🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Azitromicina = Resolver problemas com algas???

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Sérgio Hippe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Jul 2009, 12:07
Apelido: Sergio Hippe
Localização: Guarujá

Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#1 Mensagem por Sérgio Hippe »

Estive olhando em outro site o pessoal dizendo algo sobre azitromicina.

É um antibiótico qua ajuda na redução de algas no aqua.

Gostaria de saber se alguém conhece esse antibiótico ou usa ele no aqua?

Eu vi relatos de pessoas que tinham o aqua com mais de um ano com algas e depois que começou a usar o antibiótico as algas sumiram. E olha que tinha um ótimo skimer, reposição de água muito boa e parametros muito bons, mas não conseguia se livrar das algas.

Se alguém souber de algo relatem.

Muito Obrigado!!!
É nóis no Aqua!!!!

Avatar do usuário
GustavoSoares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jun 2009, 12:36
Apelido: Gustavo
Localização: São Paulo - São Paulo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#2 Mensagem por GustavoSoares »

Sergio,

No aquarismo de água doce usamos ERITROMICINA para eliminar as cianos, com muito sucesso.Após o uso do antibiótico, recomenda-se o uso de um incentivador biológico para que reponha as bactérias mortas pelo potente antibiótico.

A azitromicina eu nunca ouvi relatos de uso em aquário, coincidentemente, esta semana fiz algumas pesquisas sobre o uso de Azitromicina em humanos e animais...estava procurando seu princípio ativo, pq ela ta sendo amplamente usada e cheguei a alguns resultados.
A Azitromicina é um DERIVADO de Eritromicina(teoricamente, fará efeito nas algas), os criadores procuraram desenvolver um antibiótico que usasse o mínimo possível de Penicilina, haja visto que muitos animais e humanos reagem de forma alérgica ao medicamento.É uma classe nova de antibióticos, recém lançado no mercado e amplamente usado pelos seus inúmeros benefícios.

Agora, usar isto no aquario, com certeza acabará com suas algas, isso eu afirmo, porém não posso lhe orientar melhor sobre o que pode acontecer com o resto da complexa fauna do Reef.

No mais, vou acompanhar com atenção este tópico.

Gilson Franzoni
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
Apelido: Franzoni
Localização: Curitiba PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#3 Mensagem por Gilson Franzoni »

Azitromicina é um antibiotico potente, vai matar toda ou grande parte das bactérias , o aq. tente a desestabilizar, só recomento uso de antibioticos em aquario hospital. Existem outras maneiras de acabar com as algas. Quato ao aquario de agua doce, com certeza tem um equilibrio biologico bem mais simples e menos dependente do equilibrio bilologico dados pelas bactérias no marnho.

Sérgio Hippe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 19 Jul 2009, 12:07
Apelido: Sergio Hippe
Localização: Guarujá

#4 Mensagem por Sérgio Hippe »

Entendo até a preocupação de vocês em relação a mega diminuição de bactérias do aqua, mas ja vi relatos que tudo depende da quantidade colocada no aqua e esse aqua estava usando a mais de 5 meses o antibiótico. Vi até a foto antes e depois do uso e a única diferença que dava para perceber a olho era a redução total dos cianos e algas vermelhas e verdes, foi incrível o aqua ficou como se estivesse sido montado a pouco tempo.

Obviamente tem que ser uma dosagem baixa, mas não sei o quanto seria.

Vamos ver se alguém por aqui usa e nos informa como é o funcionamento desse método.

Abraços!!!
É nóis no Aqua!!!!

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#5 Mensagem por Júnio Melo »

Azitromicina ou eritromicina são antibióticos. Combatem as cianobactérias, mas não têm efeitos em algas.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#6 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Eu usei eritromicina, que aliás foi muito difícil de achar em SP. A idéia era conseguir em capsulas desmontar e jogar no aqua mas, só consegui líquida e, provavelmente tinha alguma coisa para melhorar o sabor , imagino. Pensei comigo que a proporção seria muito baixa para fazer estrago e arrisquei. Coloquei uma colher de chá, uma única vez.Deixei o skimmer desligado um dia inteiro. Meu aqua deve ter uns 180L descontado o substrato e as RVs.
As cianobacterias sumiram mesmo. Meu aqua não estava infestado ,mas elas já estavam "atacando" meu torch se espalhando por uma área bem razoável......
Os parametros da água sempre estiveram bem, tpas a cada 15 dias, fazia raspagem mecanica... e nada dei certo enfim, resolvi apelar para a eritromicina. Já tem uns 3 meses e até agora não voltaram.

Roger Maverick
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 01 Jul 2009, 17:22
Apelido: Roger Maverick
Localização: São Paulo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#7 Mensagem por Roger Maverick »

Minhas algas pink estão sendo sufocadas pelas cianos vou seguir as recomendações deste tópico para decidir o que fazer com meu nano. Será que vou precisar de receita médica? Rss
Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#8 Mensagem por Matias Gomes »

não estavam usando outro remedio que é para malaria?

uma grande maioria usa a estolato de eritromicina e não tem problemas no reef, usam 250mg para cada 100 litros de água, outros usam uma dose menor e durante 4 dias, o skimmer começa a transbordar por causa da espuma, vc deve regular para evitar isso, depois do tratamento vc vai fazendo tpas, dizem que resolve em dias.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Roger Maverick
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 01 Jul 2009, 17:22
Apelido: Roger Maverick
Localização: São Paulo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#9 Mensagem por Roger Maverick »

Matias Gomes escreveu:não estavam usando outro remedio que é para malaria?



