entre outros fatores que determinam o bem estar do bicho...........eu gostaria de saber mais sobre esse detalhe.................especificamente em relacão as Anêmonas...........

O Estrôncio é Tóxico para Anêmonas ?

Avatar do usuário
Douglas Pacifico
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 479
Registrado em: 18 Jun 2009, 20:21
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
Cidade: Sonthofen
País: Alemanha
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Toxidade do Estrôncio

#2 Mensagem por Douglas Pacifico »

Yuri, não sei se o estrôncio é tóxico para os corais e por este motivo ele o deposita em seu esqueleto, mas é fato que o estrôncio é fundamental para a formação do mesmo! Ou seja, independente do motivo, é parte do metabolismo de um coral.

Quanto ís anêmonas, também não sei se elas tem dificuldades em lidar com o estrôncio em níveis elevados, porém na mesma concentração da água do mar há de convir que não faz sentido dizer que é tóxico, afinal as anêmonas vêm de onde?
Em suma: importante manter a concentração do estrôncio em nível semelhante ao da água do mar, suplementando se necessário.

A diferença entre remédio e veneno está na dose.
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Toxidade do Estrôncio

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Douglas Pacifico escreveu:A diferença entre remédio e veneno está na dose.


essa frase é ótima, Yuri na proxima conferencia se não me engano vai ter um bate papo via fone no viva voz com ele, vc pode perguntar novamente.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Toxidade do Estrôncio

#4 Mensagem por Samuel Fenerich »

a questão levantada é interessantíssima.

talvez poderemos reescrevê-la questionando, se não a toxidade (como foi muito bem colocada pelo Douglas), sim a sensibilidade dos diversos organismos existentes em reefs aos elementos nele adicionados.

a disponibilidade dos elementos de maneira geral são importantes aos organismos.

mas qual a sensibilidade deles para o desequilíbrio do sal marinho por exemplo em estrôncio?

em magnésio?

em lítio?

em iodo?...

estou com sobredose de um elemento simples, o cálcio, há uns 15 dias.

tive perdas, porém o diagnóstico foi descoberto neste mesmo site logo que percebi problemas.

nem sempre conseguimos estabelecer causas ao que chamamos... mortes naturais.

diferentes espécies eventualmente difinham em nossos aquas, enquanto outras crescem exuberantemente.

mortes naturais em ambientes quimicamente alterados.

Yuri,
a questão é boa.

porém, acredito que a observação, a rotina e o tempo serão as ferramentas de sua pesquisa. Sprung é um ótimo teórico e desenvolveu linhas de raciocínio de manutenção de marinhos que nos explicam muitas coisas... nem tudo.

vale a sua observação, sua base teórica primária para que possa desenvolver a sua própria teoria.

avalie, experimente, de tempo ao tempo e poste para nós.

esta matéria é muito legal e pouco discutida pela maioria que estabelece níveis elevados de alguns elementos de grande ajuda na divisão e crescimento celular e alto nível de sensibilidade orgânica como é o caso do estrôncio.

quero ver lindos e coloridos corais que estejam em reefs há mais de 5 anos com os valores estabelecidos para desenvolvimento de estrôncio, iodo que lemos em fóruns.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Toxidade do Estrôncio

#5 Mensagem por Julio Monteiro »

Interessante assunto.

Também já li sobre manter um nível elevado de estrôncio no reef (acima do nível da água natural do mar) como uma maneira de garantir a formação "otimizada" do esqueleto de corais. Isso é recomendado por autores como Svein A. Fossa e Alf Jakob Nilsen, dois noruegueses que escreveram "Das Korallenriffaquarium" - O aquário de recife de corais, uma das melhores coleções sobre aquarismo que eu conheço (publicado em inglês como "The modern reef aquarium".

Quando iniciei o sistema zeovit há cerca de 1 ano e 3 meses, achei muito estranho o fato de que para esse método, não existe suplementação de estrôncio.

O objetivo é deixar o nível de estrôncio semelhante a água natural para que o ambiente não tenha nenhum desequilibrio iônico. Isso é difícil de conseguir pois como já foi comentado, os níveis de estrôncio nos sais sintéticos tendem a ser maiores do que na natureza.

Na prática: não há suplementação, coloca-se estrôncio via TPA´s e espera-se que o sistema não tenha overdose desse componente...

abraço

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Toxidade do Estrôncio

#6 Mensagem por Júnio Melo »

Já li relatos de aquaristas que perderam suas anêmonas quando passaram a elevar os níveis de estrôncio do aquário.
Outro problema com relação í manutenção de anêmonas é que queremos sempre ter várias delas, junto a mushrooms e outros coralimorpharians. E também há relatos de toxicidade entre eles.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Toxidade do Estrôncio

#7 Mensagem por jose Jorge »

Legal hein..........

Hein Douglas......acho que você entro num tópico num outro fórum sobre Elementos Traco......e teve um cara lá que falou sobre essa Toxidade.............o Roberto Danadai

Isso para Corais...........a quatão que eu quero levantar é a manutencão de Anêmonas.......e agente falou muito sobra Agua Sintética e Agua Natural...........essa é a questão.....

Para Anêmonas a Agua deve ser Natural........isso porque não existe a nescessidade de Cálcio..........e os Elementos vão estar em equilibrio........

Os sais para Corais vem com esse adicional de Estrôncio.........e acho que isso pode ser Tóxico para Anêmonas.............

Lembre-se que no Mar apesar da dose ser baixa ela é constante e jamais varia........no Aqua com Corais o nível de Estrôncio baixa.............

Além de se essencial para o crescimento dos Corais.............

Aí entra a discussão : Manter ou não manter Anêmonas com Corais..........em um Aquario ???

O Choque é entre as nescessidades dos Corais.........X.........contar a baixa tolerância das Anêmonas frente a dosagens mais altas desses Elementos

Esse é o Ponto Crítico............

Matias......se você explicar a Situacão pro Julian antecipadamente..........que o assunto é Anêmona.............aí vai dar para falar.......porque pelo telefone e com pouco tempo......é meio inviável explicar tudo isso para ele............

Ele vende Estrôncio para Coral.........ele pode não entender direito.....que eu quero centralizar o assunto em Stichodactylidae..............

Se você fizer esse Meio de Campo e adiantar o assunto.......aí vai ser muito legal a conversa..........

Eu não pude explicar direito isso na Palestra........por isso ficou a dúvida e a conversa girou em torno do Artigo do Shimek.........que é o cara que fez essa pesquisa sobre a toxidade do Estrôncio.............

Eu vou pegar a referencia direitinho........e coloco aqui..........

O Douglas sabe sobre essa referencia do outro site...........é um assunto muito interessante.....que eu também não sabia...............é do Ron Shimek..........

E como tenho interesse em Anêmonas Hospedeiras............eu busco todo tipo de informacão...............

O Junio falou sobre Mush e eles também não tem esqueleto Calcáreo.......logo o Estrôncio.....(acima da dose original do Oceano)........pode ter efeito tóxico.............

NOTA: Vale lembra que o Estrôncio é essencial para Corais.......e deve ser suplementado sim com produtos específicos.........

Mas o lance aqui é Anêmona Hospedeira de Peixe-Palhaco.........eu quero fazer esses bichos se Reproduzirem Sexualmente.............esse é o Objetivo final de todo estudo sobre Anêmonas.......

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”