Malária????? Tá falando sério?

Avatar do usuário
GustavoSoares
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 22 Jun 2009, 12:36
Apelido: Gustavo
Localização: São Paulo - São Paulo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#10 Mensagem por GustavoSoares »

Malária?

Hahaha, pra malária era usado pirimetamina e sulfadiazina.
Hoje em dia existe um medicamento mais barato(pelo menos foi divulgado como isso) que se chama cloroquina.
A principio, acho que qualquer antibiótico de amplo espectro pode acabar com as cianos, mais somente um estudo mais detalhado pode nos dizer o que este antibiótico trará de coisa ruim.

quanto a eritromicina, segue uma explicação mais profunda:
Pertence í classe dos macrolídeos
Atua sobre:
Bactérias gram-positivas:
Estreptococos
Estafilococos
Clostrídios
Corinebactérias
Listéria
Cocos gram-negativos
Gonococo
meningococo
Espiroquetas
Treponemas
Leptospiras
Bacilo da coqueluche
Clamídia
Campylobacter
Mycoplasma
Legionella
Gardnerella vaginalis
Vibrio cholerae
Entamoeba histolytica
Haemophilus ducreyi - cancróide
Não atua sobre Haemophilus influenzae
Seu espectro de ação o torna um substituto para a penicilina G
É a primeira opção no tratamento da coqueluche e difteria
É, como os demais macrolídeos, uma droga bacteriostática
Atua por inibição da síntese protéica - ribossomos
Competem com a eritromicina pelo mesmo receptor ribossômico, não devendo ser associada a esta droga:
Clindamicina
Lincomicina
Cloranfenicol
Resistência
São naturalmente resistentes í eritromicina, os bacilos gram-negativos pertencentes ís:
Enterobactérias
Não-fermentadores
A resistência adquirida em ambientes hospitalares pode ser observada dentre os seguintes germes:
Staphylococcus aureus
Staphylococcus epidermidis.
Referências:
Antibióticos e quimioterápicos para o clínico, editor Walter Tavares [et al.], 1 ed., Editora Atheneu, 2007
Farmacologia: básica & clínica / editoria de Bertram G. Katzung, 9ª ed.,Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005


Quem está procurando eritromicina líquida, segue link de uma farmácia ONLINE(de confiança, compro medicamentos lá) que vende.
http://farmadelivery.com/medicamentos/t ... icina.html
(Se o link infringe algumas regras, pode ser retirado sem aviso prévio)


sinceramente, eu acho que existem meios mais seguros pra combater cianos...
Eu não tenho coragem de colocar isso no meu aquario nem a pau, se fosse de água doce eu acho que eu até faria(como ja fiz), mais marinho ainda sou meio "noob".


Boa sorte a quem quiser tentar.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#11 Mensagem por Matias Gomes »

Errei feio, o remedio de malaria é para matar planarias rssss :oops: :oops:
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Jun 2009, 22:29
Apelido: Eduardo Basilio
Localização: Serra Negra
Curtiu: 2 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#12 Mensagem por Eduardo Basilio »

Matias Gomes escreveu:uma grande maioria usa a estolato de eritromicina e não tem problemas no reef

Matias, esse antibiotico acaba com as algas tb, ou só com a malária, quer dizer PLANARIAS? rsrs
Meu fosfato esta zerado, nitrito e nitrato ok e as algas continuam crescendo. :(
Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente finge que é, para ver como seria se ela fosse.

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#13 Mensagem por Samuel Fenerich »

isso está virando uma salada de frutas... rsrsrsss ou de fármacos.


eritromicina e clindamicina são anti bióticos que inibem produção de ácido fólico por algumas bactérias.

assim, a maioria delas morrem por não conseguirem captar este amino do ambiente, enquanto que algumas poucas resistem ao medicamento.

o anti biótico, qualquer um deles, é um bem da humanidade. o seu uso indiscriminado cria sempre mais espécies e indivíduos resistentes a ele.

o fármaco contra malária usada em reef é a quinina. usa-se para eliminar as planárias e sua toxidade direta aos habitantes é altíssima.

diferentemente da eritromicina e da clindamicina que aniquila apenas a biota bacteriana do reef... não trazendo morte direta, porém desestabilizando o mesmo ao ponto de perdas por não possuir agentes desnitrificantes ativos.

uma boa e antiga receita contra as cianos ainda é a diminuição do alimento, melhora do sistema de exportação de nutrientes... e tudo aquilo que se conhece.

sorte a todos.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#14 Mensagem por Matias Gomes »

algum nutriente tem para as algas crescerem.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Roger Maverick
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 01 Jul 2009, 17:22
Apelido: Roger Maverick
Localização: São Paulo

Re: Azitromicina = Resolver problemas com algas???

#15 Mensagem por Roger Maverick »

Matias Gomes escreveu:Errei feio, o remedio de malaria é para matar planarias rssss :oops: :oops:



Fiquei dormindo com esse negócio na cabeça, ainda bem q corrigiu obrigado :lol:

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”